sexta-feira, 25 de abril de 2014

XV de Piracicaba irá disputar a Copa Paulista em 2014

Fonte: Assessoria E.C. XV de Novembro de Piracicaba

Após reunião entre a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo realizada na noite desta quarta-feira, 23, a Diretoria do XV de Piracicaba confirmou que o clube vai participar da Copa Federação Paulista 2014. Com isso, a reapresentação do elenco está mantida para o dia 5 de maio.

Apesar de a Copa Paulista ser deficitária, o compromisso com os patrocinadores e para com os sócios do Alvinegro foram mais fortes na decisão final. “Por obrigação, buscamos sempre ser transparentes em nossas ações. Por isso, confirmamos nossa participação na Copa e apresentamos a previsão do fluxo de caixa em Dezembro/14 já considerando além dos nossos custos fixos os custos previstos referente a participação na Copa Paulista 2014 ao Conselho Deliberativo do XV de Piracicaba. Vamos procurar montar a equipe com os atletas do time sub 20 e jogadores que se adaptem ao nosso planejamento para o segundo semestre, já que caso contrário o déficit de caixa seria bem maior”, disse o presidente Celso Christofoletti.

Sendo assim, hoje o Nhô Quim deve trabalhar nas renovações de contrato de alguns atletas remanescentes do Campeonato Paulista, como o do volante Adriano, do zagueiro Rodrigo e do lateral direito Paulo Henrique. “São atletas que nos interessam, mas que precisam aceitar as bases salariais da Copa Paulista para fecharmos negócio”, comentou.

Segundo o gestor financeiro remunerado pelo clube, Antônio Vilson Daniel, é preciso minimizar os déficits. “Nosso Departamento de Futebol vai buscar parcerias com outros clubes que possam emprestar jogadores e também arcar com seus salários. Assim podemos diminuir um pouco os gastos”, declarou.

O início da Copa Paulista 2014 está previsto para o dia 20 de julho, após o encerramento da Copa do Mundo.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Um gigantesco campeão

Matéria publicada no Jornal A Tribuna Piracicabana de 16 de Abril de 2014

Nobres amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, o Ituano Futebol Clube é o campeão paulista de 2014. Surpresa? Zebra? Acaso? Não. Surpreendente!

A começar pela gestão organizada, arrojada e corajosa do presidente Ricardo Giordani, que deu plenos poderes, liberdade e flexibilidade ao gestor de futebol profissional Juninho Paulista, sem sequer pestanejar e palpitar no trabalho alheio, sendo cada qual com a sua capacidade e em seu respectivo cargo.

Foi feito a profissionalização de quase todas as áreas do clube e principalmente do departamento de futebol. Contratando com eficácia e pontualidade, sem extrapolar o orçamento do clube. Transmitindo total segurança à comissão técnica, encabeçada pelo jovem, promissor e competente técnico Doriva, sem pressão por resultados imediatos.

A mescla de jogadores experientes, com passagens vitoriosas em clubes de grandes centros, com jovens valores de rodagem no futebol do interior foi a formula encontrada para o precoce e repentino sucesso, que impulsionou o clube ao seu segundo título estadual desde 2002, quando conquistou o paulistão sem a presença dos grandes de São Paulo e faz o clube do interior ter mais títulos estaduais que Palmeiras e São Paulo no século 21.

Destaque para o goleiro Vagner, que está do clube desde 2012 e que foi uma muralha nas finais. Ao zagueiro-artilheiro Anderson Salles, cria da base do Santos e com mais de cem jogos com a camisa rubro-negra. O meia Jackson Caucaia, que foi a cabeça pensante e responsável pela articulação de quase todas as jogadas da equipe. E o atacante Esquerdinha, rápido, ciscador e muitas vezes provocador - no bom sentido - dos cartões adversários.

Time de melhor defesa, sofrendo apenas 11 gols. Time de melhor campanha fora de casa. Classificou-se em um grupo onde o favorito Corinthians ficou pelo caminho. Venceu o São Paulo no Morumbi, o Palmeiras e o Santos no Pacaembu. Zebra? Não. Competência e merecimento, com uma pequena pitada de sorte, aliado dos grandes campeões.


