domingo, 29 de setembro de 2013

Atlético/MG vence o Santos no Independência e já é 5º

Fonte: Lancenet!

O Atlético-MG venceu o Santos por 3 a 1, de virada, neste domingo, em jogo da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Atuando no Independência, o Alvinegro Praiano saiu na frente com gol de Cicinho - em posição duvidosa - mas Luan, Marcos Rocha e Alecsandro, este já no fim, deram a vitória para o atual campeão da Libertadores, que diminuiu um pouco a diferença para o G4.

Antes lutando contra o rebaixamento, o time terminou a rodada na quinta colocação, com 35 pontos. A derrota do Atlético-PR fez com que a distância para o grupo dos quatro melhores diminuísse de sete para seis pontos. O resultado fez com que o Galo ultrapassasse o Peixe na tabela de classificação. A equipe de Claudinei Oliveira segue com 33 pontos, na nona colocação, e ainda distante da briga pela Libertadores.

Os dois times voltam a campo neste meio de semana, ainda pelo Brasileirão. Na quarta, o Santos enfrenta o São Paulo, em clássico a ser realizado na Vila Belmiro. O Galo, por sua vez, pega a Ponte Preta, na quinta, em confronto atrasado da oitava rodada - o time já jogou pela 25ª e ficou no empate por 1 a 1 com o Criciúma.

O JOGO

Sem seus principais armadores, Ronaldinho Gaúcho e Montillo, lesionados, os dois times apostaram em formações sem homens de criação. Fernandinho, Luan e Diego Tardelli eram os que se aproximavam de Jô, enquanto Renato Abreu, Cicinho e Cícero eram os que jogavam junto de Thiago Ribeiro, jogador mais avançado do Peixe na Independência.

Com o apoio da torcida atleticana, o time mineiro jogou em cima do Peixe nos primeiros minutos, apostando principalmente na velocidade. Já aos cinco minutos, Bruno Peres errou no corte e deixou a bola limpa para Josué. O volante chutou forte de longa distância e obrigou Aranha a fazer uma bela defesa.

Depois de dez minutos sendo dominado, o Peixe começou a tocar a bola no campo de defesa e ouviu as vaias da torcida rival em Minas Gerais. Quando começou a tentar tirar o comando da partida do Atlético-MG, o time de Claudinei Oliveira abriu o placar. Em contra-ataque, Mena entrou na área pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro. Cicinho, em posição duvidosa, desviou e fez 1 a 0, aos 14 minutos de jogo.

Ainda que atrás, o Galo não mudou sua postura e continuou apostando na velocidade do quarteto de ataque. E foi assim que o time da casa rapidamente empatou: Fernandinho dominou, também pela esquerda, dançou para cima de Bruno Peres, chegou à linha de fundo, e cruzou rasteiro. Luan pegou de primeira e acertou o canto direito de Aranha para empatar o confronto.

Após o gol do atual campeão da Libertadores, o Santos esboçou uma pressão. Em dois lances seguidos, Geovanni precisou praticar defesas - em um deles, na finalização de Cicinho, uma bastante complicada. Aos 26, Josué respondeu de fora da área e obrigou Aranha a espalmar. Dez minutos depois, o santista não teve o que fazer.

Em rápido contra-ataque, Diego Tardelli disparou pela esquerda e virou para Marcos Rocha. O lateral dominou, teve tranquilidade e bateu firme, para marcar um golaço no canto direito alto: 2 a 1 para o Atlético-MG. O placar ficou inalterado até a ida dos times para o intervalo.

Na etapa final, o Santos tentou começar na pressão, mas foi o Galo quem criou com maior perigo. Aos 15, após passe de Tardelli, Fernandinho bateu para o gol e a bola passou perto da meta de Aranha. O jogo, então, tornou-se mais truncado e, quando as chances apareciam, eram em geral para o time atleticano.

Aos 27 minutos, Luan cobrou falta perigosa, à esquerda do gol santista. Na reta final, os técnicos mudaram suas peças de frente - Claudinei colocou Everton Costa na vaga do lateral Bruno Peres. Com mais presença no campo de ataque, o Peixe correu para buscar o empate. A briga, contudo, não funcionou. Com muitas bolas alçadas na área, o goleiro Geovanni mostrou-se seguro e não complicou.

Willian José ainda acertou a trave de cabeça, e por muito pouco não empatou para o Peixe. No desespero, o Santos deixou espaços e tomou dois sustos. Mais tarde, aos 42, Tardelli cobrou escanteio, Réver desviou de cabeça e Alecsandro, ao melhor estilo matador, decretou a vitória do Galo: 3 a 1.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG  3 x 1 SANTOS
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data-Hora: 29/09/2013 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises e Luiz Claudio Regazone
Renda e Público: Não divulgados
Cartões amarelos:
 Marcos Rocha (12'/2ºT),  Gustavo Henrique (25'/2ºT), Neto Berola (34'/2ºT)
Cartões vermelhos
: Nenhum
Gols: Cicinho, 14'/1ºT (0-1), Luan, 17'/1ºT (1-1), Marcos Rocha, 36'/1ºT (2-1), Alecsandro, 42'/2ºT (3-1)

SANTOS: Aranha;  Bruno Peres (Everton Costa, 21'/2ºT), Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Cicinho, Cícero e Renato Abreu (Wiilian José, 11'/2ºT); Thiago Ribeiro (Giva, 31/2ºT) - Técnico: Claudinei Oliveira.
ATLÉTICO-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Junior Cesar; Pierre e Josué; Diego Tardelli, Luan (Dátolo, 37'/2ºT), Fernandinho (Neto Berola, 31'/2ºT) e Jô (Alecsandro, 27'/2ºT) - Técnico: Cuca.

XV de Piracicaba volta a vencer pela Copa Paulista 2013

Fonte: Assessoria XV de Piracicaba

O XV de Piracicaba apresentou um ótimo futebol na noite deste sábado, 28, no Barão da Serra Negra e venceu o Linense por 2 a 0. Os gols foram marcados por Adilson, no primeiro tempo e Adriano na etapa final. O resultado deixou a equipe na vice-liderança de seu grupo com quatro pontos.

A equipe piracicabana volta a campo no próximo sábado, 05, contra o Linense, desta vez na cidade de Lins.

O JOGO

Precisando vencer, o XV começou na pressão. Logo aos sete minutos, o alvinegro abriu o placar. Adriano bateu cruzado, a bola chegou a Rodrigo, que rolou para Adilson mandar a bomba. XV 1 a 0.

O XV teve a chance de ampliar quando a zaga do Linense falhou e Cafú ganhou na velocidade e foi derrubado dentro da área. Adilson cobrou no canto esquerdo e Cleber defendeu. Logo depois, cruzamento na área e o zagueiro Cunha subiu de cabeça e mandou na trave.

O XV dominava o jogo e não dava chance do adversário chegar ao campo ofensivo. Aos 25, Cafú disparou pela esquerda e tocou para Adilson, livre, dentro da área, o atleta driblou o goleiro e caiu pedindo pênalti, mas a arbitragem nada marcou.

Aos 34, mais um lindo lance do XV. Adilson tocou para Adriano que marcou o gol, mas o assistente assinalou impedimento. O primeiro lance de perigo do Linense foi aos 36, quando Thiago Passos afastou o cruzamento e Vinícius Kiss chutou forte, de fora da área, e a bola explodiu no travessão. O Linense assustou de novo aos 39, quando Luis Mário recebeu em profundidade, fintou o goleiro, mas bateu para fora.

No segundo tempo, o primeiro lance de perigo foi do time de Lins. Cruzamento na área e cabeçada de Vinícius Leite, mas Thiago Passos fez uma linda defesa. Mais uma vez o adversário assustou. Anderson dominou dentro da área, fez o giro e bateu cruzado, mas a bola passou rente a trave esquerda de Thiago Passos.

O XV tinha a velocidade de Cafú. Aos 28, atleta partiu para cima do zagueiro, fez a finta, mas na hora do toque para Adilson foi interceptado. Na sequência, Diego cruzou e Cafú chutou para fora. O segundo gol saiu dos pés de Adriano que , aos 25 minutos, recebeu toque de Clayton e mandou uma bomba de fora da área, a bola foi no ângulo, um golaço. XV 2 a 0.

Mesmo com segundo gol, o time se manteve no ataque. Adilson quase marcou o terceiro, quando recebeu dentro da área, dominou e chutou forte, mas a bola bateu na trave. Aos 33, Douglas lançou Cafú, que chutou de primeira para boa defesa do goleiro Cleber. Fim de jogo e o alvinegro voltou a vencer jogando em casa.

Ficha Técnica

Copa Paulista 2013 – 2ª Fase
17ª rodada
XV de Piracicaba 2 x 0 Linense
Data – 28/09/2013
Horário – 19h00
Local – Estádio Barão da Serra Negra, Piracicaba
Árbitro – Roney Prado Bustamante
Auxiliares – Rogério Pablos Zanardo e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo
Quarto árbitro – Adilson Flávio de Oliveira
Gol: Adilson aos 07´1T (XV) e Adriano aos 27´2T (XV)
Amarelos: Gilmar, Panichi, Anderson/Linense e Clayton/XV
Público: 378 torcedores
Renda: R$ 2.366

XV de Piracicaba – 
Thiago Passos, Vinicius, Cunha, Rodrigo, Rodolfo, Clayton, Adriano (Peralta), Diego e Bruno (Douglas), Cafú e Adilson (Paulo Roberto). Técnico: Cléber Gaúcho.


Linense – Cléber, Diego, Marcelo, Pablo e Panichi (Gabrielzinho), Jordã (Marcelinho), Vinícius Kiss, Luis Mário (Pity) e Vinícius Leite, Anderson e Luciano Gigante. Técnico: Bruno Quadros.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Confira como ficam os grupos para a segunda fase da Copa Paulista

Fonte: GE

Primeira etapa do campeonato acabou neste domingo e segue com 16 clubes; agora, os dois primeiros colocados de cada grupos se classificam

Neste domingo a primeira fase da Copa Paulista chegou ao fim e os grupos para a próxima etapa já estão definidos. São 16 clubes que seguem na competição na briga pelo título que rende uma vaga para a Copa do Brasil.

Classificaram para a segunda fase: Linense, Mirassol, Rio Preto, Inter de Limeira, XV de Piracicaba, Independente, Ferroviária, Ituano, São Bento, Rio Branco, Grêmio Osasco, Juventus, São Bernardo, São Caetano, Audax e Monte Azul.

Segundo o regulamento da Federação Paulista de Futebol, serão mais quatro grupos, com quatro equipes em cada, onde os dois primeiros colocados conseguem a classificação depois de disputa em turno e returno. A FPF deve divulgar nesta segunda-feira a ordem, data e horários dos próximos confrontos da Copinha.

Confira como ficaram os grupos da 2ª fase:

GRUPO 5

Linense
XV de Piracicaba
Rio Branco
Audax

GRUPO 6

Inter de Limeira
São Bento
São Caetano
Monte Azul

GRUPO 7

Ituano
Juventus
Rio Preto
Ferroviária

GRUPO 8

São Bernardo
Mirassol
Independente

Grêmio Osasco

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Faltam 22: dez seleções já estão garantidas na Copa do Mundo

Fonte: GE

Itália, Holanda, Costa Rica, EUA e Argentina conseguem a classificação na rodada desta terça. Sorteio dos grupos será em 6 de dezembro, na Bahia

Cinco seleções garantiram nesta terça-feira seus lugares na Copa do Mundo de 2014: Itália e Holanda (da Europa), Costa Rica e Estados Unidos (da Concacaf - Américas do Norte e Central) e a Argentina (América do Sul). Assim, dez países estão certos no Mundial até o momento. O Brasil, como país-sede tem vaga certa, e Japão, Irã, Coreia do Sul e Austrália conseguiram a classificação anteriormente na Ásia (os australianos, da Oceania, jogam em outra confederação).

A última rodada das eliminatórias pelo mundo definiu também que a Jordânia será a representante da Ásia na repescagem contra o quinto colocado da América do Sul. Na África, Etiópia, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Burkina Faso, Nigéria, Egito, Argélia e Senegal se classificaram para a fase final, quando um mata-mata vai definir os cinco países que irão para a Copa no Brasil.


As últimas rodadas das eliminatórias acontecerão em outubro e novembro, quando serão conhecidas as 22 seleções que completarão o Mundial. O sorteio dos grupos está marcado para 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia.

Foto: GE
Seleções já classificadas para a Copa do Mundo no Brasil em 2014

domingo, 8 de setembro de 2013

Vitória sem brilho, mas vitória. E pra que mais?

Nação santista de todo país e mundo afora, mais uma vitória do peixe e agora diante da boa e regular equipe do Goiás do esbelto artilheiro Walter, que cá entre nós, mal pegou na bola e ainda saiu mais cedo por contusão e com ela o alvinegro, que desfilou seu novo terceiro uniforme de gosto duvidoso, se mantém invicto a mais de um ano jogando no palco sagrado de Vila Belmiro e começa a almejar voos mais altos no Campeonato Brasileiro.

Ainda com duas partidas atrasadas a jogar no Brasileirão, diante o Internacional/RS fora de casa e Náutico na Vila Belmiro, o Santos que no momento é o oitavo colocado com 25 pontos, sendo que o líder tem 37 pontos e o quarto colocado 33, nos leva a pensar que a distância para os líderes não é tão grande assim, ou algo fora do comum que não possa se tirar para um time ainda sem sua formação ideal, com muitos jovens promissores e jogadores experientes de gosto e técnica duvidosa.

Não vou julgar, no momento, o que a equipe vem jogando ou o que ela pode ou deve produzir. Não vou contestar o peso do goleiro Aranha, que mesmo “fora de forma”, “gordo” ou para os mais exaltados torcedores santistas “obeso”, vem fechando o gol e salvando a equipe em momentos decisivos, mas claro, com pitadas de emoção, já que não é unanimidade entre a torcida do peixe. 

Não vou julgar a falta de experiência do nosso treinador, que para muitos é “covarde e cagão” e não se impõe como comandante que é para com os mais experientes da equipe, e para muitos é “engolido” por eles. 

Não vou julgar e nem entrar no mérito da questão administrativa do clube no momento, por dois motivos muito simples: primeiro – que não tenho embasamento para isso e não conheço internamente o dia-a-dia do clube; segundo – que existem pessoas muito mais capacitadas que a pessoa que vos escreve aqui, já que o mesmo não é sócio mas se preocupa, no momento, se a equipe vence, empata ou perde.

A única questão que gostaria de salientar no momento é a seguinte com o exigente e muitas vezes, ingrato torcedor santista, que se acostumou a ver em campo os craques Pelé, Giovanni, Robinho e Neymar a jogar, e não se contenta ou não aceita já que a grandeza do clube não permite ver jogadores como Cícero, Thiago Ribeiro, Aranha e muitos outros vestindo o manto sagrado de Vila Belmiro. Que time ou agremiação está sobrando ou jogando muito mais que o Santos nesse momento no Brasil? Que elenco é muito mais capacitado que o do Santos a ponto de ser desmerecido pelo próprio torcedor que sempre o incentivou em momentos ruins, como no início dos anos 90? E para terminar, quem vem jogando o tal futebol arte, encantador e merece a alcunha de melhor equipe do país para desmerecer e tanto a própria equipe?


Se sua resposta torcedor for mesma que a minha, a dúvida, tenho certeza que o Santos pode chegar ainda mais longe com o elenco limitado que tem, mas que não lhe falta transpiração, apesar da pouca inspiração, e o combustível que pode levar a equipe ao fracasso ou ao sucesso em busca do seu objetivo é você, o verdadeiro e apaixonado torcedor santista.  

Foto:Gazeta
Thiago Ribeiro comemora o gol da vitória santista

Foto: Lance
Mesmo muito contestado, Aranha segue salvando o Santos  no BR13