terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O time de 2010 tem tudo para ser o time de 2011

Nação Santista, está é minha última coluna de 2010 e fazendo uma breve retrospectiva dos fatos e acontecimentos, confesso que em meu ponto de vista o ano foi simplesmente maravilhoso para o Glorioso Santos Futebol Clube.
 Afinal, nem o mais otimista dos torcedores imaginava que tanta coisa iria e poderia acontecer, como aconteceu. No campo, Campeão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil – título inédito -, além de diversas conquistas entre categorias de base e futebol feminino. O surgimento de novas estrelas como a jóia Neymar e o maestro PH Ganso. O aumento significativo nas receitas do Clube, com bilheterias, vendas de atletas e patrocínios. E Para finalizar 2010 com chave de ouro, a unificação dos oito títulos brasileiros conquistados pelo Peixe na década de 60.  Sem mais, o Peixe foi o time de 2010 e tem tudo para ser o time de 2011.
Nossa ótima base será mantida. Jogadores como Rafael, Edu Dracena, Léo, Arouca, PH Ganso e Neymar fortalecida de outras peças tem tudo para “arrebentar a boca do balão” e ser novamente a sensação do Brasil. E não duvido que será. Não falo com o coração e sim com a razão do que vem acontecendo até o momento.
Diferentemente de 2009, o fim de 2010 está muito pouco aquecido, em relação ao mercado do futebol. O vai-e-vem está morno ainda e poucas novidades foram anunciadas, mas até o momento, o melhor time a contratar foi o Alvinegro Praiano. Repatriou nosso craque e ídolo Elano, para compor uma “meiuca” de respeito com o menino Ganso. Trouxe o bom goleiro Aranha, para disputar a titularidade com nosso outro garoto Rafael (que deve começar como titular). Anunciou oficialmente ontem duas ótimas contratações. O Volante Charles, que quando recuperado das contusões jurou “dar sangue” ao time mais badalado do Brasil e o lateral direito Jonathan, três vezes eleito o melhor lateral do Campeonato Brasileiro. Precisa dizer mais alguma coisa? Que clube hoje no País tem a base que temos e contratou tão bem quanto nós? Sem medo de errar. NINGUÉM.
E têm mais caros amigos, o tão sonhado camisa nove que a torcida deseja está por vir e tem tudo para ser um jogador de nível internacional e artilheiro nato. Um jogador verdadeiramente fabuloso. AGUARDEM!
É isso meus amigos, 2010 chega ao fim com o sentimento de dever cumprido. Mas 2011 têm tudo para ser um ano SANTÁSTICO para o alvinegro mais lindo do mundo.
“Nascer, Viver e no Santos morrer, é um Orgulho que nem todos podem ter”
Despeço-me desejando a todos um 2011 repleto de alegrias, realizações e muito sucesso e para o próximo ano, continuo contando com a participação de toda nação santista, do Brasil e do Mundo, seja opinando, comentando e até “cornetando” através do twitter do site @santastico_net e o meu @rocaetanopira ou pelo meu futblog www.rodrigocaetano.blogspot.com


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O que pedir para o Papai Noel?

Fim de ano chegando, 2011 está ai. Mas antes de tudo isso, temos o Natal. Época de festas, reunião familiar, deliciosas guloseimas, muita reflexão, religiosidade e para muitos, época de ganhar o tão e sonhado presente do bom velhinho.
Independente de nossa idade, seja uma inocente criança ou um adulto em fase de “crescimento”, aguardamos ansiosamente tal data, afinal sonhar não custa nada, isso ainda é de graça (é que os políticos ainda não arrumaram um jeito de cobrar imposto sobre sonhos).
E para você caro leitor e torcedor Santista, O QUE PEDIR PARA O PAPAI NOEL?
Alguns presentes já foram deixados na “meia” posta na porta de entrada do estádio Urbano Caldeira. Chegaram o meia Vitor Hugo, revelação da série D pelo Santa Cruz/PE. O meia e curinga da Vila, Elano, ídolo e craque da torcida nas conquistas do Bi-Brasileiro de 2002/2004. O volante Charles, pedido do técnico Adilson Batista e só. Pouco, no ponto de vista do colunista que vos escrevem, tendo em vista que hoje o glorioso Santos Futebol Clube é o ELDORADO do futebol Brasileiro e Mundial.
Mas faltam ainda 03 dias para o Natal e nosso presente prometido pelo papai Noel da Vila, o bom velinho Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, vulgo LAOR, pode vir e é isso que EU e toda torcida do peixe estamos aguardando, não é?
Robinho? Diego? Ricardo Oliveira? Lucas? Anderson? Marcos Assunção? Ronaldinho Gaúcho?
Não importa! O que a torcida quer e espera é um time forte e competitivo para 2011, afinal, o maior e melhor presente de todos seria a conquista do TRI da Libertadores, a “menina dos olhos” de todo torcedor Santista e esse presente, sem falsa modéstia, pode vir com alguns meses de atraso, certo Papai Noel?
VAI E VEM DO PEIXE: Novamente uma semana muito tranqüila nos bastidores da Vila em relação a quem vai e quem fica no Peixe. O atacante Marcel acertou sua ida ao Vasco da Gama/RJ. Os meias Madson e Breitner se transferiram por empréstimo ao Atlético/PR e Figueirense/SC respectivamente e ontem foi anunciado à ida do lateral Maranhão e do meia e chororô Marquinhos ao Avaí/SC. Sobre a vinda de atletas, como anunciado anteriormente, depois de aprovado nos exames médicos o volante Charles foi anunciado como novo reforço. O arqueiro Aranha, ex-Atlético/MG pode estar pintando na Vila. Resta apenas à aprovação dos seus exames para ser anunciado como novo reforço e a BOMBA de hoje foi o suposto interesse do Peixe na vinda do craque a malabarista da bola, Ronaldinho Gaúcho. Insatisfeito na Itália e com contrato no fim, o meia/atacante quer voltar ao Brasil para ficar mais perto da Seleção Brasileira e o Peixe pode ser seu destino. É aguardar e torcer por esse presente de Natal.
Conto com a participação de toda nação Santista do Brasil e do Mundo, acessem e comentem.  Sigam o twitter do site que é @santastico_net e o do colunista que vos escrevem que é @rocaetanopira. Sigam também meu FUTBLOG www.rodrigocaetano.blogspot.com

Forte abraço a todos, uma ótima semana e um FELIZ NATAL!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Muita calma nessa hora! Mas até quando?

Existe uma única coisa que deixa o torcedor atento e ligado na temporada de férias do futebol brasileiro e ela se chama contratação. Existe algo mais tentador nessa época e ao mesmo tempo angustiante do que acompanhar os noticiários atrás de informações sobre as contratações dos Clubes, para nós mais especificamente sobre o Glorioso Alvinegro Praiano.
Hoje os meios de comunicação nos proporcionam estar ligados 100% do dia e atentos a tudo o que vem acontecendo nesse vai e vem do futebol, seja pela rádio, TV ou Internet, isso é muito bom, mas ao mesmo tempo é preocupante e muitas vezes nos atrapalha e nos incomoda, fazendo-nos formar opiniões errôneas de certas situações e assuntos, afinal o que move o torcedor a raciocinar é a paixão, quando deveríamos deixar de lado e pensar com a razão.
Como torcedor e apaixonado pelo Santos Futebol Clube gostaria de ver diversos nomes contratados pela atual diretoria (Lucas, Anderson, Diego Cavalieri, Ricardo Oliveira, Robinho entre outros) encabeçada pelo mandatário LAOR, mas nem sempre tudo é tão fácil, não é pessoal?  Nem sempre a nossa necessidade como torcedor é a mesma da diretoria e atual comissão técnica liderada pelo técnico Adilson Batista, quem vem fazendo inúmeros esforços para fortalecer o atual plantel e formar uma equipe SANTÁSTICA para 2011. Hoje tudo são muito mais complicado e complexo nas contratações, há diversas pessoas envolvidas e outras diversas a receber pelas transações é um verdadeiro “balaio de gato”. Então nação santista MUITA CALMA NESSA HORA! Há muita especulação e pouca coisa de concreto, mas confio e quero acreditar que teremos novidades até a apresentação da equipe para a pré-temporada em 03 de Janeiro de 2011, afinal como torcedor queremos os melhores jogadores e as melhores peças em nossa equipe, o próximo ano tem tudo para ser o ano do Peixe e não queremos ficar apenas nas promessas, então diretoria, mãos a obra, a torcida está ao seu lado e confia em vocês, MAS ATÉ QUANDO?
VAI E VEM DO PEIXE: Depois do anúncio do acerto com o volante Charles, que veio por empréstimo do Lokomotiv da Rússia, nada de muito mais novo e interessante pelo lado da Baixada Santista. O Santos Futebol Clube tenta entrar em acordo com a Portuguesa de Desportos pelo empréstimo do Lateral Fabrício, mas a Lusa quer vende-lo. Jogadores como Maranhão, Adriano e Robson foram oferecidos como contrapartida, mas a diretoria Lusitana está irredutível. Sobre nosso novo camisa nove, nenhuma novidade. As negociações continuam. É aguardar pra ver.
O MAIOR PECADO DO FUTEBOL MUNDIAL: Ontem, 17 de Dezembro de 2010 fizeram quinze anos do maior pecado que o futebol mundial já presenciou. O time formado por Edinho, Marquinhos Capixaba, Narciso, Ronaldo Marconato e Marcos Adriano, Gallo, Carlinhos, Robert e Marcelo Passos, Giovanni e Jameli foi simplesmente “afanado” pelo senhor Márcio Rezende de Freitas, num dos episódios mais tristes da história do Santos Futebol Clube. Para nós esse time sempre será lembrado com o TIME DA VIRADA e o verdadeiro CAMPEÃO daquele ano.
Conto com a participação de toda nação Santista do Brasil e do Mundo, acessem e comentem.  Sigam o twitter do site que é @santastico_net e o do colunista que vos escrevem que é @rocaetanopira. Sigam também meu FUTBLOG www.rodrigocaetano.blogspot.com

Forte abraço a todos e um ótimo final de semana.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Copa Ouro e Prata de Futebol de Mesa do Clube Flamengo de Americana/SP

        No último domingo foi realizado no Clube Flamengo o Circuito Americana de Futebol de Mesa 2010, com as finais da Copa Ouro e Prata. O grande Campeão da Copa Ouro, denominado como Trófeu Vicente Cassano  foi o atleta Fernando Hackmann e da Copa Prata, denominada como Trófeu Ariel Capozzi  o atleta Márcio Stipp. Os torneios foram realizados em sistema de pontos corridos. Tivemos ainda os Campeões da Taça Flamengo, 1 º turno o atleta Celso Assis e 2º turno o atleta Celinho Silva.  Após o encerramento uma grande confraternização entre os atletas foi realizada. A temporada 2011 começa a partir de 16 de Janeiro. Aos Campeões PARABÉNS  e a todos boa sorte na temporada 2011 de Futebol de Mesa.

Fernando com seu trófeu de Campeão da Copa Ouro


Márcio com seu trófeu de Campeão da Copa Prata

Assis Campeão da Taça Flamengo - 1º Turno


Celinho Campeão da Taça Flamengo - 2º Turno

Atletas da equipe de Futebol de Mesa do Clube Flamengo

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O maior e melhor time do Planeta

14 de Abril de 1912, por uma iniciativa de três esportistas da Cidade de Santos, em assembléia realizada no Clube Concórdia, nascia o Santos Foot-Ball Clube, cuja primeira apresentação foi considerada como um jogo-treino em 23 de Junho de 1912 e seu primeiro jogo oficial aconteceu apenas no dia 15 de Setembro de 1912 onde venceu o Santos Athetic Club (atual Clube dos Ingleses) pelo placar de 3 a 2. Já no inicio de 1913, o Santos recebeu o convite da Liga Paulista de Futebol para disputar o Campeonato Paulista daquele ano. Essa foi à primeira competição oficial disputada pelo clube.
De lá para cá se passaram exatos 98 anos, de uma história muito bela de se contar. Foram centenas de títulos, entre eles os mais importantes de todos os Bi Campeonato Sul-Americano e Mundial de Clubes em 1962 e 1963.
Quando escrevemos e falamos de algo que amamos podemos expressar de várias formas e maneiras, é muito fácil falar do Santos Futebol Clube, o difícil é tentar ser o que somos, multi-campeões.
Ontem, depois de muita luta, entre elas de diversos personagens que fizeram e fazem parte da história do nosso alvinegro mais lindo do mundo, entre eles o atual presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e o Jornalista Odir Cunha o glorioso Santos Futebol Clube foi considerado oficialmente (como se isso mudasse alguma coisa em nossa história) OCTA-CAMPEÃO Brasileiro de Futebol. Os títulos ganhos pelo peixe da Taça Brasil em 1961 a 1965 e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa – Taça de Prata (mais conhecido como Robertão) de 1968 foi unificada aos títulos Brasileiros de 2002 e 2004 pela CBF. Os anteriores eram válidos pela antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos).
Essa decisão faz do Santos o maior Campeão Brasileiro da história, detentor de oito títulos. Mas particularmente caros amigos, para mim pouca coisa muda, como torcedor e amante do Santos já me considerava OCTA-CAMPEÃO, a partir de ontem fomos libertados depois de 39 anos de prisão, como relatou nosso atual mandatário, mas há algo muito mais importante e relevante que temos que levar em consideração, não é o aval da CBF ou da senhora FIFA que fará nosso Peixe ter mais ou menos glórias, isso já possuímos, afinal somos únicos e tivemos PELÉ, o maior jogador de todos os tempos, só por isso, nossa história já seria gigantesca, pois nossa história é contata por quem faz e não por quem a certifica. Santos Futebol Clube, o maior e melhor clube do planeta.
O VAI-E-VEM DO PEIXE: Depois de muitos sonharem (inclusive EU) com a chegada dos volantes Lucas do Liverpool e Anderson do Marchester United da Inglaterra o Santos Futebol Clube pode anunciar outra realidade, o volante Charles ex-Cruzeiro e atual Lokomotiv da Rússia. Exames medidas o separam do anúncio oficial que deve acontecer ainda esta semana.
QUEM SERÁ NOSSO CAMISA 9: Esse assunto já virou novela mexicana, quem será nosso camisa 9 em 2011. Nos últimos dias muitos nomes foram especulados, entre eles o de Ricardo Oliveira que tem contrato de empréstimo com o SPFC se encerrando em 31 de Dezembro e que pertence ao Al Jazira dos Emirados Árabes. Segundo as últimas informações o mesmo não virá para a baixada e também não ficará no time do Morumbi, mas tudo indica que teremos a “volta de quem não foi”. André, centroavante revelado nas categorias de base do Peixe e JÁ insatisfeito no time Russo depois de LONGOS cinco meses de contrato está prestes a retornar. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos, pois essa novela promete.
       Conto com a participação de toda nação santista, do Brasil e do Mundo. E para vocês, quem deve ser o camisa 9 do Peixe em 2011? Deixe seu comentário através do meu twitter @rocaetanopira e também em meu futblog www.rodrigocaetano.blogspot.com
Forte abraço a todos e uma ótima semana.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Férias? Pra quê? Eu quero é jogar futebol

A temporada 2010 já acabou no Brasil, mas a grande maioria dos boleiros insiste em permanecer em campo, o motivo? Começou a temporada de peladas de férias do Futebol Brasileiro, a “menina dos olhos” dos jogadores de futebol.
É praxe de quem vive o futebol reclamar do calendário, excesso de jogos e contusões, mas uma coisa é certa, das peladas ninguém reclama, pelo contrário, os boleiros deixam o repouso de lado e quanto mais houver, melhor. E não é só jogador de futebol que gosta não, nesta lista inclua atores e cantores, amantes do futebol e de uma boa pelada de final de semana.
Um dos novos apaixonados dessa paixão nacional por peladas é nosso garoto Neymar, e o usarei como exemplo. Em 2010 foram 63 jogos, 43 gols, dois títulos e diversas polêmicas da nossa jóia da Vila. A temporada acabou no último dia 05 de Dezembro, mas de lá pra cá, foram várias peladas e jogos amistosos e terá ainda que se apresentar no próximo dia 13 a Seleção Brasileira sub-20 que começará os preparativos para a disputa do Sul-Americano da categoria no Peru.
Apenas relatei esses dados para mostrar o quanto é exigido dos jogadores de futebol em uma única temporada, no caso um jogador TOP DE LINHA como nosso menino Neymar. A temporada de futebol no Brasil é totalmente desgastante, não só pelo excesso de jogos, mas muito mais pelo clima tropical do País e para piorar, partidas dentro do nosso horário de verão. Por isso, julgo necessário que os boleiros exerçam seu direito de férias, porém, não há como convencê-los a deixar de lado as peladas festivas de final de ano, afinal, jogador de futebol tem e gosta mesmo é de jogar futebol, seja valendo ou não, então fica minha pergunta: FÉRIAS? PRA QUÊ? EU QUERO É JOGAR FUTEBOL.
AS ÚLTIMAS DO VAI-E-VEM DO PEIXE: Os bastidores continuam agitados pelos lados da Vila Belmiro, essa semana foram ventilados vários nomes, entre eles a volta do meia Zé Roberto, o Zé da Vila, que tem contrato até Junho/11 com o Hamburgo da Alemanha, mas que deseja voltar para o Brasil; o volante Anderson do Manchester United da Inglaterra; o atacante Rafael Moura, destaque do rebaixado Goiás e vice-campeão da Copa Sul-Americana; o volante Marcos Assunção do Palmeiras, segundo ele mesmo, santista de coração e ontem foi dada a informação que o glorioso alvinegro está negociando com o goleiro Diego Cavalieri, que pertence ao Liverpool da Inglaterra, mas está emprestado até Junho/11 ao modesto Cesena da Itália, onde além de reserva amarga apenas a 17º colocação.
ACESSEM E DEIXEM SEUS COMETÁRIOS: Nós do site santastico.net queremos muito contar com a participação de toda nação santista. Deixem seus comentários através do twitter do site que é @santastico_net ou do colunista que vos escrevem @rocaetanopira. Sigam também meu futblog www.rodrigocaetano.blogspot.com dêem seus palpites e pitacos, afinal, estamos todos unidos por uma única e mesma paixão chamada SANTOS FUTEBOL CLUBE.
Forte abraço a todos e um ótimo final de semana.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tenho algumas dúvidas, vocês me ajudam a desvendá-las?

