quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Em busca da melhor formação

Matéria publicada no jornal A Tribuna Piracicabana de 05 de Fevereiro de 2013


Caros benevolentes amigos que acompanham semanalmente o Tribuna Futebol Clube, o Esporte Clube Quinze de Novembro de Piracicaba deixou escapar pelos vãos dos dedos a vitória frente à impotente equipe do Palmeiras, que ao final da partida do último domingo, comemorou como um título o empate alcançado na ‘bacia das almas’ no estádio Barão da Serra Negra.

O alvinegro foi superior em boa parte da partida. Teve as melhores chances de gols e poderia ter ido para o intervalo da partida com uma boa vantagem se não fosse o preciosismo e a falta de pontaria dos atletas quinzistas e o jargão muito conhecido no futebol ‘quem não faz toma’ se tornaram verdadeiros e o empate não descreve o que foi a partida no primeiro tempo.

No segundo tempo, a equipe sentiu a pressão da equipe alviverde e cedeu a virada em lances de erros individuais. Mas com muito ímpeto e doses de garra e coração, foi em busca da vitória, que quase veio através de jogadas de bola parada. O pecado foi ceder o empate já nos acréscimos em lance de desespero do Palmeiras, que ‘chuveirava’ bolas na área alvinegra e numa delas o goleiro quinzista foi infeliz, decretando o lastimoso empate e a perda de dois pontos.

Sérgio Guedes iniciou a partida no esquema 3-5-2 com Pedro Paulo, Glauber e Luiz Eduardo na linha de zagueiros, para tentar dar mais segurança a equipe, que vem sofrendo muito gols nesse início de campeonato e soltou os laterais para atacarem sem preocupação em defender, mas o problema de cobertura ainda persiste em assombrar o time alvinegro, mas confesso ser a melhor formação no momento.

Do meio para frente, alguns ajustes devem ser feitos, principalmente na linha de ataque da equipe. O setor de criação vem correspondendo, já que a equipe vem finalizando muito nos jogos, mas não com a competência necessária para transformar essas oportunidades em gols. Na partida ante o Palmeiras foram 18 finalizações e três gols anotados, com aproximadamente 50% de posse de bola para o Nhô Quim.

É perceptível que a equipe vem ganhando forma e se encorpando nesse início. Os primeiros jogos serviram para que o comandante alvinegro encontrasse a melhor formação tática da equipe, que tem características ofensivas e de velocidade, mas o encaixe defensivo deve ser corrigido para que o conjunto ataque-defesa seja forte, coeso e eficiente.

O jogo de hoje em São Bernardo do Campo, contra a equipe do Bernô, será muito difícil e voltar do ABC com no mínimo um empate, será de suma importância para a equipe alvinegra, que terá na seqüência duas partidas em seus domínios e a chance de recuperação e de buscar se consolidar entre os oito melhores e conseqüentemente a vaga na série D do campeonato brasileiro.

AMISTOSO DA SELEÇÃO: A Seleção Brasileira de futebol enfrenta seu primeiro desafio de 2013, e terá pela frente o English Team, em Londres, que é treinado por Roy Hodgson. Com muitos desfalques para esse amistoso, o time inglês tem nos experientes meias Steven Gerard do Liverpool, Frank Lampard do Chelsea e do atacante do Manchester United Wayne Rooney a esperança de recuperar o bom futebol, que ficou preso no passado da conquista Ca Copa do Mundo de 1966. Já Felipão, em seu primeiro duelo na sua volta a Seleção, mescla a experiência do meia Ronaldinho Gaúcho e do atacante Luís Fabiano com a juventude do meia Lucas e do atacante Neymar, para tentar resgatar a magia do futebol pentacampeão, que já foi tão admirado e temido pelos nossos rivais. 

Foto: R7
Felipão terá a missão de resgatar o bom futebol da Seleção Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário