segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Neymar desencanta no segundo tempo e Santos derrota Coritiba


Fonte: GE


Anulado pela marcação alviverde na etapa inicial, atacante comanda vitória de virada santista nos 45 minutos finais, no Couto Pereira


No encontro entre os dois melhores ataques do País dentre os times do Campeonato Brasileiro, melhor para o segundo colocado da estatística. Mesmo atuando no Couto Pereira, o Santos virou para cima do Coritiba e venceu por 2 a 1, em partida válida pela 25ª rodada da competição.

O triunfo santista acabou tendo a marca de Neymar. Anulado pela forte marcação do Coxa no primeiro tempo, o atacante foi decisivo nos 45 minutos finais, com dois gols - o primeiro deles, deixando quatro marcadores e o goleiro para trás. Deivid, logo no início da partida, marcou o tento de número 114 do Coritiba no ano.

Com o resultado, o Santos foi a 33 pontos e assumiu temporariamente o 10º lugar do Brasileirão. Já o Coritiba, estacionado nos 25 pontos, caiu para o 15º lugar.

Os dois times voltam a jogar pelo Campeonato Brasileiro no próximo fim de semana. O Santos faz um duelo paulista contra a Portuguesa, sábado, às 21h, no Pacaembu. Já o Coritiba encara o Sport, no domingo, às 18h30, na Ilha do Retiro, em Recife.

Coxa abre o placar e administra

Como habitualmente faz quando joga no Couto Pereira, o Coritiba iniciou o jogo no ataque, marcando a saída de bola com Deivid, Everton Ribeiro e Robinho e obrigando o Santos a despachar a redonda para o campo de ataque, à procura de Neymar e André. O Alvinegro, por sua vez, tentava adotar a mesma estratégia sempre que a bola era recuada para o goleiro Vanderlei, mas sem o mesmo êxito.

Não demorou para que a postura ofensiva do time da casa fosse premiada. Logo aos nove minutos, Ayrton cobrou falta para a área, a bola pingou e tirou Bruno Rodrigo da jogada. Melhor para o ex-santista Deivid, que, absolutamente livre de qualquer marcação, escorou firme de cabeça.

Depois do gol, o Coritiba afrouxou a marcação na saída de bola e passou a cercar o Santos do meio-campo para trás. O Peixe passou a frequentar um pouco mais a metade de campo alviverde, mas com dificuldades em achar brechas e alcançar a área. Tanto que o primeiro chute a gol alvinegro ocorreu somente aos 35 minutos, quando Patito Rodriguez cortou para a perna direita e arriscou de fora da área, obrigando Vanderlei a espalmar para escanteio.

No Santos, a alternativa principal era Neymar. Não só como alvo dos lançamentos que vinham da defesa, mas pelo recuo do próprio jogador para auxiliar a armação pelo meio-campo. Mas o atacante, sempre acompanhado por ao menos dois marcadores, não vinha em uma tarde inspirada até então. Quem aproveitava era a torcida do Coxa, que, a cada toque do astro santista na bola, fazia o Couto Pereira ecoar em vaias.

Com o Coritiba cadenciando o jogo e limitando os espaços santistas a partir do meio-campo, o único lance de real perigo de parte dos paulistas veio só aos 41 minutos, quando após cobrança de falta de Gerson Magrão, Neymar subiu mais alto que a defesa alviverde e escorou forte, mas parou na elasticidade de Vanderlei.

Neymar acorda e decide para o Santos

A etapa final começou como a primeira acabou: com o Santos tentando progredir além do meio-campo e o Coritiba firme na marcação, especialmente com William e Escudero. Só que agora o Coxa mostrava mais velocidade na ligação entre defesa e ataque, e em apenas dez minutos, teve duas chances de ampliar o placar. A principal aos seis, quando Gil aproveitou a avenida deixada por Juan e cruzou para a área, mas Deivid, livre, mandou ao lado do gol.

A temperatura do jogo já parecia cair e o "cheiro" de 1 a 0 começava a rondar o Couto Pereira. Mas o Santos tinha Neymar. E o santista só precisou de uma chance para desencantar - e com estilo. Aos 25 minutos, na primeira jogada que conseguiu concluir na partida, o atacante recebeu na intermediária e avançou. Deixou quatro jogadores para trás e o goleiro Vanderlei, antes de mandar para as redes. Um golaço.

O gol reaqueceu a partida. O Santos, agora, parecia mais confiante e já aumentava o volume de jogo no campo de ataque - reforçado por Bernardo, que entrou no lugar de Ewerton Páscoa. O Coritiba, por sua vez, não alterou seu comportamento. Manteve o cerco no meio-campo e apostou ainda mais nos avanços de Ayrton pela direita, aproveitando os espaços deixados pela esquerda da defesa santista.

Mas, mais uma vez, o Santos tinha Neymar. E na segunda oportunidade que o atacante teve, o segundo gol - dessa vez, com bem menos trabalho que no primeiro. Aos 37 minutos, Patito aproveitou falha de Escudero, avançou em direção a área e bateu para o gol. Vanderlei fez a primeira defesa, mas Neymar aproveitou o rebote e mandou para as redes, garantindo a virada e a vitória santista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário