segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mudar para melhor nem sempre é fácil

O Equilíbrio tático e técnico é marca registrada dos grandes times e principalmente daqueles que almejam conquistar títulos no sistema de pontos corridos e isso com certeza não está no escopo de planejamento do Santos Futebol Clube nas últimas temporadas, e isso está bem evidenciado esse ano.

A equipe fez até o momento, afinal estamos na 34ª rodada, doze (12) jogos contra concorrentes acima dele na tabela, faltando apenas Cruzeiro (casa) e São Paulo (casa), que coincidentemente são líder e vice-líder do campeonato.

Desses doze (12) jogos, foram dez (10) derrotas e dois (2) empates, sendo duas derrotas para o Fluminense por 1 a 0, duas derrotas para o Internacional por 1 a 0, duas derrotas para o Corinthians por 1 a 0, duas derrotas para o Atlético/MG por 2 a 1 e 3 a 2, dois empates com o Grêmio por 0 a 0, uma derrota para o São Paulo por 2 a 1 e uma derrota para o Cruzeiro por 3 a 0.

Convenhamos! Um time que não consegue ter o mínimo de competência para vencer seus principais concorrentes ao título, não merece chegar a lugar algum, não é torcedor? A verdade é nua e crua e a realidade santista é irritantemente dolorosa.


Para o torcedor santista, acordar em dias melhores passa-se diretamente pelas eleições do clube que serão realizadas no dia 06 de dezembro. Está nas mãos do associado com direito a voto o futuro do clube no próximo triênio e cabe a ele saber o que quer. Mudanças radicais, serenas, passivas ou simplesmente mais do mesmo.  

Foto: Arquivo Google

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Só mais uma noite de futebol

Para aqueles que são amantes e admiradores de futebol – e também para quem não é - a quarta-feira foi um prato cheio e suculento, com direito a uma deliciosa e saborosa sobremesa, com belíssimas e emocionantes partidas, para todos os gostos e esclarecidos no assunto da peleja tupiniquim.

A Copa do Brasil tem nos reservado histórias e roteiros que nem os melhores produtores de Hollywood seriam capazes de escrever, com fatos imprevisíveis e detalhes surreais de dar inveja a Steven Spielberg.

Na Vila Belmiro, o Santos precisava vencer o Cruzeiro pelo placar mínimo para levar a partida às penalidades ou por dois gols de diferença para garantir a classificação e, assim, vinha conseguindo até os 35 minutos do 2º tempo. Vinha... Foi ai que surgiu o personagem da partida: o atacante William e suas precisas finalizações.

Tecnicamente melhor que o time santista, o Cruzeiro esteve atrás do placar durante boa parte do jogo e via a vaga para a final ficar distante. Já o alvinegro, inferior tecnicamente, mas externando muita vontade, tropeçou em suas limitações e principalmente nas falhas do sistema defensivo.

Foto: GazetaPress


O placar final de 3 a 3 reflete o poderio ofensivo dos maiorais e excelentes sistemas ofensivos do futebol brasileiro. A raposa de BH - muito mais equilibrada taticamente e com um conjunto que vem atuando junto há quase dois anos - fez a diferença. Já o peixe da Baixada, muito dependente dos lampejos de Robinho e sem a velocidade do atacante Geuvânio, fez o possível dentro das suas limitações, mas não o necessário para garantir a classificação.

No Mineirão, na partida mais alucinante e emocionante da noite, colocou frente a frente o Flamengo do “profexô” Wanderley Luxemburgo, que vencerá a primeira partida no Maracanã por 2 a 0 e abrirá uma ótima vantagem, e o Atlético do atacante selecionável Diego Tardelli.

Se não bastasse ter vencido a primeira partida, o Flamengo mesmo jogando acuado e sem chances de gol conseguiu, num rápido contra-ataque, abrir o placar e assim aumentar ainda mais sua vantagem pra cima do Galo de Minas. Mas a mística do #EuAcredito do torcedor atleticano novamente entrou em campo. Mais uma vez...

O galo forte e vingador, assim como em seu hino, fulminou toda e qualquer vantagem imposta pelo time rubro-negro, que se viu numa rinha mineira, pronto para o embate e sabedor que o duelo seria indigesto, e no final o urubu foi depenado e escaldado com impiedosos e precisos 4 a 1, necessários para a classificação heróica mineira, que mais uma vez aconteceu no palco do descurado 7 a 1 da Copa do Mundo.

Foto: GazetaPress


E para não deixar passar batido, ainda tivemos o São Paulo jogando pela Copa Sul-americana, e mesmo com a derrota por 3 a 2 para o Emelec, no Equador, garantiu sua heróica classificação, em partida que teve duas viradas e emoção até o fim. Haja coração!


Respeito a toda e qualquer opinião sobre admirar ou não de uma partida de futebol, mas essa quarta-feira com certeza foi mais uma daquelas que será eternizada, para o bem ou para o mal, na alegria ou na tristeza, na dor ou no amor, na memória do torcedor, como só mais uma noite de futebol. 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Paulistão 2015

Na última segunda-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, foi realizado o sorteio para o Paulistão Chevrolet 2015. As 20 equipes foram divididas em quatro grupos, cada um deles com cinco equipes. A formula de disputa será a mesma e teremos a novidade que cada clube poderá inscrever apenas 28 jogadores e até a 4ª rodada. A partir da 2ª fase 4 deles poderão ser substituídos.  Confira como ficaram as chaves:

Grupo 1: São Paulo, Ituano, São Bernardo, Mogi Mirim e Red Bull

Grupo 2: Corinthians, Ponte Preta, Audax, Rio Claro e São Bento

Grupo 3: Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Linense e Marília

Grupo 4: Santos, Penapolense, Bragantino, XV de Piracicaba e Capivariano

Foto: FPF