quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Galinho e o Rei tem razão

Matéria publicada no Jornal A Tribuna Piracicabana de 28 de Fevereiro de 2013


Nobre amigo que acompanha semanalmente o Tribuna Futebol Clube preste muito atenção no comentário a seguir. “Eu gosto muito do Lucas e acho que ele tem tudo para crescer na Europa. É um cara objetivo, joga para o gol, joga para a equipe. Acho que pode ser até mais nome que o Neymar na Copa do Mundo”.

Palavras ditas por nada mais, nada menos que o Galinho de Quintino, eterno camisa 10 do Flamengo, Zico, em programa de tevê sobre o atual momento do jovem atacante Lucas, que vem debutando com a camisa do PSG e sendo um dos grandes destaques da equipe, que é líder da Liga Francesa.

O ex-jogador, que completa 60 anos no próximo mês, disse ainda que falta espírito coletivo aos jogadores brasileiros e que grande maioria deles pensa apenas em se promover individualmente, mas se rende ao fato da falta de planejamento e treino quando se reúnem os atletas selecionáveis, agora sob a batuta de Luis Felipe Scolari.

A declaração de Zico vai de encontro a outro comentário, esse feito pelo maior camisa 10 de todos os tempos, Pelé, ao jornal Estado de São Paulo na última semana. O Rei disse que ele é um jogador comum na seleção brasileira e que está mais preocupado em aparecer na mídia do que jogar para o time.

Neymar, que vem sendo o grande destaque do futebol brasileiro nos últimos anos, conquistando diversos títulos com a camisa do Santos e também individuais, ao lado de Lucas, terão a chance de provar que podem ser os protagonistas que a torcida brasileira tanto sonham com a camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, numa época de entre safra de craques no futebol brasileiro.

Zico e Pelé, dentro de campo, foram os melhores de suas épocas vestindo a camisa de seus respectivos clubes e a marca registrada de ambos, além do talento, foi à humildade e o amor à camisa da Seleção Canarinho e os eternos camisas 10 externam com carinho, cuidado e muita realidade o momento vivido por Lucas e Neymar e confesso quem tanto um como outro tem razão em suas palavras sobre os jovens craques.

O Rei e o Galinho tem razão sobre Neymar e Lucas? 

XV DE PIRACICABA: O Nhô Quim vai à busca da recuperação no Campeonato Paulista, após a derrota para o Santos por 2 a 1, no último domingo, na Vila Belmiro e o desafio será vencer o Mirassol, na próxima sexta-feira, no estádio Barão da Serra Negra para espantar de vez qualquer risco de rebaixamento, como ocorrerá em 2012. Seja qual for o esquema, 4-4-2 ou 3-5-2, o técnico Sérgio Guedes terá a missão de colocar a equipe novamente no caminho das vitórias. Independente do esquema ou da tática a ser adotada, a atitude dos atletas terá que ser outra em campo e a vibração chegar de fora para dentro para que os resultados apareçam e assim, deem mais tranquilidade para se realizar o trabalho, que até o momento vem sendo questionado e causando preocupação nos torcedores. 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Santos sofre sem Neymar, mas vence XV de Piracicaba de virada na Vila Belmiro

Fonte: Uol


Sem Neymar, suspenso, o Santos teve exibição terrível na Vila Belmiro sob os olhares de Pelé, presente em seu camarote na Vila Belmiro, mas conseguiu a virada de 2 a 1 contra o XV de Piracicaba, na noite deste domingo, pela 9ª rodada do Campeonato, graças ao atacante André. O atacante marcou os gols do time, sendo um de pênalti, e fez o alvinegro voltar a vencer após três jogos. O zagueiro Cesinha foi o autor do gol do XV.

O triunfo leva o Santos aos 17 pontos na quarta colocação do Paulista. Já o Nhô Quim permanece com nove, estando na 14ª posição.

Neymar esteve presente no camarote na Vila Belmiro para prestigiar o time. Cumprindo suspensão pela expulsão diante da Ponte Preta na rodada passada, o atacante voltou a ver o time sofrer por sua ausência.

O Santos foi inofensivo na primeira etapa. A atuação apática de Montillo deixou o time sem poder de criação, e o time visitante sentiu-se à vontade na Vila e foi melhor.

O XV de Piracicaba teve a melhor chance da primeira etapa, aos 25 minutos, quando Márcio Diogo driblou Bruno Peres na área e, sem ângulo, deu uma cavadinha na saída de Rafael. A bola pegou na trave e passou por sobre a linha sem ninguém empurrar para dentro.

A pressão da equipe do interior foi impressionante. O time sequer sofreu sustos do Santos, e ainda arriscou diversos arremates ao gol. A atuação santista irritou os torcedores.

O atacante Giva, destaque do Santos na campanha do título da Copa São Paulo deste ano, foi presa fácil para os marcadores do XV, e o apoio dos laterais Leo e Bruno Peres deixou a desejar.

Mesmo com o desempenho terrível do primeiro tempo, Muricy Ramalho resolveu não realizar alterações no intervalo. Na base da conversa, o time também não demonstrou nenhuma evolução. O XV também voltou com a mesma formação para o segundo tempo.

O Santos voltou ainda pior para o segundo tempo, e sofreu gol aos 6 minutos, com Cesinha, de costas para o gol, desviando de cabeça e encobrindo o goleiro Rafael.

Nem mesmo o gol sofrido fez Muricy tomar atitude. O treinador seguiu sem realizar modificações por um bom tempo, mas o Santos conseguiu a virada graças a uma falha do zagueiro quinzista Luiz Eduardo ao cometer pênalti colocando a mão na bola na área, e um gol de André após cobrança de escanteio.

O time santista teve atuação medonha presenciada por Neymar. Sorte que o amigo do atacante, André, garantiu a vitória, não permitindo o Santos de acumular quatro jogos sem vitória. 

Já o XV teve atuação coletivamente muito boa, mas na hora de colocar a bola para o fundo das redes, faltou competência e sobrou preciosismo e não se pode falhar ante uma equipe grande, principalmente quando ela está sem seu maior trunfo.

Foto: GE
Montillo tenta jogada em cima do volante Jairo

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Santos e XV de Piracicaba se enfrentam na Vila Belmiro

Fontes: Assessoria XV de Piracicaba e Santos Futebol Clube


ESPORTE CLUBE QUINZE DE NOVEMBRO DE PIRACICABA

Após uma semana inteira de trabalho, o XV de Piracicaba viaja na tarde deste sábado para Santos. A equipe enfrenta, neste domingo, 24, às 18h30, pela nona rodada, o time da Baixada Santista, pelo Campeonato Paulista de Futebol.

Na coletiva de imprensa realizada no Barão da Serra Negra, Guedes se mostrou otimista em relação à atuação do time frente ao Peixe. Sem Neymar, suspenso, o treinador acredita em um time mais de grupo. “Com o Neymar o Santos joga em função dele, que tem qualidade e pode definir uma partida. Sem ele, o time tende a ser mais de conjunto”, explicou.

Embora não tenha divulgado, Guedes se mostrou apto para mudanças na equipe titular. Buscar a excelência nas finalizações e a máxima atenção na defesa foram os assuntos discutidos com o grupo. “Buscamos um equilíbrio. Temos que aproveitar as oportunidades e ficar ligados durante os 90 minutos”, disse o treinador.

A semana completa de trabalho foi comemorada por Guedes. Segundo ele, o tempo foi ideal para corrigir erros e trabalhar taticamente a equipe. “Foram dias positivos de treinos que nos possibilitou corrigir posicionamentos. Espero que tudo seja mostrado dentro de campo”.

Experiente, Guedes já enfrentou o Santos várias vezes na Vila Belmiro e sabe das dificuldades. “A pressão é grande. O Santos vem de duas derrotas e vai partir para cima do XV. Temos que ter calma e fazer a escolha certa. Dificuldades a vista, mas possibilidades também”, finalizou.

Foto: Planeta Bola
Sérgio Guedes busca levar o XV de volta ao caminho das vitórias  

SANTOS FUTEBOL CLUBE

Após duas derrotas consecutivas (Paulista e Ponte Preta) e a perda da liderança do Paulistão Chevrolet - equipe ocupa a quinta colocação, com 14 pontos ganhos -, o Santos tenta reencontrar o caminho das vitórias e a boa fase diante do XV de Piracicaba, neste domingo, na Vila Belmiro, em confronto válido pela nona rodada do Estadual.

A tarefa da equipe, no entanto, não será nada fácil. O atacante Neymar, por conta da expulsão contra a Macaca, no último domingo, cumprirá suspensão automática e está fora da partida. Além da Joia, o atacante Miralles, ainda com dores na coxa esquerda, também será ausência.

Para suprir a carência no comando do ataque e se recuperar na competição, o técnico Muricy abdicou da formação 4-5-1, utilizada no último final de semana, e voltou a colocar em ação o tradicional 4-4-2. O atacante Givanildo, 20 anos, artilheiro do Peixe na Copinha, será a principal novidade e entra no lugar do volante Renê Júnior. Ele atuará ao lado de André, que ganha nova oportunidade.

No meio de campo, o volante Marcos Assunção, permanece na equipe titular, ao lado de Arouca, Montillo e Cícero. Em jogo-treino realizado na última quinta-feira, contra o São Vicente, a formação deu certo e os titulares, em 45 minutos, venceram os Calungas, por 3 a 0, com três gols de André e boa atuação da jovem promessa da Vila Belmiro.

Na lateral-esquerda, Léo, mesmo após ser poupado de jogo-treino nos últimos minutos, tem presença confirmada na equipe. Assim como o lateral Bruno Peres e os zagueiros Durval e Edu Dracena.
Foto: Site Santista Roxo
Muricy sofre pressão no Santos e vai em busca da recuperação


PROVÁVEIS EQUIPES PARA O DUELO

FICHA TÉCNICA

LOCAL: Vila Belmiro, em Santos (SP)

DATA/HORA: Domingo, 24 de fevereiro, 18h30

ÁRBITRO: Aurélio Santanna Martins

AUXILIARES: Marco Antonio Gonzaga da Silva e David Botelho Barbosa

SANTOS: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Assunção, Cícero e Montillo; 
Giva e André. Técnico: Muricy Ramalho

XV de Piracicaba: Bruno Fuso, Pedro Paulo (Cesinha), Glauber, Luiz Eduardo, Vinicius Bovi, Adilson Goiano (Diego Silva), Jairo, Diguinho, Gustavo Goiano (Danilo Sacramento), Marcio Diogo e Paulinho. Técnico: Sérgio Guedes

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Neymar já se preocupa mais em aparecer na mídia do que em jogar para o time, diz Pelé

Fonte: Uol


Neymar se torna notícia quando faz gols, dribla adversários e faz boas exibições em campo, mas também quando muda o corte de cabelo, assume o namoro com a atriz Bruna Marquezine ou se diverte no Carnaval. Pelé se mostrou preocupado com esta parte extracampo e, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, fez algumas advertências e aconselhou o jogador.

Para o ex-camisa dez, Neymar está mais concentrado em seus afazeres fora de campo do que em suas atuações. Pelé o aconselhou a jogar mais para o Santos e tomar cuidado com o seu destino no futuro. O Rei acha que o Barcelona se encaixaria melhor ao seu estilo de jogo e, por isso, seria o clube mais adequado para sua evolução.

“”Ele é um jogador sem experiência internacional. Em todos os jogos fora do país ele não vai bem. Todos acham que ele tem de resolver os problemas da seleção. Neymar não está preparado para receber esse peso. (...)Nós do Santos falamos que ele é o melhor do mundo, claro. Mas ele já se preocupa mais em aparecer na mídia do que em jogar para o time. O Neymar tem muita responsabilidade. E sua preocupação é mudar o estilo, mudar o corte de cabelo”, criticou o Rei, ao ser questionado pelo jornal se ele achava Neymar um jogador comum na seleção.

Pelé disse que procurou o treinador Muricy Ramalho para alertá-lo. “O Santos está perdendo com ele em campo. Todas as faltas, escanteios, pênaltis é com o Neymar. Cada falta que ele bate, fica fora do jogo um minuto. Ele tem de ficar na cabeça da área para pegar a bola, dar um drible, usar a habilidade. O Neymar tem de largar mais a bola, jogar para o time”, analisou.

O ex-camisa dez ainda relatou uma experiência vivida por seu filho Edinho, que faz parte da comissão técnica do Santos. O fato reforça a imagem de como Neymar lida quando sofre uma marcação mais cerrada. “O Edinho faz os treinos do time. Ele não dá falta nos treinos e o Neymar fica bravo. Ele está viciado nas faltas”, contou.

Com frequência, Neymar tem reclamado da forte marcação feita pelos adversários e encontra respaldo em Muricy. Entre outras declarações, o técnico já disse até que o melhor para o atacante era mesmo deixar o futebol brasileiro. No domingo, o jogador se envolveu em nova polêmica ao ser expulso diante da Ponte Preta após se desentender com os adversários. A fama de 'cai-cai' também o persegue e chegou ao exterior - como ficou comprovado quando defendeu a selelção brasileira em amistosos em Londres e durante os Jogos Olímpicos-2012. Neymar foi vaiado por supostamente cavar faltas.

Pelé também opinou sobre uma discussão recorrente quando se fala sobre Neymar: quando o atacante deve ir para o futebol europeu? Para o ex-jogador, “o problema não é a idade para ir embora, mas ter condição de chegar lá fora e jogar”. O Rei acha que o melhor destino para o jogador seria a Espanha.

 O jogo é mais duro na Inglaterra, Itália, Alemanha. Os juízes estão acostumados a deixar o jogo seguir. O Barcelona seria ideal para ele. O Santos precisa dele e por isso acho que ele não deve sair, mas se sair deve ir para o Barcelona”, completou.

Terá razão Pelé sobre a exposição excessiva de Neymar?

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

XV empata com o Linense e mantêm invencibilidade no Barão

Fonte: Assessoria E.C. XV de Novembro de Piracicaba



A equipe do XV de Piracicaba empatou, na noite desta quarta-feira, 13, em 1 a 1 com o Linense no encerramento da 7ª rodada do Campeonato Paulista 2013.

Com o resultado, o time se mantém invicto atuando dentro do estádio Barão da Serra Negra e sobe da 13ª para a 10ª posição da competição com nove pontos conquistados.

Infinitamente superior ao adversário durante quase toda a partida, o Alvinegro foi surpreendido no primeiro e desceu para o vestiário em desvantagem no placar. Já no início da segunda etapa, Márcio Diogo deixou tudo igual. O Nhô Quim buscou a vitória até o fim, mas saiu de campo frustrado, tendo a certeza que poderia ter conquistado os três pontos.

“A equipe criou bastante, mas faltou tranqüilidade na hora da definição da jogada. Não nos resta alternativa. Temos que trabalhar para melhorar este fundamento, pois a competição é difícil e não permite que vacilemos. Mesmo assim, a postura do time foi boa, não podemos desanimar”, disse o técnico Sérgio Guedes.

O próximo desafio do XV de Piracicaba acontece neste sábado, 16, às 17 horas no estádio Barão da Serra Negra. “É um adversário de muita qualidade e tradição. Mas volto a repetir, jogaremos em casa e temos que buscar a vitória, independente de quem iremos enfrentar”, disse o treinador.

O JOGO

Primeiro tempo

O XV começou a partida imprimindo um bom volume de jogo e logo aos seis minutos, Márcio Diogo chutou cruzado e por pouco Paulinho não abriu o placar.

Três minutos depois foi a vez de Pedro Paulo dar belo passe para Márcio Diogo, que tentou encobrir o goleiro Leandro, mas a bola saiu por cima do gol.

O Linense respondeu aos 16 minutos, em tiro livre indireto marcado pelo árbitro dentro da área quinzista, mas a cobrança ficou na barreira. Aos 21’, Márcio Diogo puxou rápido contra-ataque, tocou para Paulinho que driblou dois jogadores e chutou, mas o goleiro adversário fez boa defesa.

Cinco minutos depois, o atacante invadiu a área e tentou o chute, a bola sobrou para Vinicius Bovi que chutou cruzado, mas a zaga do Linense conseguiu afastar.

Apesar da superioridade em campo, foi o time adversário que abriu o placar. Aos 34’, Leandro Brasília tabelou com Fausto e chutou no canto direito de Bruno Fuso para fazer 1 a 0 para Elefante da Noroeste.

O XV ainda teve duas oportunidades para empatar a partida ainda no primeiro tempo. Paulinho recebeu na direita e tocou para Vinicius Bovi, que chutou cruzado, a bola desviou no zagueiro e foi para escanteio. Na seqüência, Adriano Ferreira fez o gol, mas o assistente marcou impedimento.

Segundo tempo

A sorte que faltou no primeiro tempo parece ter voltado na segunda etapa. Logo no primeiro minuto de jogo, Paulinho invadiu a área e tocou para Márcio Diogo empurrar para as redes e empatar a partida em 1 a 1. Aos 10’, o Alvinegro quase se complicou quando Fausto roubou bola na defesa quinzista e tocou para Tiaguinho que parou em Bruno Fuso.

Após o lance o confronto ficou equilibrado e os dois treinadores tentaram mudaram o panorama do jogo realizando algumas alterações. Sérgio Guedes apostou em Anderson Lessa no lugar de Diego Silva e deu mais força ao ataque.

A mudança surtiu efeito aos 30 minutos, quando Paulinho saiu na cara de Leandro, que conseguiu fechar o ângulo de chute do atacante e fazer a defesa. Três minutos depois, Diguinho cobrou escanteio na cabeça de Luiz Eduardo que cabeceou para fora.

Ficha Técnica

Campeonato Paulista 2013 – 1ª Fase
7ª rodada
XV de Piracicaba 1 x 1 Linense
Data – 13/02/2013
Horário – 19h30
Local – Estádio Barão da Serra Negra, Piracicaba
Árbitro – Márcio Henrique de Gois
Auxiliares – Eduardo Vequi Marciano e Leonardo Schiavo Peladini
Adicionais – José Claudio Rocha Filho e Cássio Luiz Zancopé
Quarto árbitro – Simões Marconi Ferrari
Gols – Leandro Brasília aos 34’/1T (CAL), Márcio Diogo aos 1’/2T (XV)
Cartões Amarelos –Tarracha, Álvaro (CAL)
Público - 4.149 presentes
Renda – R$113.243,68

XV de Piracicaba – Bruno Fuso, Vinicius Bovi, Luiz Eduardo, Glauber, Pedro Paulo, Danilo Sacramento (Adriano Ferreira), Diego Silva (Anderson Lessa), Jairo, Diguinho, Paulinho (Léo Mineiro) e Márcio Diogo. Técnico Sérgio Guedes

Linense – Leandro, Pacheco, Perone, Álvaro, Elias, Tarracha, Leandro Brasília, Gilsinho (Fábio Lopes), Lenílson (Daniel Lovinho), Tiaguinho e Fausto. Técnico Bruno Quadros

Foto: Assessoria XV


NOTA DO BLOGUEIRO: Um empate com sabor amargo para o Esporte Clube Quinze de Novembro de Piracicaba no estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba. A equipe foi melhor em boa parte da partida, mas não soube converter em gols as várias oportunidades que teve e novamente – assim como na partida frente ao Palmeiras – deixa de somar pontos em casa e tenta na próxima rodada novamente sob seus domínios, a vitória, agora diante do Guarani, e a vaga entre os oito melhores do Paulistão 2012. O setor defensivo voltou a causar pânico no torcedor quinzista, principalmente o zagueiro Pedro Paulo e o setor ofensivo desperdiçaram várias chances de gol, novamente com o atacante Paulinho. 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

XV apresenta atacante Bruno Gaúcho

Fonte: Assessoria E.C. XV de Novembro de Piracicaba


O XV de Piracicaba anunciou na tarde desta segunda-feira, 11, a contratação de mais um reforço para o Campeonato Paulista de Futebol. Na busca por um atacante de área, a diretoria alvinegra divulgou o nome de Bruno Gaúcho. O atleta já treina com o grupo, mas deverá estar à disposição do técnico Sérgio Guedes apenas para o jogo do próximo sábado, 16, diante do Guarani, pela oitava rodada da competição.

O treinador alvinegro explicou a contratação. Segundo Guedes, não é hora de um alto investimento, pois a equipe está se acertando. “Estamos tomando forma dentro de campo. O Bruno, estamos acompanhando faz tempo. Foi bem no Bragantino e por questões de troca de comando no Catanduvense não vinha sendo muito aproveitado. É um atacante de área e chega para somar”, disse.

Aos 23 anos, Bruno é natural de Diadema. O atleta começou sua carreira na base do São Bernardo e ainda atuou pelo Juventus (Base), XV de Jaú, Noroeste, Bragantino e Catanduvense.

Bruno disse estar preparado para atuar com a camisa zebrada. O profissional estava em atividade no Catanduvense. “Vinha jogando lá. Agora é mostrar meu futebol e corresponder à expectativa positiva que depositaram em mim aqui no XV”, disse o atleta.

Confira a Ficha técnica do profissional

Atleta – Bruno Guterres
Posição - Atacante
Apelido – Bruno Gaúcho
Data de Nascimento – 25/05/1989
Naturalidade – Diadema- SP
Altura – 1,87m
Peso – 85kg
Contrato -  Maio 2013

Histórico

2007- São Bernardo-SP (Base)
2008- Juventus-SP (Base)
2009-2010- XV de Jaú-SP
2011- Noroeste-SP
2011-2012 Bragantino-SP
2012-2013- Catanduvense-SP

Foto: Assessoria XV de Piracicaba
Bruno Gaúcho é apresentado como novo reforço do XV para o Paulistão


NOTA DO BLOGUEIRO: O atacante Bruno Gaúcho é o sétimo jogador do elenco quinzista para o ataque no Paulistão 2013. Jogador alto, com características de jogar mais centralizado e dentro da área, ele vem para cavar sua posição em um elenco recheado de possibilidades ofensivas. Não era uma necessidade, já que o elenco é carente defensivamente e o ataque vem produzindo, e só o tempo - e si próprio - dirá se foi acertado sua contratação. 

