quarta-feira, 30 de março de 2011

Existe certo ou errado no futebol?

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, muitas vezes me pergunto se existe o certo e o errado no futebol e confesso que ainda não tenho uma clara e objetiva opinião formada sobre isso, tanto são os absurdos que vejo, leio e escuto neste mundo podre e sombrio que ele é.
Farras de propina e desvio de dinheiro, falta de ética entre atletas, diretores, técnicos e empresários, ganância, egoísmo, ingratidão, maldade e tudo o mais que envolve algo que faz ou fazia, não sei ao certo a alegria do povo.
Os Deuses do futebol, se é que eles existem, devem estar de “cabelos em pé” com tudo que vem acontecendo, e pasmem, é só o começo. A tendência é só aumentar a avacalhação em relação a tudo que envolve o futebol.
Para não me alongar tanto no assunto, cito alguns exemplos de absurdos no futebol.
O primeiro é o caso do menino e “projeto” de jogador de futebol Jean Chera. O mesmo está prestes a completar 16 anos em Maio e a beira de assinar seu primeiro contrato como profissional. O mais correto seria o mesmo fazê-lo junto ao Santos, afinal foram quase seis anos de investimento do clube no garoto, que teve todo custo, seu e da família, arcado pelo Santos e na calada da noite o mesmo e seu Pai dão as costas ao clube que o colocaram na vitrine do futebol e jogaram pela janela todo investimento feito pelo Peixe. A atitude foi certa? Errada? Sei que foi uma atitude de ingratidão e ela é uma de centenas que acontecem no Brasil e no Mundo.
Outro exemplo de absurdo são os pré-contratos de jogadores com outras equipes. É o caso de Maikon Leite com o Palmeiras e de Robson com o Ávai. Em relação ao meia, creio que não fará falta e já poderia até ter sido liberado, mas o atacante, além de ser importante para a equipe no início da temporada, teve todo seu tratamento de contusão e ficou mais de um ano parado bancado pelo Santos e o que o mesmo fez? Deu as costas ao clube que o ressuscitou para o futebol e assinou com a nova Portuguesa da Capital Paulista. Foi correta sua atitude?
Para finalizar e esse não envolve o Santos, mas é um claro exemplo de absurdo no futebol, foi a negociação envolvendo o polêmico atacante Adriano como o timinho da marginal sem numero e sem estádio da Capital Paulista. Mas o absurdo envolve a nova empresa do ex-jogador Ronaldo, a 9ine que atravessou a negociação e não consultou o atual ex-empresário e “bombeiro” de Adriano, Gilmar Rinaldi. Foi basicamente uma rasteira daquelas, mas algo que acontece e sempre acontecerá no futebol. Foi correta a atitude?
Confesso a vocês que sou totalmente contra a realização (caso venha mesmo acontecer) da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Simplesmente pelo fato do Brasil ser um País emergente, com uma calamitosa educação e uma precária segurança. Sem citar a miséria que assola alguns estados e a vergonha da farra de propina e desvio de dinheiro que teremos nas obras de infraestrutura dos eventos. Isso é FATO, infelizmente.
Esses são assuntos que valeriam páginas sendo abordados, mas que não valem a pena, apenas reflita e avaliem o que vem a ser o certo ou errado no futebol.
Santos e reforços: O Peixe terá a semana livre para preparar a equipe para o clássico frente ao Palmeiras no próximo domingo na Vila e também para a decisão na Libertadores daqui uma semana frente ao Colo-Colo e a diretoria já pensa em reforços para a próxima fase da competição sul-americana e também para o Campeonato Brasileiro. Com a perda eminente de Maikon Leite, Zé Eduardo e Keirrison e outros que deverão deixar o clube, a diretoria já traça planos para a chegada de novos atletas, principalmente para o ataque e os nomes da vez são dos centroavantes Ricardo Oliveira e David. Presumo que a chegada de um camisa 9 é muito importante, afinal, os atuais não vem correspondendo, porém, mais importante que um avante, seria a reformulação do nosso sistema defensivo, que vem sendo o “calcanhar de Aquiles” da equipe. Um nome já foi indicado como possível reforço para nossa defesa. É do zagueiro Léo, do Cruzeiro/RS, jovem revelação do Campeonato Gaúcho. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.
foto: banco de imagem/google
David pode voltar a vestir a camisa do Santos


“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”


Nenhum comentário:

Postar um comentário