sexta-feira, 29 de março de 2013

Santos FC empata com Mogi Mirim por 2 a 2, com gols de Cícero e Giva

Fonte: Uol


Com gols de Cícero e Giva, o Santos FC empatou com o Mogi Mirim por 2 a 2, nesta quinta-feira (28), na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Paulistão. No confronto, o Alvinegro Praiano contou com os retornos de Neymar e Montillo.

O Peixe abriu o placar aos 42 da primeira etapa. Giva iniciou o lance e passou para Arouca cruzar. Neymar desviou e Cícero bateu para o gol.

Aos 5 minutos da segunda etapa, após levantamento na área santista em cobrança de falta, Henrique desviou para as redes.

Aos 22 minutos da segunda etapa, Montillo passou para Cícero. O meio campista deu linda assistência para Giva finalizar e fazer 2 a 1.

Aos 34 minutos, Wagninho recebeu passe e bateu cruzado para deixar tudo igual de novo.
O Alvinegro volta a entrar em campo domingo, diante do Oeste, às 18h30, em Bauru.

Escalação

O Peixe entrou em campo com: Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo; Neymar e Giva.

Aos 24 da segunda etapa, Guilherme Santos entrou no lugar de Léo.

Jogo

Arouca troca passes com Giva

Aos 4 minutos, Arouca puxou contra-ataque e lançou Giva. O santista invadiu a área e cruzou para Arouca. O volante finalizou de esquerda, mas o goleiro defendeu.

Neymar desce em velocidade

Aos 10, Neymar arrancou em velocidade pela esquerda e cruzou da lateral esquerda. O goleiro do Mogi espalmou, afastando o perigo.

Léo finaliza dentro da área

Aos 22, Neymar arrancou em velocidade e passou para Léo. O lateral deu o corte no zagueiro dentro da área e finalizou de direita, mas o goleiro conseguiu encaixar.

Cícero abre o placar

No fim da primeira etapa, aos 42 minutos, Giva fez bela jogada individual e lançou para Arouca. O volante cruzou dentro da área. Neymar ajeitou para Cícero bater colocado e fazer 1 a 0 para o Peixe.

Mogi Mirim empata

Aos 5 minutos da segunda etapa, após levantamento na área santista em cobrança de falta, Henrique desviou para as redes.

Montillo finaliza com perigo

Aos 12 minutos, Bruno Peres levantou na área. Neymar tentou o domínio, mas a zaga afastou. Montillo ficou com a sobra e finalizou. O chute desviou no defensor e a bola bateu na perna do goleiro, que já caía para fazer a defesa. Giva ainda pegou o rebote e finalizou, mas a bola bateu no defensor e saiu pela linha de fundo.

Giva faz o segundo do Peixe

Aos 22 minutos, Montillo passou para Cícero. O meio campista deu linda assistência para Giva finalizar e fazer 2 a 1.

Neymar acerta a trave

Aos 30 minutos, Neymar cobrou falta da meia lua da área. A bola passou pela barreira e explodiu no travessão.

Mogi Mirim empata de novo

Aos 34 minutos, Wagninho recebeu passe e bateu cruzado para deixar tudo igual de novo.
Neymar acerta a rede por fora.

Aos 42, Cícero lançou Neymar. O atacante bateu cruzado e acertou a rede pelo lado de fora.

Neymar tenta bicicleta

Aos 43, após cruzamento da direita, Neymar dominou no peito e emendou uma bicicleta, mas o tiro saiu fraco.

Giva quase faz o terceiro

Já aos 47, Giva recebeu na área e bateu cruzado. O tiro saiu forte, mas o goleiro foi buscar, espalmando.

Foto: Lancenet!
Neymar jogou abaixo do esperado e foi vaiado pela torcida santista

NOTA DO BLOGUEIRO: Já faz tempo que o futebol apresentado pelo Santos não acompanha a qualidade do elenco que Muricy Ramalho tem em mãos. Com apresentações abaixo do esperado e com um futebolzinho muito burocrático, o peixe vai encaminhando sua classificação para a próxima fase do campeonato paulista, mas deixa um ponto de interrogação em seus torcedores. Até onde pode ir essa equipe treinado pelo hoje, limitado técnico Muricy Ramalho? A equipe no momento concentra suas forças apenas no paulistão 2013 e mesmo assim não tem a devida competência técnica esperada pela exigente torcida santista.

Onde está a Seleção Brasileira?

Matéria publicada no jornal A Tribuna Piracicabana de 27 de Março de 2013


Nobres amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, a Seleção Brasileira de futebol, sob o comando e batuta do técnico Luiz Felipe Scolari, está longe de ser o que já foi um dia. O eldorado do futebol mundial e protagonista do futebol arte.

O torcedor vivência – infelizmente – as portas da Copa do Mundo no Brasil, o pior dos momentos que jamais gostaria de viver. Uma entre safra de craques e grandes jogadores, que possam representar e condicionar à seleção a favorita a conquista do título em terras tupiniquins.