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Vaiado, Santos joga mal e cai para o Paulista no Pacaembu

Fonte: Lance!


Equipe foi derrota por 3 a 1 na tarde deste domingo. Torcedores santistas deixaram o estádio antes mesmo de o jogo terminar e alguns nem viram o gol de honra de Neymar

Os santistas tinham motivos de sobra para comparecer ao Pacaembu (e assim fez). Afinal, a espera para ver o capitão Edu Dracena e Marcos Assunção em campo havia terminado. Mas o que eles vão ter de esperar mesmo é a equipe vencer neste Paulistão Chevrolet. No campo castigado pela chuva no Municipal, o Santos perdeu por 3 a 1 para o Paulista e perde a invencibilidade e liderança na competição.

Com o resultado, o Santos perde o lugar no topo da tabela para a Ponte Preta e fica na 2ª colocação, com 14 pontos. O Paulista ocupa a 11ª posição, agora com nove pontos.

A partida marcou a reestreia de Marcos Assunção, que retornou ao Alvinegro Praiano depois de quase 13 anos. Novo especialista de bola parada do Peixe, o volante teve boas aparições ao ataque e fez a sua partida de número 112 com a camisa do clube.

Já o zagueiro e capitão Edu Dracena voltou aos gramados depois de se recuperar de uma lesão no joelho esquerdo. Ele não jogava desde julho do ano passado, no confronto contra o Botafogo, na Vila Belmiro.

Mas quando a bola rolou, o desejo do torcedor era esquecer o que havia assistido naquele primeiro tempo. Com nove impedimentos somente na primeira etapa (cinco contra quatro), o setor ofensivo das duas equipes colocam à prova a paciência dos presentes. Paciência esta que ao santista se esgotava a cada erro dos laterais Guilherme Santos e Bruno Peres.

E foi o mesmo Guilherme Santos que comprometeu ainda no início da etapa inicial. O lateral cometeu pênalti em Cassiano Bodini e o árbitro Leandro Bizzio marcou. Na cobrança, Marcelo Macedo converteu a favor do Paulista.

Aí então quem estava impaciente era Muricy Ramalho. O técnico sacou Guilherme Santos e Bruno Peres para a entrada de Felipe Anderson e André, respectivamente. A mudança até deixou o Peixe mais ofensivo, porém, o goleiro Richard tratou de fechar o gol e manter a vantagem do time de Jundiaí.

Melhor para o Paulista, que em três minutos marcou mais dois gols. O primeiro foi anotado pelo estreante Rodolfo, com um golaço na cobrança de falta, e o segundo por Cassiano Bodini. A partir daí, os santistas vaiaram a equipe e muitos deixaram ao Pacaembu antes mesmo de a partida encerrar, sem ao menos ver o gol de honra de Neymar, aos 47.

Na próxima rodada, o Santos encara a Ponte Preta, domingo, às 19h30, no Moisés Lucarelli. No mesmo dia, às 17h, o Paulista visita o São Bernardo.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 1 X 3 PAULISTA
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/ hora: 10/2/2013 - 17h
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Fabricio Porfirio de Moura e Claudenir Donizeti Gonçalves
Renda/público: R$ 652.560/ 18.381
Cartões amarelos: Lazaro, Matheus, Chiquinho (PAU); Neymar (SAN)
Cartões vermelhos: Matheus (PAU)
GOLS: Marcelo Macedo 6'/2T (0-1); Rodolfo Testoni 39'/2T (0-2); Cassiano Bodini (0-3); Neymar 47'/2T (1-3)

SANTOS: Rafael; Bruno Peres (André 28'/2T), Edu Dracena, Durval, Guilherme Santos (Felipe Anderson 11'/2T), Arouca, Marcos Assunção, Cícero, Montillo (Patito 36'/2T), Miralles, e Neymar. Técnico: Muricy Ramalho
PAULISTA: Richard; Thales, Lazaro, Draúsio, Rodolfo,Matheus, Kasado, Renato Ribeiro, Chiquinho, Cassiano Bodini (Flávio 42'/2T) e Marcelo Macedo (João henrique 32'/2T). Técnico: Giba

Foto: GE
Marcos Assunção teve reestreia discreta com a camisa do Santos

NOTA DO BLOGUEIRO: Individualmente, o Santos Futebol Clube tem uma das melhores equipes do futebol brasileiro. Nomes como o ‘menino monstro’ Neymar, o meia Argentino Montillo, os volantes Marcos Assunção e Arouca credenciam a equipe a ser favorita em qualquer campeonato que disputar. Mas taticamente e coletivamente e equipe deixa a desejar e se transforma numa equipe normal e em alguns momentos, muito abaixo das demais. O técnico Muricy Ramalho, um dos maiores vencedores do futebol brasileiro, não consegue dar padrão de jogo a equipe e isso já vêm acontecendo há muito tempo. Parafraseando em cima da F1, Muricy tem nas mãos uma Ferrari, que parece estar sendo guiada por um piloto de rua, que desconhece os componentes da máquina que possui a qual, faz parecer um fusquinha desgovernado. Presumir que o individual irá resolver os problemas da equipe sempre que necessário, é uma grande armadilha e uma tremendo erro que o clube vem cometendo e já está na hora do Santos, com o elenco que possui, ser a Ferrari que dele se espera, independente do piloto. 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Felipão vai estudar meio-campo mais marcador para os próximos jogos

Fonte: GE


Técnico admite possibilidade de mudar formação, que teve Paulinho e Ramires como volantes. David Luiz pode jogar como volante diante da Rússia

O técnico Luiz Felipe Scolari minimizou a derrota para a Inglaterra em sua reestreia no comando da seleção brasileira. Apoiado na diferença física entre as equipes, já que os europeus estão em meio de temporada, ele considerou normal o resultado de 2 a 1, mas admite que deverá fazer algumas correções já para o amistoso contra a Rússia, no dia 25 de março. Uma das mudanças poderá ser no meio-campo. A formação com Ramires e Paulinho de volantes deixou dúvidas na cabeça do comandante.