Fim de temporada no futebol brasileiro, e com ela, começa a temporada de especulações do futebol brasileiro (é isso mesmo).
Comenta-se muito sobre premiações, contratações, dispensas, bola de prata, bola de ouro e o vai e vem do futebol, mas paralelo a tudo isso se vê e se ouve alguns absurdos e só vocês meus amigos, para me ajudarem a desvendar certos mistérios do mundo do futebol, então vamos lá:
Pontos corridos é a melhor fórmula, pois premia o verdadeiro campeão?
Mata-mata é muito mais emocionante?
Deixar o Campeonato Brasileiro de lado para focar outra competição, vale à pena?
Menosprezar a Sul-americana, pois não tem importância alguma?
Iniciar o Campeonato Brasileiro sem pré-temporada é melhor ou pior?
Priorizar a Taça Libertadores, pois isso sim é campeonato de verdade?
Relaxar e jogar sem compromisso o Campeonato Brasileiro por ter vencido a Copa do Brasil?
Aumentar o preço dos ingressos para arrecadar mais?
Abaixar o preço dos ingressos para atrair mais público?
Começar o Campeonato Brasileiro com o mesmo técnico que fracassou no Campeonato Estadual?
Reformular o elenco as vésperas do Campeonato Brasileiro por ter fracassado no Campeonato Estadual?
Demitir o técnico depois de duas derrotas e dois empates?
Dar seqüência ao trabalho de um técnico pouco prestigiado?
Pagar mais do que pode para um jogador diferenciado não ir embora para a Europa?
Vender seus principais jogadores para arrecadar e fazer caixa?
Reuniões com torcidas organizadas para pressionar o próprio elenco?
Entrar desmotivado para jogar e prejudicar seu maior rival?
Jogar o jogo da vida sem se importar a quem vai ajudar ou prejudicar?
Bem meus amigos, essas são algumas dúvidas que surgem a cada fim de temporada, mas só algumas mesmo, afinal, cada um de nós, temos várias delas a desvendar, mas isso é comentado desde que futebol é futebol e vice e versa, o gostoso de tudo isso são as rodinhas de bate papo e as discussões saudáveis de cada dia reunindo torcedores e simpatizantes de futebol, mas agora fica minha última pergunta: E VOCÊ, tem alguma dúvida?
CIRCO DO FUTEBOL: Todo final de temporada acontece a tal premiação dos melhores do Campeonato Brasileiro e esse ano não foi diferente, jogadores, técnicos e diretores reunidos no belo e formoso Teatro Municipal do Rio de Janeiro com toda pompa de Oscar, coisa típica de Brasileiro, querendo ser o que não é e não será jamais, mas enfim, queria apenas declarar o tão quanto achei ridícula tal premiação e o evento em si. Muita confusão, pessoas barradas, público e torcida vaiando a um e outros, resumindo, foi o verdadeiro Circo do Futebol Brasileiro. Mas em relação à premiação tenho 02 adendos a fazer, primeiro: Em que mundo ou planeta se existir, o tal Meia Bruno César do timinho da marginal sem numero pode ser considerado a revelação do Campeonato Brasileiro? Segundo: Em que mundo ou planeta se existir, o volante e MONSTRO Arouca pode ficar de fora de tal seleção ideal do Campeonato Brasileiro? Queria apenas entender isso.
                Não deixem de opinar, comentar e deixam seus “pitacos” contamos demais com a participação de vocês, através do meu twitter @rocaetanopira ou do site @santastico_net ou até mesmo pelo meu futblog www.rodrigocaetano.blogspot.com.br acessem e participem.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Casamento do Casal amigo Márcia e Felipe

      No último sábado foi realizado na paróquia Nossa Senhora Aparecida no bairro Piracicamirim o enlace do casal amigo Márcia e Felipe. Como padrinho e compadre desejo a eles eternas felicidades e que Deus vos abençoem.