É mais que evidente, é um fato que hoje, a seleção e a camisa verde-amarelo não ‘bota’ medo e não intimida os adversários, como fazia em outros momentos. O respeito que havia para com a seleção não existe mais, a ponto da equipe ser pressionada, acuada e combatida por seleções de menores escalões e os últimos resultados são prova da atual fragilidade.  

Em tempos atuais, somos apenas mais uma seleção. Antes temida, hoje apenas mais uma. De protagonista e precursor do futebol arte, para mero e apenas figurante do futebol burocrático e operário. Tanto é verdade, que foge da memória a última vez que tivemos um grande jogador brasileiro entre os melhores do mundo.

O peso da pressão pela conquista do hexa campeonato no Brasil aumenta a cada dia. Os virtuais e teóricos protagonistas da bola para 2014 que o torcedor imaginava e esperava contar, tais como Kaká, Robinho, Ronaldinho Gaúcho e Adriano, não vivem bons momentos e a responsabilidade recai sobre os jovens e craques – precoces - do momento, como Neymar, Oscar e Lucas.
 
A realidade, hoje, é que a Seleção Brasileira não está entre os favoritos e flerta com a possibilidade de formação de uma equipe competitiva para a Copa das Confederações e também para a Copa do Mundo, mas cá entre nós, independente do momento e dos maus resultados, não se pode menosprezar uma camisa cinco vezes campeão mundial, mas uma coisa eu gostaria de saber. Onde está a Seleção Brasileira?

Foto: GE
Seleção que jogou o último amistoso diante da seleção da Rússia em Londres

XV DE PIRACICABA: O Nhô Quim vive tempos de calmaria após dois bons resultados – empate ante o Corinthians e vitória frente ao Atlético de Sorocaba – e o próximo desafio será logo mais no ABC, diante do São Caetano, que busca sair da zona incomoda do rebaixamento. Após a chegada do técnico Edison Só, a tranquilidade e a serenidade parece ter encontrado seu caminho nos corredores do estádio Barão da Serra Negra. À vontade e a vibração que antes faltava, agora parece sobrar e a equipe vai aos poucos se livrando de qualquer possibilidade de rebaixamento, algo que era inimaginável do torcedor alvinegro no ano do centenário quinzista.

quinta-feira, 28 de março de 2013

XV conquista empate diante do São Caetano

Fonte: Assessoria XV de Piracicaba


A equipe do XV de Piracicaba conseguiu arrancar um importante empate, na noite desta quarta-feira, 27, contra o São Caetano pela 15ª rodada do 

Campeonato Paulista 2013. Atuando no estádio Anacleto Campanella, o Alvinegro chegou a sofrer dois gols no primeiro tempo, mas se recupero na segunda etapa e terminou igualando e fechando o placar em 2 a 2 com gols de Pedro Paulo e Danilo Sacramento.

Após o encerramento da partida, o técnico Edison Só elogiou a perseverança de seus comandados. “Temos que ressaltar o poder de reação da equipe. 

Disse a eles no intervalo que tínhamos totais condições de buscar o resultado e o empate acabou sendo merecido. Poderíamos até ter vencido, mas devido as circunstâncias do confronto, somar um ponto fora de casa foi importante”, comentou o treinador.

Com o resultado, o Nhô Quim ocupa agora a 15ª posição na tabela de classificação com 15 pontos conquistados em 15 jogos.

O próximo desafio do XV de Piracicaba acontece neste sábado, 29, às 16 horas no estádio Barão da Serra Negra contra a vice-líder Ponte Preta. “É o único time que ainda está invicto na competição e sabemos que teremos muitas dificuldades. Temos que jogar com sabedoria, fazer uma boa apresentação e buscar pontuar”, disse Edison Só.

O JOGO

Primeiro tempo

Nos primeiros cinco minutos de jogo o São Caetano apostou nas jogadas de bola parada, mas a zaga quinzista e o goleiro Thiago Passos conseguiram afastar o perigo. Após este primeiro momento, o XV melhorou seu sistema defensivo e não deixava o time adversário criar chances de gol.

O Alvinegro conseguiu chutar a gol apenas aos 23 minutos, quando Diego Silva avançou pelo meio de campo e chutou de fora da área para a defesa de Fábio. Apesar da melhora do XV, foi o São Caetano que abriu o placar. Cruzamento da esquerda e Jael fez de cabeça, aos 28’, 1 a 0 para o Azulão.

O Nhô Quim tentou responder em chutes de longa distância de Fabiano e Marcelo Soares, mas o goleiro Fábio estava atento nas duas oportunidades. E foi em um contra-ataque rápido que o São Caetano ampliou.

Danielzinho invade a grande área e divide com Pedro Paulo, a bola sobra para Pedro Carmona que chuta sem chances para Thiago Passos e faz 2 a 0. Aos 36’, Marcelo Soares tentou novamente em bonito chute colocado, mas a tentativa parou em Fábio, que espalmou para escanteio.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com o XV empenhado em buscar o empate. Aos 5’, Danilo Sacramento tabelou com Marcelo Soares e chutou cruzado, mas Fábio fez a defesa. De tanto insistir, o XV diminuiu aos 14 minutos com o zagueiro 
Pedro Paulo, que aproveitou cobrança de escanteio, subiu mais alto que a zaga do Azulão, e fez 2 a 1.

Após o gol o Alvinegro tentou pressionar o adversário, mas o sistema defensivo do time do técnico Aílton Silva melhorou e levava a melhor sobre o ataque quinzista. Até que Marcelo Soares foi puxado dentro da grande área e o árbitro marcou pênalti. Danilo Sacramento assumiu a responsabilidade, chutou e empatou a partida em 2 a 2
aos 33 minutos.

O final do confronto ficou emocionante, com o time da casa buscando a vitória e o XV pronto para tentar fazer o terceiro em jogada de contra-ataque. Aos 44’, o zagueiro Luiz Eduardo arriscou chute de fora da área e obrigou o goleiro Fábio a fazer grande defesa.

Ficha Técnica

Campeonato Paulista 2013 – 1ª Fase
15ª rodada
Data – 27/03/2013
Horário – 19h30
Local – Estádio Anacleto Campanella, São Caetano do Sul
Árbitro – Aurélio Santanna Martins
Auxiliares – Marco Antônio Gonzaga da Silva e David Botelho Barbosa
Adicionais – Welton Orlando Wohnrath e Ilbert Estevam da Silva
Quarto árbitro – Uelington Rosa Pereira
Gols – Jael aos 28’/1T , Pedro Carmona aos 32’/1T (São Caetano) , Pedro Paulo aos 14’/2T e Danilo Sacramento aos 33’/2T (XV)
Cartões Amarelos – Danilo Sacramento, Diego Silva, Adriano (XV), Moradei (São Caetano)

XV de Piracicaba – Thiago Passos, Vinicius Bovi, Pedro Paulo, Luiz Eduardo, Janilson, Diego Silva, Glauber, Fabiano (Adriano), Danilo Sacramento, Anderson Lessa (Paulinho) e Marcelo Soares (Bruno Gaúcho). Técnico Edison Só

São Caetano – Fábio, Samuel Xavier, Bruno Aguiar, Wagner, Fabinho (Eduardo), Diego, Moradei, Éder (Pirão), Jael (Rivaldo), Pedro Carmona e Danielzinho. Técnico Aílton Silva

Foto: Fabio Rubinato
Elenco reunido antes da partida em busca da recuperação no Paulistão

sexta-feira, 22 de março de 2013

Santos FC vence Mirassol na Vila Belmiro

Fonte: Site oficial SFC


O Santos FC entrou em campo pela 13ª rodada do Paulistão sem Neymar, mas contou com a noite inspirada de um outro menino da Vila: Giva. O atacante que usou a camisa 11 comandou a virada santista para cima do Mirassol, na Vila Belmiro, por 2 a 1. Além de anotar dois gols, o jogador ainda levou para casa um carro QQ 0KM, da Chery, por ter sido eleito o melhor em campo pelos torcedores.

O time começou o jogo atacando bastante e apostando nos contra-ataques e roubadas de bola. Colocando bastante pressão desde o início, o Santos FC chegou várias vezes na pequena área adversária com os atacantes. Com Miralles, Giva e Patito, o Peixe teve boas oportunidades de gol. Na metade do primeiro tempo, o time sofreu o gol do Mirassol, mas continuou chegando até que Giva empatou a partida já no finalzinho da primeira etapa.

Na volta do segundo tempo, o Santos FC voltou atacando e continuou armando boas jogadas que levaram à virada do jogo. Giva, em noite inspirada com a 11 de Neymar, ampliou o placar e marcou o segundo da partida e dele.

A próxima partida do Santos FC será pela 14ª rodada do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, domingo (24), às 16 horas, no Pacaembu.

Cartões

Depois de fazer uma falta, Felipe Anderson recebeu cartão amarelo.  E, em outra jogada, recebeu o segundo amarelo e foi expulso do jogo.

Pato Rodriguez, depois de cometer uma falta, recebeu direto um cartão vermelho.

Os dois jogadores não poderão atuar no clássico do final de semana contra o Palmeiras.

Escalação

Apesar de estar sem alguns jogadores titulares como Neymar e Montillo, que estão nas seleções brasileira e argentina, e Cícero – suspenso com o terceiro amarelo – o técnico Muricy Ramalho pôde aproveitar atletas que estão voltando a jogar, como Miralles e Léo. Dessa forma, o Santos FC entrou em campo com Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Jr., Arouca, Pato Rodriguez e Felipe Anderson; Miralles e Giva.

O Alvinegro voltou igual para a segunda etapa, mas o comandante santista colocou André no lugar de Miralles e Neílton entrou para substituir Giva.

