sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PAULISTÃO 2012: XV e Santos no Barão de Serra Negra

Amanhã terá início, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, o torneio estadual mais competitivo do Brasil, o Campeonato Paulista 2012, com a partida entre XV de Piracicaba, Campeão da Série B em 2011 e Santos Futebol Clube, Campeão da Série A do mesmo ano.

Com shows e apresentação das gatas e musas dos times, o estádio Barão de Serra Negra, que foi reformado exclusivamente para receber a estréia, será palco do duelo alvinegro, que não acontece oficialmente a 17 anos.

O último embate entre as equipes pelo Campeonato Paulista, foi o último também da equipe do interior na principal divisão do Estado. O duelo aconteceu em 1995, no dia 11 de Junho na Vila Belmiro e o peixe venceu pelo placar de 4 a 0, decretando assim, o rebaixamento do Nhô Quim.

Ao todo, as equipes se enfrentaram 68 vezes pelo estadual paulista. O Santos se sagrou vitorioso em 41 partidas, o XV em apenas 5 e tiveram ainda 22 empates. O alvinegro praiano anotou 145 gols e o alvinegro caipira 49.

Os placares mais elásticos da história do confronto foram um 7 a 2 para o Santos, no Paulista de 1961 e um 6 a 0 também para o Santos no Paulista de 1958. Como maior destaque, o XV venceu o Santos pelo Paulista de 1976 por 2 a 0.

O duelo mais recente foi em 2010, em um amistoso realizado na cidade de Piracicaba, local da partida de amanhã e o placar foi 0 x 0 em partida muito disputada, onde o craque Neymar, pouco apareceu, mas logo depois se sagrou Campeão Paulista e da Copa do Brasil.

O clima na cidade do interior é de muita ansiedade e expectativa, afinal, após amargar 17 anos de calvário em divisões inferiores, o Nhô Quim como é carinhosamente conhecido, retorna a Serie A com a meta de ficar entre os oitos melhores classificados e disputar o Torneio do Interior, para quem sabe, cravar sua vaga no Campeonato Brasileiro da Série D no segundo semestre.

Os destaques do XV são o meia Anaílson, ex-São Caetano e que disputou o Brasileirão 2011 pelo Atlético/GO. O meia Ricardinho, ídolo da torcida e que foi um dos responsáveis por elevar a equipe a divisão principal e também o atacante Paulinho, cria das divisões de base do Corinthians e que é carinhosamente chamado de "Neymar dos Canaviais" pela imprensa Piracicabana.

O Santos começa a disputa pelo Tri-Campeonato Estadual com um time teoricamente reserva. Ou misto, como prefere o comandante Muricy Ramalho. Os principais nomes que estarão em Piracicaba serão o meia Ibson, o goleiro Aranha e o atacante Alan Kardec.

Ainda não definidas, as prováveis equipes para a partida de amanhã entre XV e Santos podem ser, começando pelo XV de Piracicaba, que será o mandante com Gilson; Vinícius Bovi, Toninho, Diego Borges e Alex Cazumba; Marcus Lima, Adílson Goiano, Anaílson e Ricardinho; Paulinho e Vinícius Reis. Já o Santos poderá começar com Aranhá; Maranhão, Bruno Rodrigo, Vinícius Simon e Emerson; Anderson Carvalho, Ibson e Felipe Anderson; Alan Kardec, Rentería e Tiago Alves.

Foto: Rodrigo Caetano

O estádio Barão de Serra Negra está pronto para receber a partida


MUSA DO PAULISTÃO 2012: Votem na Musa do Paulistão 2012 atráves do site http://gatadopaulistao.fpf.org.br/ e vejam que essa competição será mais difícil que o Paulistão 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário