quarta-feira, 27 de julho de 2011

Jogão de bola na Vila Belmiro

Nação Santista de todo Brasil e Mundo afora, hoje teremos um super clássico na Vila mais famosa do planeta. Numa partida repleta de atrativos e recheada de craques, o duelo entre Santos e Flamengo coloca frente a frente uma constelação de astros, como Neymar, PH Ganso, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, além dos comandantes Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo.
Após um logo descanso, devido à maratona de jogos que o Peixe fez na busca pelo Tri Campeonato da Taça Santander Libertadores, o Alvinegro volta a campo pelo Campeonato Brasileiro e busca se recuperar na tabela para ocupar seu devido e merecido lugar, entre os primeiros colocados.
Com três jogos a menos, o Santos foca a partir de agora, exclusivamente suas forças no torneio Nacional, antes de viajar para o Japão em Dezembro, onde disputará o Mundial de Clubes da FIFA, e o recomeço será frente ao único invicto da competição até o momento.
Com o time completo, após as voltas do trio Neymar, PH Ganso e Elano que estavam com a Seleção Brasileira na Argentina, disputando a Copa América e ainda com a presença dos reforços Ibson e Alan Kardec, o Peixe vai pra cima do Flamengo e terá a provável escalação com Rafael; Pará, Durval, Edu Dracena e Léo; Arouca, Ibson, Elano e PH Ganso; Borges e Neymar.
Será a primeira partida que o atacante Borges, novo camisa 9 do Peixe, fará com o ‘menino monstro’ Neymar e a expectativa é a melhor possível. Além dele, a novidade será à entrada do volante/meia Ibson, revelado pelo clube carioca, na vaga do volante Adriano, que se recupera de contusão.
É esperado um grande público para esse embate. O torcedor da baixada está mais do que empolgado para rever seus craques e os novos contratados e para isso já esgotou os 15mil ingressos colocados a disposição.
Na história recente do Campeonato Brasileiro, o Santos não vence o Flamengo a sete partidas. A última vitória foi no dia 05 de Agosto de 2007, na Vila Belmiro, pelo placar de 3 a 0. De lá pra cá, foram sete partidas, com quatro vitórias da equipe carioca e três empates. O fato interessante dessa última vitória do Peixe, é que o colunista que vos escrevem estava presente naquela tarde chuvosa de Santos.
Acredito que será uma grande partida e o Santos tem tudo para vencer e voltar a figurar entre os primeiros do Campeonato Brasileiro e almejar ainda, a busca pelo título Nacional.
foto: placar.com.br
O volante Ibson estréia hoje com a camisa do Santos

200: O lateral e ídolo Léo, completa hoje, 200 jogos em Campeonatos Brasileiros. O veterano jogador soma até o momento 101 vitórias, 44 empates, 54 derrotas e 12 gols, além dos títulos de 2002 2 2004.
COISA CHATA: Qual o prêmio e destaque, que uma equipe merece por ser a melhor do País nos últimos dois anos, vencendo por duas vezes o Campeonato Regional mais difícil e disputado do País; pela primeira vez a Copa do Brasil e o Tri Campeonato Continental? No caso do Santos, além das merecidas premiações em dinheiro e o fato de expor ao mundo suas mais novas estrelas e a cederam a Seleção Brasileira, que hoje, deixou de ser uma unanimidade Nacional, devido às falcatruas do seu mentor, o senhor #ForaRicardoTeixeira e pela perda da identidade com o povo Brasileiro, mais nada. Jogos foram adiados e o planejamento da equipe foi prejudicado, tudo em prol da CBF e do seu técnico Mano Menezes, que em tom de ironia, ainda debocha da situação dos clubes que cedem atletas a sua Seleção e diz “não estar nem ai para os problemas dos outros”. Os jogos que foram adiados e remanejados devem ser jogados, isso é fato. Independente de a data coincidir com amistosos da Seleção ou não, afinal foi a própria CBF que as remarcou e a diretoria acatou a decisão. Então, nada mais justo com os torcedores e com o Estatudo do Torcedor que o combinado seja cumprido. Mas cá entre nós, o bom censo deveria prevalecer sempre, e isso, no Brasil não existe e chega a ser surreal e uma utopia acreditar que veremos isso algum dia.

