quarta-feira, 30 de março de 2011

Existe certo ou errado no futebol?

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, muitas vezes me pergunto se existe o certo e o errado no futebol e confesso que ainda não tenho uma clara e objetiva opinião formada sobre isso, tanto são os absurdos que vejo, leio e escuto neste mundo podre e sombrio que ele é.
Farras de propina e desvio de dinheiro, falta de ética entre atletas, diretores, técnicos e empresários, ganância, egoísmo, ingratidão, maldade e tudo o mais que envolve algo que faz ou fazia, não sei ao certo a alegria do povo.
Os Deuses do futebol, se é que eles existem, devem estar de “cabelos em pé” com tudo que vem acontecendo, e pasmem, é só o começo. A tendência é só aumentar a avacalhação em relação a tudo que envolve o futebol.
Para não me alongar tanto no assunto, cito alguns exemplos de absurdos no futebol.
O primeiro é o caso do menino e “projeto” de jogador de futebol Jean Chera. O mesmo está prestes a completar 16 anos em Maio e a beira de assinar seu primeiro contrato como profissional. O mais correto seria o mesmo fazê-lo junto ao Santos, afinal foram quase seis anos de investimento do clube no garoto, que teve todo custo, seu e da família, arcado pelo Santos e na calada da noite o mesmo e seu Pai dão as costas ao clube que o colocaram na vitrine do futebol e jogaram pela janela todo investimento feito pelo Peixe. A atitude foi certa? Errada? Sei que foi uma atitude de ingratidão e ela é uma de centenas que acontecem no Brasil e no Mundo.
Outro exemplo de absurdo são os pré-contratos de jogadores com outras equipes. É o caso de Maikon Leite com o Palmeiras e de Robson com o Ávai. Em relação ao meia, creio que não fará falta e já poderia até ter sido liberado, mas o atacante, além de ser importante para a equipe no início da temporada, teve todo seu tratamento de contusão e ficou mais de um ano parado bancado pelo Santos e o que o mesmo fez? Deu as costas ao clube que o ressuscitou para o futebol e assinou com a nova Portuguesa da Capital Paulista. Foi correta sua atitude?
Para finalizar e esse não envolve o Santos, mas é um claro exemplo de absurdo no futebol, foi a negociação envolvendo o polêmico atacante Adriano como o timinho da marginal sem numero e sem estádio da Capital Paulista. Mas o absurdo envolve a nova empresa do ex-jogador Ronaldo, a 9ine que atravessou a negociação e não consultou o atual ex-empresário e “bombeiro” de Adriano, Gilmar Rinaldi. Foi basicamente uma rasteira daquelas, mas algo que acontece e sempre acontecerá no futebol. Foi correta a atitude?
Confesso a vocês que sou totalmente contra a realização (caso venha mesmo acontecer) da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Simplesmente pelo fato do Brasil ser um País emergente, com uma calamitosa educação e uma precária segurança. Sem citar a miséria que assola alguns estados e a vergonha da farra de propina e desvio de dinheiro que teremos nas obras de infraestrutura dos eventos. Isso é FATO, infelizmente.
Esses são assuntos que valeriam páginas sendo abordados, mas que não valem a pena, apenas reflita e avaliem o que vem a ser o certo ou errado no futebol.
Santos e reforços: O Peixe terá a semana livre para preparar a equipe para o clássico frente ao Palmeiras no próximo domingo na Vila e também para a decisão na Libertadores daqui uma semana frente ao Colo-Colo e a diretoria já pensa em reforços para a próxima fase da competição sul-americana e também para o Campeonato Brasileiro. Com a perda eminente de Maikon Leite, Zé Eduardo e Keirrison e outros que deverão deixar o clube, a diretoria já traça planos para a chegada de novos atletas, principalmente para o ataque e os nomes da vez são dos centroavantes Ricardo Oliveira e David. Presumo que a chegada de um camisa 9 é muito importante, afinal, os atuais não vem correspondendo, porém, mais importante que um avante, seria a reformulação do nosso sistema defensivo, que vem sendo o “calcanhar de Aquiles” da equipe. Um nome já foi indicado como possível reforço para nossa defesa. É do zagueiro Léo, do Cruzeiro/RS, jovem revelação do Campeonato Gaúcho. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.
foto: banco de imagem/google
David pode voltar a vestir a camisa do Santos


“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”


segunda-feira, 28 de março de 2011

Do básico ao acabamento

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, foi sofrível! Mas o Santos vence o Ituano em Itu e volta a figurar entre os primeiros no Paulistão 2011.

Com um time totalmente desfigurado e repleto de desfalques, o Peixe faz do “básico ao acabamento” frente à equipe da terra onde tudo é grande, menos o futebol do time da cidade e volta a ter tranqüilidade para ir à busca de melhores resultados na Taça Libertadores.

Após a vitória de ontem, o Peixe está matematicamente classificado para a próxima fase do Campeonato Paulista. A próxima partida será o clássico da rodada contra o Palmeiras na Vila mais famosa do Mundo.

Na partida de ontem, ficou claro que, independente da formação da nossa linha de zagueiros, ela continua sendo o ponto fraco da equipe. Qualquer que sejam os escolhidos, ela causa pavor e calafrios na torcida Santista.

Destaques para os três belos gols da equipe, feitos por Tiago Alves, que apesar de individualista, tende a ajudar e muito a equipe. K9 que vem aproveitando as oportunidades e ontem “guardou” mais um e na opinião do colunista que vos escrevem, já merece a titularidade no lugar de Zé “Saltinho Alto”. E o lateral Jonathan que mesmo fora de ritmo e forma vem apresentando uma crescente após as várias contusões que o atormentaram no início da temporada.

Outros destaques foram o motorzinho Adriano, que mesmo limitado vem mostrando uma raça fora do comum e o jovem meia Felipe Anderson, mesmo inconstante, na partida de ontem foi importante na construção da vitória.

A equipe ganha uma semana livre para descansar e recuperar os lesionados e ganhar um fôlego extra para uma semana importante que terá, afinal no próximo domingo teremos o clássico frente ao Palmeiras e na seqüência a decisiva partida frente ao Colo-Colo pela Libertadores.

foto: Ivan Storti
K9 foi destaque na partida de ontem com um belo gol


Neymaravilha: Ontem tivemos o amistoso em Londres entre as Seleções do Brasil e da Escócia e o grande destaque da partida foi o menino monstro Neymar, que fez os dois gols da equipe e apresentou-se ao Mundo do futebol no velho continente. No primeiro recebeu passe do lateral André Santos dentro da área e chutou no canto esquerdo do goleiro para abrir o placar. Já no segundo, “cavou” o pênalti que ele mesmo bateu para selar a vitória Santista, ops, a vitória Brasileira. Outro Santista na partida foi o meia e curinga Elano, que entrou como titular do time do técnico Mano Menezes.

Caso Jean Chera: Muito se falou e pouco se ouviu em relação ao imbrólio envolvendo o “projeto” de jogador Jean Chera. Prestes há completar 16 anos e de firmar seu primeiro contrato como profissional o jovem e seu Pai deram as costas para o Santos e saíram atirando para todos os lados. Em relação a tudo isso, ainda não tenho uma opinião totalmente formada, mas de uma coisa eu tenho certeza, a ingratidão é um dos maiores malefícios do ser humano e espero que tanto Chera, quanto seu Pai saibam muito bem o que estão fazendo.

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”
 

sexta-feira, 25 de março de 2011

Futsal do Santos FC empata em Umuarama/PR e mantém liderança da Liga Futsal

A equipe de Futsal do Santos FC/Cortiana Plásticos empatou com o Gazin/Umuarama (PR) em 3 a 3, nesta quinta-feira (24), em partida válida pela quarta rodada da Liga Nacional. Os gols do Peixe marcados no Ginásio Amário Vieira Costa, em Umuarama (PR), foram de Falcão, Jackson e Valdin. Boni, duas vezes, e Gian anotaram para os paranaenses.

Com o empate, os comandados de Fernando Ferretti permanecem na liderança isolada da competição nacional, com 10 pontos (três vitórias e um empate). O Alvinegro Praiano tenta manter a série invicta no torneio neste sábado (26), quando enfrenta o Cascavel (PR), às 20 horas, no Ginásio Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR).

“Pelas condições do jogo, de termos até cedido a virada, não foi um resultado ruim. Nos mantemos invictos e na liderança. Agora é buscar vencer em Cascavel (PR)”, disse Falcão após a disputa.

O grupo de Futsal do Santos FC tem o patrocínio de Cortiana Plásticos, Centro Universitário Lusíada (Unilus) e Votorantim Cimentos. O apoio é do Laboratório Cellula Mater e da Prefeitura Municipal de Santos.

Peixe sai na frente, mas permite reação

Com um toque envolvente, a equipe santista teve um início arrasador. Logo com dois minutos de jogo, o Peixe abriu o placar. Pixote cobrou escanteio no centro, e Jackson apareceu livre para chutar e mandar para as redes.

Aos oito, o Alvinegro Praiano ampliou. Na saída errada dos paranaenses, Jé roubou a bola e tocou para Falcão. O camisa 12 dominou com o pé esquerdo, e na saída de Gian, tocou de direita.

Só que em seguida, os donos da casa cresceram no desafio. Aos 15, Augusto, da esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para a área. Boni completou e diminuiu a disputa.

Aos 17, saiu o empate. O goleiro Gian recebeu na ala direita, carregou a bola e chutou para as redes.

Umuarama vira e empate sai no fim

A volta do intervalo do Alvinegro Praiano não foi nada animadora. Com um minuto de jogo, o time de Umuarama passou a frente no placar. Marcelinho bateu cruzado da direita, e Boni apareceu na segunda trave para completar para o gol.

E a pressão dos mandantes continuou até a metade do segundo período.

O Santos FC fez frente aos 11 minutos, quando empatou o confronto. Da direita, Falcão virou o jogo e achou Valdin na esquerda. Em velocidade, o ala mandou um belo chute no canto esquerdo de Gian.

Após o gol, o Santos FC conseguiu controlar a partida, mas os donos da casa seguraram a empolgação do time alvinegro até o final.

fonte: Vinicius Vieira/Umuarama/PR

foto: Manolo Quiróz
O craque Falcão fez o seu na partida de ontem


"Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter"

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Peixe engole o Sapo na Vila Belmiro

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, enfim uma vitória e o Santos se reabilita no Paulistão 2011 e dá um “chega pra lá’ na crise que parecia estar se instalando na Baixada Santista.
Não foi um grande futebol apresentado pelo Santos, mas o suficiente para vencer a fraca e frágil equipe do Mogi Mirim, vulgo, O Sapão da Mogiana e voltar a dar tranqüilidade que tanto a equipe buscava neste momento.
Com grande atuação do meia e mercenário PH Ganso, que deu passes para os três gols, o Peixe soube aproveitar os espaços e construiu com tranqüilidade a vitória de 3 a 1. Destaque também para o camisa 9 Keirrison, quem fez um belo gol e ainda outras diversas jogadas. Digo e repito novamente. K9 não desaprendeu a jogar futebol. Tem qualidade, é goleador e basta se dedicar um pouco mais que voltará a ser o grande jogador que foi em 2009. Espero!
Em relação a nossa zaga, ela pouco foi acionada e exigida. Destaco apenas o lance do gol do Sapão, que ocorreu através de um erro de saída de bola do jovem goleiro Rafael, que deu um “chutão” no pé do meia da equipe do interior paulista, que só rolou para o avante que acabará de entrar na partida e pegou nossa defesa totalmente desarrumada.
Na próxima rodada o Peixe enfrenta o Ituano na cidade de Itu. O técnico interino Marcelo Martelotte terá os desfalques de Zé Eduardo, Durval e Pará que levaram o 3º cartão amarelo na partida de ontem e de Elano e o menino monstro Neymar que estão com a Seleção Brasileira. Danilo e Adriano voltam de suspensão e estarão à disposição do técnico interino.
foto: Ig
Keirrison foi um dos destaques da partida de ontem


