quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Desfile de craques no Gigante da Beira Rio

Nação Santista de todo Brasil e Mundo afora, teremos logo mais na fria Porto Alegre, o emblemático duelo dos dois últimos Campeões Continentais.
Santos e Internacional duelam pela aprovação e confirmação de melhores times do País e buscam alcançar melhores colocações no Campeonato Brasileiro, que terá hoje, o início do returno.
Ingredientes para um grande e memorável jogo não faltam. Pelo lado colorado, Oscar, Andrezinho e Leandro Damião. E pelo lado Santista, Neymar, PH Ganso e Borges serão os protagonistas do tão aguardado espetáculo.
O técnico Muricy Ramalho terá alguns problemas para escalar a equipe. Edu Dracena, julgado por ofensa ao arbitro da partida frente ao Coritiba, foi condenado e suspenso e não joga, mas a diretoria, ainda tenta um efeito suspensivo. Arouca e Elano, com desconforto muscular, também serão desfalques.
A provável equipe para o embate de logo mais a noite será de Rafael, Pará, Bruno Rodrigo (Edu Dracena), Durval e Léo; Adriano, Henrique, Danilo e PH Ganso; Neymar e Borges.
O Peixe busca sua recuperação, após um primeiro turno abaixo do esperado e tem na partida frente ao Internacional, uma ótima oportunidade para mostrar e provar sua evolução no certame Nacional e se consolidar como umas das favoritas ao título, ainda que improvável.
Sou apaixonado e saudosista ao mesmo tempo e deixo a vocês, uma ótima lembrança de uma grande vitória do Santos no Sul, com direito a golaço do atacante Dodô, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 1999 http://www.youtube.com/watch?v=da-MND-8U5E
foto: agência Estado
O artilheiro Borges é uma das esperanças do Santos
REFORÇOS: A diretoria Alvinegra, encabeçada por Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, segue em busca de reforços, para fortalecer ainda mais o elenco Santista. A bola da vez é o lateral e zagueiro Éder Lima do Vila Nova/GO.  Segundo a diretoria, há interesse em adquirir 100% dos direitos econômicos do atleta, mas que ainda não está concretizada a contratação.
JOGO ADIADO: A pedido do Santos Futebol Clube, a CBF aceitou e adiou, sem nova data definida, o confronto frente ao Botafogo que estava marcado para domingo, dia 04 de Setembro.  O motivo alegado é o número de ausências que a equipe terá, já que cedeu Neymar, PH Ganso e Danilo a ‘Seleção Brasileira’. Em nota oficial, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, repudia tal ação executada pela CBF, dizendo que seu filiado, o Botafogo, foi prejudicado e que o órgão máximo do futebol Brasileiro, descumpriu seu próprio regulamento com a alteração da data, já que segundo o Artigo 14 do Regulamento Geral das Competições, a autorização só pode ser dada num prazo de dez dias de antecedência à data do jogo e não cinco dias, como neste caso.

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”

@rocaetanopira

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Hora de despertar e acordar no Brasileirão

Nação Santista de todo Brasil e Mundo afora, hoje na Vila mais famosa do planeta, teremos o encontro de duas das equipes que mais encantaram o país no primeiro semestre.
O Peixe, Bi-Campeão Paulista e Tri-Campeão da América, recebe o Coritiba, atual Campeão Paranaense Invicto e time de maior seqüência invicta do futebol brasileiro.
A partida é válida pela 17º rodada do Campeonato Brasileiro, mais o time da Baixada tem ainda dois jogos a cumprir e atualmente ocupa a derradeira 16º colocação no certame Nacional.
O técnico Muricy Ramalho terá alguns desfalques para a partida de logo mais a noite. Ibson com lesão muscular, Elano com entorse no tornozelo e Danilo, servindo a Seleção Sub-20, ficam de fora. O volante Arouca, com uma pancada no pé direito, ainda é duvida.
A provável equipe para o embate frente ao Coxa será de Rafael; Pará, Durval, Edu Dracena e Léo; Adriano, Arouca (Diogo), Henrique e PH Ganso; Borges e Neymar.
Um fato, um tanto quanto pertinente, vem tirando o sono da torcida Santista. O atacante Borges, o ‘menino monstro’ Neymar e o Maestro PH Ganso juntos, neste Brasileirão, ainda não venceram nenhuma partida e tentam na partida frente ao time Paranaense, mudar essa história.
A verdade é que depois do título da Taça Libertadores, a dupla de jóias da Vila Belmiro caiu de rendimento e a equipe não mostrou o que mostrará no primeiro semestre. Um futebol brilhante e envolvente. Creio que, mesmo sendo estranha, a ausência de dois atletas que foram importantes para as conquistas, pesaram para tal queda. O volante e ‘carrapato’ Adriano e o lateral/volante Danilo. Ambos, ao lado de Neymar e Ganso, foram e são peças importantes para o esquema atual do comandante Muricy.
Passado a ressaca das conquistas, o time tinha tudo para engrenar novamente e vimos que isso não aconteceu. Confesso que ainda, o risco de rebaixamento não me preocupa. O Santos tem time e elenco para reverter a atual situação, mas não pode passar de hoje.
Teremos em Dezembro, o Mundial da FIFA no Japão, e até lá, a equipe terá que estar recuperada e no auge técnico e físico dos atletas para encarar a maratona de viagens e jogos que enfrentaremos. Caso contrário, teremos grandes problemas.
Mas se até lá, o time se encontrar na mesma situação que se encontra? Duvido.
A hora é agora. O som do apito inicial na noite de hoje, será o do despertador que acordará a equipe em busca das vitórias e do recomeço neste Brasileirão.
Assim eu espero...
PERGUNTAR NÃO OFENDE: O meia Elano foi vetado para o embate de hoje, pois não se recuperou da entorse no tornozelo, sofrida na partida frente à equipe do Corinthians. Mas na última semana esteve em Piracicaba, prestigiando a Festa do Peão da Cidade. Ai pode Arnaldo?

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”

@rocaetanopira

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vencer e convencer para seguir vivo no Brasileirão

Nação Santista de todo Brasil e Mundo afora, teremos hoje na Vila Belmiro, o clássico Alvinegro entre Santos e Corinthians. Partida essa adiada da quinta rodada do Campeonato Brasileiro e que vale a liderança para a equipe da capital Paulista e a confirmação para a equipe da Baixada Santista.
Desfalcados de alguns dos seus principais jogadores, as equipes buscam um algo a mais e tentam convencer seus torcedores que a partida será um divisor de águas em busca do título Nacional.
Pelos lados do Peixe, que não terá a dupla Neymar e PH Ganso, que servem a “Seleção” da CBF e de #ForaRicardoTeixeira em amistoso na Alemanha e o lateral Danilo que está com a “Seleção” Sub-20 em Mundial da categoria na Colômbia, essa partida é mais que importante para seguir vivo no Campeonato e demonstrar que a equipe pode voltar a ser a mesma do primeiro semestre que encantou o País e a América.
A provável equipe Santista para a partida de logo mais será de Rafael; Bruno Rodrigo, Durval e Edu Dracena; Pará, Arouca, Henrique, Elano e Léo; Diogo e Borges. Escalação essa com três zagueiros, que segundo o comandante Muricy Ramalho, é para dar mais consistência e segurança à equipe, que terá como prioridade não sofrer gols e depois pensar em fazê-los.
A equipe Alvinegra vem oscilando muito nos últimos jogos e nem de perto é a mesma que venceu o conquistou o Tri Campeonato da Taça Libertadores e o Bi Campeonato Paulista, em cima do mesmo Corinthians que enfrentará nesta noite.
Os comandados de Muricy devem e necessitam provar para a torcida que o espetáculo ainda não acabou e que o brilhantismo de meses atrás apenas adormeceu por alguns instantes e nada melhor como um clássico diante do maior rival e Deus queira, uma vitória para ser o despertador dessa recuperação em busca do, quem sabe, título Brasileiro.
REFORÇOS: A diretoria segue em busca de reforços para fortalecer o elenco Santista para o segundo semestre e a bola da vez são as laterais. Com as saídas de Jonathan e Alex Sandro, os mandatários buscam opções no mercado Nacional, mas as opções são escassas e isso vem dificultando as negociações.