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é Um Orgulho que nem Todos podem Ter”
@rocaetanopira

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Casos e causos do mundo esportivo

Nação Santista de todo Brasil e Mundo afora, resolvi inovar em minha coluna de hoje. Irei narrar e comentar casos e causos interessantes, intrigantes e engraçados do mundo esportivo que aconteceram nas últimas semanas. Mas não deixarei de falar do glorioso e maior clube do planeta.
CONCA NA CHINA: Nos últimos dias, vimos e acompanhamos a novela envolvendo a negociação do meia Argentino Dario Conca, do Fluminense para o clube Guanghou da toda poderosa e nova potência econômica do futebol, a China. Segundo as especulações, o meia irá receber o pomposa salário de 2,5milhões. E pasmem, esse valor é por mês e não por ano, como imaginou inicialmente o colunista paupérrimo que vos escrevem. Nem se eu vivesse até os 500 anos conseguiria ter e juntar tal bagatela com meu humilde trabalho e esforço. Mas agora fica uma dúvida. Se Conca, com seu futebol nota 4,5 vale isso, quanto valeria o ‘menino monstro’ Neymar e o maestro PH Ganso no país asiático?
AMOR A CAMISA: Venho acompanhando com mais afinco, alguns esportes que antes não acompanhava, e um deles é o basquete, que já deu tantas alegrias ao povo Brasileiro com a geração de Oscar, Pipoca e Cia. Mas nos dias de hoje, parece que o processo se inverteu e não há mais tanto interesse em vestir a camisa amarelinha. O motivo? Não sei. Independente dele, a Seleção deveria ser a prioridade de qualquer atleta, afinal, é o sonho e o auge de qualquer um. Nos últimos dias, Leandrinho solicitou novamente dispensa, alegando problemas particulares e assim o fez também o pivô Nenê Hilário. Diferente dos nossos hermanos Argentinos, que contrastam com o atual momento dos atletas Brasileiros, lá eles querem e fazem de tudo para jogar com a camisa celeste. E porque aqui isso não acontece?
ZERO EM GEOGRAFIA: No último final de semana, aconteceu a grande final do torneio de tênis de Wiimbledon. O mais tradicional e simpático do tênis Mundial. Com grande exibição do Sérvio Novak Djokovic, que agora é o mais novo nº 1 do planeta, ele bateu o Espanhol Rafael Nadal por 3 a 1 e alcançou sua primeira glória em terras Inglesas. Acompanho e sou fã de tênis, mais do que entendo. Sou ‘viúva’ de Guga, o Pelé do tênis Brasileiro. Mas dias antes, aconteceu à semifinal entre o mesmo Nadal e o Britânico Andy Murray e um fato inusitado aconteceu nessa partida. O comentarista de tênis do canal fechado SPORTV, Dácio Campos, em determinado momento que a câmera focalizava a torcida, fez o seguinte comentário – “Você vê ali uma bandeirinha da Finlândia”. Até ai tudo normal. Mas o fato é que a tal ‘bandeirinha” vista pelo comentarista era da Escócia. De tênis, Dácio Campos entende e sabe muito. Já de geografia, nota zero.
SANTOS: Ainda de ressaca pelo Tri Campeonato da Taça Santander Libertadores e por sinal, longa demais, já que o time está desfigurado, o técnico Muricy Ramalho, vai juntando os cacos e fazendo malabarismo para montar e armar uma equipe competitiva para entrar em campo nos jogos do Campeonato Brasileiro. Com vários desfalques e ainda, sem nenhum dos reforços prometidos pelo Presidente Luis Álvaro, a equipe Alvinegra, vai sofrendo na competição Nacional e se vê longe das primeiras colocações. A meta do ano, segundo a própria diretoria foi alcançada, mas temos em dezembro o Mundial de Clubes da FIFA e a torcida espera que nossas principais estrelas permaneçam e que novas peças sejam incorporadas ao já, bom elenco que com mais duas ou três contratações, pode vir a ser tornar ótima e com grandes chances de enfrentar de igual para igual o Barcelona de Messi, que segundo a imprensa Brasileira e Mundial, é o time a ser batido e como Santista e apaixonado que sou, confio muito nos atletas e comissão técnica, bem como na diretoria, que vem engatinhando nas contratações e no planejamento para o Mundial.
“Nascer, Viver e no Santos Morrer é Um Orgulho que nem Todos podem Ter”
@rocaetanopira