quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Um esporte nobre

Você é um “botonista” ou conhece alguém que seja um? Calma! O nome é mesmo estranho, mas não quer dizer nada de mau muito pelo contrário.
Explicando: botonista é a pessoa que prática o futebol de mesa ou, como preferem alguns, “jogo de botão”.
Há quem diga que o futebol de mesa seria originário do “Jogo da Pulga”, muito praticado na Europa, principalmente na Inglaterra, que consiste em pressionar uma ficha com outra ficha, de maneira a fazê-la saltar para dentro de um recipiente, como um copo.
Comenta-se, também, que o futebol de mesa derivou-se de um jogo popular com três tampas de garrafa e conhecido como “totózinho”: com um toque de dedo, faz-se com que uma da tampas passe entre as outras duas; depois repete-se o movimento com outra tampa e assim sucessivamente, até chegar ao “gol”.
Em 1988, o Conselho Nacional de Desportos (CND), reconheceu oficialmente o futebol de mesa como esporte, e em 200, o deputado estadual Ramiro Neves apresentou na Assembléia de São Paulo um projeto de lei oficializando o dia 14 de fevereiro como Dia do Botonista, projeto que foi aprovado na Comissão de Esportes, faltando apenas ser levado a Plenário e transformado em Lei Estadual.
No Brasil, o futebol de mesa já foi mais popular, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, quando os “botões” eram vendidos em bancas de jornal. Hoje, com o apoio da mídia, esse esporte está sendo revitalizado. E não faltam boas razões para praticá-lo.
O futebol de mesa além de criar laços de amizades e conspirar para a união entre as pessoas exercita o controle emocional, o cálculo de força nas mãos e a visão espacial. Isso sem falar que faz o praticante imaginar estratégias de jogo, muito usados no futebol de campo profissional, aliás, todo praticante de futebol de mesa é um grande técnico de futebol, mesmo que enrustido.
Aqui na região, o futebol de mesa é praticado no clube Flamengo de Americana, que possui uma equipe profissional que disputa atualmente a Copa São Paulo de Futebol de Mesa, considerada a 2º divisão da modalidade.
Quer saber mais sobre o esporte, acesse www.futmesa.com.br e descubra as maravilhas que esse esporte nobre pode fazer em sua vida.

Equipe de Futebol de Mesa do clube Flamengo

Um comentário:

  1. Muito boa matéria parceiroo...e eu como "Botonista" que sou a mais de 20 anos e federado profissionalmente a 13 anos, venho parabenizar todos os praticantes desse esporte que só quem joga sabe mesmo oq é jogar "botão"..hehe!!!
    Abs

    Celinho Silva

    ResponderExcluir