Foto: SempreSantos
Giva foi o herói santista na partida diante do Mirassol


NOTA DO BLOGUEIRO: Um futebol burocrático, sem agressividade e com pouca inspiração. Foi isso que a equipe santista apresentou na vitória diante do Mirassol no estádio da Vila Belmiro. Sem contar com seus principais jogadores, o Santos teve muita dificuldade em superar a retranca adversária e sofreu para vencer. A defesa continua a falhar. A marcação segue frouxa, dando espaços em demasia ao adversário e a ligação defesa-ataque quase não existe. O técnico Muricy Ramalho segue com suas convicções fazendo com que a equipe não tenha padrão de jogo e com jogadores que não rendem o esperado, desagradando assim, boa parte da torcida alvinegra. 

quinta-feira, 21 de março de 2013

XV e Corinthians empatam em Piracicaba

Fonte: Assessoria E.C. XV de Novembro de Piracicaba


Na raça. Foi assim que o XV de Piracicaba conquistou um empate por 1 a 1 contra o Corinthians na noite desta quarta-feira, 21, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Paulista 2013. Após sair atrás no placar em pleno Barão da Serra Negra lotado, o Alvinegro não se entregou e, com belo gol de Diguinho aos 44 minutos do segundo tempo, conseguiu sair de campo de cabeça erguida e com um ponto somado.

Agora o Nhô Quim encontra-se com 11 pontos conquistados e ocupa a 16ª posição na tabela de classificação. “A equipe precisava de um jogo como este. Enfrentamos o atual campeão do mundo e conseguimos um bom resultado. Criamos chances e poderíamos até ter vencido a partida, mas o grupo está de parabéns pela entrega dentro de campo e hoje saio satisfeito com o empate”, comentou o treinador.

O próximo desafio do time quinzista no Campeonato Paulista acontece neste sábado, 23, contra o Atlético Sorocaba na casa do adversário a partir das 18h30. “Confronto difícil, contra uma equipe que precisa vencer, assim como nós. Teremos pouco tempo para treinar, mas confio em meus jogadores e 
vamos buscar um bom resultado”, disse Edison Só.

O JOGO

Primeiro tempo

O XV não se intimidou e logo aos três minutos de jogo criou a primeira oportunidade. Cruzamento de Vinícius Bovi e Danilo Sacramento chutou para a boa defesa de Danilo Fernandes. Sete minutos depois Romarinho arrumou um espaço e chutou de fora da área e Thiago Passou conseguiu espalmar.

O arqueiro quinzista voltou a salvar o Alvinegro aos 15 minutos, quando Renato Augusto recebeu dentro da grande área e chutou a queima-roupa e o goleiro praticou a defesa com os pés. Três minutos depois, Paulinho tocou para Janilson que cruzou rasteiro e o zagueiro Gil colocou para escanteio.

O primeiro tempo seguiu bastante equilibrado com algumas chances de gol para as duas equipes, mas o placar ficou mesmo no 0 a 0.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com o Corinthians pressionando o XV, impedindo que o Alvinegro tivesse a posse de bola. Sentido o melhor momento de sua equipe, o técnico Tite chamou, aos 15 minutos, o atacante Emerson Sheik para colocar fogo no jogo.

O XV acordou para o jogo e aos 18 minutos, Diguinho ganhou jogada de Fabio Santos e chutou cruzado, Fabiano apareceu de surpresa na área mas não conseguiu concluir o lance. Cinco minutos depois Paulinho quase fez um golaço. Virada de jogo para a direita e o atacante dominou e chutou direto para o gol, mas a bola saiu a direita de Danilo Fernandes.

Apesar de melhorar em campo, o XV não resistiu. Aos 30’, Emerson ganhou da zaga e chutou cruzado pra fazer 1 a 0 Corinthians. Após ficar a frente no placar, o Time de Parque São Jorge passou a levar ainda mais perigo ao gol de Thiago Passos, uma vez que o Nhô Quim teve que sair para o jogo e buscar o empate.

E ele veio aos 44 minutos em belo lance de Diguinho, que tabelou com Marcelo Soares e chutou forte de pé esquerdo no ângulo de Danilo Fernandes: XV 1 x 1 Corinthians, placar final aqui no Barão.

Ficha Técnica

Campeonato Paulista 2013 – 1ª Fase

13ª rodada

XV de Piracicaba 1 x 1 Corinthians

Data – 20/03/2013

Horário – 22h00

Local – Estádio Barão da Serra Negra, Piracicaba

Árbitro – Leonardo Ferreira Lima

Auxiliares – Bruno Salgado Rizo e Maria Eliza Correia Barboza

Adicionais – Adriano de Assis Miranda e Ilbert Estevam da Silva

Quarto árbitro – Paulo Sérgio dos Santos

Gols – Emerson aos 30’/2T (Corinthians) e Diguinho aos 44’/2T (XV)

Cartões Amarelos – Fábio Santos, Alessandro (Corinthians), Luiz Eduardo, Janilson (XV)

Público -11.309 presentes

Renda – R$ 537.783,68

XV de Piracicaba – Thiago Passos, Vinicius Bovi, Pedro Paulo, Luiz Eduardo, Janílson, Diego Silva, Glauber, Fabiano (Adriano), Danilo Sacramento (Márcio Diogo)(Marcelo Soares), Diguinho e Paulinho. Técnico Edison Só

Corinthians – Danilo Fernandes, Alessandro, Chicão, Gil, Fabio Santos, Ralf, Guilherme, Danilo, Renato Augusto, Romarinho (Jorge Henrique) e Guerrero (Emerson). Técnico Tite

Foto:Fabio Rubinato
Diguinho comemora seu gol no empate diante do Corinthians


NOTA DO BLOGUEIRO: Jogo equilibrado, pegado, vibrante e com forte marcação de ambas as equipes, com o empate sendo justo pelo que os times apresentaram em campo na noite de ontem, em Piracicaba, no estádio Barão da Serra Negra.

Para o XV, levando-se em conta o atual momento da equipe, o resultado de empate diante do atual campeão mundial é para se comemorar, já que tecnicamente o timão é superior e teve mais volume de jogo e posso de bola.

Que essa partida seja o recomeço de bons resultados para o alvinegro caipira no Paulistão 2013 para espantar de vez o risco e a ameaça de rebaixamento.

Chance melhor não há!

Matéria publicada no jornal A Tribuna Piracicabana de 20 de Março de 2013


Nobres amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, a situação começa a se complicar e o sinal amarelo está muito próximo de ficar vermelho no estádio Barão da Serra Negra, após mais uma derrota do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, que acumula um longo jejum de vitórias.

Se não bastasse a medíocre campanha no Campeonato Paulista – novamente - já que a equipe não vence a seis jogos; as medonhas apresentações, sem vibração e poder de reação; agora surgem rumores que alguns jogadores estão caindo na ‘gandaia’ e isso vem afetando o rendimento da equipe dentro de campo.

O mínimo que se espera de um atleta profissional de auto-rendimento, no caso de futebol, é comprometimento e compromisso do mesmo para com a equipe que arca com seus salários e dá total suporte para seu trabalho ser bem executado. E alguns desses atletas, desconhecem o peso e o valor da camisa alvinegra de Piracicaba. Se soubessem, seguiriam outros caminhos e principalmente, teriam o respeito do apaixonado torcedor quinzista.

Mas a grande maioria desses atletas que está focado e comprometido em livrar o Nhô Quim dessa situação tão incomoda, e terão a melhor das oportunidades, hoje à noite. Afinal, nada como vencer e se reabilitar em cima do atual campeão mundial, o Corinthians, que virá para Piracicaba com o que tem de melhor para enfrentar o alvinegro caipira, e chance melhor não há, para espantar o fantasma do rebaixamento que insiste em querer assombrar o clube e o torcedor.

A fase não é das melhores, o momento é de unidade entre diretoria, comissão técnica, atletas e torcedor. A distância entre o impossível e o inimaginável é muito pequena e enquanto houver fé, haverá esperança, e acreditar em dias melhores é obrigação de todo e verdadeiro torcedor que é apaixonado pelo Alvinegro mais importante do planeta, o glorioso e centenário Quinzão de Piracicaba.  

Pérolas do Rei - Em evento organizado por um dos seus patrocinadores essa semana, o rei Pelé, entre muitos assuntos abordados, disse que o Corinthians, atual campeão mundial, acrescido do atacante Neymar do Santos, poderia ser a base da Seleção Brasileira comandada por Felipão. Apesar de ser o melhor elenco do futebol brasileiro, creio ser um exagero usá-lo como base, mas nomes como Paulinho, Renato Augusto e Alexandre Pato podem e devem ser convocados numa próxima oportunidade e se manterem como pilares da seleção em 2014.

sábado, 16 de março de 2013

Na briga pela ponta, Santos recebe o Bugre, que não vence há três jogos

Fonte: Lance!


O Santos recebe o Guarani neste sábado, às 16h, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Paulistão Chevrolet. Na terceira colocação, o Peixe pode chegar à liderança da competição, já que tem 21 pontos na tabela, dois a menos que Ponte Preta e São Paulo. Do outro lado, o Bugre vive situação delicada no campeonato: está em 18º lugar, com nove pontos.

O Peixe vem de vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Sorocaba, no último domingo, fora de casa. Já o time de Campinas está há três jogos sem vencer na competição.

O confronto deste sábado coloca frente a frente os últimos finalistas do Estadual. No ano passado, Santos e Guarani se enfrentaram na final, e a equipe santista levou o título.

Por isso, o técnico Muricy Ramalho analisou as mudanças que ocorreram no Bugre, que foi rebaixado à Série C no fim do ano passado e trocou de presidente, além do técnico.

- Mudou muito, presidente, mudou várias coisas, é difícil se manter assim, no topo, como o Guarani fez, ir à final. Muito difícil o time repetir isso, a gente sente muito, são profissionais que estão trabalhando forte, mas o time é o mesmo, não muda nada - afirmou o treinador.

Muricy Ramalho terá força máxima para a partida. Com todos os jogadores à disposição, o técnico manterá André no comando de ataque da equipe. Neymar, que volta de suspensão, entra no lugar de Giva. Na lateral-esquerda, Emerson Palmieri segue como titular.

Já do lado do Bugre, o técnico Branco segue com dois importantes desfalques para a partida contra o Santos. Lesionados, o lateral-direito Oziel e o atacante Siloé continuam vetados pelo departamento médico e não jogam.
Entretanto a dupla de zaga que vinha atuando como titular - Thiago Matias e Leandro Souza - retorna de suspensão, mas não tem retorno garantido à equipe. Isso porque os Tiago Pagnussat e Cássio, respectivamente, agradaram o treinador e podem ser mantidos no time.

