segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A vitória da eficiência

Nação Santista de todo Brasil e mundo a fora, não foi um primor de partida, tecnicamente abaixo do esperado, mas taticamente muito perto daquilo que o técnico Adilson Batista espera e o Peixe vence mais uma no Paulistão 2011, agora frente ao tricolor da capital por 2x0, com gols de Elano e Maikon Leite. Foi a vitória da eficácia Santista, sem futebol arte, mas com futebol de resultado.
Um jogo pegado, de forte marcação e às vezes até violento, esse foi o clássico paulista disputado na Arena Barueri, novamente sob forte calor. Desfalcado do lateral Jonathan, com Pará na sua vaga e Rodrigo Possebon na meia, o Santos começou pressionando o São Paulo e logo aos dez minutos marcou seu primeiro gol. Depois de jogada individual de Maikon Leite, a bola sobrou para Robson na direita, que cortou Miranda e cruzou na cabeça de Elano que empurrou para as redes de Rogério Ajoelha Ceni. Depois do gol a equipe Santista recuou e passou a jogar nos contra ataques, dando espaço para a equipe Paulista, principalmente pelo lado direito, onde surgiam as melhores jogadas e melhores chances de gol da meta defendida pelo goleiro Rafael. A zaga composta por Durval e Edu Dracena, muito criticada após o empate frente ao São Caetano, teve pouco trabalho no primeiro tempo, mas quando acionada, não comprometia e assim foi o primeiro tempo. Na segunda etapa o panorama da partida pouco mudou, o São Paulo pressionava em busca do empate e o Santos vivia dos contra ataques, pouco eficazes numa tarde pouco inspirada de Maikon Leite e Keirrison, mas no momento da partida que o São Paulo mais pressionava o Santos marcou seu segundo gol. Num contra ataque puxado pelo meia Robson, o coringa e ídolo Elano, destaque novamente da partida, recebeu a bola de frente para o gol e chutou rasteiro, Rogério Ajoelha Ceni rebateu nos pés de Maikon Leite que empurrou para as redes decretando a vitória Alvinegra por 2x0.
No ponto de vista do colunista que vos escrevem, os destaques Santistas na partida foram, novamente o curinga e ídolo Elano, que a cada dia mais cai na graça da torcida Santista, o meia Robson que novamente deu bons passes, inclusive para o gol do meia Elano e o volante Rodrigo Possebon, grata surpresa na escalação da equipe, dando bons passes e ajudando Adriano na marcação e cobertura dos laterais.
Na contramão deles está o lateral Pará que ontem foi uma avenida para o ataque tricolor. Por ali saíram às melhores jogadas e oportunidades de gol da equipe Paulista. O também lateral Léo, que apesar de demonstrar a raça de sempre, por muitas vezes ficou claro sua dificuldade na marcação. O centroavante Keirrison que até tentou buscar o jogo e ajudar a defesa, mas ontem foi uma peça nula, quase não foi notado em campo. A zaga muito criticada, ontem não foi vazada, mas em alguns momentos, principalmente no primeiro tempo, demonstrou certo nervosismo e momentos de pânico, assim foi com Durval, que demonstra estar aquém do seu futebol.
O próximo jogo do peixe é na próxima quarta feira frente à Ponte Preta em Campinas. A expectativa é para o retorno do lateral Jonathan, a estréia do atacante Diogo, que ontem não foi relacionado e a volta do artilheiro do amor, Zé Eduardo, que após sua apresentação ao Genoa da Itália, foi repassado por empréstimo ao Peixe até Junho.
Pixotadas: Tenho uma dúvida e queria compartilhar com vocês. Será que foi impressão minha, ou o Durval estava jogando de “calça jeans” no primeiro tempo do jogo?
Vai-e-vem do Peixe: Nesta semana podemos ter novidades na Vila. Segundo informações, o lateral/meia Fabrício que se desligou da Portuguesa está apalavrado com o Santos. Faltam apenas alguns detalhes para ser anunciado como novo reforço.
Camisa 9: Muito se fala sobre o novo camisa nove do Peixe. Vários nomes foram ventilados na mídia, como Luis Fabiano, André, Marcelo Moreno, Ricardo Oliveira e Wellington Paulista, mas até agora nada passou de especulação e a diretoria segue na luta por um centroavante de área pedido pelo técnico Adilson Batista.
E falando ainda sobre o camisa nove pretendido pela diretoria, em meados de Setembro de 2003, o curinga e ídolo Elano era convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Na época o treinador era Carlos Alberto Parreira. Elano foi foco de várias mídias e uma delas fez uma entrevista com ele, onde o questionava como ter começado no futebol e sua resposta foi “Eu era centroavante, e despontava por causa disso”. Não é a toa que nosso craque é artilheiro do Paulistão 2011 e vem despontando como grande craque da equipe Santista.
“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um orgulho que nem Todos podem Ter”

                                          Foto: Miguel Schincariol do Diário O Lance
Elano comemora o primeiro gol na partida de ontem


sábado, 29 de janeiro de 2011

Clássico San-São e as últimas do Peixe

Não Santista de todo Brasil e mundo a fora, amanhã teremos o primeiro clássico do ano no Paulistão 2011, é o Peixe em campo frente ao Tricolor do Morumbi na Arena Barueri a partir da 17h00, horário de Brasília.
O time Alvinegro tenta se manter na liderança do campeonato e para isso terá vencer a equipe paulista, e para esse jogo, Adilson Batista tem alguns problemas.
No último jogo frente ao São Caetano na mesma Barueri o Peixe saiu de campo com o empate, com gosto de derrota e com quatro jogadores machucados, Adriano, Elano, Robson e Jonathan, este último é o que mais preocupa, os outros, pelo que tudo indica, estarão em campo amanhã.
A dúvida do técnico Adilson Batista é qual esquema mandar em campo. Entrar com três zagueiros para fortalecer a marcação, ponto fraco da equipe, que já foi vazada seis vezes em quatro jogos ou manter o atual esquema com duas linhas de quatro, deslocando Pará na lateral direita com a entrada de Rodriguinho ou Rodrigo Possebon na meia. Tem ainda a opção de entrar com três atacantes, opção essa me presumo a mais remota, com Moisés na vaga de Jonathan, jogando aberto pela esquerda, com Maikon Leite pela direita e K9 centralizado.
Para os mais otimistas, em 2010, no mesmo Campeonato Paulista e na mesma Arena Barueri o Peixe venceu o São Paulo pelo placar de 2x1 na reestréia de Robinho com a camisa Alvinegra. Nessa partida marcaram para o Peixe Neymar de pênalti, com paradinha e tudo pra cima de Rogério Ceni e o próprio Robinho num lindo gol de letra.
Então torcida Santista, vamos invadir Barueri e torcer por mais uma vitória do Peixe, deduzo que será um jogo muito difícil, pegado e de forte marcação, mas tecnicamente o Santos se sobressai à equipe paulista e creio numa vitória Alvinegra. Palpite no placar, novamente 2x1 para o Peixe com gols de K9 e Elano.
VAI-E-VEM DO PEIXE. O mercado continua agitado nos bastidores do Peixe. Segundo informações, o Santos tem um acordo verbal com o lateral e meia Fabrício que se desligou da Portuguesa e pode ser anunciado como novo reforço a qualquer momento. O mesmo acontece com o volante Henrique do Cruzeiro, que foi adquirido por um Grupo de Investidores e posteriormente poderá ser repassado ao Peixe. O entrave na negociação são os Perrelas, que presidem o futebol da equipe Mineira e quer uma reposição a altura para liberar o atleta.
ZÉ EDUARDO FICA. Ontem oficialmente, foi o dia do “fico”, mesmo que por mais seis meses do atacante do amor, Zé Eduardo no Santos. Segundo ele próprio via twitter “a torcida do Santos terá que agüentá-lo até Junho” e o teremos como “reforço” para a seqüência do Paulista e a disputa da Libertadores, assim como o atacante Diogo, que foi apresentado oficialmente como atleta do Peixe e já estará à disposição da comissão técnica para a partida de amanhã, frente ao São Paulo.
Comentem e dêem seus “pitacos” através do twitter do colunista que vos escrevem @rocaetanopira ou comentem no Futblog.

