terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como deixar escapar um titulo que parecia tão fácil

        05 pontos. Esse foi o numero que o glorioso Santos Futebol Clube deixou de marcar no atual campeonato brasileiro por um simples detalhe psicológico e não técnico , segundo o treinador interino Marcelo Martelotte, desperdiçar pênaltis.
Foram quatro cobranças mal executadas, ou puro e simplesmente não convertidas, uma com o Zé Eduardo, vulgo Zé Love e três com o garoto Neymar. Nessa conta não contabilizo mais uma desperdiçada pelo senhor Neymar  em jogo ganho contra o Grêmio no estádio olímpico na 16º rodada. Hoje, somado ao atuais 52 pontos que o Peixe possui, estaríamos teoricamente com 57 pontos, a apenas 06 pontos do líder do campeonato.
Mas vocês podem estar me questionado “poxa, 06 pontos em 03 rodadas, não é muita coisa?”. E minha resposta é SIM. Seria muito difícil mesmo com esses 05 pontos chegarmos a tríplice coroa, mas, ai que entra outro detalhe crucial na história santista do campeonato brasileiro. De 21 pontos, ou sete jogos se assim preferirem, disputados pelo Peixe em partidas que nossos adversários tiveram um ou mais jogadores expulsos, somamos lamentáveis 08 pontos, ou seja, deixamos de ganhar 13 pontos. Imaginemos então por instantes, os atuais 52 pontos, somados aos 05 pontos desperdiçados em cobranças de pênaltis, mais os 13 pontos que também deixamos de somar por estarmos com jogadores a mais em campo, hoje, utopicamente estaríamos com 70 pontos, 07 a mais que atual líder e precisando apenas de mais uma vitória em 03 jogos para sagrar-se Campeão Brasileiro de 2010.
Outro dado predominante que deixei de mencionar e que julgo impressionante, que nosso glorioso alvinegro praiano é o líder de pênaltis sofridos no BR 2010, doze no total, e também líder de pênaltis desperdiçados, cinco, tendo um aproveitamento inferior a 60%, baixo para um time que sonhou ser campeão e buscava a tríplice coroa. Resumindo, é alarmante e principalmente preocupante, visto que segundo Neném Prancha “ O pênalti e tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente” e deveria mesmo, mas no ponto de vista do colunista que vos escrevem, deveria ser cobrado de outra forma pelo senhor LAOR, com mais veemência e principalmente ao senhor técnico interino do sub alguma coisa Marcelo Martelotte que disse em entrevista após o jogo que pênalti não precisa treinar, pois em treinamento não existe o componente emocional de um jogo, ledo engano. Deve-se treinar assim como se treina cobranças de escanteio, faltas, posicionamento tático e tudo o mais.
Faço das palavras do senhor Odir Cunha em seu blog as minhas. Jogador profissional precisa sim treinar cobrança de pênalti e isso não é um exagero.
Espero apenas que o técnico Adilson Batista esteja atento a tudo isso, pois além de contratações para diversas posições carentes que temos atualmente no plantel santista, precisamos em caráter de urgência de um ótimo e competente cobrador de pênaltis.


                  Penalti cobrando e convertido por Neymar. Nessa a bola entrou, mas em outras...


Pitaco de amanhã para Brasil vs Argentina em Doha no Catar com a presença dos santásticos Neymar, Robinho e André. 2x1, gols de quem? Robinho e Neymar é claro...hahaha.

Leiam e dêem seus palpites e pitacos na minha coluna do site www.santastico.net

2 comentários:

  1. A mais pura verdade, você está corretissímo.

    ResponderExcluir
  2. Tomara q o gaúcho faça um, pra dar moral pra ele melhorar...

    ResponderExcluir