PARABÉNS ao Ituano e a cidade de Itu pela gigantesca conquista, que com méritos, muita dedicação e pouco orçamento, está entregue em boas mãos e para os grandes de São Pulo fica a dica. Nem sempre jogadores caros e com altos salários será sinônimo de títulos. O custo-benefício pode não valer a pena, como não valeu no regional desse ano e essa é uma reflexão que deve ser feita com muita calma e serenidade por quem comanda o futebol. 

Foto: Marcos Ribolli
O Ituano comemora o segundo título paulista da sua história 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

O Ituano é campeão paulista de 2014

O Ituano Futebol Clube é o campeão paulista de 2014. Surpresa? Zebra? Acaso? Não. Surpreendente! 

A começar pela gestão organizada, arrojada e corajosa do presidente Ricardo Giordani, que deu plenos poderes, liberdade e flexibilidade ao gestor de futebol profissional Juninho Paulista, sem sequer pestanejar e palpitar no trabalho alheio, sendo cada qual com a sua capacidade e em seu respectivo cargo.

Foi feito a profissionalização de quase todas as áreas do clube e principalmente do departamento de futebol. Contratando com eficácia e pontualidade, sem extrapolar o orçamento do clube. Transmitindo total segurança a comissão técnica, encabeçada pelo jovem, promissor e competente técnico Doriva, sem pressão por resultados imediatos.

A mescla de jogadores experientes, com passagens vitoriosas em clubes de grandes centros, com jovens valores de rodagem no futebol do interior foi a formula encontrada para o precoce sucesso e que impulsionou o clube ao seu segundo título estadual desde 2002, quando conquistou o paulistão sem a presença dos grandes de São Paulo. 

Destaque para o goleiro Vagner, que está do clube desde 2012 e que foi uma muralha nas finais. O zagueiro-artilheiro Anderson Salles, cria da base do Santos e com mais de cem jogos com a camisa rubro-negra. O meia Jackson Caucaia, que foi a cabeça pensante e responsável pela articulação de quase todas as jogadas da equipe. E o atacante Esquerdinha, rápido, ciscador e muitas vezes provocador - no bom sentido - dos cartões adversários. 

Time de melhor defesa, sofrendo apenas 11 gols. Time de melhor campanha fora de casa. Classificou-se em um grupo onde o favorito Corinthians ficou pelo caminho. Venceu o São Paulo no Morumbi, o Palmeiras e o Santos no Pacaembu. Zebra? Não. Competência e merecimento. 

PARABÉNS ao Ituano e a cidade de Itu pela imensa conquista, que com méritos, muita dedicação e pouco orçamento está em boas mãos e para os grandes de São Pulo fica a dica. Nem sempre jogadores caros e com altos salários é sinônimo de títulos. O custo-benefício pode não valer a pena, como não valeu no regional desse ano e essa é uma reflexão que deve ser feita. 


quarta-feira, 9 de abril de 2014

O Galo cantou pra cima do Peixe no Pacaembu

Matéria publicada no Jornal A Tribuna Piracicabana de 09 de Abril de 2014

Nobres amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, de maneira surpreendente, o Ituano venceu o favorito Santos, por uma zero, em pleno Pacaembu, na primeira partida da finalíssima do Campeonato Paulista, e joga por um empate na próxima partida para conquistar seu segundo título estadual da sua história.

O que faltou ao Santos, desde o início, foi um despertador. O time entrou em campo de forma sonolenta, como se a vitória acontecesse de forma natural e a qualquer momento. Afinal, um time que tem média de 2,8 gols por jogo, soma diversas goleadas no campeonato e que enfrenta uma equipe teoricamente desconhecida, ganhará de forma tranqüila.

Ledo engano. O time teoricamente desconhecido classificou-se em um grupo onde estava o Corinthians. Venceu o São Paulo no Morumbi. Eliminou o Palmeiras no Pacaembu. Possui a melhor defesa do campeonato e tem a melhor campanha como visitante.

Taticamente falando, foi amplamente superior. Marcou no campo do Santos e impediu a ligação da defesa com o ataque santista. Neutralizou Arouca e Cícero, obrigando a ligação direta ao ataque, que teve Gabriel e Geuvânio apagados e um Leandro Damião em tarde para se esquecer.