Forte abraço a todos e um ótimo final de semana.



Gol de letra de Robinho no clássico de 2010



“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Entrevista exclusiva com o ex-presidente do Santos Futebol Clube Marcelo Teixeira

Nação Santista de todo Brasil e mundo a fora, com exclusividade, concedida a mim por e-mail, entrevista com o ex-Presidente do Santos Futebol Clube, o senhor Marcelo Teixeira, onde conta com detalhes tudo sobre a parceria com a DIS, a geração de Diego e Robinho e muito mais, leiam e confiram e novamente obrigado pelo prazer da entrevista caro amigo Marcelo Teixeira.
RC - O que falar sobre a geração de 2002? Foi uma Surpresa o surgimento dela? E quem foi o real mentor (técnico) dos meninos da vila? Quanto rendeu (em $$$)  e o que rendeu (bens ao clube) aquela geração?
MT - A Geração de 2002 marcou a história do Santos Futebol Clube. Ficará gravado eternamente no coração de todos os torcedores santistas e no futebol brasileiro. Todo o nosso trabalho foi cuidadosamente planejado, bem organizado, conduzido profissionalmente, com capacidade, competência e amor. Tínhamos Robinho e Diego na base e investimos muito, a partir de 2000, trazendo jovens atletas de valores, como o Fábio Costa, o Renato, o Elano, o Alex, o André Luiz, o Maurinho e outros que juntos formaram aquele time. O técnico do time foi o Emerson Leão, que aceitou o desafio que colocamos a ele. Quem nos orientou na montagem da equipe foram várias pessoas, desde diretores, funcionários, treinadores das categorias de base, mas quem teve o olho clínico, que deu o parecer técnico foi o José Ely Miranda, o Zito, capitão do time bi mundial pelo Peixe e gerente de futebol nos nossos 10 anos no Santos. A geração rendeu receitas que proporcionaram que transformássemos o Santos FC em um dos melhores clubes do país. Todos estes recursos auferidos com o time de 2002 estão contabilizados no Conselho Deliberativo do Santos FC, auditados por empresas de auditorias independentes, que comprovam a utilização de todos os recursos. Todas as nossas contas foram analisadas e aprovadas pelas Comissões Independentes e pelos conselheiros. Quem gerou estes recursos foi a minha Administração, pegamos um Clube falido, desacreditado, com uma Administração arcaica e desatualizada e transformamos o Clube em um dos melhores do Mundo. A referência é do resgate da auto-estima do torcedor santista, que era gozado pelos rivais. Investimos em 2000, quando ninguém queria presidir o Clube e fomos recompensados pelo nosso esforço com as bênçãos de Deus. Fomos vice-campeões paulistas em menos de seis meses de mandato, disputando a final com o São Paulo. Não chegávamos a disputar um título de Campeonato Paulista desde 1984, quando o presidente era meu querido pai, Milton Teixeira. Fomos bi-campeões brasileiros (2002/2004), vice-campeões da Libertadores (2003), vice-campeões brasileiros (2003/2007), bi-campeões paulistas (2006/2007), vice-campões paulistas (2000/2009). Um maravilhoso currículo, sendo responsável pelas duas gerações de Meninos da Vila, de 2002 e 2010. Precisa falar mais da comprovada competência e eficiência dos investimentos? É só passar pela Vila Belmiro, pelos Centros de Treinamentos e verem a beleza e modernização de nosso Patrimônio.  Os investimentos que transformaram definitivamente o clube em um dos melhores do mundo, com um CT de primeiro mundo, CT para as categorias de base, estádio revitalizado, entre várias outras obras. Além disso, investimos em material humano e também no futebol. Participamos de cinco Libertadores nos últimos anos! A administração atual do Santos que quer desvalorizar os últimos dez anos de nossa administração que foi vitoriosa. Eles não conseguirão, porque o torcedor conhece a verdade.

RC - Em seu primeiro mandato na volta ao Santos em 2000, foi um erro todo aquele investimento feito e apostar em medalhões já consagrados?

MT - Não foi um erro. Fomos eleitos em 1999 com a proposta de recolocar o Santos FC no caminho das conquistas. E, quando assumimos o clube, nosso elenco tinha 14 jogadores, entre eles o Narciso com Leucemia. Tinha que montar um time vencedor e contratamos diversos jogadores de peso. E conseguimos em um curto espaço de tempo, apenas seis meses, conquistarmos o vice-campeonato paulista. Além desses que você chama de medalhões, trouxermos o Fábio Costa, para ser reserva do Carlos Germano e aprender com ele, o Renato, para aprender com o Rincon, o Elano, para aprender com Robert e Viola. Essa fórmula deu resultado, pois esses  medalhões agüentaram a pressão e ajudaram a formar os atletas campeões em 2002.

RC - Quais foram os melhores e piores momentos  da sua gestão frente ao Santos Futebol Clube (2000 a 2009)?

MT - Qualquer um comete erros e acertos. O mais importante é que quando cometemos os erros, corrigimos em tempo para não prejudicar o andamento dos ambiciosos projetos. Nossa Administração é modelo, referência e exemplo no Brasil, por conquistas de títulos, inovações e pioneirismo em várias ações nas mais diversas áreas do Clube.


RC - Em relação ao goleiro Fábio Costa, o contrato feito com ele em sua administração não foi muito longo? A imagem dele não ficou arranhada após sua ida ao Corinthians em 2004? E comente, por favor, o atual momento dele, deixado de lado e sem clube.

MT - Não foi longo, pois queríamos manter até o centenário um ídolo como goleiro do clube, assim como acontecesse em alguns rivais. Se a imagem dele ficou arranhada pela sua curta saída do clube, ele soube recuperá-la com a conquista como capitão do time no bicampeonato paulista em 2006 e 2007. Sabe, veja como é estranho. Quando o Fábio saiu do clube, os atuais dirigentes, antes na oposição, o veneravam, achando que ele era injustiçado. E agora acabam com a imagem de um ídolo. Minha relação com o Fábio Costa era um pouco mais próxima, pois convivemos cerca de 10 anos juntos. Porém, ele nunca teve privilégios. Diziam que ele tinha quarto sozinho no hotel do Santos, mas lá todos os quartos são individuais. Diziam que ele levou sua TV e videogame pro quarto que usa. Isso é privilégio? Ele comprou do próprio bolso e colocou. Qualquer atleta poderia fazer isso. Essas questões são bobagens de gente pequena. O Fábio Costa é o jogador com mais títulos pelo clube depois da Era Pelé (Campeão brasileiro 2002, Tricampeão Paulista 2006/2007/2010 e Campeão da Copa do Brasil 2010) e tem uma grande ligação com a Cidade, onde tem imóveis, é sócio do Santos FC e alugava um camarote no estádio. Como ídolo deve ser respeitado pelo torcedor e pela direção.

RC - O que é a parceria com o Grupo Sondas? Fale sobre ela.

MT - Esta união com a DIS, empresa de Delcir Sonda, é muito vantajosa ao Santos. Isso porque a DIS assegurou a permanência de vários atletas no clube. Na verdade, a DIS adquiriu a parte que pertencia aos jogadores com a condição de que os mesmos ampliassem seus compromissos com o clube na questão do tempo de contrato, garantindo a permanência por mais tempo do jogador. Vale ressaltar que, em todos os casos, o Santos sempre resguardou a maior parte dos direitos econômicos dos jogadores. Além disso, em um momento em que o clube necessitava de recursos para fazer novos investimentos e contratações, a DIS disponibilizou estes valores e em contrapartida, adquiriu pequenas parcelas dos direitos econômicos pertencentes ao clube em alguns jogadores da base, que na época eram apostas e que hoje consolidaram como realidade no futebol brasileiro.  A DIS comprou a parte dos direitos do Neymar que pertenciam a sua família e o obrigaram a ampliar seu vínculo com o clube em 2009, uma atitude de parceria indiscutível. Ressalta-se que o clube tem todo o poder de gestão do negócio destes atletas no período de vigência dos respectivos contratos. Ai pergunto: se a DIS é tão predadora assim, porque a atual diretoria fez negócios com a empresa na vinda do lateral Danilo?  Não fatiamos direitos de atletas da Base, negociamos pequenos e inexpressivos percentuais para um excelente parceiro, a fim de manter nossos atletas no Clube naquele momento. Os direitos federativos permanecem com o Santos FC, com excelentes percentuais e o comando das ações. A DIS pagou 1.250 milhão Euros ao Santos FC e ainda direcionou valores pelos percentuais das famílias de cada um dos atletas, fazendo com que o atleta e sua família tivessem mais tranqüilidade e não pensassem em se transferirem para o exterior. Ampliamos seus contratos para cinco anos e aumentamos a multa contratual dos jogadores. Uma grande jogada para driblar o assédio dos clubes europeus em nossos atletas, porque os valores destinados pela DIS eram correspondentes a valores do exterior. Para se ter uma idéia, o Delcyr Sondas pagou cerca de 6.000 milhões de reais para a Família do Paulo Henrique.  A base de cálculo destes percentuais era o valor de mercado deles no momento. Na época da venda, em 2008, o grande destaque era o Tiago Luis.  O estranho é que todo mundo fala no Ganso, que na época era ainda uma grande promessa, mas esquecem os demais atletas que compõem esta parceria, como Tiago Luis, o Diego Farias, o Diego Monar, o Anderson Planta, enfim, atletas que ainda não vingaram no Santos. A DIS acreditou em nosso vitorioso projeto na Base, é um empresário sério e de respeito, não visa apenas o lucro e sim apóia o planejamento e decisões do Clube. A DIS é uma boa parceira porque  ajudou o clube a manter nomes como o Neymar e o Allan Patrick, hoje ambos na Seleção Brasileira Sub-20, além de trazer nomes como o lateral direito Crhistian e outros que brilham em nossas categorias de Base. Não tenho ligações com nenhum empresário ou empresas de futebol. No futebol tudo se sabe, ninguém consegue viver de aparências. Graças a Deus, sou muito respeitado por todos pela minha transparência nas atitudes com dirigentes, empresários, atletas e familiares, sempre defendendo os interesses da moral, da ética e do Santos FC. Tenho créditos pessoais e de minha família no Clube decorrentes de investimentos em vários Departamentos e em atletas e nunca reivindiquei no Conselho percentuais de passes de jogadores, muitos deles comprados e mantidos no Clube com os meus próprios recursos financeiros. Foi um maravilhoso trabalho e hoje sou referência e exemplo como dirigente esportivo. A atual direção tem outros métodos, não são recomendados e são muito preocupantes. Eles venderam partes do Neymar e do Arouca para uma empresa composta por diretores e conselheiros do Santos. Venderam para as pessoas de confiança  do Presidente. As pessoas que tem acesso as informações do clube. O presidente da TEISA, Álvaro de Souza,  é assessor especial do presidente do Santos FC. No futuro, se o Santos FC receber uma proposta para o Neymar, por exemplo, ele participa do processo de decisão de venda dos dois lados. E, é claro, que eles vão pensar no dinheiro que investiram. A TEISA colocou dinheiro no clube para o Santos comprar o Elano, mas exigiu ficar com parte de Neymar, que é hoje o principal ativo do clube. Porque eles não ficaram com parte do Elano? Se amam o Santos, porque não participam dos riscos da negociação? Aliás, a atual diretoria prometeu no Conselho que a TEISA iria investir em novos jogadores para a base, mas até agora, só comprou atletas do profissional. Porque será que a atual direção não prometeu o que disse quando apresentou a TEISA no Conselho? Será que foi pelos mesmos motivos que estão atrasando a chegada dos 40 milhões prometidos na campanha eleitoral do clube?  Outro fator grave: o Santos é o Clube do momento, com títulos e atletas que nós deixamos, mesmo assim não consegue entrar uma temporada mantendo o patrocínios em sua valorizada camisa. Um péssimo Departamento de Marketing, que não desenvolve um planejamento adequado com as necessidades de nossa entidade. Mais grave ainda, é permitir que uma instituição presidida por um de seus assesores estampe seu logotipo em nossa camisa, privilegiando, mais uma vez, seus amigos e assessores diretos.

RC - Sobre o caso Rodrigo Tabata, qual foi a real situação daquela negociação?

MT - O Tabata não foi vendido, mas emprestado e o clube turco Gazantiespor não cumpriu o combinado e em acordo com a Federação Turca o transferiu para outro clube turco sem pagar o que deve ao Santos FC. Já cansei de explicar isso e não vi nenhuma atitude pública da atual direção de ir à FIFA cobrar o ressarcimento ao Santos FC. Deveria fazer isso.

RC - Em relação as seus dois últimos anos de mandato, 2008 e 2009, o Santos sofreu com elenco fraco e jogadores de qualidade duvidosa, como Trípoli, Quinõnes e Sebastian Pinto e no Brasileirão lutando contra o rebaixamento. Porque isso aconteceu e quem “recomendou” tais contratações?

MT - Apesar de termos conquistado o vice-campeonato Paulista em 2009, o resultado em campo em 2008 e 2009 não foi igual aos dos meus outros mandatos.  Estávamos em um momento de transição da equipe. Fomos bicampeões paulistas e tivemos que voltar a atenção para o futebol de base, onde construíamos o elenco que acabou campeão paulista e da Copa do Brasil em 2010. Não concordo que o elenco era fraco. Afinal, Madson, Edu Dracena, Maikon Leite, Léo, foram contratados nesse período, fora os meninos da base como Wesley, André, Neymar e Ganso. Realmente o Trípoli, o Quiñones e o Sebastian Pinto não renderam o que esperávamos. Mas eram jogadores com história e currículo. Até hoje o Trípoli é o maior artilheiro das divisões de base do Boca, que revelou nomes como Palermo, Riquelme, Tevez e Saviola. O Quiñones era uma grande revelação do futebol colombiano. Foi uma aposta que não deu certo. E o Sebastian tinha jogado no Real Madrid B e tinha muita qualidade. Infelizmente não deram certo. Mas esses anos foram um processo de transição, quando a maior preocupação era segurar e lançar os novos Meninos da Vila, fruto de nosso próprio planejamento. Conseguimos manter Ganso, Neymar, Alan Patrick e outros na Vila Belmiro.

RC - A relação custo-benefício vale ou valeu a pena quando se fala em Wanderlei Luxemburgo?

MT - Sim! O Vanderlei Luxemburgo é o terceiro técnico com mais títulos na história do Santos FC. Tem uma forte identificação com o clube e com a Cidade. Em 2009, sua passagem não foi tão vitoriosa como as anteriores, mas ele foi fundamental para preservarmos nossos atletas que subiam ao profissional como o Ganso e o Neymar. É fácil analisar a relação custo-benefício após o resultado. Difícil é tomar a decisão necessária no momento. Pergunto ao torcedor, a atual diretoria acertou ao demitir Dorival Júnior? Será que se ele permanecesse não teríamos alcançado a Tríplice Coroa e estaríamos mais fortes na Libertadores?

RC - O marketing da sua gestão era falho em razão das baixas arrecadações obtidas com patrocínio, levando-se em conta os atuais da atual gestão? 

MT - Não é verdade. Essa é uma análise míope e errada. O Departamento de Marketing do Santos FC começou em 2004 e foi uma grande ação, pois conseguimos aumentar cerca de dez vezes mais o número de produtos licenciados, aumentamos as Escolas de Futebol, inclusive com escolas fora do Brasil, e negociamos valores de contrato de patrocínio até então nunca imaginados. Além disso, foi vital para o sucesso do Projeto Sereias da Vila, que trouxe Marta ao Brasil com receitas advindas de patrocínios. A atuação foi excelente. Pergunto a você. O que faz o atual Marketing do clube? Negocia equivocadamente os valores da camisa, não arrumam patrocínio para o Futebol Feminino e dizem que dá prejuízo na imprensa, e deixam o time de Juniores atuarem na Copa SP sem patrocínio, podendo ganhar com a exposição de TV, afinal todos os jogos do Peixe na Copinha são televisionados. Acho que a visão do Marketing atual é muito oba-oba, se preocupam muito com o marketing pessoal dos profissionais que lá atuam e fazem pouca coisa prática pelo clube. Quanto a valores, o mercado hoje é outro. Neymar e Ganso estão consolidados como ídolos, a chegada de Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos ajudou o marketing no futebol crescer em 2010 e 2011. Pergunto ao torcedor, se o marketing atual do Santos é tão bom, porque a diretoria adiantou as cotas do Paulista até o torneio de 2015? A idéia que o marketing está gerando muita receita será comprovada ou não no momento em que os conselheiros apreciarem o balanço patrimonial de 2010. Nesse momento, a verdade virá à tona.

RC - Faça uma análise do atual momento do Santos e sua nova gestão, ancorada pelo presidente Luis Alvaro e fale um pouco sobre os novos Meninos da Vila?

Marcelo Teixeira ex-Presidente do Santos Futebol Clube

MT - Acho que eles tem que começar a cumprir o que prometeram. Se eles cumprirem o que prometeram terão o meu apoio. A atual Administração recebeu uma herança bendita.

RC - O que representa o Santos Futebol Clube para o Senhor?

MT - O Santos FC é um dos meus grandes amores. O amor pelo Santos FC é cultuado na minha família pelo meu pai, o ex-presidente Milton Teixeira. Sempre fui com ele à Vila Belmiro. Depois freqüentei arquibancada e, a partir do início dos anos 90 comecei a participar ativamente da vida política do clube. Mas, acompanho o clube desde 1970, quando o Gigante da Vila, o inesquecível Modesto Roma, chamou meu pai para a diretoria do Peixe. Enfim, o Santos é Amor e Paixão. Sempre!

RC - Deixe um recado para a torcida do Santos Futebol Clube.

MT - Um abraço aos torcedores do Santos FC, e obrigado pela confiança nesses 10 anos.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quando o ataque é a melhor defesa

Nação Santista do Brasil e mundo a fora, depois de três vitórias consecutivas e um ótimo futebol apresentado, o Peixe perde seus primeiros pontos no Paulistão 2011 com um futebol abaixo do esperado pela torcida. Com muitas falhas, principalmente no setor defensivo e por vários momentos da partida, sendo dominado pela equipe do São Caetano, que até aqui, não marcará um gol e ponto sequer na competição, a equipe Alvinegro vacilou e apenas empatou com a equipe do ABC por 3x3.
No ponto de vista técnico, não foi um primor de partida, falhas dos dois lados com as defesas entregando o ouro para o inimigo em vários momentos, mas a emoção esteve presente do começo ao fim, com as equipes se lançando ao ataque, deixando as defesas sempre desguarnecidas.
Em relação à equipe do Santos, resumo a atuação na partida com uma das frases mais postada no twitter após o embate frete a equipe do São Caetano: “O ataque do Santos manteve a média, mas a defesa também”. E concordo. Não é de hoje que nosso ataque nos salva e livra a cara da defesa. Mesmo na excelente campanha do Peixe no 1º semestre de 2010 a história foi a mesma, o ataque fazia em média quatro gols, mas a defesa sofria dois gols, tanto que o Santos teve o ataque mais positivo do ano que se passou com incríveis 170 gols. Isso é preocupante? Sim. Mas é início de temporada e tenho a certeza que tanto a comissão técnica, quanto a diretoria está atenta a tudo que está vendo e acontecendo e fará algo para mudar esse panorama.
Falando basicamente do jogo e dos atletas, destaque novamente para o craque e ídolo Elano, que demonstrou ser diferenciado e não foi a toa que foi considerado o melhor jogador Brasileiro na última Copa, apesar do fiasco da Seleção Canarinho. E falando em Seleção, o Peixe se assemelha a ela em um único ponto. A falta que fez Elano na Seleção na Copa é a mesma que faz ao Santos nesse início de temporada. Hoje, pela ausência de PH Ganso e Neymar, Elano é o ponto de referência e o elo de ligação da equipe, que em apenas quatro jogos já demonstra sua dependência ao curinga da Vila. Outro destaque da partida foi o atacante Keirrison, que confesso, me surpreendeu positivamente. Ele participou ativamente da partida. Voltou para ajudar a defesa, deu combate no ataque roubando várias bolas, esteve sempre presente no ataque puxando contra ataques, marcou um belo gol, típico de centroavante e ainda perdeu outros, em um deles num chute cruzado, onde poderia ter rolado para o mediano e fraco Moisés que estava livre na grande área, que por sinal perdeu um gol feito na cara do gol após chute de Maikon Leite que teve atuação apenas razoável na partida de ontem.
Outro destaque, enquanto esteve em campo foi o lateral Jonathan. Com velocidade no ataque e muita força física na defesa o atleta foi muito bem na partida de ontem. No primeiro gol da equipe, sofreu o pênalti após uma linda tabela com o atacante Maikon Leite, convertido pelo craque Elano.
O destaque negativo, evidentemente vai para nossa defesa, que no linguajar futebolístico, pareceu jogar de “calça jeans” e com “chumbo nas chuteiras”. Como dizem meus amigos do twitter “cruzamento na área do Santos é como pênalti”. E isso é fato, que precisa ser corrigido rapidamente, afinal, faltam poucos dias para a estréia na Libertadores, título almejado por toda torcida Santista e não podemos de forma alguma cometer as mesmas falhas no torneio Sul-Americano. É preciso corrigir o posicionamento da nossa dupla de zagueiros ou quem sabe, pensar em alguma mudança por ali. A cobertura dos nossos laterais, que apóiam com freqüência, muitas vezes, ambos ao mesmo tempo e isso é um erro, precisa ser corrigido. O lado esquerdo da defesa, onde jogo o ídolo Leo é uma avenida. Nossos volantes, exceção ao monstro Arouca que está contundido e não vem jogando, são fracos, tanto por baixo como por cima. Até mesmo o goleiro Rafael, a quem elogio em todos meus comentários e que em minhas últimas colunas indiquei como goleiro do Brasil nas olimpíadas de 2012 não esteve bem na partida.
Resumindo, tudo está errado? Não. Pelo contrário, tudo está muito bem, afinal, somos líder do Paulistão e temos o melhor ataque, com catorze gols em quatro jogos, mas nossa defesa foi vazada seis vezes em quatro jogos. Se a média é ótima na frente, lá trás precisa ser melhorada o quanto antes, pois, quando o ataque é a melhor defesa, passa a ser preocupante, afinal, não é todo jogo que o ataque irá manter a média, e a defesa?
Novo Patrocinador: Depois de acertar com a Netshoes, como novo patrocinador das mangas de camisa dos uniformes pelos próximos dois anos, o Departamento de Marketing do Santos sinaliza com o acerto com a empresa CSU CardSystem como mais um patrocinador. A empresa estará presente dentro dos números dos uniformes Santistas. Especula-se que por um contrato de um ano o Peixe irá embolsar 2milhões de Reais.
Lesionados: Se não bastasse o amargo empate frente ao São Caetano, o Peixe saiu de Barueri com mais quatro problemas. Jonathan, Elano, Robson e Adriano sentiram contusões e serão avaliados para saber o grau de gravidade delas. Os casos que mais preocupam são de Jonathan e Elano. O Lateral sentiu um desconforto no músculo adutor da coxa esquerda, enquanto o meia chutou o chão e sente dores no pé direito. Ambos são dúvidas para o clássico de Domingo frente ao São Paulo, novamente em Barueri. Adriano e Robson, aparentemente não serão problemas, pois sofreram apenas pancadas, no pé esquerdo e na canela esquerda respectivamente.
“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Santástico time de futsal e as últimas do Peixe

