Fonte: ge.com
Brasileiro
comparece à sede do time em Grove nesta segunda-feira e firma vínculo de dois
anos com opção de mais um. Ele substituirá Maldonado e fará dupla com Bottas.
O
Brasil não corre mais o risco de ficar sem representantes na Fórmula 1 pela
primeira vez desde 1969. Um dia após ganhar uma festa de despedida da Ferrari,
Felipe Massa foi anunciado em sua nova casa em 2014: a Williams. O contrato foi
assinado na manhã desta segunda-feira em Grove e é válido por dois anos, com
opção de renovação por mais um. O piloto brasileiro entrará no lugar do
venezuelano Pastor Maldonado e fará dupla com o finlandês Valtteri Bottas.
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A Williams é uma das mais bem sucedidas e importantes equipes de todos os
tempos da Fórmula 1.Quando era criança, sempre sonhei em correr por Williams,
Ferrari ou McLaren. Estou feliz em assinar com outro ícone do esporte, após
minha sequência na Ferrari – disse o piloto, destacando o passado glorioso da escuderia,
uma das maiores campeãs da história da categoria, dona de nove títulos do
Mundial de Construtores e sete de Pilotos.
Desde
que Maldonado manifestou o desejo de romper com a Williams, Massa viu no time
de Grove uma boa oportunidade para a próxima temporada e iniciou os contatos.
As negociações ganharam contornos decisivos durante o fim de semana do GP de
Abu Dhabi, no início de novembro. Massa acertou as bases do acordo e finalmente
assinou um pré-contrato com a equipe inglesa.
Entretanto, a conclusão da
negociação ainda dependia do distrato entre a Williams e a PDVSA, petrolífera
venezuelana. A saída de venezuelano foi, enfim, acertada na última semana. No
entanto, em razão do rompimento precoce por parte de Maldonado, a petrolífera
PDVSA que apoia o piloto terá que arcar com boa parte dos R$ 93 milhões (€30
milhões) devidos pelo contrato que vigoraria até o fim da temporada de 2015. A
equipe agradeceu os serviços de Maldonado, especialmente à surpreendente
vitória no GP da Espanha de 2012, a primeira do time em oito anos.
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Estamos muito felizes em confirmar nossa dupla de 2014 e dar as boas-vindas a
Felipe na família Williams. Ele é um talento excepcional e um verdadeiro
lutador dentro da pista – comemorou o chefe e fundador da equipe, Sir Frank
Williams.
No
início de setembro, Massa anunciou que, após oito anos de Ferrari, não teria
seu contrato renovado para 2014 pela escuderia de Maranello. O vice-campeão de
2008 passou então a negociar com equipes com potencial de construir um carro
competitivo para a próxima temporada, que terá profundas mudanças de
regulamento, com a entrada da nova geração de motores V6 turbo no lugar dos
atuais propulsores V8. Além de Williams, Massa negociou com Lotus, McLaren,
Force India e Sauber.
Foto: ge.com
Massa será o sexto brasileiro a guiar um carro da Williams
Massa
será o sexto piloto brasileiro a defender a Williams, dando sequência a uma
história que contou com Nelson Piquet, Ayrton Senna, Antônio Pizzonia, Rubens
Barrichello e Bruno Senna. O ex-piloto da Ferrari será o sétimo a trabalhar com
Sir Frank, já que seu compatriota José Carlos Pace defendeu, em1972, a Team
Williams Motul, da Frank Williams Racing Cars, time que precedeu a atual equipe
Williams.
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É muito bom lembrar que alguns dos melhores pilotos brasileiros correram pela
Williams e cimentaram uma forte ligação nacional com o time – destacou Massa.
Antes
de se juntar definitivamente à Williams, Massa terá ainda dois GPs para se
despedir da Ferrari, sua casa por doze anos, oito como titular. O primeiro será
no GP dos EUA deste fim de semana e o último, no dia 24 de novembro, diante da
torcida brasileira em Interlagos.
NOTA DO BLOGUEIRO: É a junção da fome com a vontade de comer. Um preciso do outro para se reerguer. A Williams que é uma das escuderias mais vitoriosas da história do automobilismo terá a oportunidade de voltar a ser grande e competitiva. Felipe Massa terá que demostrar que pode ser um grande primeiro piloto e principalmente de reencontrar o caminho das vitórias com essa união, mas tudo com muita calma e paciência. 2014 promete ser uma ano diferente para o brasileiro que sempre foi um simples fiel escudeiro na Ferrari.
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