sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Astro ou artista da bola?


Caro amigo torcedor, vem se tornado natural e para mim um tanto quanto injusto, o que grande parte dos torcedores brasileiros está fazendo com o atacante Neymar que é o grande jogador do futebol brasileiro e maior esperança do Brasil na Copa do Mundo em 2014. 


O astro, ou artista da bola - depende do ponto de vista - da Vila Belmiro tem números e estatísticas impressionantes para um atleta de apenas 20 anos de idade e muita rodagem no futebol e inclusive em categorias de base da Seleção Brasileira e agora na principal, onde atuou em 25 partidas e fez 16 gols.

Pelo clube que atua e que deveria estar na maior parte do tempo, já que isso não vem acontecendo devido às seguidas convocações, tem a marca de 201 jogos com a camisa santista e a incríveis 119 gols, isso em pouco mais de três anos como atleta profissional e um recheado cartel de gols bonitos, como na última semana quando deixou novamente sua marca e no seu melhor estilo, com velocidade, dribles e deixando os zagueiros adversários atordoados.
 
Ainda na juventude da carreira, são 06 títulos pelo Santos, todos como titular, diversos prêmios individuais, como melhor jogador das Américas em 2011, melhor jovem jogador do mundo em 2011 e gol mais bonito do ano de 2011 e ainda artilheiro da equipe em quase todos os campeonatos que disputou como o Paulistão de 2012, onde foi o protagonista do peixe na conquista do Tricampeonato e deixou sua marca 20 vezes.

São marcas surpreendentes que o credenciam a ser um dos melhores da história e a fama de cai-cai do melhor jogador brasileiro em atividade transcendeu as arquibancadas, já que a grande maioria desses torcedores já ficou de cabelo em pé com o craque quando o enfrentaram e a rivalidade não deveria, mas entra em campo quando o atacante está com a camisa da Seleção Brasileira e se torna ídolo e atleta de todas as torcidas, mas isso não vem acontecendo, já que vem sendo mais comum vaia-lo do que aplaudi-lo, apesar do jeito malicioso e malandro que Neymar desfila seu futebol pelos campos do Brasil e do mundo.



XV DE PIRACICABA: O Nhô Quim conquistou um grande resultado jogando em Jaguariúna no último final de semana, quando venceu o Audax pelo placar de 2 a 1, com dois gols do atacante Paulinho e trás para Piracicaba uma ótima vantagem em busca da vaga na semifinal da Copa Paulista. Agora, no jogo de volta no próximo sábado no estádio Barão de Serra Negra o Alvinegro pode perder até por um gol de diferença que garante sua classificação, mas a vitória é de suma importância para se manter entre os melhores e com vantagem de decidir em casa nas próximas fases.  

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Sem Neymar, Santos vence no Rio e afasta Botafogo do G-4


Fonte: Terra


O Santos conquistou um resultado importante para se afastar das últimas posições do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, em jogo no Estádio do Engenhão pela 29ª rodada da competição, o time de Muricy Ramalho segurou a pressão inicial do Botafogo e venceu o rival carioca por 2 a 0, graças à mudança no fim do primeiro tempo e a dois gols no segundo tempo.

Sem Neymar, convocado para amistosos da Seleção Brasileira contra Iraque e Japão, o time paulista encerrou uma série de três jogos seguidos sem vencer (derrota para a Portuguesa e empates contra Grêmio e Internacional). Agora, chegou 38 pontos e abriu boa vantagem para equipes ameaçadas: Coritiba (32 pontos), Sport (27) e Palmeiras (26).

Para o Botafogo, por outro lado, o resultado foi bastante negativo. Com a terceira derrota seguida, no sexto jogo consecutivo sem vencer, o time de Oswaldo de Oliveira - que jogou sem o goleiro Jefferson, igualmente convocado por Mano Menezes - estaciona nos 40 pontos e se afasta do G-4. O Vasco da Gama, quarto colocado, tem 10 pontos a mais.

Em um jogo de início amarrado, o primeiro bom momento do time carioca veio aos 17min do primeiro tempo, em cruzamento de Fellype Gabriel pela direita para o cabeceio de Elkeson - a bola acertou a segunda trave do gol defendido por Rafael. Aos 23min, o próprio Fellype Gabriel invadiu a área pela esquerda, mas a arbitragem marcou falta em Durval e paralisou o lance.


Melhor ao longo do primeiro tempo da partida, o Botafogo quase abriu o placar aos 30min, em tabela de Elkeson com Seedorf, que terminou com o arremate colocado do primeiro, mandando a bola no travessão. Insatisfeito, o técnico Muricy Ramalho sacou Bernardo do meio de campo para a entrada de Henrique, buscando a melhoria na marcação do meio de campo.

Com a mudança, o Santos voltou para o segundo tempo com uma nova postura, e quase abriu o placar aos 7min: após passe em profundidade pela direita, Miralles invadiu a área e bateu, parando na defesa para fora de Renan. Porém, na cobrança de escanteio pela direita, Ewerton Páscoa desviou e André apareceu na trave esquerda para escorar para as redes.

Três minutos mais tarde, Miralles teve nova chance, e não desperdiçou: em novo passe em profundidade pela direita, o atacante correu e tocou rasteiro na saída de Renan, fazendo 2 a 0. De quebra, aos 22min, o Santos quase marcou o terceiro gol: após cruzamento pela direita, Durval desviou e André apareceu de novo pela esquerda para arrematar, parando em Renan.

Aos 37min, Felipe Anderson recebeu pela direita na área e bateu na saída de Renan - o goleiro defendeu e evitou o terceiro na última chance real da partida. Agora, os dois times voltam a campo no fim de semana, quando disputam a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro: no domingo, às 16h (de Brasília), o Santos recebe o Vasco na Vila Belmiro; mais tarde, às 18h30, o Botafogo visita o Grêmio para tentar se manter próximo do G-4 em confronto direto.

Ficha técnica

BOTAFOGO 0 X 2 SANTOS
Gols
SANTOS: André, aos 8min do segundo tempo; Miralles, aos 11min do segundo tempo
BOTAFOGO: Renan; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson, Andrezinho e Fellype Gabriel (Vitor Júnior); Seedorf e Elkeson (Rafael Marques)
Treinador: Oswaldo de Oliveira
SANTOS: Rafael; Ewerton Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gerson Magrão; Adriano, Arouca, Bernardo (Henrique) e Felipe Ânderson; Miralles (Patito) e André (Bill)
Treinador: Muricy Ramalho
Cartões amarelos
BOTAFOGO:
SANTOS: Miralles, André
Árbitro
Wagner Reway (MT)
Local
Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Seleção e sua base para a Copa do Mundo de 2014


Matéria publicada no jornal A Tribuna Piracicabana de 10 de Outubro de 2012

Amigo torcedor do Tribuna Futebol Clube, estamos a menos de vinte meses do início da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e a Seleção Brasileira de futebol, comandada pelo técnico Mano Menezes, ainda não possui sua base, apesar do mesmo admitir que já tenha 70% do grupo definido.

Desde o primeiro amistoso frente à Seleção do EUA em 10 de Agosto de 2010, vencida pela equipe brasileira pelo placar de 2 a 0, até o último pelo Super Clássico das Américas contra a Argentina e não realizado, devido a problemas de falta de iluminação, Mano Menezes teve em 33 partidas realizadas, mais de 90 jogadores convocados e ainda muitas dúvidas neste árduo caminho de grande pressão.

Os últimos amistosos serviram para o treinador formar uma base, mesmo que pequena, de uma equipe que possa a vir a ser a provável. No gol, a dúvida ainda perdura e segue a indefinição. Os arqueiros Jefferson, Victor, Diego Alves e Rafael são os mais cotados. O restante do elenco seria formado pela seguinte e hipotética base: Nas laterais Daniel Alves e Marcelo são soberanos e ainda não possuem reservas definidos. Thiago Silva, David Luiz e Dedé são até o momento o trio de zagueiros selecionados. Sandro, Ralf, Paulinho e Arouca são os volantes do momento. Ramires e Oscar os meias de confiança. Neymar, Hulk e Leandro Damião os atacantes mais convocados.

Ainda há as incógnitas Kaká, Alexandre Pato e Paulo Henrique Ganso que atuam mais no campo do departamento médico do que no campo de jogo e algumas eventuais surpresas, mas muito tarimbados que podem vir a surgir como Luis Fabiano, Robinho, Fred e até o meia e agora atacante Ronaldinho Gaúcho que vem “comendo” a bola no Atlético/MG e não pode ser deixado de ser lembrado.  

O tempo urge para Mano neste momento, que vê sobre ele a pressão aumentar a cada partida, mesmo que sejam frente às frágeis seleções do Japão e Iraque, próximos adversários da Seleção tupiniquim, principalmente pela disponibilidade de um concorrente no mercado que tem grande aceitação dos mais de 170 milhões de exigentes e torcedores brasileiros.

Foto: Lancenet


PALMEIRAS: A equipe alviverde de Parque Antártica joga sua vida no Campeonato Brasileiro logo mais a noite frente ao Curitiba/PR em Araraquara/SP. Só a vitória interessa a equipe comandada por Gilson Kleina, sendo que esse confronto direto pode decidir seu futuro e a permanência na primeira divisão, mas não será fácil, já que a equipe terá vários desfalques para mais essa decisão.

SANTOS: A equipe da Vila Belmiro vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo e novamente sem Neymar, tenta se distanciar da zona da degola que tanto incomoda o torcedor santista. O técnico Muricy Ramalho quer a vitória, para nos dois próximos jogos, que serão em Santos, dar mais tranquilidade e já começar a planejar 2013, que pode se iniciar com a volta do atacante Robinho. 

XV DE PIRACICABA: O Quinzão de Piracicaba vai até a quente e longínqua São José do Rio Preto enfrentar o América e espera voltar de lá com os três pontos e a classificação garantida para a próxima fase da Copa Paulista 2012. O técnico Wagner de Moraes ainda não definiu a equipe que lá jogará, mas dois são os desfalques e poderemos ter uma novidade. O lateral Jonathan contundido e o atacante Paulinho suspenso pelo 3º cartão amarelo não jogam. Já o volante Adilson Goiano pode ser a grata surpresa.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Sérgio Guedes é o novo treinador do XV de Piracicaba

Fonte: Assessoria XV de Piracicaba


A diretoria do XV de Piracicaba, através de seu presidente Rubens Braga, confirmou na tarde desta terça-feira a contratação do treinador Sérgio Guedes para o comando da equipe alvinegra até o final do Campeonato Paulista 2013. O técnico foi apresentado oficialmente em coletiva de imprensa realizada na futura sala de coletiva do estádio Barão da Serra Negra, que contou com a participação do diretor de futebol, Valmir de Freitas, e do diretor de patrimônio, Celso Christofoletti.

Segundo o presidente do Alvinegro, o técnico chega com total aprovação de todas as pessoas envolvidas com o planejamento do clube piracicabano para o ano de 2013. “O trabalho está sendo feito com seriedade, afinal será o ano de nosso centenário. O Sérgio é uma pessoa extremamente correta e tem o perfil do XV de Piracicaba. Desejo a ele muito sucesso e que ele possa fazer um ótimo Campeonato Paulista”, disse.

As primeiras palavras de Sérgio Guedes como treinador do XV de Piracicaba foram de otimismo e admiração pelo Nhô Quim. “Envaideceu-me muito as palavras ditas aqui por todos. Me sinto feliz e orgulhoso por ser a pessoa escolhida para dirigir o XV neste momento. Pretendo corresponder a expectativa criada em torno da minha contratação e buscar conquistar os objetivos traçados pela diretoria”, comentou.

Valmir de Freitas ressaltou o trabalho da diretoria e desejou boa sorte ao novo comandante. “É mais um grande treinador que chega ao XV de Piracicaba. O trabalho da diretoria é árduo e acredito que começamos o planejamento para o Paulistão com o pé direito e, assim como conquistamos dois acessos consecutivos, tenho a esperança de buscar uma vaga no Campeonato Brasileiro”, disse o dirigente.

Celso Christofoletti, diretor de patrimônio, espera que o novo treinador possa repetir o sucesso alcançado em outras equipes e fez uma brincadeira com a chegada de Guedes ao clube piracicabano. “Meu desejo é que ele repita os excelentes trabalhos realizados ao longo de sua carreira. É mais um caipira que chega para o bando de caipiras”, brincou.

Sobre a montagem do futuro elenco quinzista para a disputa do Campeonato Paulista da Série A1 de 2013, Sérgio Guedes foi seguro em suas palavras. “Gosto de montar equipes com jogadores comprometidos, que venham para vestir essa camisa centenária e não apenas para usar o XV de trampolim. Dentro das possibilidades do clube, pretendo montar um time que resgate os grandes esquadrões do XV de Piracicaba e faça com que o clube volte a ter um calendário nacional”, completou.

Apesar da chegada do novo treinador, o Alvinegro seguirá sendo comandado pelo técnico Wagner de Moraes na Copa Paulista 2012. “Vou utilizar este tempo para observar os atletas da equipe e analisar os que têm a cara do XV de Piracicaba e têm condições de fazer parte do elenco para o ano que vem. Confio no trabalho do Wagner, que é um amigo que eu tenho no futebol, e vou ficar na torcida pelo sucesso da equipe”, finalizou Guedes.

Fotos: Assessoria XV de Piracicaba
O técnico recebe a camisa da comissão técnica das mãos da musa do XV 

Celso Christofoletti, Sérgio Guedes, Rubens Braga e Valmir de Freitas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Com Neymar expulso o Santos empata no Olímpico



Com Neymar expulso aos 6 minutos do 2º tempo e sofrendo grande pressão, o Santos empata com o Grêmio no Olímpico e chega aos 34 pontos no Campeonato Brasileiro e ainda busca sair da zona de desconforto.

Com grande exibição da equipe após a expulsão polêmica e desnecessária do atacante Neymar, o Santos soube suportar a pressão da equipe gaúcha e ainda teve a bola do jogo no último lance da partida, em cobrança de falta do meia Bernardo que acertou o travessão.

O técnico Muricy Ramalho mandou a campo uma equipe jogando no esquema 3-5-2, já que Ewerton Páscoa improvisado como lateral direito, jogou preso na marcação, dando mais liberdade a Gerson Magrão, jogando na lateral esquerda e o volante Arouca que apareceu bem na condução da bola.

Mas quem abriu o placar, ainda no primeiro tempo foi a equipe gaúcha, em cobrança de falta do meia Zé Roberto na cabeça do zagueiro Werley, que só escorou e mandou para o fundo da rede do goleiro Rafael.

No segundo tempo Muricy sacou Patito Rodrigues, muito apagado na partida e colocou o meia Bernardo, mas aos 6 minutos veio a expulsão do atacante Neymar, em jogada confusa com o lateral Gremista Pará e assim o Santos passaria a sofrer grande pressão na partida.

E para quem imaginava que o Grêmio se animaria e iria para cima do Peixe, se enganou, tanto que chegou ao empate logo em seguida em cobrança de escanteio de Felipe Anderson que encontrou Durval na segunda trave, que só escorou para seu companheiro de zaga Bruno Rodrigo, que ajeitou com a perna direita e mandou para o gol defendido por Marcelo Grou.

A partir dai, foi só pressão do Grêmio, mas quem teve a chance da vitória foi o Santos no último lance partida em cobrança de falta do meia Bernardo, que entrou muito bem na partida e que bateu no travessão, após falta sofrida do meia Felipe Anderson, em contra-ataque puxado desde o campo de defesa santista e que ocasionou a expulsão do volante Léo Gago do Grêmio.

Na próxima rodada o Santos encara outra equipe gaúcha. Dessa vez será o Internacional na Vila Belmiro sem Neymar, expulso na partida. Já o Grêmio recebe o Cruzeiro no Olímpico.

Neymar foi expulso na partida frente ao Grêmio no Olímpico