Nação Santista, ontem foi apresentada a nova e tão sonhada equipe de futsal do Santos Futebol Clube que disputará a Liga Nacional 2011. Recheada de craques e lideradas pelo craque e maior do Mundo, Falcão, a equipe conta com 17 atletas e inicia a preparação visando à estréia na Copa Cidade de Gramado/RS no dia 23 de Fevereiro.
O comandante da equipe será Fernando Ferreti, que não esconde a satisfação de participar de um projeto tão audacioso para a modalidade e para os Santos. Ferreti ainda ressaltou a qualidade do elenco e prometeu lutar pela conquista de todos os torneios que disputar.
Falcão, astro e principal nome da equipe, ressaltou a importância do investimento feito e disse que ele e seus companheiros trabalharão forte para ganhar entrosamento o quanto antes e honrar a camisa do Santos, que pesa muito, disse o craque.
Ficha Técnica – Futsal Santos FC
Treinador: Fernando Ferreti
Auxiliar Técnico: Marcos Moraes
Surpevisor: Jose Alexandre Barata
Preparador Físico: João Romano
Preparador de Goleiros: Fred Antunes
Massoterapeuta: Luiz Gustavo Calixto
Mordomo: Reginaldo Mattos da Silva
Fisioterapeuta: Célio Rafael

ELENCO
Goleiros: Djonny, Bilica e Paulo Vitor
Fixos: Ricardinho, Neto e Índio.
Alas: Pixote, Valdin, Jackson, Falcão, Gava e Bruno Souza
Pivôs: Deivis e Jé.

PATROCÍNIO
Cortiana e Unilus

Fotos: Ricardo Saibun
Comissão técnica e elenco da equipe de futsal do Santos Futebol Clube

O astro e craque Falcão da equipe de futsal do Santos Futebol Clube

Marta e a Presidente Dilma Rousseff: A Rainha e Santista Marta, encontrou-se com a Presidente Dilma Rousseff, na manhã de ontem, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF. O convite partiu da própria Presidente. Eleita pela quinta vez consecutiva a melhor jogadora do Mundo FIFA, Marta entregou à Presidente uma camisa do Santos. Segundo a Sereia da Vila o encontro teve um teor amigável, de duas mulheres que tiveram que batalhar muito na vida parta vencer, disse a Rainha.

A Rainha Marta e a Presidente Dilma Rousseff

Zé EduardoZé Eduardo, negociado ao Genoa da Itália e que só poderá jogar pela equipe italiana no 2º semestre, poderá permanecer na equipe do Santos até Junho. Atenta à informação de que o jogador poderia ser emprestado a outro clube brasileiro, a diretoria do Santos está se mexendo para costurar um acordo para que o jogador permaneça na Vila Belmiro até o fim da Taça Libertadores. De acordo com o empresário do atleta, Luiz Taveira, a tendência é que Zé Eduardo fique mesmo por mais seis meses no Peixe.
Ricardo Oliveira: Ontem, alguns blogs e sites relacionados ao Santos Futebol Clube, divulgaram o possível retorno as negociações envolvendo a vinda do atacante Ricardo Oliveira ao Peixe. Eles informam, que está sendo negociada a possibilidade da compra de 50% do passe do atleta com o dinheiro da venda do atacante Zé Eduardo ao Genoa da Itália. A diretoria Santista nega e diz não haver nenhuma negociação.
Zé Eduardo com a Camisa do Peixe


Ricardo Oliveria com a camisa do Peixe em 2003

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Um início soberano

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, mais uma vitória do Santos Futebol Clube e novamente por goleada. Neste início de temporada o Peixe sobra e é soberano no Paulistão 2011, que cá entre nós, está com um nível técnico muito baixo e muitos clubes deixam a desejar, entre eles, o frágil Grêmio Prudente, clube esse vencido pelo alvinegro, ontem, pelo placar de 4x2.
Novamente uma partida tranqüila e um adversário que não exigiu muito do Peixe, que logo no início do 1º tempo, já vencia pelo placar de 2x0, gols esses anotados pelo maestro e curinga Elano, um dos melhores do Peixe na partida.
No 2º tempo, cadenciando o jogo e valorizando a posse de bola, pois o calor em Prudente era escaldante, o peixe conseguiu ampliar a vantagem com gols de Keirrison e Maikon Leite, que novamente, ao lado de Elano, Robson e Rafael foi um dos destaques da jornada Santista.
Evidenciando um relaxamento natural, depois de abrir 4x0 o Peixe sofreu dois gols. O primeiro em um pênalti pra lá de duvidoso, que EU particularmente duvidaria que fosse marcado, caso a partida estivesse 0x0 e o segundo numa cobrança de escanteio, onde a bola passou direto pelo primeiro “pau” surpreendendo e matando o goleiro Rafael de qualquer possibilidade de defesa.
Destaques para o seguro goleiro Rafael, quem quando acionado, nunca decepciona. Para o meia Robson, que depois de duas apagadas partidas, fez um grande jogo, dando assistências e passes para dois gols. Para o coringa e meia Elano, que marcou dois gols após sua volta ao Peixe e o atacante Maikon Leite, como sempre, infernizando a zaga adversária.
A próxima partida do Peixe será na próxima quarta feira frente ao São Caetano em Barueri e especula-se que o técnico Adilson Batista, já pensando na estréia do Peixe na Libertadores 2011, possa poupar e dar folga a alguns jogadores. É aguardar pra ver.
Zé Eduardo: Mesmo estando em Prudente e relacionado para o jogo, o atacante Zé Eduardo foi liberado pela diretoria para acertar sua ida ao Genoa da Itália. Especula-se que o atleta foi realizar exames médicos e sendo aprovado será anunciado como reforço da equipe Italiana. A diretoria do Peixe ainda tem esperança de contar com o atleta até o fim da Libertadores. Segundo informações de pessoas próximas ao atleta e seu empresário, a chance do mesmo permanecer é muito grande. Vamos torcer para que isso aconteça, afinal, Zé Eduardo vem sendo grande destaque do time e será muito importante na disputa da competição Sul-Americana.
Neymar: Ontem a seleção Sub-20 do Brasil empatou com a “poderosa” Seleção da Bolívia pelo placar de 1x1 pelo Sul-Americano da categoria, mas nem o resultado, muito menos o fraco futebol apresentado pela equipe foi o que mais me surpreendeu e sim a declaração após o jogo do nosso menino astro aos microfones dos canais de TV que transmitiam a partida. Segundo o astro “a equipe entrou relaxada e sabendo que a equipe adversária era inferior, pensamos que faríamos o resultado a qualquer momento e não foi o que aconteceu, que isso nos sirva de lição para as próximas partidas”. Melhor que surpreender é ser surpreendido e nosso menino astro a cada dia nos mostra que está amadurecendo e se tornando realmente um craque, dentro e fora de campo.
“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem todos podem Ter”

O menino monstro Neymar - O devorador de defesas adversárias


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Uma derrota que alavancará vitórias no futuro

Nação santista de todo Brasil e mundo a fora, os Peixinhos da Vila, refugaram frente ao temperado acarajé baiano e ontem, se despediram da Copa SP de Futebol Júnior. Num jogo de dois tempos distintos, a equipe santista sucumbiu à velocidade e pressão da equipe baiana e foi derrotada de virada pelo placar de 2x1. Numa partida que só reservou emoções após os 15 minutos do 2º tempo com jogadas insinuantes e belas defesas de ambos os goleiros, os Peixinhos da Vila abriram o placar com um lindo gol de bicicleta do zagueiro Jairo aos 19 minutos. A partir daí o Bahia foi só pressão e o melhor (não para nós e sim para os baianos) ficou da partida ficou para os minutos finais. Aos 38 o atacante Fábio empatou para os baianos. Quando tudo parecia se decidir nas disputas de pênaltis, Rafael, atacante baiano, conseguiu escapar da zaga santista e chutou cruzado, decretando a vitória do Bahia, que na semifinal da Copinha, enfrentará a equipe do América/MG, que eliminou o Internacional/RS.
Fazendo uma rápida análise dos Peixinhos na Copa SP, levando-se em conta o que a equipe apresentou na 1º fase e o sufoco que foi a classificação para as fases seguintes, apresentando um futebol burocrático e abaixo do esperado, a equipe foi longe na competição. Exceção ao jogo frente ao América/RN, quando a equipe goleou o time potiguar por 5x0, o futebol dos meninos sempre ficou aquém do esperado, sendo o Santos um dos, senão o maior celeiro de craques do Futebol Nacional. O elenco do técnico Narciso apresenta desde cedo alguns jogadores com estrelismo além do comum, para quem ainda não é e não ganhou nada no futebol. Que essa derrota dolorosa sirva de lição para muitos garotos, que sonham um dia jogar no profissional e muitos tem qualidades para isso, que deixem o orgulho de lado, pois muitos deles apresentaram tal defeito e isso é normal para garotos da idade deles, mas que no futuro irá prejudicá-los. Aprendemos muito mais com derrotas e que essa sirva de lição para grandes vitórias no futuro.
SOBRE OS PROFISSIONAIS: Ontem o zagueiro Edu Dracena ressuscitou o assunto “proposta do Corinthians”. Ele alega ter mesmo recebido proposta do time da capital, que o faria ganhar um bom aumento salarial. Mas acabou não dando certo pela negativa da cúpula corintiana em pagar a multa do seu contrato com o Santos, que gira em torno dos R$ 70 milhões, valor que assustou a diretoria do time da capital. Não sei o porquê do motivo de se levantar novamente esse assunto. Se o interesse do zagueiro é um aumento de salário, que vá diretamente até a sala do LAOR e o faça pessoalmente e não através da imprensa.
Ainda sobre a negociação envolvendo o atacante Zé Eduardo, segundo o presidente santista, Luis Alvaro, será muito difícil manter o atleta, pois a proposta por ele é muito “vultuosa”, referente ao investimento feito no atleta e o retorno que terá com sua negociação. Segundo o mandatário Santista, o peixe pagou R$ 700 mil reais em 10 parcelas por 60% dos seus direitos e agora pode vendê-lo por R$ 6,07 milhões. Segundo ainda o presidente “uma proposta irrecusável”.  Segundo informações, o atleta só aguarda seu passaporte italiano para acertar com o time italiano do Genoa. De boa Zé, entre ganhar muito mais na Europa e ficar escondido num time mediano, fique no Santos, que é muito maior que qualquer outro time do mundo, mas quando é da vontade do atleta e existe muito dinheiro envolvido, não tem jeito. Boa sorte.
Ainda sobre o time profissional, o atacante Diogo foi confirmado como atleta do Peixe. Ontem mesmo já assinou contrato de empréstimo de um ano e ficará na Vila até o fim de 2011. No ponto de vista técnico é um bom reforço, esperamos que o mesmo não que apequene e se torne decepção como foi e está sendo com o atacante Keirrison.
E Neymar aprontou mais uma vez. Ontem no segundo jogo da equipe do Brasil no Sul-Americano sub-20 realizado no Peru, o atacante e astro santista anotou mais um golaço. O Brasil vencia por 2x1 e recebia forte pressão da equipe da Colômbia, foi quando “Neymaradona” aprontou mais um das suas. Recebeu mano a mano com o zagueiro, cortou e fez um golaço, dando números finais à partida: Brasil 3x1.
“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem todos podem Ter”

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Outra vitória e a busca pela melhor formação

Nação santista de todo Brasil e mundo a fora, ontem foi dia de mais uma vitória do Santos Futebol Clube.  Jogando na Capital Paulista e não na Vila mais famosa que passa por reforma de troca de gramado, o Alvinegro Praiano venceu a boa equipe do Mirassol pelo placar de 3x0 e agora é líder do Paulistão 2011 com 06 pontos ganhos em dois jogos. O jogo marcou a estréia do lateral Jonathan, que foi um dos destaques da partida, mesmo estando visivelmente fora de forma e do ídolo Elano, outro destaque da bela vitória do Peixe.
O jogo foi bem movimento e o Santos não demorou a tomar conta da partida. Jogando em velocidade e em noite novamente inspirada dos atacantes Zé Eduardo e Maikon Leite, a equipe foi envolvendo o Mirassol e criando as melhores oportunidades e o primeiro gol foi assim. Num rápido contra ataque puxado pelo lateral Jonathan, o mesmo deu belo passe para Maikon Leite que teve o trabalho de tirar do goleiro e empurrar para as redes. Santos 1x0. O segundo gol santista não demorou a surgir. Logo no início no segundo tempo, Elano, um dos “estreiantes” da noite, deu belo passe para Zé Eduardo, que cara a cara com o goleiro fez Santos 2x0. E o terceiro também foi de Zé Eduardo. Em tabela rápida com Maikon Leite, Zé recebeu dentro da grande área e chutou no lado esquerdo, sem chance para o goleiro do Mirassol e decretou a vitória do Peixe, 3x0. O próximo embate do Peixe será domingo frente ao Grêmio Prudente em Presidente Prudente.
Ao final da partida, um dos destaques do jogo, o atacante Zé Eduardo reiterou sua vontade de permanecer no Santos e ser titular. O mesmo tem proposta do Genoa da Itália.
Referente ao atacante Maikon Leite, que tem pré-contrato com a equipe do Palmeiras, o presidente do Santos, Luis Álvaro elogiou seu caráter e vontade de como está vestindo a camisa do Peixe. O atleta tem contrato com o Santos até Junho, quando deverá se apresentar a equipe da capital, mas esse imbróglio vai dar o que falar ainda e a diretoria já se manifestou, dizendo que fará o possível para ficar com o atleta.
O ponto importante da partida é que mesmo sem alguns de seus principais titulares, como Arouca, PH Ganso e o astro Neymar, a equipe vem tomando corpo e ganhando força e poder, além claro de uma técnica refinada e conjunto, o que vem agradando o técnico Adilson Batista e toda torcida nesse inicio de temporada.
E na noite de ontem, após o jogo, o presidente LAOR confirmou a contratação do atacante Diogo. O mesmo será apresentando nesta quinta feira e assinará contrato de 1 ano com a equipe do Santos.
“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem todos podem ter”

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um começo animador, em todos os sentidos

Nação santista de todo Brasil e mundo a fora, 2011 começou melhor do que imaginávamos. Nem o mais otimista dos torcedores imaginou que tamanha seria a alegria (me incluo) nesse inicio de temporada para o Alvinegro Praiano.
Na estréia do time profissional em busca do Bi-Paulista, uma respeitosa goleada de 4x1 sobre o frágil Linense em Lins. Até ai tudo bem, afinal somos o “eldorado” do futebol nacional e possuímos as maiores estrelas, mas o placar foi imposto por uma equipe mista e isso nos deixa mais animado para o restante da temporada.
Muita coisa ainda vai acontecer, falhas serão corrigidas e atletas ainda irão estreiar. Destaque para dois atletas neste primeiro embate da equipe. O Goleiro e muralha Rafael, que vem se mostrando a cada dia um grande atleta na posição e que me minha humilde opinião, será o goleiro do Brasil nas Olimpíadas de 2012 e o atacante Maikon Leite, que na sua volta ao Santos marcou dois gols e impôs muita correria na zaga adversária, mas o mesmo possui pré-contrato com a equipe do Palmeiras e esse embrólio ainda vai longe. Hoje no Pacaembu e não na Vila mais famosa do Mundo, que passa por processo de troca de gramando, o Peixe busca sua segunda vitória frente ao Mirassol. Destaque para a estréia do lateral Jonathan e a reestréia do ídolo e curinga Elano, que segundo o mesmo, está invicto jogando no estádio da capital paulista. Vamos torcer.
Sereias da Vila: Falar das Sereias da Vila é chover no molhado e elas levantaram mais uma taça neste último final de semana. Lideradas pela Rainha Marta a equipe feminina do Peixe venceu por 3x2 a equipe do Foz Cataratas e se sagrou Campeã do Torneio Internacional de Clubes, quadrangular realizado na cidade de Araraquara/SP. PARABÉNS as Sereias da Vila.
Peixinhos da Vila: Confesso que a cada jogo, os Peixinhos da Vila, carinhosamente assim chamados, conseguem fazer mudar meu sentimento por eles. Na primeira fase da Copa SP, classificação na “bacia das almas” graças a um gol contra que só acontece a cada cem anos e jogando um futebol bem burocrático. Já na outra fase, contra o América/RN goleada impiedosa de 5x0 e classificação para as oitavas de finais contra o Rio Preto, jogo esse que parecia tranqüilo, mas que foi transformando num verdadeiro sufoco após infantil expulsão do bom lateral direito Crystian e de várias oportunidades desperdiçadas de matar o jogo, principalmente com o nosso “matador” Fábio Bulgarelli. No final vitória por 2x1 e classificação garantida para as quartas de finais onde os peixinhos enfrentam a equipe do Bahia/BA amanhã as 18h00 na cidade de São Carlos. BOA SORTE aos Peixinhos da Vila.
Neymaradona? Até nossos “hermanos” se renderam ao futebol do astro e menino da Vila Neymar. O título do diário “Olé” da Argentina resume em apenas uma palavra a atuação do maestro (ele sim é o maestro do Santos) em seu primeiro jogo do ano onde teve atuação de gala e anotou os quatro gols da equipe do Brasil no Sul-Americano sub-20 que está sendo disputado no Peru. A disputa definirá os dois representantes do continente nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ainda em relação ao astro Neymar, depois de sua exibição, sou obrigado a concordar com o técnico Renê Simões, o Neymar realmente é um MONSTRO, mas do futebol, ele devora todos os adversários.
Vai e vem do Peixe: HOJE surgiu a informação, através do twitter oficial do Jornalista Fabiano Farah, que o Santos está acertando a contratação do centroavante Alecsandro do Internacional/RS. Dirigentes santistas desmentem, mas segundo o próprio amigo Jornalista, o Peixe está tentando sim sua contratação. Outro que está chegando, mas esse já é uma confirmação é o atacante Diogo ex-Flamengo/RJ, mas que pertence ao Olympiakos da Grécia.
Como em todo ano de 2010, para esse ano contamos muito com a participação de vocês, opinando, comentando e dando seus pitacos.
Eles podem ser dados através do twitter do site @santastico_net e do colunista que vos escrevem @rocaetanopira ou também do meu FUTBLOG www.rodrigocaetano.blogspot.com contamos com a participação de toda nação Santista, do Brasil e do Mundo.
Forte abraço e Santos Sempre Santos.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Um começo SANTÁSTICO

    
      Não poderia ser melhor! O inicio de ano para o Santos Futebol Clube começou melhor do que a torcida esperava, com vitória, vitória e vitória. Isso mesmo, três vitórias em um mesmo dia, algo que só um clube como o Santos poderia proporcionar a sua magnífica torcida.
     Os meninos da vila que disputam a Copa SP de futebol júnior desencantaram e golearam o América de Natal por impiedosos 5x0 e estão classificados para as quartas de finais da copinha. O próximo embate será hoje frente o Rio Preto/SP.
      As Sereias da Vila, sempre lideradas pela Rainha Marta, foram Campeãs do Torneio Internacional Interclubes. Na final venceram o Foz Cataratas por 3x2 em quadrangular realizado na cidade de Araraquara/SP. Parabéns as Sereias pela conquista.
      Já a equipe profissional do Santos estreiou no Paulistão 2010 no último sábado com uma grande vitória de 4x1 frente ao Linense em Lins/SP. Mesmo com vários desfalques, a equipe não tomou conhecimento do adversário e iniciou a busca pelo Bicampeonato estadual em grande estilo. Destaque para as atuações do Goleiro Rafael, que defendeu um pênalti no segundo tempo e do atacante Maikon Leite, autor de dois gols, um em cada tempo. O próximo jogo do peixe será na quarta feira, 19 de Janeiro, no Pacaembu frente ao Mirassol, já que a Vila Belmiro está em reforma e recebe novo gramado.
      
      "Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem todos podem Ter"

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Melhor do Mundo

     Se tem uma coisa que me deixa intrigado é o tal ranking de clubes da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês). Ele consegui ao mesmo tempo, pouco explicar e nada o faz entender. Entre as inúmeras impossíbilidades futebolisticas mundiais, o Porto de Portugal está na frente do poderoso Real Madrid da Espanha e o modestíssimo Lille da França supera o muiti campeão Arsenal da Inglaterra. Confira abaixo a relação dos dez brasileiros mais bem colocados da lista.

7º Internacional/RS - Nem mesmo a derrota para o poderoso Mazembe tirou o time do Sul do páis do top 10 e pasmem, está à frente de Chelsea e Manchester United.

14º Cruzeiro/MG - Recentemente o time mineiro foi ultrapassado pela Juventus de Turim, mas "ainda" continua na frente do russo Zenit.

16º São Paulo/SP - Está na frente de times como a Roma de Totti e o Lyon de Michel Bastos.

23º Corinthians/SP - O time da marginal sem numero, segundo tal ranking, está na frente de Tottenham da Inglaterra e do turco Besiktas.

50º Palmeiras/SP - Se manteve rigorosamente empatado com o Milan da Itália. Bom ou ruim?

62º Flamengo/RJ - O novo time de Ronaldinho Decadente Gaúcho foi ultrapassado pelo belga Gent.

74º Santos/SP - Não precisa nem falar nada. Como pode um time Bi-Mundial e Bi-Libertadores, Octa Campeão Brasileiro, ficar atrás do seu xará mexicano Santos Laguna e um pouco a frente do "todo poderoso" Mazende. Coisa de Maluco esse ranking.

111º Goiás e Grêmio - Empatados, os clubes brasileiros correm atrás do tradicional Zilina da Eslováquia, mas superam o Apoel do Chipre.

128º Vitória/BA - Mesmo sendo rebaixado para a 2º divisão do Campeonato Brasileiro o time baiano é o melhor Vitória na lista, à frente do SK Viktoria da República Tcheca.

     Em 1º lugar da lista está a Inter de Milão, que venceu o "todo poderoso" Mazembe, depois de vencer os poderosos Barcelona, Chelsea e quem mais passou pelo seu caminho. Tudo indica que será o futuro clube do maestro e "boca murcha" PH Ganso.

FONTE: Folha de S.Paulo


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

As 10 mais do twitter de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Assis

     Galera bom dia, hoje resolvi inovar um pouco e deixar o Futblog com cara de "Zorra Total".
     Abaixo seguem as 10 mais do twitter dos irmãos Ronaldinho Gaúcho e Assis, vale a pena conferir o bom desempenho dos "Irmãos Facts", sempre muito bem relacionados a suas habilidades financeiras.

