quarta-feira, 26 de março de 2014

Lá como cá os erros também acontecem

Matéria publicada no jornal A Tribuna Piracicabana de 26 de Março de 2014

Nobres amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, não é só no futebol tupiniquim que os erros de arbitragem acontecem e com freqüência. No velho continente, tido como o eldorado do futebol mundial, com os melhores campeonatos e jogadores, o nível de apitadores é similar ou pior que os do Brasil.

No último final de semana, o que não faltou foram polêmicas nos principais campeonatos europeus. Aliás, elas aconteceram em clássicos importantíssimos com equipes que estão na disputa pelo título nacional e qualquer que fosse o erro, já que eles estão na reta final de temporada, poderia modificar a história da equipe na competição.

No clássico londrino entre Chelsea e Arsenal pelo Campeonato Inglês, vencido pelos blues por esmagadores 6 a 0, que conta em seu elenco com os brasileiros David Luiz, Ramires, Willian e Oscar que anotou dois gols, o senhor Andre Marriner não enxergou pênalti claro de Oxlade-Chamberlain ao evitar um gol usando a mão no lance. Após ser alertado por ser auxiliar, voltou atrás e anotou. Para completar, deu cartão vermelho para Gibbs ao confundi-lo com o autor da penalidade máxima, que alertou o árbitro, mas foi ignorado e continuou em campo.

Já no super clássico entre Real Madrid de Cristiano Ronaldo e Barcelona de Lionel Messi pelo Campeonato Espanhol vencido pela equipe catalã por 4 a 3, não faltaram emoções e polêmicas. A parte negativa da partida ficou para a arbitragem de Undiano Malenco, que marcou pelo menos dois pênaltis no mínimo discutíveis. Em um deles, Daniel Alves derrubou Cristiano Ronaldo, mas fora da área. No outro, Neymar também estaria adiantado no lance e teria ‘cavado’ a penalidade e conseqüentemente a expulsão do zagueiro merengue Sérgio Ramos.

Fica evidente que independente do campeonato, país e continente, os erros de arbitragem irão acontecer, sejam eles gritantes, assinaláveis, duvidosos ou não, fica a discussão do uso do recurso eletrônico para diminuí-los ou inibi-los, mas a certeza é que com o aumento da tecnologia nas transmissões os árbitros estão cada vez mais pressionados e passivos ao erro, seja lá na Europa ou cá no Brasil.


Os erros ficam mais evidentes devido aos recursos televisivos 

XV DE PIRACICABA: Após empatar em 1 a 1 com o Comercial em Piracicaba, o Nhô Quim encerra sua participação no paulistão de forma frustrante e para alguns decepcionante. Novamente a ambição principal foi a ‘briga’ para não ser rebaixado da elite do futebol paulista e pelo terceiro ano consecutivo. O torcedor alvinegro ansiosamente esperava um algo mais da diretoria, comissão técnica e jogadores. Seja uma vaguinha na próxima fase do torneio regional ou a tão sonhada vaga na série D do campeonato Brasileiro, para não amargar no segundo semestre a tão torturante e fragmentada Copa Paulista. Fica a impressão que faltou uma pitada de ousadia, que nem sempre é a solução, mas prevenir no futebol é sempre melhor que remediar, e na maioria das vezes, com custo melhor e retorno eficaz.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário