quarta-feira, 2 de maio de 2012

Um gênio chamado Neymar

Matéria publicada no jornal A Tribuna Piracicabana de 02 de Maio de 2012


Mais de 47 mil pessoas foram ao Morumbi e tiveram o prazer - na verdade, a maioria teve o desprazer - de presenciar e aplaudir de pé, o melhor atleta do Brasil; da América do Sul; e um dos melhores do Mundo. E ele se chama, Neymar! O 'menino monstro' da Vila tem em seus pés, o dom da maestria que poucos tiveram e terão neste universo chamado futebol.

Quando a bola está em seu domínio, o tempo congela, os olhares estão  todos voltados a ele e tudo parece ser mais fácil. Um passe; um chute; um arranque; um drible; o gol; uma provocação, a irreverência.

Neymar, 20 anos, 102 gols com a camisa do Santos, a cada dia que se passa, faz história e vira referência para uma geração recheada de brucutus e destruidores da bola do mundo globalizado.

Com os três gols anotados na vitória do Santos sobre o São Paulo, no último final de semana por 3 a 1, que credenciaram o Santos a ser finalista pela quarta vez consecutiva e a busca pelo tricampeonato do Campeonato Paulista - que não acontece desde os títulos de 1967/68/69 da geração de Pelé e companhia - Neymar se tornou o terceiro maior artilheiro da era pós-Pelé. Se fizer mais dois, supera Serginho Chulapa e João Paulo como o grande goleador desde que o Santos ficou sem o Rei.

Neymar passou de promessa a realidade sem muitos perceberem. Devido a escassez de atacantes e de ídolos no futebol brasileiro, a jóia da Vila, é hoje, mesmo com o seu jeito moleque e marrento de ser, exemplo para muitos. Dentro de campo, com seu futebol brilhante e espetacular, comparado muitas vezes com certo exagero a Garrincha e Pelé. E fora dele, com base e suporte familiar, sendo assessora e cercado por pessoas corretas, Neymar tem muito ainda o que "aprontar".

Ah, sim! O adversário Santista na final será o Guarani, que com muita competência venceu a Ponte Preta e está pela terceira vez em sua história entre os finalistas.

Será o bugre de Campinas, a próxima vitima de Neymar? Ou podemos esperar alguma surpresa neste dois jogos finais?

Foto: Terra
Neymar comemora mais um gol com a camisa Santista

TABELINHA

Copa Paulista 2011: Foi divulgado na última semana, pela Federação Paulista de Futebol, os grupos da Copa Paulista 2012. O XV de Piracicaba está no grupo 03 ao lado Internacional de Limeira, Guaçuano, Capivariano, Independente deLimeira, Ituano, Paulista e Rio Branco. O torneio começa no dia 15 de julho e afinal está prevista para 25 de novembro. O campeão garante uma vaga na Copa do Brasil em 2013. A regra continua a mesma de 2011, ou seja, as equipes se enfrentam em turno e returno, avançando à próxima fase as quatro melhores, que se dividem em quatro grupos de quatro. As equipes mais uma vez se enfrentam em jogos de ida e volta e passam para fasemata a mata as duas melhores. Boa sorte ao XV.

Um comentário:

  1. Amilcar Silva Júnior2 de maio de 2012 às 15:22

    "Quando a bola está em seu domínio, o tempo congela, os olhares estão todos voltados a ele e tudo parece ser mais fácil." Palavras que definem bem o gênio. Parabéns! Se toda unanimidade é burra, seria burrice concordarmos unanimemente com essa máxima rodrigueana. Neymar é unanimidade, sim. Burrice seria não admirar a sua genialidade. Belo texto, Rodrigo!

    ResponderExcluir