quarta-feira, 9 de março de 2011

Santos e Portuguesa hoje na Vila e o jogo de 1973

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, hoje teremos clássico na Vila Belmiro. Santos e Portuguesa se enfrentam pela 12º rodado do Paulistão 2011 em busca da confirmação. Ambos vêem de vitórias e esperam engrenar ainda mais na competição para se firmarem entre os oito primeiros que se classificam para a próxima fase. O Peixe é o 4º colocado e a Lusa apenas a 11º.
O Santos volta a ter força máxima para essa partida. Ainda desfalcado do volante Arouca machucado e de PH Ganso em fase final de recuperação de cirurgia e possivelmente na próxima rodada já poderá ficar a disposição, o técnico ainda interino Marcelo Martelotte coloca em campo o que tem de melhor, com as voltas de Léo e dos foliões Neymar e Elano.
A provável equipe para o embate de hoje frente à Portuguesa será Rafael, Jonathan, Durval, Edu Dracena e Léo; Adriano, Danilo, Elano e Diogo; Neymar e Zé Eduardo.
Santos e Portuguesa foram os finalistas do Campeonato Paulista de 1973. Campeonato esse que teve um dos maiores erros do futebol brasileiro, protagonizado pelo senhor Armando Marques, arbitro da partida que ao final do jogo, que terminou 0 a 0, foi para a disputa de pênaltis e após o Santos acertar suas primeiras três cobranças e a Lusa errar suas duas primeiras os jogadores começaram a festejar, torcedores invadiram o campo. Mas... a decisão ainda não tinha terminado.
 A Lusa ainda tinha três cobranças, teoricamente poderia empatar, embora fosse pouco provável. Para isso teria que acertar as três e torcer para o Santos, que tinha ainda duas, nos pés de Pelé e Léo perder. Quase impossível.
Percebendo que tinha se enganado na contagem das cobranças e encerrado a decisão, Armando Marques manda chamar de volta ao gramado os jogadores da Portuguesa que percebendo o erro já tinham se retirado para o vestiário a mando do técnico Lusitano Otto Glória, deixando assim a decisão inacabada.
No dia seguinte, aproveitando-se do engano de Armando Marques a Portuguesa pleiteou que a partida fosse remarcada, uma vez que não havia campeão. Mas para evitar mais confusões, a FPF declarou Santos e Portuguesa campeões daquele ano. Um erro deplorável que deixou o título com gosto amargo para o Santos, que via Pelé conquistar seu último “caneco” com a camisa do Santos Futebol Clube.
O Santos daquela partida foi escalado com Cejas, Zé Carlos, Carlos Alberto, Vicente e Turcão; Clodoaldo, Léo, Jair da Costa (Brecha) e Eusébio; Pelé e Edu. Técnico: Pepe.
A partida foi no Morumbi e teve um público de 116.156 pessoas e realizada no dia 26 de Agosto de 1973.

A equipe campeã de 1973 com Pelé e Edu no ataque


Deixem seus comentários através do twitter do site @santastico_net ou pelo do colunista que vos escrevem que é @rocaetanopira
Deixem também através do meu Futblog www.rodrigocaetano.blogspot.com  

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”

Nenhum comentário:

Postar um comentário