Miriam, Márcia, Felipe e Rodrigo Caetano

Rafael, Rodrigo Caetano e Thomas


Vanessa, Miriam e Driele


Miriam Fidélis e Rodrigo Caetano

sábado, 4 de dezembro de 2010

O vai e vem já começou no Santos Futebol Clube

Nação santista! O vai e vem já começou e estão agitadíssimos no nosso alvinegro praiano, muitos estão subindo a serra rumo a outras agremiações e outros descendo rumo ao litoral e não são poucas as novidades.
     Logo no começo da semana foi anunciando a volta do ídolo e curinga Elano, que será apresentado, ou melhor, reapresentado, amanhã antes da última partida do peixe no Brasileirão ante o Flamengo na Vila Belmiro, mas muito antes a diretoria já tinha apresentado o garoto e revelação do Brasileiro da série D pelo Santa Cruz, Victor Hugo.
     No momento o mercado está quente, há muita especulação e a Lei da oferta e da procura agita e muito os bastidores do futebol. Jogadores diversos são oferecidos a todo o momento, seja por clubes ou por empresários querendo ganhar mais “espaço” no meio do futebol (espaço = $$$$$) e mais especificamente no Santos Futebol Clube, que hoje, sem dúvida alguma, é a maior vitrine do futebol Nacional (eu como torcedor e apaixonado creio ser a maior do planeta).
     Nomes são dados como certo dentro da Vila Belmiro, como Ricardo Oliveira, atualmente emprestado ao São Paulo Futebol Clube, mas com os direitos federativos presos ao Al Jazira dos Emirados Árabes, Léo Moura, lateral direito do Flamengo, que ainda tem mais um ano de contrato com a equipe carioca, mas que já deixou bem claro nas entrelinhas que não fará esforço algum em permanecer no time da Gávea e, Lucas, volante do Liverpool da Inglaterra e queridinho do técnico Mano Menezes da Seleção Brasileiro e segundo nosso presidente LAOR é o próximo sonho de consumo da Diretoria alvinegra para a disputa da Libertadores de 2011. O resto é pura e simples especulação de mercado, mas creio que após o dia 6 de Dezembro, teremos várias novidades, por ética, jogadores envolvidos no atual Campeonato Brasileiro não revelarão seu destino antes disso, mesmo porque faltam apenas dois dias, então, caros amigos segurem a ansiedade.
     Enquanto uns estão chegando a Vila mais famosa do mundo, outros estão dizendo adeus. Ontem a diretoria deu férias a 14 jogadores: os zagueiros Durval e Edu Dracena, os laterais Pará e Léo, os volantes Arouca, Adriano e Roberto Brum, os meias Alan Patrick, Zezinho, Madson, Marquinhos e Victor Hugo e os atacantes Keirrison e Marcel. O destino de pelo menos um desses já foi decretado. O meia Madson será emprestado ao Atlético/PR em 2011. O jogador estava um tanto quanto renegado pela diretoria depois de se envolver em diversas polêmicas e atos de indisciplina. Outro que está com um pé fora da Vila é o atacante Marcel, cujo contrato termina no final de Dezembro e está negociando sua ida ao time do Vasco/RJ. Outros jogadores serão reavaliados pela diretoria e atual comissão técnica, é o caso do atacante Keirrison e do meia Marquinhos.
     O Atacante chegou com todas as pompas de goleador, mas acabou decepcionado, em 12 jogos anotou apenas três gols e colecionou diversas contusões.
     O meia Marquinhos chegou como indicação e homem de confiança do ex-técnico Dorival Junior e logo virou capitão da equipe, revezando ora com Robinho ora com Edu Dracena. Mas a última polêmica (não quero mais falar daquele chororô em Santa Catarina) pode tê-lo queimado com a diretoria e times como o Atlético/MG atualmente treinado pelo técnico Dorival Junior e o Ávai/SC, seu último time antes de desembarcar na Vila e seu time de coração já demonstraram interesse em sua contratação.
     É isso nação Santista, o mercado do vai e vem do futebol está apenas começando. Muito mais está por vir, AGUARDEM!
LUTO e TRISTEZA: O Santos está de luto. Morreu ontem aos 75 anos, em Villa Elisa, na Argentina, o ex-zagueiro Ramos Delgado, capitão do time de Pelé, Coutinho, Dorval, Mengálvio, Pepe, Zito, Gilmar, entre outros lendários campeões. Ele sofria a tempo de Mal de Alzheimer. Ramos Delgado participou das conquistas do tetracampeonato paulista, do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e da Recopa Sul-Americana, nas décadas de 1960 e 1970. Fica aqui os sentimentos de toda equipe do santastico.net.
     E continuem opinando, comentando e deixando seus “pitacos”, ele é meu combustível para melhorar a cada dia e deixar o blog mais e melhor para VOCÊ, torcedor Santista e amante do Futebol. Sigam  meu twitter em @rocaetanopira conto com a participação de todos.
Forte abraço a todos e um ótimo final de semana.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pontos corridos ou mata-mata, qual a melhor fórmula?

      
       Nestes últimos dias muito tem se discutido em relação a melhor fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro, pontos corridos ou mata-mata. Eu sou fã incondicional dos pontos corridos e digo porque, afinal a Copa Libertadores, Copa do Brasil e Campeonatos Regionais já são disputadas no sistema mata-mata.
       Desde que foi implantada no Brasil, o sistema de pontos corridos tem atraído mais público aos estádios e renda aos clubes, levando em consideração os anos de 2003 à 2009. Com estádios menos vazios do que o habitual (lembro que esse é o meu ponto de vista) os clubes tem gerado mais renda e com isso uma melhor estrutura a suas agremiações. Até mesmo a formação de atletas tem se alavancado, vide que com um campeonato mais longo e competitivo o uso das divisões de base tem se tornado praxe e contratações, artigo de luxo. Resumindo, não se pode culpar o sistema de disputa do campeonato, pelo desinteresse de  times em vencer partidas que só cumprirão tabela, afinal, a gana por títulos é o principal combustível em busca de vitórias e de vinte times apenas um pode ser campeão.
      Mas os sistema não é 100% eficaz, existem falhas, mas pode ser melhorado e digo como. Para os outros dezenove times buscarem motivação e o “algo a mais” precisamos de algo atrativo e temos, mas eles sim precisam de mudança e eficácia. Hoje são quatro vagas para a Libertadores e outras oito para a Sulamericana e outros tantos times que brigam para não caírem no precipício da série B. Ambos os torneios precisam ser tentadores às equipes que buscam participar deles e quando digo tentador, financeiramente viável. Muitos ainda não lucram e as vezes pagam para disputar, diferentes das competições européias. É preciso motivação para estar lá e não obrigação.
Vi diversos comentários que equipes A e B entregaram jogos aqui e acolá, mentira. Falta apenas motivação. Cobrar empenho e motivação dos atletas que representam suas equipes é o mínimo, mas exigir deles o mesmo empenho das primeiras rodadas onde o titulo ainda estava longe de ser decidido, é demais, principalmente pela cultura que temos das rivalidades regionais de uma país onde come, dorme e respira futebol, como o Brasil.
Podemos pegar como exemplo nosso glorioso alvinegro praiano. A algumas rodadas atrás o mesmo estava na briga pelo titulo e pela tríplice coroa, mas a partir do momento que nossas chances foram por água abaixo o desempenho foi outro, totalmente diferente, não dá e não há fórmula que traga de volta a motivação e o brio em busca das vitórias, confesso que nem dinheiro trás tal motivação. O discurso é sempre o mesmo, terminar o campeonato de forma honrosa, mas o que há de honra terminar o campeonato em 16º ou 9º  sem ser campeão ou no mínimo com uma vaga na Libertadores? Mirar o título e não acertar faz parte do cronograma futebolístico, mas jogar por jogar e querer que vençam por honra, nos dias de hoje, creio ser demais, pura utopia.
Bom, em relação ao nosso Santos Futebol Clube os bastidores estão agitadíssimos, estão sendo ventilados vários nomes para reforçar nossa equipe e vários outros que deixarão o peixe em 2011, mas creio que a partir do dia 06 de Dezembro teremos diversas novidades, entre elas a volta do craque e ídolo Elano, aguardem.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Grupo do Santos Futebol Clube na Libertadores 2011

        A Conmebol sorteou nesta quinta-feira, em Assunção (PAR), os grupos da Copa Libertadores da América 2011. O futuro campeão brasileiro, sorteado sob o nome de Brasil 3, vai cair em um grupo complicado, com Argentino Juniors (ARG), Nacional (URU) e América (MEX).

    Os únicos brasileiros definidos foram Internacional e Santos, e o time gaúcho caiu no Grupo 6, ao lado de Jorge Wilstermann (BOL), Equador 2 e o vencedor do segundo jogo da pré-libertadores. O Peixe, por sua vez, está na chave 5, ao lado de Chile 2, Deportivo Tachira (VEN) e o vencedor do terceiro jogo da fase pré-classificatória.

    O vice-campeão brasileiro e o terceiro colocado caíram juntos no grupo 7. O segundo colocado está ao lado de Argentina 2, campeão do Torneio Apertura do Campeonato Argentino de 2010, Paraguai 2, campeão do Torneio Clausura Campeonato Paraguaio de 2010, e do vencedor do primeiro jogo da pré-libertadores, entre Brasil 5, terceiro colocado, e Colômbia 3, melhor pontuação somando os torneios Clausura e Apertura do Campeonato Colombiano.

    O Brasil 6, por sua vez, que pode ser o quarto colocado no Brasileirão, ou o Goiás, caso vença a Copa Sul-americana, estará no Grupo 2, se passar pela Pré-Libertadores. Seus companheiros serão o Junior (COL), Bolívia 2, campeão do Torneio Clausura do Campeonato Boliviano de 2010 e Peru 2, vice-campeão nacional.

        Veja os grupos da Libertadores da América de 2011:

Grupo 1: Peru 1, Paraguai 1, Colômbia 2, San Luis (MEX)
Grupo 2: Junior (COL), Bolívia 2, Peru 2, Vencedor do jogo 6 da Pré-Libertadores
Grupo 3: Argentino Juniors (ARG), Nacional (URU), Brasil 3, América (MEX)
Grupo 4: Caracas (VEN), Chile 1, Argentina 3, Vencedor do jogo 4
Grupo 5: Santos, Chile 2, Deportivo Tachira (VEN), Vencedor do jogo 3

Grupo 6: Internacional-RS, Jorge Wilstermann (BOL), Equador 2, Vencedor do jogo 2
Grupo 7: Argentina 2, Paraguai 2, Brasil 4, Vencedor do jogo 1
Grupo 8: Equador 1, Peñarol (URU), Argentina 4, Vencedor do jogo 5



     Vamos lá Peixe, "Nascer, Viver e no Santos morrer é um Orgulho que nem todos podem tem" Santos Sempre Santos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vamos fazer valer nossa paixão, 2011 já começou

        2011 já começou. Exatamente no dia 04 de Agosto de 2010 para o Santos Futebol Clube, quando o árbitro Carlos Eugênio Simon apitou o fim do jogo contra o Vitória na final da Copa do Brasil, vencida de forma brilhante e inédita pelo Alvinegro Praiano. A partir dali começamos a vivenciar o sonho do terceiro titulo da Libertadores pelo peixe. E está sendo assim até hoje é será até o dia da final onde esperamos ver o Santos.
A Libertadores é a principal competição da América do Sul e seu titulo é almejado por todos, titulo esse que dá o direto a disputar o Mundial de Clubes, títulos quais o Santos Futebol Clube é Bi-Campeão.
 Nos últimos anos, os clubes brasileiros tem encontrado muita dificuldade em ganhar a Libertadores. O último time brazuca a conseguir levantar o caneco foi o Internacional esse ano. Antes disso, os clubes brasileiros sempre foram derrotados nas finais. Em 2008 o Fluminense perdeu para a LDU do Equador e em 2009 o Cruzeiro foi vítima do Estudiantes da Argentina.
Como já relatei  anteriormente em minhas colunas, 2010 foi um ano super positivo para nós e ainda está sendo, afinal foram dois titulos pelo time profissional e diversos pelas categorias de base, que ainda estão disputando finais. Mas para que 2011 seja um ano épico e recheado de alegrias precisamos de planejamento, e isso no meu ponto de vista vem acontecendo, lentamente, mas vem acontecendo.
        Nos bastidores a Diretoria está se mechendo. Já temos o comandante para 2011, Adilson Batista. Bom nome e conhecedor da Libertadores. Já temos uma base de jogadores de bom nivel para a competição como Edu Dracena, Durval, Léo, Arouca, PH Ganso, Neymar mas que precisa ser melhorada para suportar o desgaste e pressão que a competição exije. Nomes de novos reforços são especulados e ventilados a todos momento, mas de concreto até o momento apenas o meia Victor Hugo, que veio do Santa Cruz/PE, como revelação da série D (não sei se choro ou riu como essa noticia) e as possibilidades da vinda dos meias Elkesson do Vitória/BA e o idolo Elano atualmente no Galatasaray da Turquia. Outros nomes surgiram, como os Zagueiros Juan (Roma/Itália) e Miranda (São Paulo/SP), os laterais Juan (Flamengo/RJ), Fabricio (Portuguesa/SP) e Marcelo Cordeiro (Botafogo/RJ), os meias Lucas (Liverpool/Inglaterra), Marcos Assunção (Palmeiras/SP) e Julio Baptista (Roma/Itália) e os atacantes Diego Tardelli (Atlético/MG),  Adriano (Roma/Itália) e André e Guilherme (Dínamo de Kiev), mas tudo no momento não passa de pura e simples especulação, presumo que as noticias comecem a se tornar verdadeiras, por ética, após o encerramento do BR 2010. Confesso que deveríamos privilegiar nossa categoria de base, que modestamente é a melhor do país, que a Diretoria fique atenta com relação a esse quesito. Em paralelo a tudo isso, teremos as dispensas de diversos atletas, afinal faz parte da cultura do futebol mundial, quem não agrada, não fica e segue sua vida em outro clube.
Mas o mais importante de tudo isso, é a Paixão que move essa nossa alegria de torcer e vibrar por um só ideal, todos unidos pelo mesmo objetivo, ser Campeão da América e ser Campeão do Mundo. E 2011 promete. Além de formar um ótimo time de futebol masculino a Diretoria investe pesado no time feminino de futebol com as craques Cristiane e Marta e tambem na formação de um time de Futsal liderado pelo craque Falcão. Além do basquete e do volei. É o Santos nos Esportes olimpicos.
Vamos todos juntos numa só corrente e como diz o Hino oficial do Peixe “Nascer, viver e no Santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter”.

         Abraços e uma ótima semana a todos

Casamento do Casal amigo Juliana e André

          Quero atráves deste singelo futblog parabenizar o enlace do casal amigo Juliana e André realizado no último sábado, 20 de Novembro, nas dependências do Clube AABB. Desejo do fundo do coração muitas Felicidades e Alegrias ao casal, que Deus possa abençoá-los eternamente.
Miriam, Juliana, André e Rodrigo Caetano

Rodrigo Caetano e Miriam Fidélis


Cesão, Rodrigo Caetano, Bigeli e Léo

Torneio Intertorcidas - 1º jogo da Imprensa Piracicabana

       Teve inicio no último sábado, 20 de Novembro, o Torneio Intertorcidas de Piracicaba, com a presença das equipes das torcidas do glorioso XVzão de Piracicaba e também do time da Imprensa. No primeiro jogo do time da Imprensa no certame,  goleou sem piedade a equipe do TUE-A por 5x0. O próximo jogo será sábado, 27 de Novembro quando enfrentará a equipe do TUE-B.

Equipe da Imprensa do Torneio Intertorcidas 2011


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hoje tem coluna no site santstico.net

       Caros amigos hoje tem minha coluna no site santastico.net e como sempre, conto com a participação de todos, então acessem e dêem suas opiniões, palpites e pitacos, forte abraço a todos.




terça-feira, 16 de novembro de 2010

Casamento do Casal amigo Adriane e Vitor

       Na última sexta feira, 12 de Novembro, foi um dia de fortes emoções e alegrias ao casal amigo Adriane e Vitor, pois uniram-se em matrimônio e disseram o SIM diante de Deus. Desejo ao casal infinitas felicidades.


Dri e Vitão já na festa que foi realizada no Spazio di Fato

Minha amada Noiva Miriam e o colunista deste Futblog

Adam, David, Rodrigo Caetano e Vitão (noivo)

David, Décio, Adam, Rodrigo Caetano e Paulo

Como deixar escapar um titulo que parecia tão fácil

        05 pontos. Esse foi o numero que o glorioso Santos Futebol Clube deixou de marcar no atual campeonato brasileiro por um simples detalhe psicológico e não técnico , segundo o treinador interino Marcelo Martelotte, desperdiçar pênaltis.
Foram quatro cobranças mal executadas, ou puro e simplesmente não convertidas, uma com o Zé Eduardo, vulgo Zé Love e três com o garoto Neymar. Nessa conta não contabilizo mais uma desperdiçada pelo senhor Neymar  em jogo ganho contra o Grêmio no estádio olímpico na 16º rodada. Hoje, somado ao atuais 52 pontos que o Peixe possui, estaríamos teoricamente com 57 pontos, a apenas 06 pontos do líder do campeonato.
Mas vocês podem estar me questionado “poxa, 06 pontos em 03 rodadas, não é muita coisa?”. E minha resposta é SIM. Seria muito difícil mesmo com esses 05 pontos chegarmos a tríplice coroa, mas, ai que entra outro detalhe crucial na história santista do campeonato brasileiro. De 21 pontos, ou sete jogos se assim preferirem, disputados pelo Peixe em partidas que nossos adversários tiveram um ou mais jogadores expulsos, somamos lamentáveis 08 pontos, ou seja, deixamos de ganhar 13 pontos. Imaginemos então por instantes, os atuais 52 pontos, somados aos 05 pontos desperdiçados em cobranças de pênaltis, mais os 13 pontos que também deixamos de somar por estarmos com jogadores a mais em campo, hoje, utopicamente estaríamos com 70 pontos, 07 a mais que atual líder e precisando apenas de mais uma vitória em 03 jogos para sagrar-se Campeão Brasileiro de 2010.
Outro dado predominante que deixei de mencionar e que julgo impressionante, que nosso glorioso alvinegro praiano é o líder de pênaltis sofridos no BR 2010, doze no total, e também líder de pênaltis desperdiçados, cinco, tendo um aproveitamento inferior a 60%, baixo para um time que sonhou ser campeão e buscava a tríplice coroa. Resumindo, é alarmante e principalmente preocupante, visto que segundo Neném Prancha “ O pênalti e tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente” e deveria mesmo, mas no ponto de vista do colunista que vos escrevem, deveria ser cobrado de outra forma pelo senhor LAOR, com mais veemência e principalmente ao senhor técnico interino do sub alguma coisa Marcelo Martelotte que disse em entrevista após o jogo que pênalti não precisa treinar, pois em treinamento não existe o componente emocional de um jogo, ledo engano. Deve-se treinar assim como se treina cobranças de escanteio, faltas, posicionamento tático e tudo o mais.
Faço das palavras do senhor Odir Cunha em seu blog as minhas. Jogador profissional precisa sim treinar cobrança de pênalti e isso não é um exagero.
Espero apenas que o técnico Adilson Batista esteja atento a tudo isso, pois além de contratações para diversas posições carentes que temos atualmente no plantel santista, precisamos em caráter de urgência de um ótimo e competente cobrador de pênaltis.


                  Penalti cobrando e convertido por Neymar. Nessa a bola entrou, mas em outras...


Pitaco de amanhã para Brasil vs Argentina em Doha no Catar com a presença dos santásticos Neymar, Robinho e André. 2x1, gols de quem? Robinho e Neymar é claro...hahaha.