- Ferrari perto de anunciar Ronaldinho no lugar de Felipe Massa.
- Dilma impediu Ronaldinho de jogar pelo Palmeiras só para irritar Serra.
- A bola de ouro foi para Messi, e o martelinho de ouro para Ronaldinho.
- Ronaldinho não arrumou os dentes porque Assis ainda negocia com três dentistas.
- Nem Grêmio nem Palmeiras, Ronaldinho acerta com Dilma e será ministro da firula.
- Assis cobrou cláusula de rescisão quando sua namorada rompeu com ele.
- Quando Deus criou o mundo, foi Assis quem vendeu o terreno.
- O toque do celular de Assis e o som de uma caixa registradora.
- Jesus tinha 12 apóstolos fiéis, até que Assis encontrou Judas e ofereceu-lhe um pré-contrato.
- Torcida do Grêmio queria Ronaldinho por amor. Segundo Assis, com amor é mais caro.

Fonte: Folha de S.Paulo

Assis e Ronaldinho na bizarra coletiva onde nada anunciaram


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ídolos de barro no futebol globalizado

Caros amigos e torcedores alvinegros, quanto mais eu leio e tento entender o mundo do futebol, ele cada vez mais fica irritantemente chato de se entender, e vou lhes dizer a razão desta minha aparente irritação.
Certo dia desses, e não foi a primeira vez, um tal senhor chamado Edson disse que jogará por uma determinada equipe em 1974, aliás, seu último ano de contrato na equipe, totalmente de graça, sem receber um único centavo e disse o motivo – “O clube estava em uma situação financeira ruim e abri mão do salário para ajudar”.
Digo apenas que esse tal Edson foi e ainda continua sendo o maior jogador que este mundo já presenciou, Pelé, e a equipe pela qual jogou foi o Santos Futebol Clube. E mesmo sendo o maior de todos em todos os tempos, pois já ganhará tudo que um atleta podia ganhar como jogador profissional, abriu mão de seu “misero” salário, pois naquela época as coisas eram bem diferentes do que os dias de hoje, onde qualquer atleta “meia boca” pede valorização (entenda-se aumento de salário) por meia dúzia de gols feitos na temporada, para simplesmente ajudar seu clube, pelo qual atuou por quase duas décadas e é torcedor apaixonado.
Agora pergunto a vocês, que atleta, hoje, teria a coragem de ter a mesma atitude que Pelé teve para com o Santos Futebol Clube?
Tenho a resposta na ponta da língua, simplesmente por duas situações que aconteceram essa semana aqui no Brasil.
A primeira envolvendo o decadente (minha opinião) Ronaldinho Gaúcho e seu irmão e empresário/agente Assis, no episódio musical “Eu vou fazer um leilão, quem dá mais pelo meu irmão” e o segundo episódio é sobre nosso maestro e atual camisa 10, Paulo Henrique, o Ganso, que publicamente se diz “magoado” com a diretoria que não o valorizou, como valorizaram o menino craque Neymar. Ambos os casos são semelhantes, porém os atletas, cada um na extremidade do futebol. PH Ganso no inicio de sua brilhante carreira e Ronaldinho Gaúcho já em tempos de acomodação e pendurar as chuteiras. O que mais me chamou a atenção em ambos os casos foi o modo como a situação foi conduzida e a razão de tudo isso. Tudo por um mal necessário, o DINHEIRO. Mas o pior de tudo isso é ver como são mal orientados por seus agentes/empresários/investidores esses grandes atletas que fazem a alegria de seus torcedores. Não quero que façam o mesmo que Edson, dinheiro como disse é necessário em nossa vida, o que espero ver ainda no futebol é amor a camisa e ética, afinal, o que move o torcedor é a paixão e essa paixão deve vir de dentro para fora e não o contrário, senão daqui a pouco o “rabo” vai balançar o “cachorro” e estaremos criando Ídolos de barro no futebol globalizado.
Conto com a participação de toda nação santista, do Brasil e do mundo, através do meu twitter @rocaetanopira ou aqui mesmo no futblog.
Forte abraço e uma ótima semana.
O maestro santista Paulo Henrique Ganso


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Santos Futebol Clube sai na frente dos rivais

        Nação santista Feliz Ano Novo! É assim que começo minha primeira coluna do ano que se inicia, ano que tem tudo para ser SANTÁSTICO para o Alvinegro mais lindo do mundo.
        Em 2011 serão apenas três competições para a equipe profissional do Peixe. No primeiro semestre teremos a Taça Libertadores da América (como disse várias vezes aqui, a “menina dos olhos” da diretoria) e o Campeonato Paulista. No segundo semestre apenas o Campeonato Brasileiro, competição na qual somos OCTA Campeões.
E para entrar com tudo em todas as competições, o Santos Futebol Clube sai na frente dos rivais em seu inicio de preparação para a temporada 2011 do Futebol Brasileiro.
Como relatei em minha última coluna, o Peixe manteve a base vencedora de 2010 e ainda trouxe reforços para posições carentes no elenco. No gol o jovem Rafael se mantém, mas ganha agora a concorrência do bom goleiro Aranha. Na lateral direita a diretoria foi buscar o melhor de todos na posição atuando no Brasil, Jonathan. Essa sim uma grande contratação. Na esquerda mantivemos o xodó da torcida Léo. Na zaga a dupla de 2010 se manteve, com Durval e Edu Dracena, esse segundo a imprensa, pretendido pelo timinho da marginal sem numero. Na frente da zaga teremos o Monstro Arouca e tivemos a contratação do volante Charles. Na “meiuca” teremos o maestro PH Ganso e agora com a companhia do meia Elano, a maior e melhor contratação do futebol brasileiro até o momento. A dupla de ataque ainda é um mistério. Temos o jovem e melhor jogador brasileiro da atualidade Neymar, mas nosso camisa nove ainda não está decidido. Temos como opção, Zé Eduardo e Keirrison, mas o sonho de consumo da diretoria ainda virá.
Como opção, temos outros bons nomes. Pará para a lateral direita, Bruno Rodrigo para a zaga, Alan Patrick e Felipe Anderson para o meio e para o ataque a jóia da base Tiago Alves, que jogará a Copa SP de Futebol Junior.
Levando em conta tudo que escrevi, pergunto a vocês. Que time manteve a base e contratou tão bem quanto o Santos Futebol Clube?
A resposta é imediata, ninguém! E com certeza não pararemos por ai. Na última segunda feira em sua primeira entrevista coletiva como técnico do Peixe, Adilson Batista confirmou que a diretoria ainda busca reforços para fortalecer mais ainda nosso elenco que já é um dos melhores do Brasil.
“Nascer, Viver e no Santos morrer e um Orgulho que nem todos podem ter”
VAI e VEM do PEIXE: Nei Pandolfo é o novo gerente de futebol do Peixe. Ele chega após a demissão de Paulo Jamelli. Será a primeira vez que Pandolfo atuará como dirigente e terá a missão de impor disciplina dentro e fora de campo.
Alguns atletas voltam de empréstimo e podem ser aproveitados pela atual comissão técnica, como Robson que estava no Avaí/SC e Maikon Leite que estava no Atlético/PR e interessa a vários clubes, como Palmeiras/SP e Flamengo/RJ.
CAMISA 9 do PEIXE: A novela sobre quem será o camisa nove do Peixe continua. Depois de tentar e sem sucesso conseguir a vinda de Ricardo Oliveira e André, o nome do momento era Luis Fabiano, atual camisa nove do Sevilha da Espanha. No twitter do Jornalista Álvaro José @alvarojosetv o mesmo confirma a negociação e disse que Fabuloso será anunciando junto com a volta de Pelé, que terá a missão de divulgar a marca do Santos Futebol Clube no exterior. Mas hoje em seu site oficial o Santos divulgou uma nota dizendo não ter interesse no atleta. Especula-se que o Santos negocia com atletas estrangeiros, como o boliviano Marcelo Moreno e o chileno Ezequiel Mirelles. É AGUARDAR cenas dos próximos capítulos desta novela sem fim.
Não deixem de opinar e comentar, contamos com a participação de toda nação santista, do Brasil e do Mundo, através do meu twitter @rocaetanopira ou do site @santastico_net ou até mesmo pelo meu futblog www.rodrigocaetano.blogspot.com.br acessem e participem.

Forte abraço a todos e uma ótima semana.