segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pontos corridos ou mata-mata, qual a melhor fórmula?

      
       Nestes últimos dias muito tem se discutido em relação a melhor fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro, pontos corridos ou mata-mata. Eu sou fã incondicional dos pontos corridos e digo porque, afinal a Copa Libertadores, Copa do Brasil e Campeonatos Regionais já são disputadas no sistema mata-mata.
       Desde que foi implantada no Brasil, o sistema de pontos corridos tem atraído mais público aos estádios e renda aos clubes, levando em consideração os anos de 2003 à 2009. Com estádios menos vazios do que o habitual (lembro que esse é o meu ponto de vista) os clubes tem gerado mais renda e com isso uma melhor estrutura a suas agremiações. Até mesmo a formação de atletas tem se alavancado, vide que com um campeonato mais longo e competitivo o uso das divisões de base tem se tornado praxe e contratações, artigo de luxo. Resumindo, não se pode culpar o sistema de disputa do campeonato, pelo desinteresse de  times em vencer partidas que só cumprirão tabela, afinal, a gana por títulos é o principal combustível em busca de vitórias e de vinte times apenas um pode ser campeão.
      Mas os sistema não é 100% eficaz, existem falhas, mas pode ser melhorado e digo como. Para os outros dezenove times buscarem motivação e o “algo a mais” precisamos de algo atrativo e temos, mas eles sim precisam de mudança e eficácia. Hoje são quatro vagas para a Libertadores e outras oito para a Sulamericana e outros tantos times que brigam para não caírem no precipício da série B. Ambos os torneios precisam ser tentadores às equipes que buscam participar deles e quando digo tentador, financeiramente viável. Muitos ainda não lucram e as vezes pagam para disputar, diferentes das competições européias. É preciso motivação para estar lá e não obrigação.
Vi diversos comentários que equipes A e B entregaram jogos aqui e acolá, mentira. Falta apenas motivação. Cobrar empenho e motivação dos atletas que representam suas equipes é o mínimo, mas exigir deles o mesmo empenho das primeiras rodadas onde o titulo ainda estava longe de ser decidido, é demais, principalmente pela cultura que temos das rivalidades regionais de uma país onde come, dorme e respira futebol, como o Brasil.
Podemos pegar como exemplo nosso glorioso alvinegro praiano. A algumas rodadas atrás o mesmo estava na briga pelo titulo e pela tríplice coroa, mas a partir do momento que nossas chances foram por água abaixo o desempenho foi outro, totalmente diferente, não dá e não há fórmula que traga de volta a motivação e o brio em busca das vitórias, confesso que nem dinheiro trás tal motivação. O discurso é sempre o mesmo, terminar o campeonato de forma honrosa, mas o que há de honra terminar o campeonato em 16º ou 9º  sem ser campeão ou no mínimo com uma vaga na Libertadores? Mirar o título e não acertar faz parte do cronograma futebolístico, mas jogar por jogar e querer que vençam por honra, nos dias de hoje, creio ser demais, pura utopia.
Bom, em relação ao nosso Santos Futebol Clube os bastidores estão agitadíssimos, estão sendo ventilados vários nomes para reforçar nossa equipe e vários outros que deixarão o peixe em 2011, mas creio que a partir do dia 06 de Dezembro teremos diversas novidades, entre elas a volta do craque e ídolo Elano, aguardem.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Grupo do Santos Futebol Clube na Libertadores 2011

        A Conmebol sorteou nesta quinta-feira, em Assunção (PAR), os grupos da Copa Libertadores da América 2011. O futuro campeão brasileiro, sorteado sob o nome de Brasil 3, vai cair em um grupo complicado, com Argentino Juniors (ARG), Nacional (URU) e América (MEX).

    Os únicos brasileiros definidos foram Internacional e Santos, e o time gaúcho caiu no Grupo 6, ao lado de Jorge Wilstermann (BOL), Equador 2 e o vencedor do segundo jogo da pré-libertadores. O Peixe, por sua vez, está na chave 5, ao lado de Chile 2, Deportivo Tachira (VEN) e o vencedor do terceiro jogo da fase pré-classificatória.

    O vice-campeão brasileiro e o terceiro colocado caíram juntos no grupo 7. O segundo colocado está ao lado de Argentina 2, campeão do Torneio Apertura do Campeonato Argentino de 2010, Paraguai 2, campeão do Torneio Clausura Campeonato Paraguaio de 2010, e do vencedor do primeiro jogo da pré-libertadores, entre Brasil 5, terceiro colocado, e Colômbia 3, melhor pontuação somando os torneios Clausura e Apertura do Campeonato Colombiano.