Com uma proposta defensiva, o Ituano do técnico Doriva se portou muito melhor que o Santos de Oswaldo de Oliveira, marcando e correndo muito, quase não permitindo a criação de jogadas do adversário, que visivelmente se sentiu surpreendido, tendo poucas opções ofensivas e raramente penetrava da defesa do time de Itu.

A vitória do Ituano serviu para premiar ainda mais a ótima gestão de Juninho na equipe do interior, colocando mais dificuldade na possibilidade de conquista de título do Peixe – ainda favorito – mas sabendo que terá que fazer o que fez em boa parte do campeonato. Jogar em velocidade, buscando o gol insistentemente. 


A disputa está aberta. O galo de Itu cantou pra cima do peixe na primeira partida. A forma como entrou em campo, jogando como se fosse o jogo da vida fez o Ituano incorporar um espírito guerreiro jamais visto, mas que somente é encontrado no futebol, onde o mais fraco tecnicamente pode vencer o mais forte, agora, será que o raio cairá duas vezes no mesmo lugar? 

Foto: Marcos Riboli
A parada está aberta e o desfecho será no próxima domingo

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A final da competência

Matéria vinculada no jornal A Tribuna Piracicabana de 02 de Abril de 2014

Nobres amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, Santos e Ituano farão a final inédita do Campeonato Paulista em duas partidas que serão realizadas nos dois próximos domingos já confirmadas para o estádio Paulo Machado de Carvalho, vulgo Pacaembu. Será o encontro das duas melhores equipes do Paulistão.

A campanha do peixe é quase irretocável. Em dezessete jogos foram treze vitórias, três empates e apenas uma derrota. Foram 46 gols marcados – média de 2,8 por partida – sendo assim o ataque mais fulminante do regional e 18 gols sofridos, com saldo positivo de 28 gols pró.  O Santos tem ainda a melhor campanha como mandante, tendo 100% de aproveitamento jogando sob seus domínios.

Já o Ituano tem uma campanha muito regular e consistente para os padrões de uma equipe do Interior. Em dezessete jogos foram nove vitórias, cinco empates e três derrotas. São dezessete gols anotados e apenas 10 sofridos – média inferior a 0,6 gol por partida – tendo assim a melhor defesa do paulistão, com saldo positivo de 7 gols pró. O Ituano é também o visitante mais indigesto para os adversários. Venceu seis partidas jogando fora de Itu.

Resumidamente, será a final do melhor ataque diante da melhor defesa. DO melhor mandate diante do melhor visitante. Da ousadia e alegria dos meninos do Santos diante do equilíbrio e regularidade dos bons valores do Ituano.

O Santos busca seu 22º título de história já centenária, sendo o 4º nos últimos seis anos. O Peixe alcança com essa final sua 6º final consecutiva. O Ituano busca marcar seu nome na história novamente. Foi campeão em 2002, ano em que o formato era disputado sem os quatro grandes, que disputavam o Torneio Rio-SP e busca novamente surpreender esse ano.

Sendo justo ou não, os números não mentem e contra eles não há argumentos. O futebol é decidido em detalhes e o vencedor é conhecido pela sua competência, e Santos e Ituano farão a final dos times que souberam aproveitar o melhor de suas virtudes e qualidades e principalmente da incompetência de seus adversários e farão a final dos dois melhores times do Paulistão 2014.  


Ituano e Santos farão a final inédita do Paulistão 2014

XV DE PIRACICABA: O Esporte Clube Quinze de Novembro de Piracicaba anunciou de forma oficial a venda de 90% dos direitos econômicos do atacante Cafu para um grupo de investidores por aproximadamente R$ 470 mil e que provavelmente será repassado a Associação Atlética Ponte Preta de Campinas. O atleta foi um dos destaques do Nhô Quim na campanha frustrante do Paulistão deste ano e o clube terá ainda 10% dos direitos do jogador numa futura venda nos próximos três anos. Se o valor é justou ou não, não há como avaliar. A única certeza é que em menos de uma temporada, Cafu foi de ‘pereba’ da Copa Paulista para ‘estrela’ do Paulistão devido a sua insistência, persistência e vontade demonstrada dentro das quatro linhas.