@rocaetanopira

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Um campeão ressuscitador

Nação Santista de todo Brasil e Mundo afora, hoje teremos no estádio São Januário, na Cidade Maravilhosa, o duelo dos campeões. O Peixe, Tri da Taça Libertadores da América, enfrenta o Vasco, vencedor da Copa do Brasil e busca sua reabilitação no certame Nacional.
Mas deixarei de lado o jogo por um momento, para indagar meu pensamento sobre o atual momento Santista e seu modelo ofensivo de jogo implantado desde 2010 e que hoje é executado, devido aos atletas que o Peixe possui em seu atual elenco.
Desde os primórdios, o êxtase do futebol é o gol. E isso, é o que mais o Santos tem feito nos dois últimos anos. Considerado por muitos o ataque mais positivo e eficiente do Planeta, e é, afinal falta apenas 1 gol para o Peixe atingir a marca de 11.700 em 99 anos de história e 5.534 partidas, com média de 2,11 gols por jogo, atualmente comandado pelo ‘menino monstro’ Neymar, que em 138 jogos com a camisa do Peixe, já anotou 70 gols.
Com seu futebol envolvente e por muitas vezes encantador, o Santos tem dado espetáculo e deixado os adversários boquiabertos com tal eficiência. Assim foi em 2010, com Robinho, Wesley e André e assim está sendo em 2011, com Borges, Zé Eduardo, que já se foi e Elano, e claro, com os protagonistas, PH Ganso e Neymar.
Mas nem tudo são flores na vida do Alvinegro Santista. Sem avaliar os títulos que vencemos em menos de dois anos, e isso é o mais importante, o Peixe tem deixado de ‘cabelo em pé’ seus torcedores por um simples motivo. Na mesma proporção que faz seus gols a equipe também os leva. Foi Assim com Dorival Junior, com Marcelo Martelotte, com Adilson Batista e volta a se repetir com Muricy Ramalho, que momentaneamente, tinha sanado tal problema.
A equipe proporcionou jogos épicos. 10 a 0 e 8 a 1 na Copa do Brasil de 2010 e várias goleadas no Campeonato Paulista do mesmo ano. Mas também proporcionou ressuscitações fora do comum. O jargão de que o Santos jogo e deixa jogar é preocupante e não deve ser levado a sério. Quem não se lembra do jogo entre Santos e Palmeiras pelo Paulista de 2010, quando o placar era favorável a equipe Santista em 2 a 0 e permitiu a reação palmeirense em plena Vila Belmiro. Muitos devem estar pensando – “fomos campeões, quem se importa”. Mas minha preocupação é que nesse início de Campeonato Brasileiro, a história vem se repetindo.
Para esmagadora parte da imprensa Nacional, o jogo entre Santos e Flamengo na Vila Belmiro foi sensacional e para ficar na história. Para mim, na história e lembrança dos torcedores rubro-negros e só. É imperdoável e inadmissível uma derrota como aquela. Não vou nem citar a derrota para o ‘lanterna’ do Campeonato Brasileiro no último domingo, mas algo deve ser feito e revisto pela comissão técnica.
Mas uma dúvida me incomoda. De quem é a culpa? Do sistema de jogo da equipe? Da comissão técnica? Dos jogadores? Da falta de um volante de ofício? De um relaxamento natural? Da ressaca pós Libertadores?
Não aponto exatamente o culpado e tão pouco os responsáveis pelo medonho desempenho de nosso setor defensivo, sempre muito criticado, o que sei, é que assim não pode continuar. Algo deve ser feito e mudanças devem acontecer, para o bem do Santos, que almeja buscar o Tri Mundial e para tristeza do futebol, que perderá o brilhantismo de uma equipe acostumada a dar show, seja na vitória ou na derrota.
JOGADA DE MESTRE: A intenção do Presidente Laor, em ‘inscrever’ o Rei Pelé no Mundial de Clubes da FIFA no Japão em Dezembro é simplesmente fantástica. Não só em fazê-lo, caso o Santos se torne Campeão, o único Tri Mundial com a camisa do Peixe e sim pelo ponto de vista do Marketing que será feito. Pelé é mito e conhecido Mundialmente e será uma jogada de mestre caso isso venha acontecer para elevar o nome do Santos Futebol Clube. PARABÉNS Presidente bela belíssima idéia.
fotos: banco de arquivo
Pelé e Neymar em encontro recente no CT que leva seu nome

JOGADA DE MESTRE II: NÃO. Essa foi a resposta enviada ao Real Madrid, pela diretoria Santista, a proposta de compra enviada pela equipe Merengue pelo ‘menino monstro’ Neymar. Segundo o Presidente Laor, “Neymar é patrimônio do Santos, da cidade, do Estado e do Brasil”. Novamente, PARABÉNS ao Presidente.
“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”
@rocaetanopira