Ambos atuam de forma mais adiantada em suas equipes. No Corinthians, Paulinho é protegido por Ralf, cujo ponto forte é a marcação. Já Ramires sempre tem pelo menos um jogador mais recuado do que ele no Chelsea. Muitas vezes esse atleta é o zagueiro David Luiz, que nos últimos meses vem atuando como volante. Essa é uma possibilidade que ronda a cabeça de Felipão.

- No Chelsea, o David Luiz joga muito mais de volante do que de zagueiro. Temos de analisar isso, e também se podemos atuar contra grandes seleções com dois jogadores que saem o tempo todo. É natural que o primeiro jogo traga um pouco mais de trabalho para o técnico - afirmou.

Diante da Inglaterra, em vários momentos a equipe brasileira teve o meio escancarado, e foi justamente nesse setor, com grandes atuações de Gerrard e Wilshere, que os anfitriões conseguiram dominar a partida. Felipão quer ver seus jogadores mais compactos e, para isso, admite convocar e escalar um jogador de características mais defensivas.

Em sua primeira lista, nenhum dos atletas de meio-campo tinha a marcação como ponto forte. Arouca e Jean, que entraram no segundo tempo, também não atuam assim em seus clubes. Hernanes, que foi cortado após um traumatismo em uma queda no Campeonato Italiano, também não é o chamado primeiro volante. O comandante ressalta, porém, que é preciso haver um entrosamento entre esses jogadores.

- Depende (se vai convocar um volante marcador). Precisamos ver quem teremos à disposição, quem vai jogar. Às vezes um primeiro volante tem de ser adaptado a um segundo que sai mais. É preciso estudar uma série de coisas.

NOTA DO BLOGUEIRO: A Seleção Brasileira de futebol, novamente dirigida por Luis Felipe Scolari, o Felipão, iniciou seu caminho rumo a Copa do Mundo de 2014 com derrota para a Inglaterra, em Londres, por 2x1 e a pergunta que mais de ouviu após a fatídica partida foi: Quem foi o culpado pela derrota?
Mania essa de culpar algo ou alguém quando as coisas não dão certo, ou não saem da maneira que queremos é quase que tipicamente brasileira. De demagogos de plantão e oportunistas querendo vender suas noticias ou transforma-las em verdades superficiais.

Foi a primeira partida sob o comando de Felipão em sua volta a Seleção, seria prematuro exigir qualquer retorno imediato do seu trabalho, afinal, nem tempo para treinar ele teve. A base das convocações anteriores foi mantida, com algumas ressalvas, como o inoperante Ronaldinho Gaúcho, o quase desinteressado Luis Fabiano e a estreia do regular zagueiro Dante. Já Neymar parece ter sofrido uma crise de abstinência estrelar por não ter os mimos totalmente exclusivos, já que teve que dividi-los com R10, muito mais ovacionado e aplaudido antes da partida se iniciar e parece ter deixado seu futebol no litoral paulista.

Falta pouco mais de um ano para a Copa do Mundo no Brasil e Felipão terá muito trabalho para acertar a equipe e ajustar o que vem dando errado, e cá entre nós são mais erros dos que acertos, dessa atual Seleção que se baseia no lampejo de genialidades de alguns atletas, já que coletivamente ela não existe e se preparem para a volta do futebol de resultados e dos abrasileirados brucutus, algo que Felipão ‘morre de amores’ e não abre mão nas equipes em que comanda. 

Foto: Uol
David Luiz poderá atuar como volante sob o comando de Felipão

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

No jogo dos invictos, Linense empata com o desfalcado Santos

Fonte: Lance!


Sem Neymar, Arouca e Montillo, Peixe sai na frente, leva a virada e vai buscar o empate fora de casa. Clubes disputam a ponta do Paulistão Chevrolet com a Ponte Preta

Ainda invictos no Paulistão Chevrolet, Linense e Santos empataram por 2 a 2 na noite desta quarta-feira, no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins. Neymar e Arouca, que defenderam a Seleção Brasileira no amistoso contra a Inglaterra, e Montillo, que participou do duelo entre Argentina e Suécia, desfalcaram o Alvinegro.

Os visitantes abriram a contagem com Cícero, mas levaram a virada ainda no primeiro tempo, com gols de Elias e Leandro Brasília. Na etapa final, Miralles converteu um pênalti inexistente e chegou aos cinco gols na competição, igualando-se na artilharia com Neymar.

Com o resultado, o líder Santos pulou para 14 pontos, com quatro vitórias e dois empates. Já o Linense está com 12, com três triunfos e três igualdades. A Ponte Preta, que tem 13 pontos, encara o São Paulo ainda nesta quarta (22h) e pode assumir a ponta.

Na próxima rodada, já com o trio de selecionáveis de volta, o Peixe receberá o Paulista. O jogo será no próximo domingo, às 17h, no Pacaembu. Já o Linense só retornará a campo na quarta-feira de cinzas, diante do XV de Piracicaba, às 19h30, no Barão de Serra Negra.

