quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quando o ataque é a melhor defesa

Nação Santista do Brasil e mundo a fora, depois de três vitórias consecutivas e um ótimo futebol apresentado, o Peixe perde seus primeiros pontos no Paulistão 2011 com um futebol abaixo do esperado pela torcida. Com muitas falhas, principalmente no setor defensivo e por vários momentos da partida, sendo dominado pela equipe do São Caetano, que até aqui, não marcará um gol e ponto sequer na competição, a equipe Alvinegro vacilou e apenas empatou com a equipe do ABC por 3x3.
No ponto de vista técnico, não foi um primor de partida, falhas dos dois lados com as defesas entregando o ouro para o inimigo em vários momentos, mas a emoção esteve presente do começo ao fim, com as equipes se lançando ao ataque, deixando as defesas sempre desguarnecidas.
Em relação à equipe do Santos, resumo a atuação na partida com uma das frases mais postada no twitter após o embate frete a equipe do São Caetano: “O ataque do Santos manteve a média, mas a defesa também”. E concordo. Não é de hoje que nosso ataque nos salva e livra a cara da defesa. Mesmo na excelente campanha do Peixe no 1º semestre de 2010 a história foi a mesma, o ataque fazia em média quatro gols, mas a defesa sofria dois gols, tanto que o Santos teve o ataque mais positivo do ano que se passou com incríveis 170 gols. Isso é preocupante? Sim. Mas é início de temporada e tenho a certeza que tanto a comissão técnica, quanto a diretoria está atenta a tudo que está vendo e acontecendo e fará algo para mudar esse panorama.
Falando basicamente do jogo e dos atletas, destaque novamente para o craque e ídolo Elano, que demonstrou ser diferenciado e não foi a toa que foi considerado o melhor jogador Brasileiro na última Copa, apesar do fiasco da Seleção Canarinho. E falando em Seleção, o Peixe se assemelha a ela em um único ponto. A falta que fez Elano na Seleção na Copa é a mesma que faz ao Santos nesse início de temporada. Hoje, pela ausência de PH Ganso e Neymar, Elano é o ponto de referência e o elo de ligação da equipe, que em apenas quatro jogos já demonstra sua dependência ao curinga da Vila. Outro destaque da partida foi o atacante Keirrison, que confesso, me surpreendeu positivamente. Ele participou ativamente da partida. Voltou para ajudar a defesa, deu combate no ataque roubando várias bolas, esteve sempre presente no ataque puxando contra ataques, marcou um belo gol, típico de centroavante e ainda perdeu outros, em um deles num chute cruzado, onde poderia ter rolado para o mediano e fraco Moisés que estava livre na grande área, que por sinal perdeu um gol feito na cara do gol após chute de Maikon Leite que teve atuação apenas razoável na partida de ontem.
Outro destaque, enquanto esteve em campo foi o lateral Jonathan. Com velocidade no ataque e muita força física na defesa o atleta foi muito bem na partida de ontem. No primeiro gol da equipe, sofreu o pênalti após uma linda tabela com o atacante Maikon Leite, convertido pelo craque Elano.
O destaque negativo, evidentemente vai para nossa defesa, que no linguajar futebolístico, pareceu jogar de “calça jeans” e com “chumbo nas chuteiras”. Como dizem meus amigos do twitter “cruzamento na área do Santos é como pênalti”. E isso é fato, que precisa ser corrigido rapidamente, afinal, faltam poucos dias para a estréia na Libertadores, título almejado por toda torcida Santista e não podemos de forma alguma cometer as mesmas falhas no torneio Sul-Americano. É preciso corrigir o posicionamento da nossa dupla de zagueiros ou quem sabe, pensar em alguma mudança por ali. A cobertura dos nossos laterais, que apóiam com freqüência, muitas vezes, ambos ao mesmo tempo e isso é um erro, precisa ser corrigido. O lado esquerdo da defesa, onde jogo o ídolo Leo é uma avenida. Nossos volantes, exceção ao monstro Arouca que está contundido e não vem jogando, são fracos, tanto por baixo como por cima. Até mesmo o goleiro Rafael, a quem elogio em todos meus comentários e que em minhas últimas colunas indiquei como goleiro do Brasil nas olimpíadas de 2012 não esteve bem na partida.
Resumindo, tudo está errado? Não. Pelo contrário, tudo está muito bem, afinal, somos líder do Paulistão e temos o melhor ataque, com catorze gols em quatro jogos, mas nossa defesa foi vazada seis vezes em quatro jogos. Se a média é ótima na frente, lá trás precisa ser melhorada o quanto antes, pois, quando o ataque é a melhor defesa, passa a ser preocupante, afinal, não é todo jogo que o ataque irá manter a média, e a defesa?
Novo Patrocinador: Depois de acertar com a Netshoes, como novo patrocinador das mangas de camisa dos uniformes pelos próximos dois anos, o Departamento de Marketing do Santos sinaliza com o acerto com a empresa CSU CardSystem como mais um patrocinador. A empresa estará presente dentro dos números dos uniformes Santistas. Especula-se que por um contrato de um ano o Peixe irá embolsar 2milhões de Reais.
Lesionados: Se não bastasse o amargo empate frente ao São Caetano, o Peixe saiu de Barueri com mais quatro problemas. Jonathan, Elano, Robson e Adriano sentiram contusões e serão avaliados para saber o grau de gravidade delas. Os casos que mais preocupam são de Jonathan e Elano. O Lateral sentiu um desconforto no músculo adutor da coxa esquerda, enquanto o meia chutou o chão e sente dores no pé direito. Ambos são dúvidas para o clássico de Domingo frente ao São Paulo, novamente em Barueri. Adriano e Robson, aparentemente não serão problemas, pois sofreram apenas pancadas, no pé esquerdo e na canela esquerda respectivamente.
“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”

Nenhum comentário:

Postar um comentário