quarta-feira, 12 de março de 2014

Bom Senso Futebol Clube

Matéria de 12 de Março de 2014 inserida no Jornal A Tribuna Piracicabana

Nobres amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, após meses de discussões e muitas reuniões entre jogadores, clubes, federações e CBF, o movimento Bom Senso Futebol Clube concluiu e irá apresentar na próxima semana a proposta de calendário para o futebol brasileiro.

Segundo a matéria do site UOL, o calendário idealizado pelo Bom Senso tem o Campeonato Brasileiro começando em fevereiro, logo após uma pré-temporada de um mês, e se estendendo ao longo do ano todo, até o início de dezembro. A novidade, além das datas da competição - que atualmente é disputada de maio a dezembro - seria a criação da série E, para alocar 430 clubes.

A proposta também inclui novidades para os campeonatos estaduais, que hoje começam em janeiro (o que inviabiliza a pré-temporada integral) e duram quatro meses em alguns Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. No novo calendário pensado pelo Bom Senso, as competições regionais teriam um formato de Copa do Mundo, com sete ou oito datas, e aconteceriam durante o mês de julho, ou seja, com duração aproximadamente de um mês.

Vimos nas semanas que se passaram, públicos medíocres em alguns jogos dos campeonatos estaduais pelo Brasil afora. Bonsucesso e Flamengo jogaram em Volta Redonda diante de 375 pessoas pelo Campeonato Carioca. Legião e Ceilandense jogaram para nove testemunhas pelo Campeonato Brasiliense. Já pelo Campeonato Paulista, Oeste de Itápolis e Ituano jogaram para 32 pessoas.

A proposta de criação de uma nova série para o Campeonato Brasileiro é muito válida. Principalmente se a mesma for com fases regionalizadas. Ganhasse muito em credibilidade e equipes que outrora já estiveram em evidencia no cenário nacional terão a chance de voltar a propagar sua marca. 

Já os estaduais, que a cada ano que passa vem perdendo ainda mais sua audiência, dentro e fora de campo e já não conta com o ‘charme’ de antigamente, está fadado à falência, e algo deve ser feito para salva-lo.

Se as propostas irão dar resultados, só o tempo dirá. Mudanças eram necessárias e vejo como válidas os argumentos e alegações do movimento que vinha caindo no esquecimento do torcedor e que agora volta a ganhar força, já que o mesmo conta hoje, com a adesão de mais de mil jogadores de todas as divisões do futebol tupiniquim.



XV DE PIRACICABA: Escrevo sobre o Nhô Quim sem saber do resultado de ontem quando a equipe enfrentaria o Linense em Piracicaba, mas a postura e equilíbrio da equipe diante do Penapolense em Penápolis foram primordiais para a equipe conquistar a primeira vitória fora de casa e com isso respirar mais aliviado na batalha contra o fantasma do rebaixamento. Se a mesma postura tivesse entrado em campo ao lado dos jogadores nas partidas anteriores, tenho certeza que a história do clube seria outra no Paulistão. Mas agora é terminar dignamente o campeonato e procurar refletir fora de campo sobre os erros e apostas cometidas que tanto atrapalharam durante a competição, para que as mesmas não voltem a acontecer.


P.S. O Esporte Clube Quinze de Novembro de Piracicaba venceu o Linense ontem à noite em Piracicaba pelo placar de 2 a 0 e assegurou a permanência na elite do futebol paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário