quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma vitória cheia de vontade e de inocência

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, VENCEMOS! O Peixe enfim alcança, apesar do desnecessário sufoco, sua primeira vitória na Copa Santander Libertadores pelo placar de 3 a 2 frente ao Colo-Colo do Chile e segue vivo na competição sul-americana.
Agora a equipe Alvinegra possui 5 pontos e está na 3º colocação do grupo 5. Cerro Portenõ com 8 e Colo-Colo com 6 estão respectivamente em 1º e 2º lugares.
A próxima partida da equipe na Libertadores será no dia 14 em Assunção no Paraguai frente ao Cerro que ontem venceu com facilidade a equipe do Deportivo Táchira na Venezuela por 2 a 0 e neste jogo só a vitória interessa a equipe Santista.
A partida foi muito pegada e disputada, o nervoso era mais do evidente no time Santista que pressionou muito a equipe chilena desde o início, com jogadas rápidas e insinuantes de Neymar e Cia. O destempero dos atletas foi o que mais preocupou, afinal, perdemos três peças importantes para a próxima decisão. Neymar, Zé Eduardo e Elano foram expulsos e desfalcam a equipe no Paraguai desnecessariamente. Sobrou vontade a equipe na partida de ontem, mas também inocência. Não se pode confundir, principalmente na Libertadores, vontade e garra com virilidade e valentismo. Libertadores é jogo de paciência e inteligência e isso os atletas ainda devem tardar a entender.
Vamos para uma breve análise dos atletas do Santos na partida de ontem na Vila Belmiro.
RAFAEL: Não comprometeu, quando exigido foi bem, mas peca em dois fundamentos básicos para um goleiro. Não sabe repor a bola e principalmente sair do gol.
PARÁ: Presumo que o ala é um atleta de muita sorte. Seu futebol é limitado, vem jogando na equipe desde 2010 e mesmo assim não aprendeu a marcar e a cruzar. Na ausência do titular Jonathan é a opção.
DURVAL: O zagueiro cangaceiro deu conta do recado. Mas como todo setor defensivo da equipe, não transmite a segurança necessária que esperamos.
EDU DRACENA: Na partida de ontem foi bem. Atrás não comprometeu e nas subidas ao ataque, vai bem nos escanteios, aparecendo sempre com perigo.
LÉO: Apesar da idade avançada e do remoto poder de marcação, o “guerreiro” da vila demonstra uma vontade fora do comum. Após as expulsões infantis, chamou o jogo e o cadenciou.
ADRIANO: Sabemos das suas limitações, mas é invejável a garra e vontade que vem apresentando nos jogos. O volante tem em seu jogo o verdadeiro espírito de Libertadores.
DANILO: Grata surpresa na partida de ontem. Muito participativo, ajudando na defesa e nas subidas ao ataque. Foi premiado com um belo gol.
ELANO: O curinga é o homem das bolas paradas. Mais um belo gol em cobrança de falta, mas já substituído foi expulso infantilmente e prejudica a equipe para a próxima partida. Com sua experiência, não poderia vacilar dessa maneira.
PH GANSO: Discretíssimo na partida de ontem. Suas cobranças de escanteio ficam sempre no primeiro pau.
NEYMAR: Chamou o jogo e partiu para cima, assim como também estava exageradamente nervoso. Fez um belo gol, mas na comemoração foi expulso. Não o culpo, afinal o gol é o momento mágico do futebol, mas a regra apesar de exagerada foi cumprida pelo fraco árbitro.
ZÉ EDUARDO: Pouco participou do jogo e quando o fez, de nada acrescentou. Assim como Neymar estava muito nervoso e depois de um desentendimento com o zagueiro da equipe Chilena foi expulso e também prejudicou a equipe.
ALEXSANDRO: Entrou no lugar de PH Ganso para compor o meio de campo e ajudar Léo do lado esquerdo. Entrou um tanto quanto afoito e estava caído no segundo gol do Colo-Colo.
MAIKON LEITE: Entrou na vaga de Elano, e no meu modo de analisar, erroneamente. Tentou prendar a bola no ataque e estava na marcação do atleta Chileno que fez o primeiro gol da equipe do Colo-Colo. Pouco acrescentou.
BRUNO AGUIAR: Entrou no lugar de Pará para “matar” o tempo e segurar o ataque chileno pelo lado direito. Pouco jogou.
MARCELO MARTELOTTE: O técnico interino fez dele o que se espera. Pouca coisa. No meu ponto de vista, mexeu errado ao tirar Elano que já tinha amarelo e estava cansado e colocar Maiko Leite. A equipe jogava com um a menos e era pressionada e a expôs mais ainda a pressão chilena com essa mudança. SEJA BEM VINDO MURICY.
Quero aqui neste futblog dar os PARABÉNS para a brilhante e correta participação dos mais de 11.800 torcedores que estavam presentes na Vila Belmiro na partida de ontem. O incentivo foi notório do início ao fim e é assim que ela deve se comportar. A fase da equipe não é a das melhores e a torcida, apesar do pesares deve e tem que estar ao lado da equipe para o que der e vier.
E o grito na garganta segue preso, e eu AINDA acredito, VAMOS SER TRI SANTOS!

foto: Bruno Miani/UOL
O jogo de ontem foi literalmente de virar a cabeça


“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”


Nenhum comentário:

Postar um comentário