VIRADA DO LINENSE

Mesmo escalado com três atacantes, o Santos pouco chegou à área adversária no primeiro tempo. Com o apagado André centralizado, Miralles buscou o jogo e, assim como Patito, apareceu bem em alguns momentos, mas não o suficiente para pressionar os mandantes. Responsável pela armação, Felipe Anderson caiu muito pela direita e nada criou.

A abertura do placar coube a Cícero, que atuou mais recuado para suprir a ausência de Arouca e apareceu à frente para chutar de fora da área e acertar o ângulo do goleiro Leandro Santos, aos 19 minutos.

O placar, no entanto, não fazia jus ao desempenho das equipes. O Linense já havia desperdiçado pelo menos duas boas oportunidades antes de tomar o gol e dominou ainda mais a posse de bola depois de sair perdendo.

A pontaria de Lenílson e Fausto, destaques da equipe, não estava em seus dias. Os responsáveis pela virada foram os volantes Elias e Leandro Brasília. O primeiro empatou o jogo com um chute rasteiro de longe, que desviou em Cícero e enganou Rafael aos 38 minutos. O segundo fez ótima tabela com Gilsinho na entrada da área, envolveu facilmente a defesa rival e tocou na saída do goleiro, aos 47.

Muricy desfez o trio ofensivo no intervalo colocando o meia Pinga na vaga de André. A equipe voltou melhor, dominando a posse de bola e rondando a área rival. O empate veio rápido, mas em um lance polêmico: o zagueiro Neto se aventurou no campo de ataque, se jogou em disputa com Fausto e enganou o árbitro Adriano Assis Miranda. Pênalti que Miralles converteu.

Com o novo esquema, cresceu o futebol de Patito, Miralles e Felipe Anderson. Em seus momentos de domínio, o Santos poderia ter virado o jogo com Durval, que acertou a trave em cabeçada após escanteio.
Mas o Linense não queria apenas manter-se invicto. Queria também a vitória...

Lenílson manteve-se participativo e, de fora da área, deu trabalho a Rafael. Já Fausto passou a aparecer apenas para reclamar da arbitragem e cedeu seu espaço aos ex-palmeirense Daniel Lovinho, aos 27 minutos. Pouco depois, o Santos voltou a ter três atacantes: Victor Andrade teve sua primeira chance no ano, entrando na vaga de Felipe Anderson.

Pinga virou o principal articulador de jogadas do Peixe e até deu uma assistência. Aos 35 minutos, deixou Miralles na cara do gol. O argentino driblou o goleiro e empurrou para as redes, mas a arbitragem acertou ao assinalar impedimento e anular o lance. No último lance perigoso da partida, Guilherme Santos cabeceou contra o patrimônio e quase fez contra, o que "coroaria" mais uma atuação abaixo do esperado.

FICHA TÉCNICA

LINENSE 2 X 2 SANTOS

Local: Gilberto Siqueira Lopes, em Lins (SP)
Data/hora: 6/2/2013, às 19h30h (horário de Brasília)
Árbitro: Adriano de Assis Miranda
Auxiliares: Fausto Augusto Viana Moretti e Risser Jarussi Corrêa
Renda/público: Não disponíveis
Cartões amarelos: Leandro Brasília (LIN) e Felipe Anderson
Cartões vermelhos: -
GOLS: Cícero, aos 19'/1T (0-1); Elias, aos 38'/1T (1-1); Leandro Brasília, aos 47'/1T (2-1); Miralles, aos 9'/2T (2-2)

LINENSE: Leandro Santos, Pacheco, Bruno Perone, Álvaro e Tarracha; Elias, Leandro Brasília, Gilsinho e Lenilson (Dudu - 36'/2T); Thiaguinho (João Sales - 41'/2T) e Fausto (Daniel Lovinho - 27'/2T). Técnico: Bruno Quadros.

SANTOS: Rafael, Bruno Peres, Neto, Durval e Guilherme Santos; Renê Júnior, Cícero e Felipe Anderson (Victor Andrade - 34'/2T); Patito, Miralles e André (Pinga - Intervalo). Técnico: Muricy Ramalho.

Foto: Lance!
Cícero marcou mais um gol com a camisa santista

NOTA DO BLOGUEIRO: O Santos Futebol Clube sentiu muito a falta de Arouca, Montillo e principalmente o ‘menino monstro’ Neymar e com um futebol burocrático, sofreu para empatar com a regular equipe do Linense. Cícero e Miralles voltaram a marcar e a defesa – como sempre – voltou a causar pânico no torcedor alvinegro. A dupla de zaga formada por Neto e Durval, muito confusa e os laterais Bruno Peres e Guilherme Santos inoperantes no ataque e principalmente na defesa. O técnico Muricy Ramalho não foi capaz de formar um conjunto competente para vencer a equipe do interior e irá sofrer na ausência da jóia da Vila e demais jogadores convocados para suas respectivas seleções. 

XV goleia São Bernardo e conquista a primeira vitória fora de casa

Fonte: Assessoria E.C. XV de Novembro de Piracicaba

O XV de Piracicaba foi até a cidade de São Bernardo enfrentar os donos da casa pela sexta rodada do Campeonato Paulista de Futebol. Em noite inspirada do goleiro Bruno Fuso e do setor ofensivo quinzista, a equipe venceu sua primeira partida fora de casa, por 3 a 0, e subiu para nona colocação do Paulistão 2013.

Agora serão dois jogos no Barão da Serra Negra. O primeiro na próxima quarta-feira de cinzas, 13, contra o Linense, às 19h30 e o segundo contra o Guarani no sábado, 16, às 17h.