SANTOS fecha com a GLOBO: Através do seu site oficial (http://www.santosfc.com.br/) o Santos anunciou acerto de quatro anos, 2012 a 2015, com a Rede Globo, para transmissão dos jogos da equipe profissional de futebol. Segundo o presidente Luis Alvaro “é um momento histórico para o clube”, visto que no atual cenário do futebol nacional, o Santos é considerado uma das seis maiores agremiações do futebol brasileiro. O novo contrato terá um acréscimo de mais de 100% em relação ao contrato atual, ressaltou Laor.  

foto: Arquivo/Rede Globo

PH Ganso: Profissionalismo. É o mínimo que a torcida espera dele, depois de toda confusão envolvendo sua renovação de contrato e isso ele mostrou em campo ontem. Com passes geniais e frieza, fez o que dele se espera, mas será difícil apagar da memória da torcida suas palavras, afinal, são eternas e possuem um poder fora do comum.

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”


quarta-feira, 23 de março de 2011

Santos e Mogi e o vôo do Ganso

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, depois de duas derrotas consecutivas o Peixe vai à busca da reabilitação, hoje, frente ao Mogi Mirim na Vila mais famosa pelo Paulistão 2011.
A crise sobrevoa a serra de Santos e o tempo não é nada bom. Ainda sem técnico e com o interino Marcelo Martelotte no comando da equipe, a equipe vai recheada de desfalques para o embate de logo mais.
A provável equipe para a partida é Rafael; Bruno Rodrigo, Durval e Edu Dracena; Jonathan, Rodrigo Possebon, Felipe Anderson, PH Ganso e Pará; Zé Eduardo e Keirrison.
Será quase um time inteiro de desfalques. Danilo, Adriano, Léo, Alexsandro, Arouca, Elano, Neymar, Diogo e Maikon Leite não enfrentam o Sapão de Mogi.
A partida está marcada para começar as 19h30 (horário de Brasília) e terá transmissão do canal fechado SPORTV.
Apesar do grande número de desfalques e da possível crise que ronda os lados de Vila Belmiro, o Peixe tem hoje mais uma oportunidade de provar que pode voltar a ser a equipe que encantou a torcida e o Brasil em 2010. Vamos torcer por um grande jogo e uma bela vitória da equipe.
Muricy Ramalho: Presumo ser questão de tempo o anúncio oficial de Muricy Ramalho como novo técnico do Santos Futebol Clube. As conversas entre as partes já foram iniciadas e ambas, aparentemente querem o acerto.  O próprio técnico disse que o prazo de trinta dias de férias que ele mesmo se impôs, pode ser diminuído, dependendo da equipe e da proposta a ser feita. Mas a “caipirinha” sugerida pelo presidente LAOR pode fazer a cabeça do técnico e trazê-lo o quanto antes para a baixada. Vamos aguardar!
PH Ganso: Todo o imbróglio envolvendo a renovação de contrato do meia, que possui contrato com o Santos até 2015, com salário de R$ 130mil/mensais parece não ter fim, mas se o fim acontecer, será de sua passagem brilhante e melancólica pelo Peixe. A diretoria tenta de todas as maneiras, convencer o meia que o melhor é ficar na Vila e oferece a ele as mesmas condições impostas ao menino monstro Neymar. Mas tanto o atleta, como seus representantes estão irredutíveis quanto a isso e ontem o meia afirmou que seu desejo é jogar na Europa. Todo jogador, isso nos tempos de hoje, sonho em vestir a camisa de um grande clube europeu. As cifras oferecidas são tentadoras e isso meche com a cabeça de qualquer pessoa, principalmente de um atleta de 20 e poucos anos e muito mal assessorado pela DISgraça de seus representantes, que assim como ele, pensam somente nos dólares e euros oferecidos na negociação. É lamentável a situação, mas nos dias de hoje criamos ídolos de barro e na primeira chuva, todo o sonho criado, vai por ralo abaixo, no caso de PH Ganso, ele baterá azas e voará para longe da Vila.
foto: Gazeta Press
Amor a camisa? Nos dias de hoje é utopia


Deixem seus comentários através do twitter @santastico_net e @rocaetanopira ou pelo futblog Rodrigo Caetano www.rodrigocaetano.blogspot.com

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter

terça-feira, 22 de março de 2011

Falcão marca golaços e Santos vence Carlos Barbosa

Após nove partidas jogando como visitante, o Santos/Cortiana Plásticos, enfim, estreou seu ginásio no litoral paulista. Nesta segunda-feira, o estrelado elenco alvinegro derrotou o tradicional Carlos Barbosa por 5 a 2 e se isolou na liderança da Liga Futsal.
O astro Falcão, como de praxe, protagonizou uma atuação de gala. Ágil, o camisa 12 marcou dois gols de seu campo, encobrindo o goleiro Lavoisier, e levou a torcida à loucura. Os lances impressionaram também o craque Neymar, que estava acompanhando a partida junto dos companheiros Elano e Rafael. 
Por se tratar de dois potenciais postulantes ao título, o embate começou equilibrado. Após várias idas e vindas, foi o time da casa que inaugurou o marcador.

Quando restavam menos de quatro minutos para o fim do primeiro tempo, o selecionável Valdin completou chute da esquerda e balançou as redes dos gaúchos.
No entanto, a torcida do Santos não festejou por muito tempo. Menos de dois minutos depois, Marcênio completou linda triangulação para deixar tudo igual.
Mas a fase do time comandando pelo técnico Fernando Ferretti é muita boa.