Branco poderá repetir a escalação da equipe pela primeira vez na competição. No entanto, o treinador mantém o mistério e não deu pistas sobre mudanças na equipe. Uma delas pode ser a saída do atacante Wilson ou do meia Juan Cominges para entrada de outro volante (Coutinho) para reforçar o sistema defensivo.

O goleiro Renan, que chegou por empréstimo do Corinthians há duas semanas, fez a estreia no último jogo e será titular novamente. O jogador pediu atenção com Neymar e lembrou de uma vitória contra o craque santista, em 2010, quando defendia o Avaí.

- Ele (Neymar) é um dos melhores jogadores do mundo, por isso merece atenção especial. A gente sabe da qualidade dele e de todo o time do Santos, mas nada é impossível. Em 2010, o Avaí estava prestes a cair e conseguiu escapar no jogo contra eles. Com os pés no chão, temos que ir lá e jogar o nosso futebol em busca de um bom resultado, pois também temos nossos 
pontos fortes - declarou o camisa 1.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X GUARANI

Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data e hora: 16/3/13, às 16h
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Assistentes: Vicente Romano Neto e Alex Ang Ribeiro

SANTOS: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Emerson Palmieri; Renê Jr, Arouca, Cícero e Montillo; Neymar e André. Técnico: Muricy Ramalho.
GUARANI: Renan; Boiadeiro, Tiago Pagnussat, Cássio e Diogo; Ademir Sopa, Mika, Juan Cominges e Thiago Genti; Ronaldo Mendes e Wilson (Coutinho). Técnico: Branco.

XV de Piracicaba perde para o Ituano por 2 a 1

Fonte: Assessoria E.C. XV de Novembro de Piracicaba


O XV de Piracicaba conheceu sua sexta derrota no Campeonato Paulista de Futebol. Encarando o Ituano, em Itu, o time até saiu na frente, mas cedeu a virada. A partida marcou a estreia do técnico Edson Só no comando do time.
O primeiro tempo foi marcado pelo domínio do XV e a vitória parcial por 1 a 0. No segundo tempo, o time piracicabano caiu de produção, teve um jogador expulso (Léo Mineiro) e sofreu a virada. Foi a quinta expulsão do time no campeonato.

O resultado deixa a equipe muito próxima da zona de rebaixamento. O próximo compromisso será na quarta-feira, às 22h, contra o Corinthians, no Barão da Serra Negra.

O jogo

O primeiro lance de perigo aconteceu logo aos 04 minutos de jogo para o time piracicabano. Paulinho cobrou falta dentro da área, o zagueiro Vitor Hugo tentou desviar e quase fez contra, Wagner fez grande defesa. O Ituano assustou aos 10, quando Marcão dominou na entrada da área e soltou a bomba, mas a bola foi para fora.

O XV teve a grande chance de abrir o placar aos 15 minutos. Lançamento rápido, Léo Mineiro ganhou na corrida e foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Cléber. Luiz Eduardo foi para cobrança, mas chutou mal, por cima do gol.

O XV mantinha a posse de bola e chegava com qualidade ao ataque. O primeiro gol não demorou a sair. Aos 21, Fabiano tocou para o meio, Léo Mineiro rolou para Danilo Sacramento, dominar, fintar o zagueiro e mandar para o fundo das redes. XV 1 a 0. Com o gol, o time de Itu foi para cima. Aos 25, Vitor Hugo recebeu cruzamento e de cabeça mandou rente a trave de Thiago Passos.

Léo Mineiro teve uma boa chance aos 28, o atleta recebeu e partiu em velocidade pela direita, chutou forte, mas a bola saiu pela direita de Wagner. 

O Ituano também perdeu o seu gol. Aos 32, Marcão recebeu cruzamento na pequena área e cara a cara com Thiago Passos chutou errado e a bola foi pela linha de fundo.

O jogo era lá e cá. Aos 33, Danilo Sacramento arriscou de fora da área obrigando Wagner a fazer boa defesa. A notícia ruim do primeiro tempo ficou por conta da contusão do zagueiro Everton. O atleta criado na base do XV saiu com suspeita de contratura na posterior da coxa direita e chorando muito, em seu lugar Edson Só colocou Xandão que vestiu pela primeira vez a camisa do XV.

No segundo tempo o XV veio com a mesma formação e novamente assustou primeiro. Aos 2 minutos, Paulinho tocou para Fabiano que chutou, mas a bola foi por cima do gol de Wagner. O Ituano empatou com um belo gol de Adaílton. O atleta chutou forte de fora da área e chutou no ângulo de Thiago Passos, sem chance de defesa. XV 1 x 1 Ituano.

Com o empate, a partida ficou abeta e com lances de taque para as duas equipes, porém a qualidade na finalização impediam que o gol saísse. Aos 31, Fernando Gabriel pegou a sobra e chutou forte para bela defesa de Thiago Passos.

