quarta-feira, 26 de março de 2014

Lá como cá os erros também acontecem

Matéria publicada no jornal A Tribuna Piracicabana de 26 de Março de 2014

Nobres amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, não é só no futebol tupiniquim que os erros de arbitragem acontecem e com freqüência. No velho continente, tido como o eldorado do futebol mundial, com os melhores campeonatos e jogadores, o nível de apitadores é similar ou pior que os do Brasil.

No último final de semana, o que não faltou foram polêmicas nos principais campeonatos europeus. Aliás, elas aconteceram em clássicos importantíssimos com equipes que estão na disputa pelo título nacional e qualquer que fosse o erro, já que eles estão na reta final de temporada, poderia modificar a história da equipe na competição.

No clássico londrino entre Chelsea e Arsenal pelo Campeonato Inglês, vencido pelos blues por esmagadores 6 a 0, que conta em seu elenco com os brasileiros David Luiz, Ramires, Willian e Oscar que anotou dois gols, o senhor Andre Marriner não enxergou pênalti claro de Oxlade-Chamberlain ao evitar um gol usando a mão no lance. Após ser alertado por ser auxiliar, voltou atrás e anotou. Para completar, deu cartão vermelho para Gibbs ao confundi-lo com o autor da penalidade máxima, que alertou o árbitro, mas foi ignorado e continuou em campo.

Já no super clássico entre Real Madrid de Cristiano Ronaldo e Barcelona de Lionel Messi pelo Campeonato Espanhol vencido pela equipe catalã por 4 a 3, não faltaram emoções e polêmicas. A parte negativa da partida ficou para a arbitragem de Undiano Malenco, que marcou pelo menos dois pênaltis no mínimo discutíveis. Em um deles, Daniel Alves derrubou Cristiano Ronaldo, mas fora da área. No outro, Neymar também estaria adiantado no lance e teria ‘cavado’ a penalidade e conseqüentemente a expulsão do zagueiro merengue Sérgio Ramos.

Fica evidente que independente do campeonato, país e continente, os erros de arbitragem irão acontecer, sejam eles gritantes, assinaláveis, duvidosos ou não, fica a discussão do uso do recurso eletrônico para diminuí-los ou inibi-los, mas a certeza é que com o aumento da tecnologia nas transmissões os árbitros estão cada vez mais pressionados e passivos ao erro, seja lá na Europa ou cá no Brasil.


Os erros ficam mais evidentes devido aos recursos televisivos 

XV DE PIRACICABA: Após empatar em 1 a 1 com o Comercial em Piracicaba, o Nhô Quim encerra sua participação no paulistão de forma frustrante e para alguns decepcionante. Novamente a ambição principal foi a ‘briga’ para não ser rebaixado da elite do futebol paulista e pelo terceiro ano consecutivo. O torcedor alvinegro ansiosamente esperava um algo mais da diretoria, comissão técnica e jogadores. Seja uma vaguinha na próxima fase do torneio regional ou a tão sonhada vaga na série D do campeonato Brasileiro, para não amargar no segundo semestre a tão torturante e fragmentada Copa Paulista. Fica a impressão que faltou uma pitada de ousadia, que nem sempre é a solução, mas prevenir no futebol é sempre melhor que remediar, e na maioria das vezes, com custo melhor e retorno eficaz.  

segunda-feira, 17 de março de 2014

Rapidinhas do Paulistão para iniciar a semana

XV DE PIRACICABA: O Nhô Quim foi até Sorocaba no último sábado para enfrentar o Atlético e após desperdiçar diversas oportunidade de gols e a chance de golear a equipe da casa, conquistou apenas o empate por 1 a 1 e a remota chance de classificação para a próximas fase e também a série D se foi ralo a baixo. O grande problema da equipe durante todo o campeonato foi o acerto do ataque. Encontrar a melhor formação e encaixar o melhor equilíbrio não foi fácil, principalmente pela falta de peças de qualidade para o setor e isso deverá ser revisto pela diretoria para a sequência da temporada e para 2015, já que a torcida não admite mais erros e contratações tecnicamente abaixo do esperado.

PALMEIRAS: Mesmo com muito sofrimento e com uma dose extra de emoção, o time de Palestra Itália conquistou uma vitória importante diante da Ponte Preta por 3 a 2 no Pacaembu e agora faltando apenas uma rodada para o fim da primeira fase, se coloca novamente como a melhor campanha até o momento e basta apenas um empate diante do Santos na Vila Belmiro para consolidar a atual posição. Sem dúvida tem tudo para ser o melhor jogo do paulistão até o momento, já que ambas as equipes lutarão pela vitória e pela vantagem de ter a melhor campanha nas fases seguintes.

SANTOS: O Peixe foi até Rio Claro enfrentar o time da casa e com muito sofrimento e com emoções até o últimos minutos da partida, o empate de 3 a 3 deixa a equipe santista com a obrigação de vencer o Palmeiras na última rodada para voltar a ter a melhor campanha no paulista e assim a vantagem nas fases seguintes. Com um futebol muito irregular do sistema defensivo, o Santos sofreu muito com as bolas aéreas na partida de ontem e o ataque fez jus ao ditado popular, sendo a melhor defesa da equipe que sofre para acertar sua dupla de zaga, já que os titulares Edu Dracena e Gustavo Henrique estão machucados.

SÃO PAULO: O tricolor com pouca inspiração e também com uma baita dose de má vontade, foi derrotado pelo Ituano no Morumbi por 1 a 0 e ajudou o adversário a praticamente selar sua classificação a próxima fase e consequentemente eliminar o rival Corinthians do certame regional. Mesmo com jogadores tecnicamente fracos, como Edson Silva, Wellington e Ademilson, o Tricolor era amplamente superior, mas não fez esforço algum para vencer a partida, mas jogou com o regulamento debaixo dos braços, por já estar classificado para a próxima fase.

CORINTHIANS: O timão foi até Penápolis pressionado pela necessidade de vencer e ainda sonhar com a classificação, mas tropeçou na própria incompetência e apenas empatou em 0 a 0 com a equipe do interior e  volta para casa com a vergonhosa desclassificação e ainda reclamando que o rival paulista facilitou para o Ituano. Quando não se há palavras para descrever tal humilhação, atacar é a melhor solução, mas no caso do Corinthians, ele próprio foi responsável por tal fato, pecando em horas decisivas e deixando de vencer adversários tecnicamente inferiores. A classificação era uma obrigação pela grandeza do clube, que irá companhar pela TV os rivais na luta pelo título estadual. 

quarta-feira, 12 de março de 2014

XV vence o Linense no Barão e se mantém na elite do futebol paulista

Com uma atuação tranqüila, o XV de Piracicaba venceu, na noite desta terça-feira, 11, no estádio Barão da Serra Negra, a equipe do Linense por 2 a 0 em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Paulista 2014. Com o resultado, o Alvinegro chega a 17 pontos na classificação geral da competição e garante matematicamente a sua permanência na elite do futebol paulista em 2015.

Os gols que garantiram o triunfo do Nhô Quim foram marcados no primeiro tempo do confronto pelos zagueiros Rodrigo e Leonardo Luiz, após cobranças de escanteio de Alan Bahia. “Estava complicado de entrar na defesa do Linense. Por isso apostamos nas jogadas de bola aérea e graças a Deus fomos felizes. Sempre acreditei no grupo e hoje todos estão de parabéns por deixar o XV onde pegamos”, disse Edison Só.

O próximo compromisso do Alvinegro acontece neste sábado, 15, às 18h30, no estádio Walter Ribeiro, contra o Atlético Sorocaba.

O JOGO

XV de Piracicaba e Linense fizeram um jogo de pouco toque de bola, com muita marcação e ligações diretas entre defesa e ataque. A maneira encontrada pelo Alvinegro para construir a vitória foram as jogadas de bola aérea.

Em duas cobranças de escanteio, aproveitadas pelos zagueiros Rodrigo e Leonardo Luiz, o Nhô Quim fez 2 a 0 no adversário e encaminhou o triunfo que garantiu a permanência da equipe na elite do futebol paulista. O goleiro Mateus ainda foi exigido e chutes de João Lucas e cobrança de falta de Fernandinho e mostrou segurança para assegurar a vantagem no marcador.

Na segunda etapa, o Linense tentou diminuir a desvantagem, principalmente nos primeiros dez minutos, mas o arqueiro quinzista levou a melhor sobre os atacantes em todos os lances. No final, Cafú ainda desperdiçou duas oportunidades e o resultado acabou sendo mesmo o 2 a 0 construído na primeira etapa.

