sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Negócio da China

Nobre amigo torcedor, parece ser algo inevitável no mercado da bola. Basta que um jogador tenha uma temporada de destaque no futebol brasileiro para, em seguida, ser negociado para o exterior. Ou melhor, para o novo eldorado do futebol mundial, a China.

Em 2014 foram os casos de Conca, Barcos, Diego Tardelli e Ricardo Goulart. E agora ao final de 2015 os chineses vieram buscar mais uma vez “mão de obra” brasileira. Jadson, Renato Augusto, Luis Fabiano e o atacante Geuvânio são os casos mais recentes. Eles resolveram arrumar as malas para o outro lado do mundo, e o torcedor brasileiro ficará órfão desses craques.

O oriente tem sido o caminho dos astros do futebol brasileiro. Mas por que a China resolveu despejar tanto dinheiro no futebol? A resposta passa longe do ambiente das quatro linhas.

Os clubes que compõem a primeira divisão chinesa são controlados por empresas. Mesmo que o crescimento recente do esporte no país tenha aumentado receitas, oferecer salários milionários e astronômicos aos atletas traria prejuízo a elas. A relação só é vantajosa porque vai muito além da partida de futebol.

O governo entrou em campo para transformar o jogo em um negócio lucrativo e bem rentável. Quem participa das transações aponta Wu Bangguo, ex-presidente da Assembleia Popular Nacional, principal órgão legislativo do país, como responsável pela organização e planejamento do esquema.

Apaixonado por futebol, ele teria influenciado a garantia de incentivos governamentais para alavancar o esporte. Em 2013, o presidente Xi Jinping afirmou que sonhava com o crescimento do esporte na China. As empreiteiras que investem em clubes passaram a ganhar áreas públicas para novas construções. Quem não quer terrenos, vai em busca de prestígio político.

As estrelas fizeram o interesse pelo futebol crescer. Em um país que tem o tênis de mesa como paixão nacional, a bola grande passou a ganhar mais espaço. O espetáculo ainda deixa a desejar, mas tem melhorado com os reforços que chegam de fora, principalmente do Brasil.


Ainda assim, a motivação principal dos jogadores para a aventura chinesa é financeira. Enquanto não há ponte entre os chineses e o Velho Continente, eles depositam seus milhões para tirar os craques daqui. Que o diga o Corinthians. 

Foto: Uol
Geuvânio é mais um jogador brasileiro a se aventurar em terras chinesas 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Rivaldinho é apresentado no XV

Fonte: Assessoria XV

O XV de Piracicaba apresentou na tarde desta segunda-feira, 18, o seu 22º reforço para a disputa do Campeonato Paulista 2016. O atacante Rivaldinho, filho do pentacampeão mundial Rivaldo, foi recebido por integrantes da torcida organizada do Alvinegro e atraiu um grande número de profissionais da imprensa local, regional e nacional, que estavam interessados em divulgar a chegada do jogador ao Nhô Quim depois de sua saída do futebol português.

O atleta mostrou personalidade durante a entrevista e elogiou o clube piracicabano. “Estou muito feliz com essa oportunidade. Sempre ouvi falar muito bem do XV, tanto de sua estrutura como, principalmente, de sua torcida. Espero que, com muito trabalho e suor, eu possa honrar essa camisa”, disse.

As comparações com o pai, segundo Rivaldinho, não atrapalham o seu desempenho dentro de campo. “Isso é inevitável e já não me deixa mais triste. Vou ter essa cobrança em qualquer clube que eu jogar, mas sei de minhas qualidades e quero construir a minha história assim como ele (Rivaldo) fez a dele e muito bem feita”, comentou.

O atacante também comemorou o fato de reencontrar os antigos companheiros Magal e Fábio Sanches, além do técnico Claudinho Batista. Todos trabalharam juntos no Mogi Mirim, quando conquistaram o acesso à série B do Campeonato Brasileiro. “Sempre soube que o XV é um clube acolhedor e, com eles estando aqui, eu tenho certeza que vim para o melhor lugar possível. Por isso, estou muito feliz com a oportunidade de defender essa camisa, de rever os amigos e espero crescer junto com o grupo”, falou.

Rivaldo elogiou o XV de Piracicaba e disse estar tranquilo quanto o futuro do filho. “Apareceram outras oportunidades para ele, mas o XV é um time de torcida e que disputa o melhor campeonato do primeiro semestre. Esse é o torneio que todo mundo vê, que passa fora do país, portanto estou contente com a escolha que fizemos. Agora é torcer para esse bom elenco que o clube montou dar certo”, declarou o ex-jogador da seleção brasileira.

Foto: Michel Lambstein
Rivaldinho e Rivaldo na apresentação a torcida e imprensa