A situação do XV ficou complicada quando Léo Mineiro empurrou o zagueiro do Ituano e foi expulso pelo árbitro Ceretta. O Xv tentava com chutes de longa distância. Aos 36, Danilo Sacramento tentou, mas Wagner defendeu.
Aos 40, o Ituano virou o jogo. Marinho recebeu pela esquerda e chutou cruzado de fora da área. XV 1 x 2 Ituano. Atrás no placar, Edson Só sacou o volante Adilson Goiano e entrou com o atacante Marcelo Soares, mas o atleta não teve tempo hábil para chutar em gol. No último lance, Adriano tentou chutar de fora da área, mas a bola foi por cima do gol. Fim de jogo Ituano 2 x 1 XV.

Ficha Técnica

Estádio Novelli Junior, em Itu

Ituano x XV de Piracicaba (12ª rodada do Campeonato Paulista de Futebol)
Público: 1.323
Renda: R$ 27.677
Gols: Danilo Sacramento (XV, aos 21´ do 1º Tempo), Adaílton (Ituano, aos 6´minutos do 2º Tempo) e Marinho (Ituano, aos 41 minutos do 2º tempo)
Cartões amarelos: Marcinho Guerreiro (Ituano, 1 minuto, 1ºTempo), Cleber (Ituano, 15 minutos do 1º Tempo)
Cartão Vermelho: Léo Mineiro (XV, aos 33 minutos do 2º Tempo)

XV de Piracicaba: Thiago Passos, Vinícius Bovi, Everton (Xandão), Luiz Eduardo e Gustavo Goiano, Glauber, Adilson Goiano (Marcelo Soares), Fabiano (Adriano) e Danilo Sacramento, Paulinho e Léo Mineiro. Técnico: Édson Só.

Ituano: Wagner, Alex, Cleber, Vitor Hugo e Alisson (Adailton), Cambara, Marcinho Guerreiro, Clayton Domingues e Fernando Gabriel, Marcão (Patrick) e Luciano (Marinho). Técnico: Roberto Fonseca.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Antes Só do que mal acompanhado?

Matéria publicada no jornal A Tribuna Piracicabana de 13 de Março de 2013


Nobres amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, após uma acachapante derrota diante do Oeste em Itápolis por 3 a 0, chegou ao fim a curta e langorosa era Sérgio Guedes a frente do Esporte Clube Quinze de Novembro de Piracicaba.

Sob o comando do menestrel das palavras em coletivas, o alvinegro caipira obteve uma campanha para apagar da memória dos apaixonados torcedores. Foram 11 jogos, com 2 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. 17 gols a favor e 22 gols contra, com o baixo aproveitamento de 33,3% dos pontos conquistados. Pouco, para quem almejava levar a equipe para a fase decisiva do Campeonato Paulista e também para a série D do Campeonato Brasileiro.

Mas isso deve ficar no passado, já que o mesmo não pode ser alterado e o nome que chega para salvar o Nhô Quim do risco eminente de rebaixamento é um velho conhecido da torcida piracicabana e também de muitas outras do estado de São Paulo, já que o novo comandante possui um currículo farto de acessos e conquistas pelo interiorzão. E seu nome, Edison Só.

O paulistano de 59 anos, que já treinou a Penapolense no Paulistão 2013, frisou em seu discurso de apresentação a certeza que terá muito trabalho a frente do XV. Porém, com um elenco de jogadores que já conhece e com alguns bem qualificados, pode ir à busca da recuperação e quem sabe ainda, da vaga no G8, segundo palavras do próprio treinador.

O próximo desafio do alvinegro é fora de casa novamente e será a chamada partida de ‘seis pontos’, já que o duelo é diante do Ituano, que vive situação semelhante ao da equipe piracicabana, com os mesmos 10 pontos, e assim como o XV, só a vitória interessa a equipe de Itu.

Se o novo comandante será o protagonista da recuperação quinzista no Campeonato Paulista, só o campo de jogo e o tempo dirão.  Diferentemente do técnico anterior, que possuía um perfil mais reservado e não era chegado a uma ‘resenha’ com os jogadores. Já Edison Só tem o perfil ‘paizão’ e não dispensa uma conversa no ‘pé do ouvido’ como dizemos no interior, e os jogadores sentem a diferente no tratamento, fora e dentro de campo e sendo assim, antes Só do que mal acompanhado já dizia um velho ditado.

Foto: Assessoria E.C. XV de Novembro de Piracicaba
Edison Só terá a missão de dar novo rumo ao XV no Paulistão 2013

BASQUETE DO XV DE PIRACICABA: A equipe de Basquete do XV Raízen/Unimed/Selam voltou de terras mineiras com duas belas vitórias na estréia da Copa Brasil Sudeste 2013. A primeira diante do Minas Tênis Clube por 85 a 69 e a segunda, numa partida dramática até o fim, diante do Esporte Clube Ginástico por 77 a 75. Com muito amor ao esporte que pratica, os ‘meninos’ do basquete do XV fazem sobrar em quadra o que falta no campo de futebol. Muita vibração, muita garra e amor a camisa quinzista. Que eles sirvam de exemplo e inspiração aos atletas do futebol do XV de Piracicaba. Os próximos desafios serão em Piracicaba, diante do Fluminense, na próxima sexta, 15, e diante do Macaé Basquete, no próximo sábado, 16.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Montillo faz o primeiro gol dele e Santos vence o Atlético Sorocaba

Fonte: Lance!

Camisa 10 aproveitou cruzamento de Arouca para marcar pela primeira com a camisa do Santos. Com o resultado, o Peixe assume a terceira colocação no Paulistão

A cidade de Sorocaba não via um clube grande em campo desde 2007, quando o São Bento perdeu por 3 a 0 para o Palmeiras no Estádio Walter Ribeiro. Seis anos depois, agora com o Atlético na Primeira Divisão, o Santos foi à cidade e não teve pena dos locais: venceu por 2 a 1, neste domingo, no mesmo estádio. Sem Neymar, suspenso, o Peixe contou com o meia Montillo, que marcou o seu primeiro gol com a camisa do clube.

Com o resultado, o Alvinegro sobe para a terceira colocação do Paulistão Chevrolet, com 21 pontos. Já o time da casa entra na zona do rebaixamento, caindo uma posição (de 16º para 17º), seguindo com nove.

Sem o privilégio de ver Neymar, que não atuou por estar suspenso, os 590 mil habitantes da cidade que dista 95 quilômetros da capital ao menos podem dizer que sediaram o primeiro gol de Montillo pelo Peixe.

Logo aos 16 minutos, Arouca arrancou em contra-ataque e cruzou na medida para o argentino. Livre no segundo pau, o meia cabeceou e saiu para comemorar com a sua tradicional cavalgada, que demorou dez jogos para aparecer pela primeira vez em seu novo clube.

Dali em diante, porém, os torcedores do Sorocaba viram o seu time crescer e dominar a partida. Bruninho, um camisa 10 habilidoso, criou algumas chances, mas a equipe parou na defesa santista. Em falta cobrada da direita, por exemplo, Rafael foi obrigado a fazer grande defesa. Assim como fez ao resvalar a bola batida por Thiago Marques, que chutou cruzado.

Aos 42, Bruninho tocou a por entre as pernas de Emerson Palmieri e acabou derrubado na área, mas o árbitro Flávio Rodrigues Guerra não considerou pênalti.

Aí, três minutos depois, Cícero deu drible desconcertante em Murilo e cruzou na cabeça de André, que marcou o seu quarto gol no Estadual.

- Eles vieram duas vezes ao nosso gol e fizeram. Jogar com time grande é aproveitar as oportunidades - lamentou o goleiro Murilo Moretto, no intervalo do jogo.

Oportunidade que apareceu novamente com apenas 3 minutos da etapa final. Em boa trama, Thiago Marques saiu na cara de Rafael e, cheio de classe, deu cavadinha por cima do camisa 1. Golaço!

A expectativa pelo empate foi até o fim do jogo. Vagner Benazzi tentou mudar o jogo com Rai, Jorge Preá e Júnior Timbó, mas o placar seguiu como estava.

Aliás, só não foi mexido no último minuto de jogo porque Marcelo Moretto evitou o que seria um golaço de Felipe Anderson, o terceiro do Peixe. Mas 2 a 1 já estava de bom tamanho!

Na próxima rodada, o Santos receberá o Guarani no sábado, às 18h30, na Vila Belmiro. No dia seguinte, o Sorocaba visitará a Ponte Preta, no mesmo horário, no Moisés Lucarelli.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO SOROCABA 1 X 2 SANTOS

Local: Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Data/horário: 10/3/2012, às 18h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e João Edilson de Andrade
Renda e Público: Não disponíveis
Cartões amarelos: Da Silva, Wellington (ATS); Cícero (SAN).
Cartão vermelho: -
GOLS: Montillo, 15'/1°T (0-1); André, 45'/1ºT (0-2); Tiago Marques, 3'/2ºT (1-2)

SANTOS: Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo (Felipe Anderson - 43'/2ºT); Giva (Patito - 15'/2ºT) e André. Técnico: Muricy Ramalho.

ATLÉTICO SOROCABA: Marcelo Moretto, César, Wellington e Murilo; Tiago Baiano (Junior Timbó - 27/2ºT), Da Silva (Rai - 20'/2ºT), Gilberto Santos, Bruninho, Carlinhos e Marquinhos; Tiago Marques (Jorge Preá - 27'/2ºT). Técnico: Vágner Benazzi

Foto: Uol
Montillo comemora seu primeiro gol com a camisa santista

NOTA DO BLOGUEIRO: Não foi uma partida dos sonhos, mas o torcedor santista começa a perceber mudanças no jeito de jogar da equipe santista, comandada por Muricy Ramalho. Sem Neymar, novamente suspenso, o time teve em Montillo e Cícero as melhores opções de serem os protagonistas da partida, mas foi o volante Arouca o grande destaque da partida. Jogando em velocidade e quase sempre organizando e puxando os contra-ataques santistas, o atleta foi fundamental para a vitória do Santos, que ainda sofre com sua zaga pesada e lenta e com laterais que pouco marcam e também pouco apoiam.