Ficha Técnica

Campeonato Paulista 2014 – 1ª Fase

12ª rodada

XV de Piracicaba 2 x 0 Linense

Data – 11/03/2014

Horário – 19h30

Local – Estádio Barão da Serra Negra, Piracicaba

Árbitro – Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Auxiliares – Bruno Salgado Rizo e Vitor Carmona Metestaine

Adicionais – Phillipe Lombardi e Rodrigo Gomes Paes Domingues

Quarto árbitro – Eduardo Pereira de Araújo

Gols – Rodrigo aos 13’/1T, Leonardo Luiz aos 32’/1T (XV)

Cartões Amarelos – Gedeílson, Renan (CAL)

Público – 3329 torcedores

Renda – R$70.245,00

XV de Piracicaba – Mateus Pasinato, Paulo Henrique, Leonardo Luiz, Pitty, Aelson (Vinicius Bovi), Adilson Goiano, Alan Bahia (Rodolfo), Adriano (Juliano), Gilsinho, Cafú e Adilson. Técnico Edison Só

Linense – Anderson, Bruno Ribeiro (Branquinho), Alex Moraes, Rodrigo Arroz, Thiago Santos, João Paulo (Nikão), Renan, Gedeilson, Oliveira (Anselmo), Fernandinho e João Lucas. Técnico Roberto Fonseca


NOTA DO BLOGUEIRO: Uma atuação tranqüila do quinze em um jogo de poucas emoções, onde foi pouco exigido defensivamente e a vitória veio através da bola aérea com os bons zagueiros Rodrigo e Leonardo Luiz. Matematicamente o Nhô Quim se assegura na primeira divisão do futebol paulista e matematicamente também, porém muito difícil, é possível se classificar para a próxima fase e quiçá ‘beliscar’ uma das duas vagas para a série B do campeonato brasileiro. Mas no momento creio ser mais importante a reformulação da diretoria de futebol e principalmente ‘gás novo’ na busca de novos horizontes ao clube a partir de já. 

Bom Senso Futebol Clube

Matéria de 12 de Março de 2014 inserida no Jornal A Tribuna Piracicabana

Nobres amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, após meses de discussões e muitas reuniões entre jogadores, clubes, federações e CBF, o movimento Bom Senso Futebol Clube concluiu e irá apresentar na próxima semana a proposta de calendário para o futebol brasileiro.

Segundo a matéria do site UOL, o calendário idealizado pelo Bom Senso tem o Campeonato Brasileiro começando em fevereiro, logo após uma pré-temporada de um mês, e se estendendo ao longo do ano todo, até o início de dezembro. A novidade, além das datas da competição - que atualmente é disputada de maio a dezembro - seria a criação da série E, para alocar 430 clubes.

A proposta também inclui novidades para os campeonatos estaduais, que hoje começam em janeiro (o que inviabiliza a pré-temporada integral) e duram quatro meses em alguns Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. No novo calendário pensado pelo Bom Senso, as competições regionais teriam um formato de Copa do Mundo, com sete ou oito datas, e aconteceriam durante o mês de julho, ou seja, com duração aproximadamente de um mês.

Vimos nas semanas que se passaram, públicos medíocres em alguns jogos dos campeonatos estaduais pelo Brasil afora. Bonsucesso e Flamengo jogaram em Volta Redonda diante de 375 pessoas pelo Campeonato Carioca. Legião e Ceilandense jogaram para nove testemunhas pelo Campeonato Brasiliense. Já pelo Campeonato Paulista, Oeste de Itápolis e Ituano jogaram para 32 pessoas.

A proposta de criação de uma nova série para o Campeonato Brasileiro é muito válida. Principalmente se a mesma for com fases regionalizadas. Ganhasse muito em credibilidade e equipes que outrora já estiveram em evidencia no cenário nacional terão a chance de voltar a propagar sua marca. 

Já os estaduais, que a cada ano que passa vem perdendo ainda mais sua audiência, dentro e fora de campo e já não conta com o ‘charme’ de antigamente, está fadado à falência, e algo deve ser feito para salva-lo.

Se as propostas irão dar resultados, só o tempo dirá. Mudanças eram necessárias e vejo como válidas os argumentos e alegações do movimento que vinha caindo no esquecimento do torcedor e que agora volta a ganhar força, já que o mesmo conta hoje, com a adesão de mais de mil jogadores de todas as divisões do futebol tupiniquim.



XV DE PIRACICABA: Escrevo sobre o Nhô Quim sem saber do resultado de ontem quando a equipe enfrentaria o Linense em Piracicaba, mas a postura e equilíbrio da equipe diante do Penapolense em Penápolis foram primordiais para a equipe conquistar a primeira vitória fora de casa e com isso respirar mais aliviado na batalha contra o fantasma do rebaixamento. Se a mesma postura tivesse entrado em campo ao lado dos jogadores nas partidas anteriores, tenho certeza que a história do clube seria outra no Paulistão. Mas agora é terminar dignamente o campeonato e procurar refletir fora de campo sobre os erros e apostas cometidas que tanto atrapalharam durante a competição, para que as mesmas não voltem a acontecer.


P.S. O Esporte Clube Quinze de Novembro de Piracicaba venceu o Linense ontem à noite em Piracicaba pelo placar de 2 a 0 e assegurou a permanência na elite do futebol paulista.