O jogo

O primeiro lance de perigo foi do XV de Piracicaba. Diguinho partiu em velocidade, fintou o zagueiro e chutou forte, mas a bola foi à direita do goleiro Wilson Junior. Aos 10 minutos, foi a vez do São Bernardo assustar. Bola cruzada na área e a bola sobrou para Radar dominar e mandar a bomba. A bola cruzou toda a pequena área e saiu pela linha de fundo.

Aos 14 minutos, Léo Mineiro, pela esquerda, chutou de fora da área obrigando o goleiro do São Bernardo a fazer grande defesa. Melhor no jogo, o XV abriu o placar em um gol confuso. Aos 19, Márcio Diogo cruzou e Léo Mineiro completou, a zaga tentou tirar, mas a bola já estava dentro do gol e o árbitro, Rafael Klaus, validou o gol quinzista. XV 1 a 0.

O XV continuou pressionando. Aos 23, Diguinho foi até a linha de fundo e rolou para Bovi encher o pé, mas a bola foi para fora. Aos 28, Jonathan tentou empatar o jogo com um chute de longa distância, mas a bola subiu e foi direto para fora.

Os donos da casa buscavam o empate. Aos 35, escanteio e Márcio Garcia chegou de surpresa chutou forte e a bola sai rente a trave de Bruno Fuso. O XV partia nos contra-ataques e aos 37 quase ampliou. Léo Mineiro recebeu em profundidade, driblou o zagueiro e bateu para boa defesa de Wilson Junior. Aos 42, foi a vez de Bruno Fuso fazer grande defesa. Jonathan chutou forte de fora da área e o goleiro quinzista se esticou mandando para escanteio.

O segundo tempo veio com o São Bernardo pressionando, mas sem muita objetividade parava na zaga quinzista. Aos 05 minutos, Gil tentou encobrir Bruno Fuso, mas o arqueiro quinzista estava atento e espalmou para escanteio.

Aos 09, Márcio Diogo perdeu um gol feito. Jairo avançou, passou por dois jogadores e deixou o meio campista livre. O atleta invadiu a pequena, mas não chutou, preferiu rolar para o meio e a bola passou por todo mundo. Na seqüência, Bovi ganhou na velocidade pela direita e fez o cruzamento na cabeça de Márcio Diogo que mandou rente à trave de Wilson Junior.

Aos 15, Gil passou pela zaga alvinegra e chutou forte para mais uma boa defesa de Bruno fuso. Os donos da casa continuavam no ataque. Lançamento em profundidade e Gil saiu cara a cara com Bruno Fuso que mais uma vez salvou o time piracicabano.

O XV tentava chegar e assustava nas bolas paradas. Foi assim que surgiu o segundo gol. Aos 25, Diguinho cobrou o escanteio e Vinícius Bovi, mandou para o fundo das redes. XV 2 a 0. O São Bernardo tentava chegar ao primeiro. Aos 28, Jonathan recebeu o cruzamento e, dentro da área, chutou colocado para ótima defesa de Bruno Fuso.

O terceiro gol do alvinegro surgiu de uma jogada individual. Aos 35, Márcio Diogo dominou pela esquerda, deu uma linda finta no zagueiro e chutou forte no canto direito de Wilson Junior. XV 3 a 0. Com a goleada, o time só administrou o placar. “Foi uma equipe com a cara que queremos. Determinada, aguerrida e valente. Estão todos de parabéns. Agora é continuar o trabalho e buscar seis pontos em piracicaba nos próximos dois jogos”, disse o técnico Sérgio Guedes.

Ficha técnica

São Bernardo x XV (6ª rodada do Paulistão)
Estádio: Primeiro de Maio
Gols: Léo Mineiro (XV, 19 1ºT), Bovi (XV, 25 2ºT), Márcio Diogo (XV, 35 2ºT)
Cartão Amarelo: Dudu (São Bernardo, 38 1ºT), Vinícius Bovi (XV, 01 2ºT), Radar (São Bernardo, 07 2ºT), Janílson (XV, 28 2ºT)

XV de Piracicaba: Bruno Fuso, Luiz Eduardo, Glauber e Pedro Paulo, Vinícius Bovi, Diego Silva, Jairo, Diguinho (Celsinho) e Janilson, Léo Mineiro (Danilo Sacramento) e Márcio Diogo (Marcelo Régis). Técnico Sérgio Guedes

São Bernardo: Wilson Junior, Régis, Marcio Garcia, Samuel e Radar, Dudu (Luciano Mandi), Dudu Lima, Naldinho (Ney Mineiro) e Bady, Fernando Baiano (Gil) e Jonathan. Técnico: Edson Boaro

Foto: Assessoria XV de Piracicaba
O Quinze conquista sua primeira vitória fora de casa no Paulistão 2013

NOTA DO BLOGUEIRO: Uma bela vitória do Esporte Clube Quinze de Novembro de Piracicaba, fora dos seus domínios. A equipe foi aplicada taticamente e soube aproveitar as oportunidades para voltar com a vitória de 3x0 diante do São Bernardo. O 3-5-2 aplicado pelo técnico Sérgio Guedes vem dando segurança a equipe que foi vibrante e cirúrgica diante do Bernô e agora terá a oportunidade de buscar vôos mais altos no Paulistão 2013, já que jogará as duas próximas partidas, contra Linense e Guarani, no estádio Barão da Serra Negra. Destaque para o goleiro Bruno Fuso, que fez boas defesas e se redimiu do jogo anterior contra o Palmeiras onde falhará no último lance da partida. A zaga sempre bem postada e a ligação meio/ataque funcionaram muito bem.