Ainda na primeira etapa, o ala Jackson avançou, deixou o zagueiro laranja no chão e só teve o trabalho de tirar do alcance do goleiro adversário.

Nos últimos vinte minutos, o duelo estava morno até Valdin completar outro lance da linha de fundo e aumentar a vantagem do Alvinegro. Foi com o placar apontando 3 a 1 que entrou em cena o talento de Falcão. O craque se aproveitou das investidas do goleiro Lavoisier e marcou dois lindos tentos de cobertura.

Ainda sobrou tempo para Thiaguinho descontar, porém a campanha do Santos no Nacional deu mais um passo rumo ao título. Com o resultado positivo, a equipe contabilizou três vitórias em três rodadas (antes, a equipe ganhou do Joinville e do Assoeva). 

A terceira rodada terá sequência na terça-feira com mais sete jogos. Destaque para o atual vice-campeão, Copagril/Marechal Rondon, que terá pela frente o forte Intelli/Orlândia.



foto: Guilherme Dionízio/Futura Press
Falcão de show e fez dois golaços


segunda-feira, 21 de março de 2011

Copa São Paulo de Futebol de Mesa - 2º Rodada

Foi realizado ontem, domingo, 20 de Março, a segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol de Mesa.

A equipe do Flamengo Futebol Clube da cidade de Americana/SP foi até a cidade de Socorro/SP enfrentar o clube XV de Agosto e numa partida mais do que disputada, decidida nos detalhes e apenas na última rodada, sofreu seu primeiro revés na competição e saiu derrotada pelo placar de 53 a 50.

As parciais das rodadas foram, XV de Agosto 10 a 7 na primeira, Flamengo 10 a 7 na segunda, 9 a 9 na terceira, Flamengo 10 a 7 na quarta, 9 a 9 na quinta e 11 a 5 para o XV de Agosto na sexta é última rodada.

Apesar da derrota, a equipe se portou muito bem e confiante para as próximas partidas.

Na terceira rodada da Copa SP a equipe do Flamengo fica de "chápeu" e vence sua partida por WO, voltando a jogar apenas em Junho quando enfrenta a equipe do Cisplatina na Capital Paulista.

Maiores informações e súmulas do jogos no site http://www.futmesa.com.br/

fotos: Rodrigo Caetano
Imagem da partida entre XV de Agosto e Flamengo


As equipes se confraternizando ao final da partida


sábado, 19 de março de 2011

Santos! O time da virada?


Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, hoje tem Peixe novamente em campo. Agora pelo Paulistão 2011 enfrentando o Bragantino na terra da lingüiça. Será o primeiro de quatro jogos que o Santos terá antes da batalha de volta pela Libertadores frente ao Colo-Colo na Vila Belmiro, no dia 06 de Abril.
Começa em Bragança, a grande oportunidade do Santos se reaver com a torcida e mostrar que não é a toa que é chamado e conhecido de O TIME DA VIRADA.
Serão exatos dezenoves dias até a partida pela Libertadores e quatros jogos para o Peixe dar a volta por cima e mostrar que ainda pode ser o time eficiente, insinuante e que com goleadas, destruía seus adversários, mas hoje para a torcida, basta apenas ser eficiente e com vitórias convincentes, algo que não vem acontecendo.
Confesso que tanto eu como a grande maioria da torcida não está satisfeita com as últimas exibições da equipe. Mesmo nas vitórias, a equipe vinha demonstrando falhas, que em jogos com equipes melhores preparadas, como foi contra o Colo-Colo, ficaria evidente nossa fragilidade, principalmente do setor de marcação e isso inclui, defesa, meio de campo e ataque. A equipe demonstra não ter padrão tático. Nossa defesa, que já não é grande coisa, fica totalmente exposta devido à fragilidade de marcação do nosso meio de campo e o ataque pouco acompanha os avanços e saídas de bola das equipes adversárias.
Como já disse anteriormente, os atletas querem a manutenção de Marcelo Martelotte, mas não o vejo preparado e com “bagagem” para ser o comandante Santista. Presumo que ser técnico de futebol e do Santos principalmente é um grande desafio nos dias de hoje. Não só pelo elenco recheado de estrelas, mas sim pela soberba de vários deles. Muitas vezes é maior que o futebol que acham que podem jogar e apresentar.
Para a partida de hoje a provável equipe será de Rafael; Danilo, Durval, Edu Dracena e Pará; Adriano, Rodrigo Possebon, Elano e PH Ganso; Neymar e Zé Eduardo.
Para a equipe buscar as vitórias e atingir os objetivos traçados e o principal deles é a classificação na Taça Libertadores, é preciso algo a mais. E isso só virá, se vier do CORAÇÃO.
foto: Uol Esportes
Esperamos que a alegria volte ao Santos Futebol Clube

Muricy Ramalho: A busca por um técnico continua incansavelmente pela diretoria encabeçada pelo senhor confusão Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. Mas uma noticia que rolou essa semana que  não sei a fonte e a veracidade, me deixou preocupadíssimo. Que a diretoria está com uma proposta de 1milhão de Reais mensais pronta para o técnico Muricy Ramalho que só aguardo “esfriar” o momento de sua saída do Fluminense e que segundo as informações, sua saída se deu exatamente em razão dessa proposta. Quero não acreditar que isso seja verdade. Por dois motivos. O primeiro que dos técnicos de futebol, Muricy parece ser o mais centrado, ético e honesto que a grande maioria e segundo que por vitoriosa e brilhante que seja sua carreira, ele não vale tal investimento. Não vejo no Brasil, profissional gabaritado para receber tal honorário que cá entre nós, é um absurdo para com o pobre futebol Brasileiro e uma falta de respeita imensa com o torcedor que faz acontecer o “espetáculo” chamado futebol.

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”

quinta-feira, 17 de março de 2011

O terremoto que abalou as estruturas do Santos

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, o sinal de alerta está mais do que acionado nos lados de Vila Belmiro. Diria que a luz vermelha com o dizer DANGER está acessa e demorará a ser apagada. A equipe novamente joga mal, sofre um apagão e é derrotada pelo Colo-Colo no Chile e vê sua situação ficar delicadíssima na Taça Libertadores. Com a derrota o Peixe é apenas o 3º colocado com dois pontos e precisa mais do que nunca vencer seus três próximos jogos para tentar garantir uma vaga na próxima fase do torneio sul-americano.
O terremoto que abalou as estruturas Santistas, não foi aquele sentido por diversos atletas antes da partida, no hotel, no momento da preleção do técnico interino Marcelo Mertolotte. O terremoto que apavorou a equipe se chama “cruzamento”. Esse desastre natural que vêm atormentando, é o “calcanhar de Aquiles” da equipe, que sofre desse mal há muito tempo, afinal, cruzamento na área do Santos é pênalti, ou para os mais pessimistas é meio gol.
Vou aqui fazer algo que não costumo fazer, analisar um a um os atletas que estiveram em campo.
Rafael: Apesar de ser uma grande promessa santista, fica visível sua grande dificuldade nas bolas aéreas. Raramente sai para cortar cruzamentos e isso expõe ainda mais nossa medíocre zaga. No primeiro gol só olhou e no terceiro a bola passou entre suas mãos.
Pará: O lateral, volante de origem, até tenta algo, mas sua deficiência técnica não permite que vá além do imagina jogar.
Edu Dracena: Está jogando com o nome. Apesar da longa experiência e de títulos, não vêm apresentando um grande futebol. No alto não ganha uma e por baixo é lento e raramente ganha alguma jogada.
Durval: Não é de hoje que reclamo do zagueiro cangaceiro. Parece jogar de “calça jeans” e de chuteiras de chumbo. Também não ganhou uma jogada pelo alto. O atacante Paredes deitou e rolou em cima dele.
Léo: Jogou apenas 15 minutos, mas enquanto esteve em campo não comprometeu. Apesar da idade, vêm surpreendendo, mas não tem o mesmo vigor de 2002.
Adriano: Vem sendo uma grata surpresa para mim. Apesar do seu jeito estabanado e da pouca técnica, não desiste de uma jogada, mas ontem levou uma correria danada de Miralles e Paredes.
Danilo: Não consigo identificar onde é pior. Como lateral ou volante. Tem sérias dificuldades em dar passes, até mesmo de 2 metros. Marcando, parece estar “cercando galinha”.
Elano: Ontem jogou apenas 4 minutos. Apesar do golaço de falta, no fraquíssimo goleiro Castilho, após isso pouco apareceu na partida. Tenta sem êxito dar lançamentos de longa distância e suas cobranças alçadas na área são 8 ou 80. Longas demais ou ficam no “primeiro pau”.
PH Ganso: É evidente sua falta de ritmo de jogo. Pouco apareceu, mas quando tem a posse de bola o Santos ganha em cadência e habilidade. Mesmo assim, deu passe para gol e foi importante para a equipe. Eu não o teria sacado aos 37° do segundo tempo. Com sua saída a equipe perdeu posse de bola e não criou mais nada.
Neymar: É o “homem” da equipe. Apesar das firulas e do cai-cai, é o que mais tenta e não se apequenou do jogo como outros. Fez um belo gol e tentou várias outras jogadas, mas precisa de um parceiro a sua altura no ataque.
Zé Eduardo: Alguns gols que fez em 2010 e esse ano, fizera nos pensar que poderia ser o camisa 9 da equipe, mas como muitos, em partidas pegadas, foge e não aparece. Ontem foi nulo e nada acrescentou a equipe. Precisamos de uma camisa 9 para ontem.
Rodrigo Possebon: Se o Rodrigo fosse bom, teria acompanhado o avante da equipe chilena no segundo gol e ganho de cabeça do zagueiro do Colo-Colo que fez o terceiro gol. Muito mal na partida, mas é melhor (ou menos pior) que Danilo.
Maikon Leite: Ele entrou na partida? Não o vi.
Keirrison: Pouco tempo para ser analisado. Não quero me fazer de advogado dele, mas devido à escassez de centroavantes na equipe, poderia estar tempo mais chances, mas vem sendo preterido.
Marcelo Martelotte: Imagino que seja uma ótima pessoa, afinal, todos os atletas pedem sua manutenção como técnico da equipe, mas a equipe precisa de um técnico de verdade. Alguém com postura, com conhecimento, com bagagem no futebol e isso lhe falta e muito. Pouco teve a ver com a derrota, mas aponto duas falhas suas ontem. Em não escalar um lateral para compor o banco de reservas, afinal, lá tinha dois zagueiros, os Brunos e quando precisou teve que improvisar e em sacar erroneamente PH Ganso. Mesmo estando cansado ou sentindo o jogo, ele o tirou aos 37° do segundo tempo. Que diferença faria em ficar mais dez minutos em campo? Tenho certeza que nenhuma, ou melhor, faria diferença para a equipe.
Quero ainda acreditar que a classificação virá, mas ficou muito difícil. A equipe vem demonstrando que não tem padrão de jogo, algo que há um ano sobrava à equipe. Os laterais pouco apóiam e sofrem na marcação. Nossos volantes são inoperantes na marcação e isso sobrecarrega nossa já fraca e medíocre defesa, que como disse anteriormente, sofre com o terremoto chamado “cruzamento”.
Uma equipe vencedora é feita por um conjunto de vários fatores. Raça, brio, determinação, garra, vontade, desejo e vários deles vêm faltando a essa equipe. Quero nem pensar nessa hipótese, mas se a equipe vier a não se classificar e ficar na primeira fase da Libertadores, será um vexame de proporções inimagináveis, para uma equipe que era apontada até esses dias como a melhor do País.

fotos: AFE (lancenet)
Apesar do belo gol, Elano pouco fez na partida de ontem


Neymar fez belo gol e foi o mais lúcido da equipe Santista

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”


quarta-feira, 16 de março de 2011

O jogo da verdade no Chile

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, o Santos tem uma verdadeira decisão hoje no Chile frente à equipe do Colo-Colo. Só a vitória interessa a equipe Alvinegra Praiana e o técnico Marcelo Martelotte vai com o que tem de melhor em busca dos três pontos.
O mandatário interino confirmou a presença do meia PH Ganso na partida e a provável equipe para a “batalha” de hoje deve ter Rafael; Pará, Durval, Edu Dracena e Léo; Adriano, Danilo, Elano e PH Ganso; Neymar e Zé Eduardo.
A situação do Santos no grupo 5 da Taça Libertadores não é anda confortável. A equipe vem de dois empates e ocupa no momento a 3º colocação com 2 pontos, atrás de Cerro Portenõ com 5 pontos e o próprio Colo-Colo com 3 pontos. Completa o grupo o Deportivo Táchira com os mesmos 2 pontos do Peixe, porém com três jogos.
A partida é mais do importante para o Santos. Ela evidenciará o que a equipe almeja na competição sul-americana. Será o jogo da verdade para o Peixe. Afinal, nos dois primeiros jogos na competição empatamos com o “todo poderoso” Deportivo Táchira na Venezuela e entregamos de bandeja o empate para o Cerro Portenõ na Vila Belmiro.
A equipe terá que jogar com inteligência e principalmente com muita paciência. O Colo-Colo é uma boa equipe, possui uma boa dupla de ataque com Miralles e Paredes e não será fácil. Mas acredito na força do Peixe e no poder de superação dos atletas que entraram com a “faca nos dentes” na partida de hoje.
Vamos torcer para que o Santos volte do Chile com um brilhante resultado. À hora é essa e o grito está preso na garganta dos mais de oito milhões de Santistas VAMOS SER TRI SANTOS.
Quem é Ganso? O técnico do Colo-Colo, Américo Gallego, em entrevista coletiva, confessou não conhecer o atual camisa 10 do Santos. – Ah, ele estava lesionado e agora se recuperou, não é? – disse o técnico. Disse apenas que conhecia o futebol de Neymar e deu dicas de como “parar” o menino monstro da Vila e nada sobre o meia e maestro Santista. Além de irônico, o técnico da equipe chilena demonstrou aparentemente ser desinformado, mas tenha certeza que PH Ganso fará sua apresentação dentro de campo. AGUARDE.
FOTO: Banco de imagem/google
PH Ganso o "desconhecido" da Vila Belmiro

Estatuto: No último final, os sócios do Santos, em votação, aprovaram o novo estatuto do clube. Com 1.052 votos a favor, 109 contra, 2 nulos e 1 branco o Peixe teve mudanças consideráveis no atual modelo. Entre as principais delas está a criação de um fundo de investimentos para injetar aproximadamente 40 milhões no futebol do Clube. Outra mudança é no tempo dos mandatos dos presidentes. Antes eram dois anos, mas a partir de agora será de três anos e podendo haver apenas uma reeleição. Será criado ainda um comitê de Gestão, formado pelo presidente, seu vice e mais sete pessoas que atuarão como diretores. É o Santos caminhando para mudanças e sendo um Santos novo e diferente.
Muricy na Vila? Após pedir demissão do Fluminense no último final de semana, o nome de Muricy Ramalho nome foi dado como certo na Vila Belmiro. Em entrevista para diversos canais de TV, o técnico disse que ficará de férias por no mínimo 30 dias e após isso definirá seu futuro. O presidente LAOR disse que não há negociação em andamento, mas que Muricy interessa e muito ao Santos. Eu particularmente o acho um grande técnico. Vencedor, ético, correto e que trabalha, mas fico em dúvida em relação a seu estilo de jogo, afinal o Peixe atual joga no ataque e Muricy tem o hábito de dar ênfase à defesa e principalmente por ser estilo autoritário e “rabugento” de ser. Será que os meninos “alegres” da Vila dariam certo com o estilo sério de ser de Muricy?
Deixem seus comentários através do twitter @santastico_net e @rocaetanopira e também pelo meu futblog www.rodrigocaetano.blogspot.com
“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”

segunda-feira, 14 de março de 2011

Muricy na Vila?

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, a semana começa com uma grande especulação pelos lados de Vila Belmiro. Após empate sem gols no clássico carioca Fla-Flu, Muricy Ramalho pediu demissão e não é mais treinador do Fluminense. Sua saída foi anunciada ontem e a rumores que sua nova casa será o Santos de Elano, Neymar e PH Ganso.
Após a vitória de sábado frente ao Botafogo na Vila Belmiro a semana teria tudo para ser tranqüila e de confiança para o elenco, comissão técnica e torcida para a decisiva partida de quarta no Chile frente ao Colo-Colo, mas essa bombástica noticia estremece as estruturas do apaziguado clima Alvinegro e tira o foco da partida no momento.
Ontem em diversos canais de TV o presidente Luis Alvaro concedeu entrevistas reafirmando que Marcelo Martelotte é ainda o atual técnico do Santos, porém interino e disse que Muricy é um grande técnico, apesar de não conhecê-lo pessoalmente e que seria um grande casamento com o atual elenco Santista.
Diversos sites e blogs dão como certo o acerto entre Santos e Muricy. O técnico possui residência no Guarujá, cidade vizinha a Santos e não teria problema algum de adaptação e ainda teria o prazer de estar disputando a Libertadores pelo Santos, já que pela equipe carioca não teve um bom início.
Minha dúvida em relação ao treinador, que possui características de jogo diferentes do atual elenco Santista é se a parceria daria certo. O time praiano joga solto e para o ataque. Muricy tem perfil mais de resguardo e prioriza a defesa. Gosta de jogar com três zagueiros e altos e com um atacante de referência na frente, algo que no momento o Santos não possui e não creio que vá acontecer. Mas caso o namoro vire casamento torço para que dê certo e que seja eterno enquanto dure, afinal o técnico é rabugento e disciplinador e terá trabalho para lidar com o ego e a soberba de alguns jogadores do atual elenco Santista.
Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

foto: globoesporte.com
Estará Muricy a caminho das praias de Santos?


“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”


domingo, 13 de março de 2011

A maestria está de volta

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, após longos 199 dias de agonia e incertezas por parte da torcida do Peixe, PH Ganso voltou a jogar pelo Santos e em apenas dez minutos resolveu a partida frente ao Botafogo de Ribeirão Preto na Vila mais famosa do mundo.
O meia entrou no 2º tempo no lugar de Diogo e logo no inicio deu belo passe para Zé Eduardo cruzar para Elano abrir o placar. Minutos depois, recebeu cruzamento novamente de Zé Eduardo e só teve o trabalho de empurrar para as redes, causando uma euforia em preto e branco na Vila Belmiro.
No final da partida o Botafogo ainda descontou e o placar ficou em 2 a 1 para o Peixe que agora viaja em clima de confiança para o Chile em busca da recuperação na Taça Libertadores da América onde enfrenta o Colo-Colo pela terceira rodada da competição.
Ficou mais que evidente que dentro de campo PH Ganso é craque e tem tudo para ser mais um ídolo do Santos como Pelé, Giovanni, Robinho e outros, mas precisa só jogar e mais nada. Cobranças fora de hora e noticias vinculada sem cabimento algum na imprensa não levam a nada e só criam um clima de mal estar dentro do elenco e junto à diretoria.
PH Ganso pode e deve ser valorizado pela diretoria, mas isso deve acontecer dentro de quatro paredes e não como vem acontecendo. Todo atleta sonha em jogar na Europa e PH Ganso não é diferente, mas tudo tem seu tempo e sua hora. Crie raízes no Brasil e ganhe títulos pelo Santos, que hoje é sua casa e paga 100% do seu salário, mas não possui 100% dos seus direitos federativos.
Como disse várias vezes e volto a dizer, não vejo maldade nas palavras de PH Ganso, apenas o acho mal orientado pela empresa que detém parte dos seus direitos e de seu assessor, empresário ou seja lá o que for. Minha dica para você PH Ganso. Jogue bola e feche a boca.

foto: banco de imagem/google
PH Ganso comemora com Neymar seu gol em sua volta ao futebol


"Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter"


quinta-feira, 10 de março de 2011

A volta de quem não foi

Nação Santista de todo Brasil e mundo a fora, Neymar reestréia com a camisa do Santos em 2011 e o time vence com soberania a Portuguesa na Vila Belmiro por 3 a 0.
É isso mesmo. Neymar volta a jogar com a camisa Santista, onde em 2011 ainda não tivera jogado e mostra seu verdadeiro futebol. De aplicação, de técnica, de brilho e como sempre de muita firula e às vezes de pouca objetividade. Isso é Neymar.
Jamais esperem do menino monstro um futebol chamado “feijão com arroz”, isso ele não fará por não saber fazer. O futebol de Neymar sempre será insinuante, virtuoso e para o gol, mesmo sendo de muita firula e quase sempre cai-cai. Esse é o jogo de Neymar.
Neymar é daqueles jogadores que jogam para a torcida, mesmo quando a torcida espera o básico e isso não acontece. O menino monstro é marrento, parrudo e assim será sempre. Seu objetivo é o gol, mas antes dele sempre há espaço para o show, assim que possível e para irritação dos adversários, esse será o Neymar de ontem, hoje e sempre, e convenhamos, a torcida Santista quer isso e um pouco mais.
No jogo de ontem, a equipe deu amostras que pode ser novamente aquela de 2010. Com passes precisos, toque de bola, envolvendo ao adversário, saindo com rapidez para o ataque e criando várias oportunidades de gol, como foi ontem.
Neymar foi o showman de ontem. Com dois gols, e belíssimos por sinal, no melhor estilo Neymar de ser. Partindo pra cima da zaga adversária a causando pavor em todos. Foi assim no primeiro gol, onde deixou dois zagueiros na saudade e no segundo, onde estava mano a mano com o zagueiro e assim é meio gol para o menino monstro. No terceiro, Neymar deixou a Avenida Léo na cara do gol, que só teve o trabalho de empurrar para as redes e decretar a vitória maiúscula do Peixe na partida.
Destaques ainda na partida de ontem, para o goleiro Rafael que fez defesas importantes. Para o lateral Jonathan que voltou a jogar muito bem. Para o carrapato Adriano, que apesar do seu jeito todo espalhafatoso de ser fez um bom jogo e os meias Elano e Diogo.
O Peixe volta a jogar pelo Paulistão no próximo sábado novamente na Vila Belmiro e a expectativa fica pela volta do maestro PH Ganso que em jogo treino realizado frente à equipe sub-20 do Santos deu show. Marcou dois gols e deu várias assistências sendo o principal personagem da goleada de 6 a 0 imposta pela equipe reserva do Santos.
Confesso que após essa brilhante vitória de ontem frente à Portuguesa e o eminente retorno do maestro PH Ganso me empolga assim como deixa em êxtase a grande torcida Santista. A equipe vem devendo futebol e sabemos que todos podem render muito mais e a hora é essa. O Paulistão está se afunilando e a primeira fase da Taça Libertadores está quase na sua metade e o Peixe tem tudo para se manter forte em busca dos títulos para deixar gravado em magnífica história.
A corrente permanece. A confiança está cada vez maior. E o grito vem se formando dentro do peito para que possamos todos juntos, alto e forte vibrar torcida Alvinegra, VAMOS SER TRI SANTOS.
foto: AE
Neymar comemora seu gol com Zé Eduardo e Diogo


“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”


quarta-feira, 9 de março de 2011

Santos e Portuguesa hoje na Vila e o jogo de 1973

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, hoje teremos clássico na Vila Belmiro. Santos e Portuguesa se enfrentam pela 12º rodado do Paulistão 2011 em busca da confirmação. Ambos vêem de vitórias e esperam engrenar ainda mais na competição para se firmarem entre os oito primeiros que se classificam para a próxima fase. O Peixe é o 4º colocado e a Lusa apenas a 11º.
O Santos volta a ter força máxima para essa partida. Ainda desfalcado do volante Arouca machucado e de PH Ganso em fase final de recuperação de cirurgia e possivelmente na próxima rodada já poderá ficar a disposição, o técnico ainda interino Marcelo Martelotte coloca em campo o que tem de melhor, com as voltas de Léo e dos foliões Neymar e Elano.
A provável equipe para o embate de hoje frente à Portuguesa será Rafael, Jonathan, Durval, Edu Dracena e Léo; Adriano, Danilo, Elano e Diogo; Neymar e Zé Eduardo.
Santos e Portuguesa foram os finalistas do Campeonato Paulista de 1973. Campeonato esse que teve um dos maiores erros do futebol brasileiro, protagonizado pelo senhor Armando Marques, arbitro da partida que ao final do jogo, que terminou 0 a 0, foi para a disputa de pênaltis e após o Santos acertar suas primeiras três cobranças e a Lusa errar suas duas primeiras os jogadores começaram a festejar, torcedores invadiram o campo. Mas... a decisão ainda não tinha terminado.
 A Lusa ainda tinha três cobranças, teoricamente poderia empatar, embora fosse pouco provável. Para isso teria que acertar as três e torcer para o Santos, que tinha ainda duas, nos pés de Pelé e Léo perder. Quase impossível.
Percebendo que tinha se enganado na contagem das cobranças e encerrado a decisão, Armando Marques manda chamar de volta ao gramado os jogadores da Portuguesa que percebendo o erro já tinham se retirado para o vestiário a mando do técnico Lusitano Otto Glória, deixando assim a decisão inacabada.
No dia seguinte, aproveitando-se do engano de Armando Marques a Portuguesa pleiteou que a partida fosse remarcada, uma vez que não havia campeão. Mas para evitar mais confusões, a FPF declarou Santos e Portuguesa campeões daquele ano. Um erro deplorável que deixou o título com gosto amargo para o Santos, que via Pelé conquistar seu último “caneco” com a camisa do Santos Futebol Clube.
O Santos daquela partida foi escalado com Cejas, Zé Carlos, Carlos Alberto, Vicente e Turcão; Clodoaldo, Léo, Jair da Costa (Brecha) e Eusébio; Pelé e Edu. Técnico: Pepe.
A partida foi no Morumbi e teve um público de 116.156 pessoas e realizada no dia 26 de Agosto de 1973.

A equipe campeã de 1973 com Pelé e Edu no ataque


Deixem seus comentários através do twitter do site @santastico_net ou pelo do colunista que vos escrevem que é @rocaetanopira
Deixem também através do meu Futblog www.rodrigocaetano.blogspot.com  

“Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter”

segunda-feira, 7 de março de 2011

Folia de carnaval

Nação Santista de todo Brasil e Mundo a fora, até que enfim vencemos. Jogando sábado em Itápolis frente à equipe do Oeste o Santos volta a vencer e figura novamente entre os primeiros no Paulistão 2011.
Não foi uma partida espetacular, longe disso, mas a equipe fez dela o que se espera, gols e apresentando um futebol de resultado, o suficiente para vencer o acalmar o clima tenso que ronda na Vila Belmiro.
Sem Neymar, Elano e Léo poupados, o técnico Marcelo Martelotte colocou em campo uma formação com três atacantes, Diogo, Maikon Leite e Zé Eduardo e este último foi o destaque do embate anotando os dois gols da equipe Santista na partida. Destaque também para o goleiro Rafael que fez algumas boas defesas e o meia/atacante Diogo.
O Peixe volta a jogar na próxima quarta feira na Vila Belmiro, quando terá pela frente a Portuguesa no clássico paulista da rodada. Para essa partida, Martelotte terá a disposição os atletas que foram poupados e “descansaram” no feriado de carnaval.
FOLIA DE CARNAVAL: Não quero ser aqui radical, muito menos o chato do momento, afinal, jogador de futebol é igual a qualquer outro ser humano, tem vontades, virtudes e sentimentos, mas alguns deles pagam pelo excesso e isso tem causado certo desconforto na diretoria e em alguns outros atletas do elenco. Alguns atletas foram dispensados do jogo de sábado em Itápolis para poderem descansar e suportarem a desgastante maratona de jogos do calendário brasileiro, afinal, o Santos disputa simultaneamente duas competições e deve nelas jogar com brio, raça e vontade necessária para se chegar ao título. Cada um tem o direito de fazer o que bem entende e são responsáveis por seus atos, dentro e fora de campo, mesmo porque são pessoas públicas em evidência e em alguns momentos formadoras de opinião para jovens que acompanham seu dia a dia e neles se espelham. Alguns atletas foram vistos em diversos pontos dos carnavais do Brasil e caso venham a não render o esperado pela exigente torcida Santista sofrerão as conseqüências de tal folia e ela poderia ter sido abdicada por algo muito maior. Repito o que disse anteriormente, cada um tem o direito de fazer o que bem entende, mas cuidado e precaução não faz mal a ninguém e certos excessos podem ser fatais.

foto: Raul Spinassé/Agência A Tarde/AE
Neymar no carnaval em Salvador de Superman


foto: Rafhael Mesquita/Divulgação

Elano e sua nova namorada Nivea Stelmann foram ao carnaval do Rio 



"Nascer, Viver e no Santos Morrer é um Orgulho que nem Todos podem Ter"