    O Brasil 6, por sua vez, que pode ser o quarto colocado no Brasileirão, ou o Goiás, caso vença a Copa Sul-americana, estará no Grupo 2, se passar pela Pré-Libertadores. Seus companheiros serão o Junior (COL), Bolívia 2, campeão do Torneio Clausura do Campeonato Boliviano de 2010 e Peru 2, vice-campeão nacional.

        Veja os grupos da Libertadores da América de 2011:

Grupo 1: Peru 1, Paraguai 1, Colômbia 2, San Luis (MEX)
Grupo 2: Junior (COL), Bolívia 2, Peru 2, Vencedor do jogo 6 da Pré-Libertadores
Grupo 3: Argentino Juniors (ARG), Nacional (URU), Brasil 3, América (MEX)
Grupo 4: Caracas (VEN), Chile 1, Argentina 3, Vencedor do jogo 4
Grupo 5: Santos, Chile 2, Deportivo Tachira (VEN), Vencedor do jogo 3

Grupo 6: Internacional-RS, Jorge Wilstermann (BOL), Equador 2, Vencedor do jogo 2
Grupo 7: Argentina 2, Paraguai 2, Brasil 4, Vencedor do jogo 1
Grupo 8: Equador 1, Peñarol (URU), Argentina 4, Vencedor do jogo 5



     Vamos lá Peixe, "Nascer, Viver e no Santos morrer é um Orgulho que nem todos podem tem" Santos Sempre Santos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vamos fazer valer nossa paixão, 2011 já começou

        2011 já começou. Exatamente no dia 04 de Agosto de 2010 para o Santos Futebol Clube, quando o árbitro Carlos Eugênio Simon apitou o fim do jogo contra o Vitória na final da Copa do Brasil, vencida de forma brilhante e inédita pelo Alvinegro Praiano. A partir dali começamos a vivenciar o sonho do terceiro titulo da Libertadores pelo peixe. E está sendo assim até hoje é será até o dia da final onde esperamos ver o Santos.
A Libertadores é a principal competição da América do Sul e seu titulo é almejado por todos, titulo esse que dá o direto a disputar o Mundial de Clubes, títulos quais o Santos Futebol Clube é Bi-Campeão.
 Nos últimos anos, os clubes brasileiros tem encontrado muita dificuldade em ganhar a Libertadores. O último time brazuca a conseguir levantar o caneco foi o Internacional esse ano. Antes disso, os clubes brasileiros sempre foram derrotados nas finais. Em 2008 o Fluminense perdeu para a LDU do Equador e em 2009 o Cruzeiro foi vítima do Estudiantes da Argentina.
Como já relatei  anteriormente em minhas colunas, 2010 foi um ano super positivo para nós e ainda está sendo, afinal foram dois titulos pelo time profissional e diversos pelas categorias de base, que ainda estão disputando finais. Mas para que 2011 seja um ano épico e recheado de alegrias precisamos de planejamento, e isso no meu ponto de vista vem acontecendo, lentamente, mas vem acontecendo.
        Nos bastidores a Diretoria está se mechendo. Já temos o comandante para 2011, Adilson Batista. Bom nome e conhecedor da Libertadores. Já temos uma base de jogadores de bom nivel para a competição como Edu Dracena, Durval, Léo, Arouca, PH Ganso, Neymar mas que precisa ser melhorada para suportar o desgaste e pressão que a competição exije. Nomes de novos reforços são especulados e ventilados a todos momento, mas de concreto até o momento apenas o meia Victor Hugo, que veio do Santa Cruz/PE, como revelação da série D (não sei se choro ou riu como essa noticia) e as possibilidades da vinda dos meias Elkesson do Vitória/BA e o idolo Elano atualmente no Galatasaray da Turquia. Outros nomes surgiram, como os Zagueiros Juan (Roma/Itália) e Miranda (São Paulo/SP), os laterais Juan (Flamengo/RJ), Fabricio (Portuguesa/SP) e Marcelo Cordeiro (Botafogo/RJ), os meias Lucas (Liverpool/Inglaterra), Marcos Assunção (Palmeiras/SP) e Julio Baptista (Roma/Itália) e os atacantes Diego Tardelli (Atlético/MG),  Adriano (Roma/Itália) e André e Guilherme (Dínamo de Kiev), mas tudo no momento não passa de pura e simples especulação, presumo que as noticias comecem a se tornar verdadeiras, por ética, após o encerramento do BR 2010. Confesso que deveríamos privilegiar nossa categoria de base, que modestamente é a melhor do país, que a Diretoria fique atenta com relação a esse quesito. Em paralelo a tudo isso, teremos as dispensas de diversos atletas, afinal faz parte da cultura do futebol mundial, quem não agrada, não fica e segue sua vida em outro clube.
Mas o mais importante de tudo isso, é a Paixão que move essa nossa alegria de torcer e vibrar por um só ideal, todos unidos pelo mesmo objetivo, ser Campeão da América e ser Campeão do Mundo. E 2011 promete. Além de formar um ótimo time de futebol masculino a Diretoria investe pesado no time feminino de futebol com as craques Cristiane e Marta e tambem na formação de um time de Futsal liderado pelo craque Falcão. Além do basquete e do volei. É o Santos nos Esportes olimpicos.
Vamos todos juntos numa só corrente e como diz o Hino oficial do Peixe “Nascer, viver e no Santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter”.

