sexta-feira, 27 de julho de 2012

O que é certo e errado no esporte brasileiro?

Materia publicada no jornal A Tribuna Piracicabana de 25 de Julho de 2012

Amigo leitor, amigo torcedor que acompanha o Tribuna Futebol Clube semanalmente, muitas vezes me pergunto se existe o certo e o errado no esporte brasileiro e confesso que ainda não tenho uma clara e objetiva opinião formada sobre isso, tantos são os absurdos que vejo, leio e escuto neste mundo podre e sombrio que ele é.
Farras de propina e desvio de dinheiro, falta de ética entre atletas; diretores, técnicos e empresários; ganância; egoísmo; ingratidão; maldade e tudo o mais que envolve algo que faz ou fazia, não sei ao certo a alegria do povo tupiniquim.
Os Deuses do esporte, se é que eles existem, devem estar de “cabelos em pé” com tudo que vem acontecendo, e pasmem, é só o começo. A tendência é só aumentar a avacalhação em relação a tudo que envolve o esporte brasileiro com a aproximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Para não me alongar tanto no assunto, o que mais me causou indignação e ainda vem causando é o simples fato dos atletas da seleção olímpica de futebol terem tratamento de estrelas e heróis da nação, sem ao menos terem uma única medalha de ouro no currículo.
 Viagens em primeira classe e conforto acima da média, além claro, de todo paparico que recebem de dirigentes e empresários, sendo que a dona CBF mandará para Londres, como cortesia (ABUSRDO) alguns presidentes de federações ao custo total de mais de R$ 1milhão. 
Enquanto que, atletas de outras modalidades e pouco exploradas pela mídia – diga-se de passagem, uma grande injustiça - são tratados como anônimos e amadores, mesmo quando alguns deles já possuem participações anteriores em jogos olímpicos e até medalhas douradas.
Confesso a vocês que sou totalmente desfavorável a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Simplesmente pelo fato do Brasil ser um País emergente, com uma calamitosa educação e uma precária segurança pública. Sem citar a miséria que assola alguns estados e a vergonha da farra de propina e desvio de dinheiro que teremos nas obras de infra-estrutura dos eventos. Isso é FATO, infelizmente.
Esses são assuntos que valeriam páginas sendo abordados, mas que não valem a pena, apenas reflita e avalie o que vem a ser o certo ou errado no esporte brasileiro.
Foto: Google

TABELINHA
XV de Piracicaba: Uma derrota no Barão da Serra Negra por 1 a 0 para o Paulista de Jundiaí e uma vitória fora dos seus domínios frente ao Independente em Limeira, também pelo placar mínimo. Esse é o saldo inicial do XV de Piracicaba na Copa Paulista 2012. O que percebemos é que vontade não vem faltando aos jovens atletas incorporados ao elenco pelo técnico Wagner Moraes e fôlego aos mais experientes, mas tecnicamente, foi sofrível de assistir ambas as partidas, e no futebol de resultado dos dias de hoje, isso é o que menos importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário