Nação Santista, este post estava pronto para ser inserido no Fultblog desde a última semana, mas alguns contratempos me fizeram não incluí-lo. Então, vamos lá!
Dia 06 de Fevereiro de 1997. Há exatos 14 anos, o Santos Futebol Clube se sagrava Campeão do Torneio Rio-São Paulo de Futebol, com empate de 2 a 2 frente ao Flamengo no Maracanã. O Santos garantiu com brilhantismo e de forma dramática seu quinto título do torneio. Na época o Peixe estava desacreditado e foi vencendo os adversários como quem não quer nada. Primeiramente despachou o Vasco da Gama. Depois, mandou para casa o “favorito” Palmeiras na época e para finalizar, com a voracidade de um turbarão, liquidou o Flamengo em pleno Maracanã lotado e calou a torcida e o falastrão Romário.
Título com gosto especial. “Fomos para a decisão do Rio-São Paulo com a vantagem do empate contra o Flamengo. No primeiro tempo, fiz 1 a 0 com um gol de falta e o título já parecia que estava bem próximo. Porém, o Flamengo, liderado por Romário, reagiu e conseguiu virar o jogo ainda na primeira etapa. Entramos então no segundo tempo, precisando de um gol para chegar ao título. Depois de tanto atacar, acabamos conseguindo chegar lá. O Juari, que tinha acabado de entrar em campo, acertou um lindo chute e empatou o jogo. Foi um título gostoso porque vencemos o Flamengo, no Maracanã e com mais de 70 mil pessoas.” Este relato é do lateral e ex-atleta Anderson, que atual no Peixe de 1996 a 1999.
Ficha técnica da partida
Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro)
Público: 70.729 pessoas Data: 06/02/1997
Flamengo: Zé Carlos (já falecido), Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Gilberto (Leonardo); Bruno Quadros (Iranildo), Moacir, Nélio e Lúcio (Marcio Costa); Romário e Sávio. Técnico: Júnior.
Santos: Zetti, Anderson (Baiano), Sandro, Ronaldão e Rogério Seves (Juari); Marcos Assunção, Vagner, Alexandre (Caíco) e Piá; Macedo e Alessandro. Técnico: Wanderley Luxemburgo
Gols: Anderson aos 33°, Romário aos 37° e 45° do primeiro tempo, Juari aos 32° do segundo tempo.
Cartões Amarelo: Fábio Baiano, Iranildo, Bruno Quadros e Nélio pelo Flamengo, Ronaldão pelo Santos.
Arbitro: Oscar Roberto de Godói
Ainda fizeram parte do elenco o lateral Dutra, o volante Carlinhos, o meia Robert e o atacante Macedo.
O torneio daquele ano teve uma regra peculiar que determinava a cobrança de um tiro direto da entrada da área depois de cometida a 15º falta coletiva. E o Peixe se saiu muito bem com essa regra um tanto quanto, inusitada.
Fotos: Banco de imagem Google
Em pé: Zetti, Anderson, Sandro, Marcos Assunção, Rogério Seves e Ronaldão
Agachados: Alexandre, Macedo, Vagner, Robert e Alessandro
Anderson comemora o primero gol do Santos no jogo
marcado por ele em cobrança perfeita de falta
"Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter"
Nosso Santos sempre nos proporcionando grandes emoções =)
ResponderExcluir