sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Felipão vai estudar meio-campo mais marcador para os próximos jogos

Fonte: GE


Técnico admite possibilidade de mudar formação, que teve Paulinho e Ramires como volantes. David Luiz pode jogar como volante diante da Rússia

O técnico Luiz Felipe Scolari minimizou a derrota para a Inglaterra em sua reestreia no comando da seleção brasileira. Apoiado na diferença física entre as equipes, já que os europeus estão em meio de temporada, ele considerou normal o resultado de 2 a 1, mas admite que deverá fazer algumas correções já para o amistoso contra a Rússia, no dia 25 de março. Uma das mudanças poderá ser no meio-campo. A formação com Ramires e Paulinho de volantes deixou dúvidas na cabeça do comandante.

Ambos atuam de forma mais adiantada em suas equipes. No Corinthians, Paulinho é protegido por Ralf, cujo ponto forte é a marcação. Já Ramires sempre tem pelo menos um jogador mais recuado do que ele no Chelsea. Muitas vezes esse atleta é o zagueiro David Luiz, que nos últimos meses vem atuando como volante. Essa é uma possibilidade que ronda a cabeça de Felipão.

- No Chelsea, o David Luiz joga muito mais de volante do que de zagueiro. Temos de analisar isso, e também se podemos atuar contra grandes seleções com dois jogadores que saem o tempo todo. É natural que o primeiro jogo traga um pouco mais de trabalho para o técnico - afirmou.

Diante da Inglaterra, em vários momentos a equipe brasileira teve o meio escancarado, e foi justamente nesse setor, com grandes atuações de Gerrard e Wilshere, que os anfitriões conseguiram dominar a partida. Felipão quer ver seus jogadores mais compactos e, para isso, admite convocar e escalar um jogador de características mais defensivas.

Em sua primeira lista, nenhum dos atletas de meio-campo tinha a marcação como ponto forte. Arouca e Jean, que entraram no segundo tempo, também não atuam assim em seus clubes. Hernanes, que foi cortado após um traumatismo em uma queda no Campeonato Italiano, também não é o chamado primeiro volante. O comandante ressalta, porém, que é preciso haver um entrosamento entre esses jogadores.

- Depende (se vai convocar um volante marcador). Precisamos ver quem teremos à disposição, quem vai jogar. Às vezes um primeiro volante tem de ser adaptado a um segundo que sai mais. É preciso estudar uma série de coisas.

NOTA DO BLOGUEIRO: A Seleção Brasileira de futebol, novamente dirigida por Luis Felipe Scolari, o Felipão, iniciou seu caminho rumo a Copa do Mundo de 2014 com derrota para a Inglaterra, em Londres, por 2x1 e a pergunta que mais de ouviu após a fatídica partida foi: Quem foi o culpado pela derrota?
Mania essa de culpar algo ou alguém quando as coisas não dão certo, ou não saem da maneira que queremos é quase que tipicamente brasileira. De demagogos de plantão e oportunistas querendo vender suas noticias ou transforma-las em verdades superficiais.

Foi a primeira partida sob o comando de Felipão em sua volta a Seleção, seria prematuro exigir qualquer retorno imediato do seu trabalho, afinal, nem tempo para treinar ele teve. A base das convocações anteriores foi mantida, com algumas ressalvas, como o inoperante Ronaldinho Gaúcho, o quase desinteressado Luis Fabiano e a estreia do regular zagueiro Dante. Já Neymar parece ter sofrido uma crise de abstinência estrelar por não ter os mimos totalmente exclusivos, já que teve que dividi-los com R10, muito mais ovacionado e aplaudido antes da partida se iniciar e parece ter deixado seu futebol no litoral paulista.

Falta pouco mais de um ano para a Copa do Mundo no Brasil e Felipão terá muito trabalho para acertar a equipe e ajustar o que vem dando errado, e cá entre nós são mais erros dos que acertos, dessa atual Seleção que se baseia no lampejo de genialidades de alguns atletas, já que coletivamente ela não existe e se preparem para a volta do futebol de resultados e dos abrasileirados brucutus, algo que Felipão ‘morre de amores’ e não abre mão nas equipes em que comanda. 

Foto: Uol
David Luiz poderá atuar como volante sob o comando de Felipão

Nenhum comentário:

Postar um comentário