Fonte: Terra
Um dos confrontos que marcará a temporada 2012 do futebol brasileiro foi protagonizado por Corinthians e Santos na Copa Libertadores da América, vencido pelo clube da capital. Na revanche pela semifinal do torneio sul-americano, o time de Vila Belmiro, contudo, superou o arquirrival. Na tarde deste domingo, em jogo marcado por um gol polêmico de André (autor de outro tento no jogo), a equipe comandada por Muricy Ramalho venceu por 3 a 2 e embalou o segundo resultado positivo seguido no Campeonato Brasileiro.
O resultado positivo deixa o Santos com 23 pontos na tabela de classificação. Já o Corinthians, que perdeu uma invencibilidade de nove jogos sem derrota na Série A, segue estacionado com 24. Ambos permanecem na zona intermediária, longe da disputa pelo título.
Tanto Santos quanto Corinthians retornam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo final de semana, e com direito a dois clássicos. O clube de Vila Belmiro, após disputar o primeiro jogo da Recopa Sul-Americana contra o Universidad de Chile na quarta-feira, encara o Palmeiras no sábado, às 18h30 (de Brasília), no Pacaembu. Já o time de Tite encara o São Paulo no domingo, às 16h, no mesmo palco.
Santos e Corinthians protagonizaram um primeiro tempo movimentado e excelente no Estádio da Vila Belmiro. Bem armado defensivamente, o clube de Parque São Jorge neutralizou Neymar, Ganso e Patito Rodríguez, e ainda encontrou espaço para contra-atacar. Com menos de 20 minutos, o time visitante exigiu grande trabalho de Rafael em três oportunidades: duas vezes com Romarinho e uma com Ralf, aproveitando rebote de escanteio.
O Santos, por outro lado, demorou a se encontrar no jogo, tanto que a primeira oportunidade clara ocorreu somente aos 25min. Neymar recebeu com rara liberdade e levantou na medida para Arouca. O volante, como elemento surpresa, invadiu a área e chutou desequilibrado para defesa segura do goleiro corintiano Cássio.
O Corinthians não demorou muito mais a ser presenteado com a vantagem no marcador. Aos 28min, Douglas cobrou falta para a área e encontrou Danilo no meio do caminho. O camisa 20 deu um leve desvio e surpreendeu Rafael, que permaneceu estático no gol. A diferença, entretanto, não durou muito tempo por um motivo: Neymar.
Muito marcado diante do Corinthians, o camisa 11 raramente encontrou espaços para arrancar. Quando obteve liberdade, aos 36min, Neymar fez a diferença. O atacante dominou na intermediária, arrancou, confundiu o eficiente sistema defensivo corintiano e tocou na medida para André igualar o marcador na parte final do primeiro tempo na Vila Belmiro.
O Santos retornou do intervalo mais acelerado e conseguiu virar o jogo logo aos 4min, em lance muito polêmico. Depois de levantamento para a área e desvio de Durval, André tocou para as redes e saiu para comemorar. O gol confirmado pelo quinteto de arbitragem revoltou o Corinthians, que afastou a frieza costumeira da equipe para reclamar com Flávio Rodrigues Guerra.
Apesar da revolta, o Corinthians se controlou e chegou ao empate aos 35min. Recentemente contratado, Martinez, que entrou no segundo tempo, dominou na ponta esquerda e bateu firme para vencer Rafael. A igualdade, contudo, durou apenas três minutos: Neymar cobrou escanteio na medida para Bruno Rodrigo desviar de cabeça e dar a vitória ao Santos.
Foto: Lancenet
André faz dois gols em sua volta a Vila vestindo a camisa do Santos
Nota do Blogueiro: Santos e Corinthians fizeram uma partida muito equilibrada na Vila Belmiro. Melhor para o Santos, que soube aproveitar as oportunidades e teve uma "pequena mãozinha" da arbitragem em lance inusitado de triplo impedimento no segundo gol anotado pelo atacante André. O Santos soube suportar os avanços do timão nas costas de Bruno Peres e também da lentidão da sua zaga com muita velocidade nos contra-ataques e numa boa jornada de Neymar e André que anotou duas vezes. Outro destaque foi o goleiro Rafael que fez duas belas defesas no primeiro tempo e o zagueiro Bruno Rodrigo que liquidou a fatura fazendo o terceiro gol de cabeça. Já pelo corintiano, destaque para Danilo e Martinez que anotaram os gols da equipe do parque São Jorge.
Boa tarde, Rodrigo Caetano!
ResponderExcluirAcho que não há polêmica, o gol foi ilegal e ponto. Mas, como santista, ganhar do Corinthians é sempre bom, em quaisquer circunstâncias. Erros de arbitragem sempre existiram, existem e sempre existirão, ora em nosso prejuizo, ora em nosso benefício. Contudo, a International Board, da FIFA, tem meios para minimizar, no mínimo, a metade desses erros. E não falo - embora aprove - de tecnologia, não. Uma medida que eliminaria, pelo menos, 50% dos erros do trio ou quinteto de arbitragem, prática, rápida e sem custo nenhum, é a sumária revogação da Lei do Impedimento. Há situações muito difíceis de serem definidas pelo auxiliar que fatalmente cometerá equívocos na maioria delas. Se não houver impedimento, não haverá erro na sua marcação. E, depois, o atacante que se desmarca, e é mais esperto do que a defesa não merece ser punido. A defesa que marque, o goleiro que fique atento e oriente. Sem essa malfadada regra, o futebol ficaria muito mais atraente. É isso.
Um abraço e parabéns pelo texto!