         Abraços e uma ótima semana a todos

Casamento do Casal amigo Juliana e André

          Quero atráves deste singelo futblog parabenizar o enlace do casal amigo Juliana e André realizado no último sábado, 20 de Novembro, nas dependências do Clube AABB. Desejo do fundo do coração muitas Felicidades e Alegrias ao casal, que Deus possa abençoá-los eternamente.
Miriam, Juliana, André e Rodrigo Caetano

Rodrigo Caetano e Miriam Fidélis


Cesão, Rodrigo Caetano, Bigeli e Léo

Torneio Intertorcidas - 1º jogo da Imprensa Piracicabana

       Teve inicio no último sábado, 20 de Novembro, o Torneio Intertorcidas de Piracicaba, com a presença das equipes das torcidas do glorioso XVzão de Piracicaba e também do time da Imprensa. No primeiro jogo do time da Imprensa no certame,  goleou sem piedade a equipe do TUE-A por 5x0. O próximo jogo será sábado, 27 de Novembro quando enfrentará a equipe do TUE-B.

Equipe da Imprensa do Torneio Intertorcidas 2011


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hoje tem coluna no site santstico.net

       Caros amigos hoje tem minha coluna no site santastico.net e como sempre, conto com a participação de todos, então acessem e dêem suas opiniões, palpites e pitacos, forte abraço a todos.




terça-feira, 16 de novembro de 2010

Casamento do Casal amigo Adriane e Vitor

       Na última sexta feira, 12 de Novembro, foi um dia de fortes emoções e alegrias ao casal amigo Adriane e Vitor, pois uniram-se em matrimônio e disseram o SIM diante de Deus. Desejo ao casal infinitas felicidades.


Dri e Vitão já na festa que foi realizada no Spazio di Fato

Minha amada Noiva Miriam e o colunista deste Futblog

Adam, David, Rodrigo Caetano e Vitão (noivo)

David, Décio, Adam, Rodrigo Caetano e Paulo

Como deixar escapar um titulo que parecia tão fácil

        05 pontos. Esse foi o numero que o glorioso Santos Futebol Clube deixou de marcar no atual campeonato brasileiro por um simples detalhe psicológico e não técnico , segundo o treinador interino Marcelo Martelotte, desperdiçar pênaltis.
Foram quatro cobranças mal executadas, ou puro e simplesmente não convertidas, uma com o Zé Eduardo, vulgo Zé Love e três com o garoto Neymar. Nessa conta não contabilizo mais uma desperdiçada pelo senhor Neymar  em jogo ganho contra o Grêmio no estádio olímpico na 16º rodada. Hoje, somado ao atuais 52 pontos que o Peixe possui, estaríamos teoricamente com 57 pontos, a apenas 06 pontos do líder do campeonato.
Mas vocês podem estar me questionado “poxa, 06 pontos em 03 rodadas, não é muita coisa?”. E minha resposta é SIM. Seria muito difícil mesmo com esses 05 pontos chegarmos a tríplice coroa, mas, ai que entra outro detalhe crucial na história santista do campeonato brasileiro. De 21 pontos, ou sete jogos se assim preferirem, disputados pelo Peixe em partidas que nossos adversários tiveram um ou mais jogadores expulsos, somamos lamentáveis 08 pontos, ou seja, deixamos de ganhar 13 pontos. Imaginemos então por instantes, os atuais 52 pontos, somados aos 05 pontos desperdiçados em cobranças de pênaltis, mais os 13 pontos que também deixamos de somar por estarmos com jogadores a mais em campo, hoje, utopicamente estaríamos com 70 pontos, 07 a mais que atual líder e precisando apenas de mais uma vitória em 03 jogos para sagrar-se Campeão Brasileiro de 2010.
Outro dado predominante que deixei de mencionar e que julgo impressionante, que nosso glorioso alvinegro praiano é o líder de pênaltis sofridos no BR 2010, doze no total, e também líder de pênaltis desperdiçados, cinco, tendo um aproveitamento inferior a 60%, baixo para um time que sonhou ser campeão e buscava a tríplice coroa. Resumindo, é alarmante e principalmente preocupante, visto que segundo Neném Prancha “ O pênalti e tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente” e deveria mesmo, mas no ponto de vista do colunista que vos escrevem, deveria ser cobrado de outra forma pelo senhor LAOR, com mais veemência e principalmente ao senhor técnico interino do sub alguma coisa Marcelo Martelotte que disse em entrevista após o jogo que pênalti não precisa treinar, pois em treinamento não existe o componente emocional de um jogo, ledo engano. Deve-se treinar assim como se treina cobranças de escanteio, faltas, posicionamento tático e tudo o mais.
Faço das palavras do senhor Odir Cunha em seu blog as minhas. Jogador profissional precisa sim treinar cobrança de pênalti e isso não é um exagero.
Espero apenas que o técnico Adilson Batista esteja atento a tudo isso, pois além de contratações para diversas posições carentes que temos atualmente no plantel santista, precisamos em caráter de urgência de um ótimo e competente cobrador de pênaltis.


                  Penalti cobrando e convertido por Neymar. Nessa a bola entrou, mas em outras...


Pitaco de amanhã para Brasil vs Argentina em Doha no Catar com a presença dos santásticos Neymar, Robinho e André. 2x1, gols de quem? Robinho e Neymar é claro...hahaha.

Leiam e dêem seus palpites e pitacos na minha coluna do site www.santastico.net

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Coluna no site www.santastico.net

Caros amigos do futblog, hoje é dia da minha coluna no site www.santastico.net conto com a partipação de todos, dêem seus palpites e pitacos, forte abraço.




terça-feira, 9 de novembro de 2010

Novo técnico e nova vida ao Santos Futebol Clube

           Ontem por volta das 17h00, Adilson Batista foi anunciado como novo técnico do Santos Futebol Clube. Minha opinião? Dentre as possibilidades disponíveis no mercado do futebol, é uma das melhores opções no momento. Não que seja ou seria minha opção, mas hoje ele é o que de melhor o mercado nos oferece. O que espero dele? No mínimo muito trabalho e dedicação, afinal como jogador foi um grande quarto zagueiro, formando uma grande dupla com o paraguaio Rivarola, na conquista da Libertadores de 1995 pelo Grêmio e como técnico foi vice campeão da mesma competição pelo Cruzeiro em 2009, então presumo que conhece como poucos a competição almejada pela diretoria e por todos os torcedores do alvinegro praiano. Algo que me preocupa? Na verdade sim. Não em relação ao técnico que acabará de chegar, afinal, deduzo que virá com a “faca nos dentes” depois de uma fracassada passagem pelo time da marginal e sem dúvida vai querer provar o contrário, mas em relação ao pouco material humano disponível nos lados da Baixada Santista.
Hoje, na opinião desse humilde colunista o time atual numa escala de 0 a 10 é nota 5, sendo bem piedoso e usando da paixão para avaliar. Não que o elenco seja franco, já provou que não é, mas alguns atletas estão no limite do físico e do técnico, esperar algo a mais deles é algo que não acontecerá.
Prova disso é a queda vertiginosa que a equipe teve no segundo semestre. Tudo bem que “perdemos” atletas importantes, mas para um campeonato brasileiro totalmente nivelado por baixo como está sendo o atual, onde fomos derrotados para o já rebaixado e “poderoso” Grêmio Prudente em pleno alçapão de Vila Belmiro, é inaceitável que isso aconteça.
 O que espero da diretoria a partir de agora? Que o planejamento para um 2011 feliz como escrevi na minha última coluna comece já. Temos ainda quatro jogos para avaliar quem tem condição ou não de permanecer no elenco (gostaria muito de citar nomes, mas por ética não o farei, seriam vários) e também testar jogadores da base santista que afinal é a melhor do país, para que possamos montar um verdadeiro elenco SANTÁSTICO para 2011 e buscar a tão sonhado Tri da Libertadores.

Adilson Batista, novo técnico do Santos Futebol Clube


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Como fazer um time Campeão se tornar medíocre

     Tenho por habito, assistir a qualquer campeonato que seja, sendo de futebol, para mim já basta. Já vi equipes de qualidades épicas, como o Santos de 1995 que infelizmente não foi campeão e times de qualidade duvidosa, como o Santos de 2006, Campeão Paulista do mesmo ano. Mas qual a semelhança entre ambos? Era esperado muito pouco deles, afinal em 1995 o time era desacreditado e chegou a final onde foi afanado pelo senhor Márcio Rezende de Freitas e em 2006 foi um time montado as pressas pelo “profexô” Luxemburgo, que fez um “acordo” com jogadores renomados como Luisão, Zé Elias e o eterno Messias Giovanni, o Luxa entrou com os pés e os jogadores com a “anca”, mas chegou ao titulo no último Campeonato Paulista por pontos corridos (aposto que se o campeão fosse outro, a formula teria continuado).    
     Mas fiz essa comparação só para que vocês entendam de como é fácil tornar uma equipe campeã em medíocre e vice versa.
     Em 2010 o Santos montou um bom time, uma mescla de jovens jogadores e jogadores renomados no mundo futebolístico, como o ídolo da torcida Léo, os Zagueiros Edu Dracena e Durval, o meia Marquinhos, a volta do Messias Giovanni, que foi mais uma jogada de marketing da atual e nova diretoria para trazer a torcida ao seu lado do que qualquer outra coisa e o retorno temporário do Rei da Pedalada Robinho, essa sim, uma jogada de mestre do senhor LAOR. Mas tudo isso teve prazo para acabar, seis meses. E o que ganhamos ? Ganhamos duas taças, a do Campeonato Paulista e a inédita Copa do Brasil, mérito total da diretoria encabeçada pelo senhor LAOR.
     E qual seria a atitude mais correta depois de tudo isso? No meu singelo ponto de vista, manter a equipe. E o que foi feito? A espinha dorsal foi desfeita, jogadores no auge da forma, como Wesley e André foram vendidos, o “Pedalada” foi embora em menos de seis meses, o gênio do meio de campo, PH Ganso se contundiu e ficamos a mercê de Marquinhos na construção e distribuição das jogadas (com todo o SONO e LENTIDÃO dele isso seria impossível) e para finalizar o auge da mediocridade da relação empresa-funcionário, a diretoria “achou” melhor dispensar o técnico DJ, alegando “quebre de hierarquia”, é isso mesmo? E o que nos sobrou? Um time desmantelado, com jogadores de nível totalmente duvidoso, sem raça, garra e motivação, não julgo a todos, mas a grande maioria infelizmente está assim. E um time sem técnico, afinal Marcelo Mertellote é técnico interino, auxiliar e sub alguma coisa, não serve para guiar o time numa Libertadores, assim como não serviu para guiar o time no Campeonato Brasileiro. 
     E assim se faz um time medíocre, espero que o senhor LAOR esteja atento ao mercado, na busca por novos jogadores que estejam a altura de vestir o manto do Alvinegro Praiano, e mais, que o novo comandante do SANTÁSTICO seja anunciando em breve.

Nota: A matéria acima foi escrita antes do anúncio de Adilson Baptista ser o novo técnico do Santos Futebol Clube. Na singela opinião do colunista que vos escrevem, dentre as possibilidades que estavam disponíveis no mercado é uma boa opção, desejamos a ele sorte e total apoio.

Time Campeão Paulista e da Copa do Brasil em 2010

Churas de despedida dos amigos Letícia e Rudney


Um evento muito gostoso que reuniu familiares e amigos para desejarem um "até breve" e boa sorte aos nossos amigos Letícia e Rudney que estão de malas prontas para Dublin, na Irlanda.

Rudney(camisa dos Bambis), Letícia, Miriam e Rodrigo Caetano

E como não podia deixar de  faltar, a tradicional fotos dos "meninos" da SEDE.


Edi, Geléia, Gnomo, Rud, Fran, Rei, Aranha, Rodrigo Caetano e Felipe


sábado, 6 de novembro de 2010

SEDE Sal e Brasa - Despedida do nosso amigo Rudney


Prezados seguidores do Futblog, essa foi a despedida do nosso grande amigo Rudney que está de malas prontas rumo a Dublin na Irlanda. Boa sorte a você, felicidades e alegrias nessa nova etapa em sua vida.

Esquerda: Rud, Rodrigo Caetano, Rei, Matheus e Edney, Direita: Gnomo, Geléia, Fran, Felipe e Caio

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Entrevista no Blog de Futmesa de Americana

Prezados amigos do Futblog segue link do blog de Futmesa de Americana com a minha entrevista. Desde já agradeço a todos da equipe do Flamengo de Americana pela oportunidade fazer parte dela, um grande abraço a todos.


Em pé: Assis, Nathan, Rodrigo Caetano, Renato, Celinho, Giba, Stipp, Ismael
Agachados: Caiçara e Celso Silva


Churrasco de confraternização da Equipe de Futmesa do Flamengo de Americana

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Coluna no site www.santastico.net

Prezados amigos, hoje é dia da minha coluna no site www.santastico.net acompanhem e dêem seus "pitacos", conto com a participação de todos.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Time da Imprensa Piracicabana

Na foto abaixo, amistoso realizado em Piracicaba entre Imprensa Piracicabana x Master do XV no campo do CAP. O resultado foi o que menos importou, afinal perdemos de 7x2 fora o "chocolate" mas a alegria de estarmos entre amigos prevalece sempre.


Na foto seguinte, amistoso realizado no SESI entre as equipes da Imprensa Piracicabana x SELAM. E novamente o time da Imprensa levou uma "lavada" de bola e de chuva, pois no horário do jogo São Pedro mandou uma chuva torrencial. Resultado final, Imprensa 4 x 9 SELAM.

O colunista do Futblog Rodrigo Caetano no canto direito da foto "fantasiado" de goleiro

Galeria dos torcedores

Na foto acima três grandes torcedores do Santos Futebol Clube, Sopran amigo da família, Roberto meu eterno Pai e o "male acabado" colunista do Futblog, na foto abaixo minha noiva Miriam Fidélis, meu sogro Alicio Fidélis fazendo cara de bravo e minha sogra Maria Isabel, o jogo em questão foi o amistoso realizado no estádio Barão da Serra Negra entre XV de Piracicaba e Santos Futebol Clube, o jogo terminou 0x0 e todos saíram satisfeitos.


Planejamento para um 2011 feliz

Caros amigos e torcedores santistas, deduzo que muitos de vocês fazem ou já fizeram algum tipo de planejamento em sua vida, certo?
O primeiro emprego, ingressar na faculdade, o primeiro carro, encontrar a pessoa ideal (cada um tem a sua) e casar-se com ela, a primeira casa e muito mais, porém, para que tudo isso se torne realidade é preciso planejamento, resumindo em poucas palavras, ação + organização é igual a planejamento.
Creio que 2010 foi um ano totalmente positivo para o Santos Futebol Clube, afinal 50% da meta foi atingida, quatro campeonatos disputados e dois títulos, o Campeonato Paulista e a inédita conquista da Copa do Brasil. Mas muitos devem estar se questionando, “mas e o campeonato brasileiro?” Bom, o brasileiro apesar de ainda termos matematicamente chances (em torno de 3%) de sermos campeões e conquistarmos a tal tríplice coroa, confesso que é pura ilusão, o time deixou de conquistá-la em diversas oportunidades, perdendo pontos e jogos para times inferiores tecnicamente. Para quem vos fala, a partir de hoje a diretoria deve passar a pensar somente em 2011, mais exclusivamente em nosso principal objetivo, a Copa Libertadores e como começar isso? Com planejamento. Restam seis jogos para o fim do campeonato, são seis oportunidades de testarmos jogadores da base e avaliar aqueles que estão no atual plantel se merecem ficar para 2011, mas novamente muitos devem estar se questionando “mas como pensar no planejamento se ainda não temos um técnico?” Ai está o X da questão. Todo planejamento para a escolha e montagem de um elenco passa pelo aval e crivo do técnico, que ainda não temos, então o planejamento para um 2011 feliz começa pela escolha do novo técnico do Santos Futebol Clube. E alguém sabe quem será? Nem eu, repasso então a pergunta ao senhor Luiz Alvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos Futebol Clube, afinal quem será o novo técnico para darmos início ao Planejamento de um 2011 feliz?