Leiam e dêem seus palpites e pitacos na minha coluna do site www.santastico.net

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Coluna no site www.santastico.net

Caros amigos do futblog, hoje é dia da minha coluna no site www.santastico.net conto com a partipação de todos, dêem seus palpites e pitacos, forte abraço.




terça-feira, 9 de novembro de 2010

Novo técnico e nova vida ao Santos Futebol Clube

           Ontem por volta das 17h00, Adilson Batista foi anunciado como novo técnico do Santos Futebol Clube. Minha opinião? Dentre as possibilidades disponíveis no mercado do futebol, é uma das melhores opções no momento. Não que seja ou seria minha opção, mas hoje ele é o que de melhor o mercado nos oferece. O que espero dele? No mínimo muito trabalho e dedicação, afinal como jogador foi um grande quarto zagueiro, formando uma grande dupla com o paraguaio Rivarola, na conquista da Libertadores de 1995 pelo Grêmio e como técnico foi vice campeão da mesma competição pelo Cruzeiro em 2009, então presumo que conhece como poucos a competição almejada pela diretoria e por todos os torcedores do alvinegro praiano. Algo que me preocupa? Na verdade sim. Não em relação ao técnico que acabará de chegar, afinal, deduzo que virá com a “faca nos dentes” depois de uma fracassada passagem pelo time da marginal e sem dúvida vai querer provar o contrário, mas em relação ao pouco material humano disponível nos lados da Baixada Santista.
Hoje, na opinião desse humilde colunista o time atual numa escala de 0 a 10 é nota 5, sendo bem piedoso e usando da paixão para avaliar. Não que o elenco seja franco, já provou que não é, mas alguns atletas estão no limite do físico e do técnico, esperar algo a mais deles é algo que não acontecerá.
Prova disso é a queda vertiginosa que a equipe teve no segundo semestre. Tudo bem que “perdemos” atletas importantes, mas para um campeonato brasileiro totalmente nivelado por baixo como está sendo o atual, onde fomos derrotados para o já rebaixado e “poderoso” Grêmio Prudente em pleno alçapão de Vila Belmiro, é inaceitável que isso aconteça.
 O que espero da diretoria a partir de agora? Que o planejamento para um 2011 feliz como escrevi na minha última coluna comece já. Temos ainda quatro jogos para avaliar quem tem condição ou não de permanecer no elenco (gostaria muito de citar nomes, mas por ética não o farei, seriam vários) e também testar jogadores da base santista que afinal é a melhor do país, para que possamos montar um verdadeiro elenco SANTÁSTICO para 2011 e buscar a tão sonhado Tri da Libertadores.

Adilson Batista, novo técnico do Santos Futebol Clube


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Como fazer um time Campeão se tornar medíocre

     Tenho por habito, assistir a qualquer campeonato que seja, sendo de futebol, para mim já basta. Já vi equipes de qualidades épicas, como o Santos de 1995 que infelizmente não foi campeão e times de qualidade duvidosa, como o Santos de 2006, Campeão Paulista do mesmo ano. Mas qual a semelhança entre ambos? Era esperado muito pouco deles, afinal em 1995 o time era desacreditado e chegou a final onde foi afanado pelo senhor Márcio Rezende de Freitas e em 2006 foi um time montado as pressas pelo “profexô” Luxemburgo, que fez um “acordo” com jogadores renomados como Luisão, Zé Elias e o eterno Messias Giovanni, o Luxa entrou com os pés e os jogadores com a “anca”, mas chegou ao titulo no último Campeonato Paulista por pontos corridos (aposto que se o campeão fosse outro, a formula teria continuado).    
     Mas fiz essa comparação só para que vocês entendam de como é fácil tornar uma equipe campeã em medíocre e vice versa.
     Em 2010 o Santos montou um bom time, uma mescla de jovens jogadores e jogadores renomados no mundo futebolístico, como o ídolo da torcida Léo, os Zagueiros Edu Dracena e Durval, o meia Marquinhos, a volta do Messias Giovanni, que foi mais uma jogada de marketing da atual e nova diretoria para trazer a torcida ao seu lado do que qualquer outra coisa e o retorno temporário do Rei da Pedalada Robinho, essa sim, uma jogada de mestre do senhor LAOR. Mas tudo isso teve prazo para acabar, seis meses. E o que ganhamos ? Ganhamos duas taças, a do Campeonato Paulista e a inédita Copa do Brasil, mérito total da diretoria encabeçada pelo senhor LAOR.
     E qual seria a atitude mais correta depois de tudo isso? No meu singelo ponto de vista, manter a equipe. E o que foi feito? A espinha dorsal foi desfeita, jogadores no auge da forma, como Wesley e André foram vendidos, o “Pedalada” foi embora em menos de seis meses, o gênio do meio de campo, PH Ganso se contundiu e ficamos a mercê de Marquinhos na construção e distribuição das jogadas (com todo o SONO e LENTIDÃO dele isso seria impossível) e para finalizar o auge da mediocridade da relação empresa-funcionário, a diretoria “achou” melhor dispensar o técnico DJ, alegando “quebre de hierarquia”, é isso mesmo? E o que nos sobrou? Um time desmantelado, com jogadores de nível totalmente duvidoso, sem raça, garra e motivação, não julgo a todos, mas a grande maioria infelizmente está assim. E um time sem técnico, afinal Marcelo Mertellote é técnico interino, auxiliar e sub alguma coisa, não serve para guiar o time numa Libertadores, assim como não serviu para guiar o time no Campeonato Brasileiro. 
     E assim se faz um time medíocre, espero que o senhor LAOR esteja atento ao mercado, na busca por novos jogadores que estejam a altura de vestir o manto do Alvinegro Praiano, e mais, que o novo comandante do SANTÁSTICO seja anunciando em breve.

Nota: A matéria acima foi escrita antes do anúncio de Adilson Baptista ser o novo técnico do Santos Futebol Clube. Na singela opinião do colunista que vos escrevem, dentre as possibilidades que estavam disponíveis no mercado é uma boa opção, desejamos a ele sorte e total apoio.

Time Campeão Paulista e da Copa do Brasil em 2010

Churas de despedida dos amigos Letícia e Rudney


Um evento muito gostoso que reuniu familiares e amigos para desejarem um "até breve" e boa sorte aos nossos amigos Letícia e Rudney que estão de malas prontas para Dublin, na Irlanda.

Rudney(camisa dos Bambis), Letícia, Miriam e Rodrigo Caetano

E como não podia deixar de  faltar, a tradicional fotos dos "meninos" da SEDE.


Edi, Geléia, Gnomo, Rud, Fran, Rei, Aranha, Rodrigo Caetano e Felipe